ESCORT NA TELINHA
SÃO PAULO (sol, enfim) – No ar, no site da ESPN Brasil, a materinha que fiz sobre o Escort do Brasileiro de Marcas e Pilotos descoberto pelo Nenê Finotti, chefe da nossa equipe na Classic Cup. O sempre atento Danilo Gaidarji acha que o carro foi do Andreas Mattheis.
Minha careta no frame congelado está engraçada…
ATUALIZANDO…
Tudo indica que esse carro é o “flechinha” do Mattheis. Desconfio que um emocionante reencontro entre criador e criatura está para acontecer.
Pra mim automoblismo categoria turismo morreu com esses carros da copa Shell, se for pra ver carrinho de bolha correr compro meu próprio autorama…
Bonito o Escortinho mas eu lembro que nos anos 80 tinha um Passat Pointer na marcas que atropelava todo mundo, bela matéria FG….
Depois desse p…comentário do Amadeu Rodrigues não tem mais o que dizer. Registrou cabalmente a trajetória do carro. Até carros de competição dos anos 90 já estão emocionando os entusiastas. Viram só? Novos tempos!
Flavio,
Kd meu XR3 84?
Abs.
Lembro do campeonato de 1985 quando a GM montou nos Chevettes 1.6 cabeçotes de Monza (de alumínio com válvulas maiores). Eram 128CV!!! Ingo Hoffman pilotava este Cheva e foi pole-position em Interlagos.
Bons tempos.
Aylton Hoenen,
obrigada pela resposta.
Lindo Mercury.
E como será a caravana a Londrina? Eu chego dia 19, asap!
Este carro era o do Andreas e sua compra foi feita pelo Euripes que anteriormente tinha comprado o meu Escort reserva #2 da Equipe Onogas/Hotcar, na epoca podia ter carro reserva .
Acontece que ele comprou meu carro mas não quiz que eu desse assistencia achou o custo alto,levou o carro para uma oficina em Interlagos que não me lembro o nomee, após o primeiro treino do carro os mecanicos foram drenar o tanque de combustivel e parece que tinha uma lampada(cordão de Luz) perto,e final da estória o carro pegou fogo e queimou totalmente queimando inclusive a oficina!
Depois do acidente aconteceu a compra do #72 prata do Mattheis o carro veio para minha oficina e o Euripes foi Campeão da Força livre com este carro e esta pintura.
Abraços
Amadeu
Grande Busca esta foi”como diria Mestre Yoda”Acho que meu amigo Danilo ex companheiro da sinalização e meu companheiro de corridas de autorama Nenê the Fast estão certos,principalmente que também acho que este Escort foi do Matheis.Um grande Abrço para todos.
Gomes, cad6e o link do Video? quando clico só tem uma imagem ilustrativa do que seria o post do Video. Abraços!
Aqui no CEARA tem um bicho desse, ja ganhou 03 campeonatos, com o piloto DUDA BALA ESCROTO. o bicho anda que éuma beleza. era do amadeu rodrigues. UM CANHÃO……. sE quiser ver as fotos entrem no site da …… APME
ok, adorei que o Indi voltou aos quase 10min, e a gente ainda infarta o JC Albuquerque…
agora uma dúvida: que carro é aquele vermelho, que na imagem congelada, tá na esquina da outra rua?
agradecida…
Linda matéria. A Copa Shell era o que de mais belo havia no nosso automobilismo.
Equipe Greco, o Mattheis, Chico, Ingo, Athila Sipos… Lembro do acidente do Amadeu Rodrigues em que o carro dele incendiou..
E o Jegue Voador!! Rogério Santos, grande bota de Pernambuco que anda meio sumido…
E a CBA acaba com tudo isso….
Opa! “Vá se catar!”
Valeu Gomov! Queremos mais, muito mais! O João Canalha que váse catar! :)
QUEM PODE DIZER SE O SCORT É DO ANDREA MATHEIS ,COM MAIS CERTEZA É O TREVISAN
pra mim, a melhor matéria dessa série que você já fez. Mostrou os carros da classic, que saudades deles, mostrou o finotti, figuraça, falou sobre o brasileiro de marcas, uma categoria que iria bem hoje m dia, que mesmo com crise muidial as empresas vendem bem aqui, e, como dono de um escort, que foi fabricado quando esse fazia a última corrida (o meu é hobby, 1.6, CHT), fiquei bem emocionado, pela primeira vez vejo alguém se referir ao meu carro como “antigo”, não velho…
Aylton Hoenen,
obrigado pela resposta.
Paulo, seria legal em Londrina 18/19/20 de setembro o Nenê levar ele e vc. subir o seu. Desfile histórico na pista. O Luizinho vai tbm.
Aline, nem acreditou né?
Há um tempo atrás vi umas carrocerias de F Palio abandonadas em um galpão aqui em Curitiba , estas pertenciam ao piloto de rally Sady Bordin que usava antigamente estes veículos em sua escola de pilotagem na terra. Neste mesmo galpão tinham também umas carrocerias de opalas que eram usadas no campeonato paranaense de velocidade na terra , não sei se poderiam ser daquelas antigas e perdidas da stock que alguns falaram no blog.
Salve Caríssimo Flávio !
Tudo bem ? espero que esteja tudo ok !
Com todo o respeito aos fãs e admiradores, mas graças a Deus, não sou viciado em drogas ! Escort’s e Fiat’s ! Aleluia ! Rsrsss…
Rapaz…esse carro deve ter pedigree mesmo. Só ver o painel: conta-giros STACK, manômetros e termômetros Smiths no estilo dos usados nos F1 da velha guarda, pedaleiras parecem ser tilton, daquelas com regulagem de distribuição de força de frenagem, o santantônio com vários pontos de fixação. Com certeza o 1° dono do carro tinha grana e conhecimento pra montar um carro assim.
Muito show!!! Tomara que corra mesmo, já tem um torcedor rsrs.
Curto muito o Escort. Tenho um LX 89 que, no momento, está sendo restaurado.
pronto, agora o joão não falará mais das suas matérias depois do meu email de ontem, hahaha.
Com certeza corri contra este Escort nas provas do Paulista de Força Livre no final da década de 90. Lembro dos dois Patrocinadores (Tecman e Planac).
OLA EDU….. TENHO UM CARRO DEST NUMERO 52 ESTA INTEIRNHO …GOSTARIA DE SBAER HISTOTRIA SOBRE ELE …014 97961718
Perguntei ao Jason Voguel, ele com certeza sabe. Lembro do Escort prata… O Escort era tão bom que o Brasileiro de Marcas virou monomarca praticamente, no início dos anos 90. Mesmo quando veio o modelo novo, que viria a ser vulgarmente chamado de “europeu”, o velho ainda era mais rápido a ponto das equipes demorarem um bom tempo a migrarem para a carroceria nova, mesmo sob pressão da Ford.
Aliás, interessante que o desinteresse pelo automobilismo não foi por parte das fábricas e sim por causa da CBA. A Ford tocou o Brasileiro de Marcas sozinha por um bom tempo, sem falar na F-Ford. A GM teve a Stock por mtos anos e a F-Chevrolet, a Fiat tinha a Formula Uno, que chegou até a correr de Palio e teve inclusive Uno Turbo.
Bons tempos……
Flavio… preciso enviar isso agora pro meu Pai!!! O Flechina prateada!!! Presentaço esse!!! Muita saudade!!!! que legal!!!! Parabéns!!!!
O Feioso faz ataca novamente!
Aos Finotti(pai e filho) aviso que tenho aqui o Escort amarelo nº11 campeão da Copa Shell em 94 com o Egon Herzfeld/Daudt e em ponto de bala. Se um dia andarmos com os dois Escorts juntos não pode ser em Interlagos porque vocês conhecem demais e dominam todas as manhas dessa pista…
Belíssima matéria , FG, essa é uma das pérolas do final dos anos 80 e início dos 90 ! Show de reportagem !
O carro é lindaço e muito bem montado …. De AP devia ser um rojão !
Aguardamos anciosos o Nenê rasgando a reta de interlagos com a barata !!!!!! Pena que não se enquadra na Classic Cup ! Abraçossss !!!!!!!!!!!!!
O proprietário deste Escort se chamava Euripes Costa, proprietário da empresa que aparece no carro TECMAN, telefonia. Ele corria no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos em parceria com o piloto Almir Donato (criador dos protótipos Aldees). Tinham bom desempenho, mas como eram em duplas o Euripes não era profissional. O Euripes correu com outros parceiros no Paulista de MArcas. Depois correu alguns anos na Força Livre . A pintura sempre foi esta mas no fim tinham coberto o tecman com adesivo e estamparam novo patrocinador, Planac Informática. Esse carro se não me engano era com motor CHT adaptado para o regulamento do paulista de marcas que liberou os aps 1.8 para os escorts. Na força Livre ele era preparado pelo Amadeu ROdrigues Hot Car (mas isso não é certeza. Vou ver minha papelada e ver se acho mais dados.
Sensacional o escort… Realmente oportunidades dessas não se pode deixar passar…
E os outros carros onde foram parar? Fiats? Vw? GM?
Assim como os Divisão 3 simplesmente sumiram? seria bom ver eles andando…
Abraços
Aquele carro vermelho que aparece ao fundo é um Mercuri 1947.
Foi restaurado pelo Luis pai do Nenê,.Originalmente ele éra preto,mas a pedido do atual dono, ganhou a côr vermelha.
A mecanica não é mais a original,é do Galaxie,tornando-o muito gostoso de dirigir.
Muito legal a matéria.
Ainda teve participação especial do Meianov!
Tenho um amigo que possui um Escort tambem do Brasileiro. bem parecio com este. Porem, com pintura toda amarela. Tem os selos da CBA em varios locais. Está parado a uns 10 anos.
Pela construção muito bem feita e amarração dos tubos, só pode ser do Andreas Matteis.
Pelo número , poderia ser do Pousa, mas este andava de Voyage Varga. Só se foi comprado mais no final da categoria, não sei.
Saudades daquelas belas tocadas do Girotto, Egidio Micci “Chichola” , Matteis, Toninho da Matta e até mesmo a Cristina Rosito , que andava muito e encarava todas feras.
FG, automobilismo não é só pista, acho que vc esqueceu de dizer do pessoal do Rally…né. Olha que tem uma enorme gama de otimos pilotos andando na terra e até carros classicos tb…
Abraços
Legal demais. Tive XR-3 e básicos também, um bom carro para a época. pena não ter tido um motor mais moderno para vender mais. Pelo menos era bem robusto nessa parte.
Bela matéria, gostei muito!
Bela matéria FG!!!
Marcas e Pilotos da década de 90 era duca…..!!!!
Várias empresas do ramo automotivo apoiavam.
Tenho imagens em VHS de algumas etapas que assisti ao vivo em Interlagos.
FG quero ver ainda a Classic, mas quero ver dos boxes. Me ajuda ai!!
Abraços
Aliás, FG, você tá a cara do Vladimir Putin.
na América do Sul tem campeonatos de marcas em vários paises, inclusive as mesmas marcas daqui correm lá. Acho que na Argentina o forte é o Focus e o Civic. Seria muito bom ter isso por aqui . E bela repostagem , deu saudades de um monte de coisas.
Pela etiqueta da vistoria, o número do carro era 72, número do Andreas Mattheis/Paulo Judice. Provavelmente pintaram o carro depois. Alías, linda a pintura, cheia de detalhes, coisa que não se vê mais hj em dia.
Caros,
A brecha para descobrir o proprietário do carro foi simples: quando o Flavio fala sobre a última corrida do carro, mostra a etiqueta da vistoria. O # do carro aparece claramente – 72. 72 = Andreas Mattheis/Paulo Judice.
Muito boa a reportagem !!!!
Acho que se o Nene der mais uma boa vasculhada pela Saúde e por Interlagos, acaba encontrando mais coisas.
Eu morava não muito longe daonde é a oficina da LF e passava por aí de bicicleta direto e reto e tinha muito carro antigo e de corrida espalhado pelas ruas. Na Traituba ficava um 147, na General Camisão tinha uma Equipe de Karts e Mini-fórmulas da Meatlúrgica Máximo, na Caramurú minha rua tinha uma garagem com Karts da Equipe Fúria, fora os meus carros espalhados, que os vizinhos “adoravam”. Hoje me “adoram” aqui em Sorocaba !
Subindo o outro lado do Bosque da Saúde ficavam os carros e os terrenos do Nilo e seus amigos, fora os ferro-velhos e carros abandonados. Era uma festa para nós molecada do bairro.
Me deu saudades a sua reportagem. Obrigado !
Abraço a todos
Por que não consigo ver os vídeos da ESPN? É para assinantes? Aqui de Portugal não vejo.
Rodrigo, pode ser, pois o Pousa anda c/ o 13.
Vou lavar o carro aqui na porta p/ ver se alguém pergunta se quero comprar um carro de corrida!
Grande Nenê.
Flávio:
Tive 5 Escort’s, todos XR3 (dois pretos, vermelho, prata e amarelo), carrinho “bravo” que adorava uma estrada sinuosa.
O pessoal do site da ESPN é que não conheceu o carro. Olha como escreveram Escort:
“Conheça mais o Scort que participou da tradicional copa Shell que reuniu grandes pilotos na década de 80.”
Eu ia a Interlagos ver essas corridas com o meu pai.
Acho que você faz trabalhos muito bons no rádio e na TV.
Abraços
Eu ia a Interlagos ver essas corridas com o meu pai.
Acho que você fas trabalhos muito bons no radio e TV.
Abraços
Bah!
Lembro muito dessa época, o escort era o canhão!
De quebra, ainda a Pampinha amarela, bonitaça!!
Podiam consertar o “scort” que tá escrito lá na página da ESPN. É um programa sobre automóvel, poxa… Ah, e parabéns pela posição em relação ao imbroglio lá no Canindé!