GANHOU VIDA
SÃO PAULO (sempre é tempo) – Há algumas semanas entre os vemagueiros circulava a história sensacional do carro que os irmãos Rony e Bob Sharp “projetaram” num guardanapo de papel nos anos 60. Verbo entre aspas, sem ironia alguma, porque era mais um sonho dos manos do que propriamente um projeto.
Bob, conhecidíssimo da blogaiada, começava sua brilhante carreira na indústria automobilística (e nas pistas) e hoje é colunista dos mais reconhecidos do país, grande amigo e ídolo deste que vos escreve.
No fim, perdi as imagens originais dos primeiros esboços, que felizmente estão publicadas em alguns sites — e peço que a blogaiada indique os links nos comentários, se souber onde se encontram. Aí o designer Dan Palatnik pegou os desenhos e lhes deu vida e cor. A história toda está neste link aqui, indicado pelo Diego Ximenes.
O Metra GT, nome dado pelos manos Sharp ao carro, usaria mecânica DKW. São muito fortes as semelhanças com o primeiro Puma, que viria a usar a mesma mecânica, derivado de rua dos Malzoni de corrida da Vemag.
Linda história. E seria lindo o carro, se tivesse existido.
A frente tá muito comprida.
Design meia-boca! Num gostei…
Me lembrou um modelo da Ferrari , fiz uma pequena pesquiza na “ Enciclopédia do Automóvel´´ ( sim , aquela da Editora Abril e continua muito funcional ) e estava lá. Na verdade duas : “ 250 versão MM´´ – e também “375 versão MM´´. Mas em nada tira o mérito do projeto dos Sharp , que é muito bonito . Eu acho deveria voltar a fabricar DKW de novo! ! Long Live 2T !!!
Isso e’ um Punto Coupe??
Lindão! E eu também fico num carango desses!
Sinceramente? Dos carros que estão à venda no Brasil, hoje, nenhum é tão bonito quanto esse.
Lindo.
Tenho a impressão que a Fiat se inspirou nessa frente para fazer o Punto. Claro que no conceito, os carro não tem nada de parecidos, mas essa frente, esses faróis …
Lindão este carro…..bem que podiam remasterizar estes carros antigos em novas plataformas e com linhas mais modernas, como fizeram com o Mini, FIAT 500, etc…
Imagina só, o Puma, o Maverick, os DKWs, ou mesmo o Fiat 147 com nova roupagem???
lindo carro, muito bem acertado!
Um desses hoje, em fibra, com motor moderninho pequeno (podia ser esses 1.0 de 80 cv) ia ficar muito divertido, pagando menos imposto que cilindrada menor, ótimo para segundo carro.
Este carro me lembra o Fissore da própria Vemag.
Até os parachoques dianteiros eram os mesmos.
Das duas uma; ou estes rapazes copiaram do modelo Fissore ou eles já tinham um desenho do desenvolvimento do Fissore.
O carro da foto é o próprio Fissore.
Bem, falar que o carro é lindo eu não preciso. Mas, gostaria de ver ele “atualizado” pelo irmão do Décio. Ah, também gostaria das duas versões na minha garagem.
Metra Azul….muito bonito…me lembra algo parecido…
Os carros mais bonitos do Brasil jamais entraram em produção. Uma pena.
E a coisa pode sair do papel!
Infelizmente motor e cambio terão que ser revistos, pois hoje em dia está impossivel se conseguir peças para DKW.
Mas o carro tem linhas maravilhosas e mesmo com mais de 46 anos se mantem atualizado.
Os Sharp Brothers estão de parabens e o Dan tambem por dar vida aos desenhos originais.
Segue o link do artesão 3D; vale uma visita:
http://www.palat.com.br/
(FG.: que tal por o link dele no texto, afinal ele dedica seu talento no tributo ao bom design, e não faz carro-sabonete!)
o Dono da Metropolitana era o João Silva , que depois fez a estructofira fabricande do Lorena GT
muito legal. talvez, numa hipotética produção em série, a porta tivesse que ser encurtada, pois está um tanto grande. a coluna B teria que ser trazida um pouco mais para o meio do carro.
Muito bacana mesmo esse post que o pessoal indicou do blog Auto Entusiasta.
As palavras do Bob são um verdadeiro roteiro de como realizar idéias.
Muito bacana!
eu adorei, ja entrei no autoentusiasta umas 10 vezes para ver o carro, muito bonito mesmo… uma pena que nao foi fabricado na epoca… uma pena…
A história contada pelo próprio Bob e desenhos estão no site abaixo:
http://autoentusiastas.blogspot.com/
Foi postado dia 23, portanto é necessário descer as atualizações até a matéria e bom proveito!
A história e uma foto está por aqui:
http://www.mgcbr.com.br/artigos/artigos_detalhe.php?id=136
Para quem quizer ver o croqui original, aí vai o link: http://www.mgcbr.com.br/fotos/artigos/136/5716.jpg
Narrado pelo próprio Bob:
http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/08/sonho-de-entusiastas.html
Que lindo!!!
Prefiro um deste que qualquer outro novo que se encontra por ai.
Também admiro muito o trabalho do Bob e confesso estar surpreso com essa sua faceta de “projetista”.
Tenho certeza que o carro teria sido um sucesso fora do guardapo, andando pelas ruas.
Espero que a blogaiada consiga mais informações!
Parabens!
———————-
Aproveitando o post, uma dica para o FG e a blogaiada…
Recebi de um amigo que é publicitário em NY (e que também adora carros como nós) o link de um vídeo interessante. Está em ingles mas é de fácil entendimento. Foi produzido pela Honda e é bem legalzinho.
O foco dele é a questão que andou sendo discutida aqui no blog sobre como ficará o automóvel num mundo em que tanto se prega a eficiência energética e a preocupação com o meio ambiente.
Longe da satanização, esse vídeo mostra que, pelo menos nos proximos 80 anos, as pessoas vão continuar desejando ter seus automóveis.
Não poderia ser de outra forma tendo em vista ser a opinião de uma montadora. Mas é bacana mesmo assim e um suspiro para que gosta de carros como nós:
http://www.youtube.com/watch?v=se6ILncGqeY
O Dan é craque, o carro é lindo, e nas mãos do Bianco…
Muito legal….traseira curtinha e frente loooonga….
Fica muito bonito,a la E-Type.
Maravilhoso! Eu quero o meu com pintura branca, pode encomendar!