MENU

domingo, 30 de agosto de 2009 - 11:56F-1

BELGICANAS (8)

SÃO PAULO (tudo na mesma) – Jenson Button, ao fim e ao cabo, deu sorte. Deixou de pontuar pela primeira vez no ano e o piloto que cresceu na semana passada, Barrichello, marcou apenas dois. Assim, a diferença que era de 18 caiu para 16 e em vez de seis, faltam cinco corridas para acabar o campeonato. O prejuízo poderia ter sido bem maior, porque igualmente Webber ficou fora dos pontos. E Vettel, mesmo marcando seis e estando na briga, ainda aparece mais distante na classificação e tem o problema dos motores.

Button, pelas imagens, foi tirado da corrida por Grosjean, mas não tem do que reclamar. Quem se classifica mal e larga no pelotão da merda está sempre muito mais sujeito a essas coisas do que quem parte na frente. O mesmo vale para Hamilton. Grosjean não admite erro algum e diz que foi ele que foi tirado da prova por Button. Preciso ver outras imagens para tirar alguma conclusão. De qualquer forma, depois de duas corridas, Romain Juba de Leão ainda não fez nada muito diferente de Nelsinho Piquet. Mas antes de umas três ou quatro provas, qualquer julgamento sobre o francês é precipitado.

Barrichello, pela terceira vez no ano, empacou na largada. Vai ter gente que acha que foi sabotagem, como sempre. Ainda não sei o que ele disse, além de detectar o mesmo problema, o “antistall” que deixa o carro em ponto morto. Pelas circunstâncias, salvou dois pontinhos. Caiu lá para trás no começo, deu sorte com o acidente que tirou quatro carros de sua frente, usou bem a entrada do safety-car, equilibrando as coisas com a parada que seria feita muito no início, foi decidido com várias ultrapassagens na primeira parte da prova, mas quando chegou na turma mais veloz, acabou ficando.

E deu mais sorte ainda no fim, com o motor prestes a estourar e conseguindo fazer duas voltas daquele jeito. Se tivesse conseguido largar bem, tinha chances de buscar um pódio, ou terminar em quarto ou quinto. Não venceria. Fisichella e Kimi estavam bem mais rápidos.

Para buscar o título, insisto, precisa fazer pelo menos umas três corridas excepcionais como a que fez em Valência. Não é fácil. Button pode chegar perder dele em todas as provas, que ainda assim será campeão, desde que permaneça sempre uma ou duas posições atrás do brasileiro.

30 comentários

  1. Muchacho disse:

    FG, concordo com seu argumento, mas tem 2 detalhes que vc podem pesar muito até o final.
    1 – O Barrica tá em alta e o Button em baixa, o vídeo das largadas é muito claro sobre isso, o maior adversário de Button, é o próprio, ou seja, é difícil reverter 100% essa situação, ele deve se arrastar até o final da competição.
    2 – O kimi-Manguaça tirou 17 pontos do Lewis em 2007, pq o Barrica não pode fazer o mesmo em 2009 ? sendo que o Button está com performance muito pior do que estava Lewis naquele ano.
    Lembrando que os rubrotaurinos já são quase carta fora do baralho com a limitação de motores.

  2. MSM disse:

    Button está decepcionando na 2ª parte do campeonato, mas está tendo sorte, na prova passada as 2 Red Bulls não marcaram pontos e hoje só o Vettel marcou, mas ainda está mais longe.
    Barrichello tinha tudo para chegar pelo menos em 3º, mas teve o problema na largada e depois de fazer uma recuperação boa o carro perdeu desempenho e quase ficou pelo caminho. É bom o inglês começar a partir para cima nas corridas, porque a sorte não acontece toda a hora.
    A Renault esteve ruim hoje, Grosjean fez o strike no início e o Alonso ficou fora.

  3. André Nascimento disse:

    Pessoal, alguem viu o Kovalento botando pneu “verde”? Eu fiquei achando q ele iria fazer + 1 parada e o rubinho seria 6º, mas ele colocou pneu duro…será q era o sono e eu não vi? Alguem pode me dizer?
    Alguem pode me dizer tambem quantos motores o rubinho tem ainda?

    Abrazz

  4. Penelope Charmosa disse:

    Na corrida de hoje constatei três coisas:

    1) Barrichello voltou ao seu “estado” normal;
    2) Nosso locutor oficial, realmente faz questão de menosprezar o Kimi, pelo simples fato de ser companheiro do Massa;
    3) Absolutamente ninguém, fez questão de observar a boa prova de Sebastien Vettel.

  5. Zeuxis disse:

    Piquet não fez nenhum strike, em seu segundo gp em uma pista que não conhecia chegou em 11°, seu metodo de comparação parece bem desvirtuado.

  6. Fernando disse:

    Flavio, nao posso dizer minha fonte, mas o problema do Barrichello foi um vazamento no radiador e nao no motor. Nao ha poblemas com o motor e ele nao tera problemas nas proximas corridas. Mercedes 100%!!!

  7. Rogério Magalhães disse:

    É, hoje o Barrica poderia ter baixado mais a diferença, mas dentro das circunstâncias de sorte/azar dele, até que ficou ótimo somar esses dois pontos… ainda mais com toda aquela poluição que causou nas voltas finais…

    Agora, sobre o francês com sobrenome de tenista, pelo amor de Deus, isso é para aquela besta do Briatore tomar na cabeça direitinho. Como não dá para estabelecer alguma comparação? Se não tô errando nas contas, já é a terceira corrida. Posições de largada? Nada diferente. Posições de chegada? Nada muito diferente, até piores. O problema era mesmo o little Nelson? E se acusavam tanto ele de ser “antipático”, o que dizer desse francês com sobrenome de tenista de nariz empinado (como 90% dos franceses são) que só repete na F1 a mesma arrogância da GP2, que não admite simplesmente que fez cagada, que ainda tem a cara de pau de reclamar que a culpa foi do Button…

  8. RMTA disse:

    O Nelsinho fazia o que podia no Renault, e ao menos, quando passava dos limites se estrepava sozinho… o SideShowBob francês já dá pinta de ser daqueles que quando se estrepa leva logo mais uns 3…

    Basta ver o replay da corrida, o SideShowBob francês deu em alguem logo na La Source, depois, desceu a Eau Rouge, e enquanto Button tentava ultrapassar Kova, precipitou-se em enfiar o carro por dentro de qualquer maneira, obviamente abalroando o pobre inglês…

    Daqui pra frente, quem quiser ser campeão vai ter de se preocupar menos com estratégias de corridas, tipos de pneu e quantidade de combustivel, e mais com a proximidade da sua posição de largada referente àquela do SideShowBob francês.

    Até!

  9. petrafan disse:

    Gross Jean, além de grosso, é arrogante.

  10. beto santos disse:

    Talvez os anos em que andou atrás do Schumi tenha afetado o ímpeto de barrichello, mas ele só parece estar motivado quando está atrás, seja em corrida, seja em tabela de pontos. Não parece ter estrela pra liderar um mundial Assim como Piquet-pai disse uma vez… “Ou você é ou você não é!”
    Se após 17 anos de f1, competindo no mínimo cinco temporadas com um carro de ponta, ele não conseguiu vencer, não será as 45 do segundo tempo que ele vai conseguir.
    Ou é ou não é, e após 17 anos parece que Barrica nao é.

  11. Nelson Carneiro disse:

    Eu nem acho péssimo o fato do RB ter errado em largadas. Afinal, ele nunca teve nas largadas o seu ponto forte, apesar de feito largadas boas esse ano, como aquela em Barcelona, quando passou o Button, e também em Mônaco. O que eu acho péssimo é ele cometer o mesmo erro 3 MALDITAS VEZES na mesma temporada!! Pior ainda que isso é ser o ÚNICO piloto do grid a cometer essa falha. Nem Grojean, ou Alguersuari ou How Bad You Are conseguiram isso. Eu dessisti de entender o fato. Mesmo assim, “antistalls” à parte, eu discordo que RB poderia ter conseguido pódium. Pra mim, se a largada tivesse sido decente, a estratégia já estava errada. Prova disso é ele ter ido ao box depois do SC, voltado pesado, mas de pneu duro, e ter escalado o pelotão. Esse história de largar leve, mas de pneu mole, pra Brawn, seria o fim.

  12. 000 em Spa disse:

    Como assim, não dá para comparar com o Nelsinho? Nelsinho não tirou ninguém da corrida em mais de 20 provas que fez, nunca largou em último (Badoer não conta). E dizem que o carro está melhor.

    Quem assitiu as provas de GP2 não espera nada diferente do franco-suiço. Mas como se torce muito contra o Nelsinho, darão todo o crédito ao franco-suiço que não deram ao brasileiro.

    É realmente impressionante como se apressam em criticar os brasileiros e poupam os estrangeiros. As notas do site GP para o francês deveriam ser zero, mas duvido que façam, afinal querem mesmo que o Nelsinho se dane.

  13. Marcelo Campos disse:

    Não adianta Flávio, mesmo que vc não comente nada por enquanto, todos que acompanharam a transmissão da “emissora oficial” estão intrigados com o comentário do Reginaldo.

    Ninguém tinha pensado nisso na época, mas muito estranho mesmo um piloto largar na 15ª posição com o carro mais leve do grid em uma pista com pouquíssimos e difíceis pontos de ultrapassagem. Ainda mais considerando o retrospecto do Alonso, que sempre em circunstancias como aquela entope o tanque de gasolina. É triste, mas os fatos levam a crer que há grande chance deste assunto não ser apenas um boato. Para quem gosta de acompanhar esportes em geral, é uma situação muito constrangedora imaginar estar sendo feito de palhaço, como já foi o caso de espionagem da Maclaren em 2007, ou com o Edílson Pereira de Carvalho no futebol. Dá vontade de deixar de acompanhar tudo.

    A emissora oficial – que é brasileira e não desiste nunca – é que vai ter trabalho com o assunto. Se por um lado pode teorizar sobre a perda do título do Massa, vai ter um grande trabalho em maquiar a participação do pimpolho…

  14. Richard K disse:

    Gomes, tendo em vista a empolgação do narrador oficial ao constatar que Button havia abandonado a prova, é dificil imaginar o quão eufórico ele ficaria se fosse Button quem largasse na frente e empacasse na largada em vez de Barrichello.

    Além disso, faz-se necessário ressaltar como o locutor oficial jamais reconhece o mérito de Raikkonen, a quem já chamou de “campeão circunstancial” e apontado como favorito a vencer a prova pelo simples fato de que “a camisa pesa”. Nenhuma menção ao passado espetacular de Kimi em Spa, onde já havia vencido três vezes. Aliás, se não fosse pelo episódio do ano passado envolvendo Hamilton, hoje teria sido a quinta vitória dele na Bélgica. Se bem que, de acordo com o locutor oficial, se Massa estivesse na pista, a corrida tinha tudo para ser dele. Então tá…

  15. Henrique Braga disse:

    O rubinho tava twitando na largada, isso é fato.

  16. Henrique Braga disse:

    E o caso da renault ?
    Ninguem fala nada..

  17. Roberto Borges disse:

    Essa história é velha e já vimos com vários campeões e o especialista foi Schumacker:
    SORTE, ESTRELA DE CAMPEÃO!
    Rubens não tem, apesar de ser um grande piloto. Se errou eu não sei, mas quando tem a oportunidade de jogar um “piano” em cima do Button, as coisas dão errado.
    Campeões sempre tem algo a mais a seu favor: a quebra ou problemas de um adeversário em um momento chave (vide Massa em Cingapura). E isso especialmente quando algo dá errado para o próprio.
    Concordando com outros blogueiros, Kimi só venceu devido ao Kers.

  18. Mário Mesquita disse:

    Pô, Rubinho, vai ser cagado de arara assim lá na…

    É o antistall ou os nervos de Rubens?

  19. Marco Aurélio disse:

    FG vc acha impossível sabotagem na largada de Barrichello? e porque?

  20. Guga. disse:

    Achei que o Rosberg foi muito maricas em não ultrapassar o Barrichelo na saída da Bus Stop (o nome da curva mudou, ou foi só o lado?), existiam claras condições de se ultrapassar ali.

  21. RafaeL disse:

    POdem me chamar de louco !!

    Mas eu acho q a Ferreri emprestou o motor do Massa pro Fisichella , para ele nao ter que trair a Foerce India , indo correr na Ferrar!

  22. Mauricio disse:

    No fim o prejuízo do Rubinho com o problema da largada não foi tão grande. Ele não teria condições de acompanhar o ritmo de Kimi e Fisichella, nem de Vettel que terminou a prova muito próximo dos dois apesar de ter largado em oitavo. E como largou mais pesado que Rubinho, levaria vantagem na estratégia.
    Portanto Barrichello deixou de somar 3 pontos em relação ao que ganharia se tivesse feito uma largada normal.

  23. Neto disse:

    Grosjean não fez nada diferente de Nelson?
    Não lembro de Piquet ter, em um ano e meio de temporada, tirado algum piloto da pista. Grosjean , no seu segundo GP, tirou o lider do campeonato e ; se não me engano, mais dois pilotos. Além de arrebentar o carro, dando prejuízo a Renault. Mas ele é francês; então “pode”
    Fato interessante é que o Gomes passou a escrever Nelsinho Piquet e não mais Piquet- pimpolho.
    Já ia esquecendo, será que o Piquet- pimpolho gosta da corrida?!

  24. Joe disse:

    Engraçado os comentários. Se Kimi isso Fisichella aquilo, se Ferrari isso Force India aquilo, bla bla bla.
    Cada um joga com o que tem nas mãos. A Ferrari abriu mão de uma melhor distribuição de peso no carro para usar e amadurecer o KERS, ou seja, foi uma troca, uma aposta que já está dando alguns frutos há algum tempo.
    Acho que num futura próximo ela terá grandes vantagens, pois terá uma tecnologia madura e em perfeita sintonia com o carro. Mérito deles.
    O carro sem KERS seria mais leve e teria uma melhor distribuição de peso e ninguém daqui pode afimar que seria pior ou melhor.
    Quanta besteira que se escreve…

  25. Lucius disse:

    Flávio, Grosjean sempre fez essas merdas na GP2 e nunca admitiu erro… e tá fazendo pior do que o Piquet, assumiu porque quis. Aquele outro piloto de testes da STR disse que estava preparado e abriu mão, foi sincero, melhor do que queimar o filme desse jeito.

  26. Nara disse:

    Flávio, você tem informações sobre a bomba que Reginaldo Leme disse que vai estourar essa semana sobre o acidente proposital de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura do ano passado?

  27. o ruim do barrichello é levar punição dos motores, porque se no final chegou quebrado, perderá 10 posições na qualificação e vai ser dificil ele lutar pelo titulo.

  28. Julio Cesar disse:

    Família “How bad you are” da F1:

    1) o próprio Luca
    2) a imprensa inglesa
    3) Galvão Bueno
    4) Barrichello e Weber (perderam uma oportunidade de ouro)
    5) Equipe Renault

  29. dlmoreira disse:

    5 corridas…ja pensaram se Button faz uma má corrida na itália e Rubens, Vettel e Webber sobem no pódio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>