“ULTIMATOS”

SÃO PAULO (fervilhando) – Felipe Massa recebeu alguns “ultimatos” de Domenicali e Montezemolo. Na linha “ou consegue bons resultados em 2011, ou…”. Coloquei “ultimato” entre aspas porque no fundo, no fundo, é forçar um pouco a barra imaginar que colocaram o rapaz na parede, apontando o dedo para ele.

As declarações dos dirigentes ferraristas poderiam ter sido feitas por qualquer executivo de qualquer empresa a qualquer funcionário que não tenha tido um bom desempenho. Isso não é ultimato, é cobrança.

Sim, eu sei que pilotos de carros de corrida não são funcionários quaisquer de qualquer empresa e não deveriam ser cobrados assim, ainda mais em público. Mas, hoje em dia, todo mundo tem sido tratado dessa maneira: resultados ou rua — seja num banco, numa padaria, numa fábrica de parafusos, numa equipe de F-1.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Conrado Andrade
Conrado Andrade
13 anos atrás

Considero o Felipe Massa um piloto que necessita de um carro no padrão dele, pra conseguir resultados. A história nos mostra como Massa pode ser forte.

Quando isso ocorre, ele é extremamente rápido! Como uns 2 ou 3 ali.

Em 2007, até Monza, ele estava no páreo se não me falha a memória, na frente do Kimi Raikkonen. Quebrou a suspensão na 10ª volta e tudo desandou. Até pq Kimi andou demais na segunda metade daquele campeonato…

Em 2008, mesmo com seus 2 erros no começo do ano, Massa foi espetacular. Extremamente rápido e consistente!!! Individualmente foi bastante superior ao Hamilton o ano todo e teve seu título perdido por conta exclusivamente da Ferrari – e da trapalhada da Renault em Singapura.

Em 2009 nunca deixou Kimi escapar e dentro do limite do carro, ele tava andando extremamente bem até o acidente.

Nesses 3 anos, Massa foi um dos pilotos que mais evoluíram tecnicamente. Ele se tornou um piloto respeitado no circo! Mas teve o acidente… uns meses de recuperação física, mental… o reinicio com um carro diferente… é natural que não andasse tanto no começo até a metade do ano. O episódio na Alemanha, ainda deu-lhe “motivos” pra agir de corpo mole no resto do ano… coisa que a Ferrari não costuma tolerar muito não…

Sua deficiência aparece quando tem um carro ou na sua frente, ou na sua cola. Apesar de ser um piloto agressivo contra a pista, ele é pouco confiante e determinado em ultrapassagens e em defesas. Nesses momentos, a técnica dele vai pro espaço e ele não rende 1/3 de como quando está sozinho na pista. CASO um piloto fosse medido somente pela sua velocidade, ele (na minha humilde opinião) seria hoje, um dos 3 ou 4 mais rápidos (poria Vettel, Kubica, Hamilton e ele). Mas não é assim que funciona…

Por esses motivos, Alonso é um piloto sensacional. Muito mais completo que Massa. Domina todas as técnicas de pilotagem, de ataques e defesas, é muito rápido, sabe trabalhar em equipe, é carismático e pra completar, sabe jogar com o fator psicológico. Não necessita de um carro adaptado pra fazer as coisas andarem. E é um “teamplayer”, característica fundamental na Ferrari.

Esse puxão de orelha faz parte. Cobrança natural de chefe! Massa sabe que pode render mais e não há cobrança no mundo, maior que a que ele mesmo se faz.

Acho que ele vai ter dias melhores com a Pirelli e com a Ferrari em 2011.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Olá!

Conrado, só duas coisas, Alonso está longe de outros pilotos como Piquet, Senna, Prost e Schumacher. Tudo o que você falou é mais em relação ao Felipe Massa.
Tenho a impressão de que, Nelsinho Piquet era melhor na F1 do que aparentava. Pena que se meteu, junto com Alonso, a fazer aquela bobagem toda.

É fácil ser teamplayer sabendo que as coisas são todas para você. É por isso que ele se jogou tanto para a Ferrari antes de ser contratado. Me lembrou até um pouco do Ayrton Senna na época que a Williams tinha a suspensão ativa.

O Massa perdeu a chance de ser top driver ao cometer suas cagadas em 2008. E desperdiçando alguns pontos em corridas com chuva onde poderia, pelo carro que tinha, chegar mais a frente. Não foi somente a Ferrari que errou. Aquele desempenho de disputar campeonato com Hamilton era do carro muito bem feito. Carro que era uma evolução da época de Schumacher e Barrichello ainda.

SE a Ferrari fizer um carro ao gosot de Alonso, os pneus Pirelli poderão ajudar Massa a tirar pelo menos a metade dos 0,8 de diferença que andou levando. SE ele se adpatar ao carro, mesmo não estando ao seu gosto, talvez faça um jogo mais duro com Alonso.

Veremos em 2011.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Para completar. Em 2006 dividiu a equipe com Schumacher ganhando conselhos valiosos, eu acho. Vale lembrar que Massa já tinha passado um período como piloto de testes da equipe. Na época que treinamentos eram permitidos. Em 2007 e 2008 utilizou carros que eram evoluções dos modelos anteriores, lembrando que testes eram permitidos.

Alonso já começa a fritar o brasileiro, belo teamplayer.

Link http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/12/01/alonso+ressalta+dominio+sobre+massa+e+liga+melhora+da+ferrari+a+sua+chegada+10272640.html

Fora o toque que rasgou pneu de Massa e o ocorrido na entrada dos boxes de Barcelona.

Acho que os pneus prejudicaram Massa mais pela diminuição dos testes, que hoje é regra na F1. Não pelo aquecimento. Depois de uma temporada inteira com o carro, e pneus mais eficientes, Massa ficou alguns milésimos a frente de Alonso.

Eu gosto mesmo de provocar. O que seria melhor?

Disputas francas e em pé de igualdade entre companheiros de equipe, respeitando a vontade dos pilotos e levando em consideração a possibilidade matemática de cada um.

Ou

Resultados combinados previamente, sem surpresas.
Nesta situação. Segundo piloto a frente do outro, tira o pé do acelerador e deixa uma troca de posições acontecer. Acho que existirá um vencedor fake, e outro com o currículo rasurado. Ninguém é perfeito, não se pode ganhar sempre.
As pistas não tem pontos de ultrapassagem? Qualquer segundão não tem culpa disso.

Se a F1 não cortar gastos e equiparar as chances de construção de carros competitivos para todas as equipes, teremos menos disputas entre carros e pilotos de equipes diferentes. E mais polêmicas entre pilotos de uma mesma equipe.

A Ferrari acha muito válido disputar F1 com apenas 4 carros de equipes com muita grana. E outras que se equivalem a Jordans, Footworks e Andreas Modas da vida. Por isso não quis o teto orçamentário. E me espanta que tenha conseguido o apoio de todas as equipes da associação de equipes. E seremos privados de disputas nas pistas porque pilotos de uma mesma equipe não podem disputar posição e conseqüentemente o campeonato.

Por isso não gosto da Ferrari. O esporte tem o acaso, um erro de um piloto, a capacidade de outro. Movimentos marcados e tentar ganhar as coisas fora das pistas não me agradam.
Abs.

galileu
galileu
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

em referencia ao seu comentario, realmen te ele fica perdido quando pressionado, faz ultrapassagfens erradas, é ultrapassado facilmente, por isso que eu om chamo, (não só eu), de BIXIGA, é só colocar pressão…., e se quando ele está SOZINHO NA PISTA ele rende mais, ora bolas se fosse assim ele faria todas as pole positinos do ano, bastava ir primeiro para a pista quanto ao alonso ele tambem sabe ser chorão e mutreteiro, vejam sua ficha passada.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Já pensou o massa rodar da F1? Até o Rubens fez mais. No mais, já falaram isso uma vez, não sei aonde eu li, mas diz assim: “Quando um piloto tem filhos ou sofre um acidente…ele perde 1segundo por volta.” Enfim, acho que é verdade.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Nem sempre meu caro. Vide o caso de Kubica.

MSM
MSM
13 anos atrás

Se é ultimato ou cobrança, não importa, o fato é que se ele fizer um ano péssimo igual a este que passou, vai se mandado embora sem cerimônia.
Agora, esse Domenicalli é muito fraco, não está no nível de importância da equipe.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Desde que a equipe não o impeça de fazê-lo…

Rosangela Coelho
Rosangela Coelho
13 anos atrás

Massa é fraco, muito fraco…. Ele não demonstra tesão pelo que faz e perdeu as oportunidades de ser algo melhor…. E esse ano ele demonstrou que não tem balls…. Não merece meu respeito nunca mais…..

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

O MASSAcrado devia pular fora da Ferrari e tentar uma vaga na Red Bull…quem sabe lá desse pra ganhar, ou pelo menos disputar alguma coisa.
A Ferrari já é a Fernando Alonso Team F1 e não tem volta.
Lá não há nenhuma chance, só pra virar o herdeiro de Rubens Barrichello como eterno segundão.

galileu
galileu
Reply to  Banana Joe
13 anos atrás

massacrado,l é bom, como eu não lembrei dessa antes?

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
13 anos atrás

Prá mim, Massa não estava afins de ajudar o Alonso e fez corpo mole…

galileu
galileu
13 anos atrás

valeu, flavio

Ron
Ron
13 anos atrás

Deram um puxão de orelha depois dos testes dos pneus (onde ele parece que se animou de novo) porque devem ter pensado algo assim (suposição minha): agora que não vale mais nada ele resolve voltar a correr e não ajudou o Alonso esse tempo todo.
Ano que vem é tudo ou nada para Massa: que tente de tudo para fazer um bom campeonato mas que prepare um plano B.

Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
13 anos atrás

As cobranças são inevitáveis, neste ano ele tomou 108 pontos do Alonso, 50% mais do que o Rosberg colocou no Schumacher. Ele tem que tomar uma decisão na vida, ou anda junto do Alonso, ou aprende a acertar carro, continua tomando tempo do Alonso mas pelo menos acerta o carro como o Barrichello fazia nos tempos do Schumacher, assim, ele pode ficar mais algum tempo na Ferrari. Se não for capaz nem de uma coisa nem de outra, anda o que sabe e o que não sabe, manda as ordens da Ferrari para o espaço e mostra que tem condições de continuar na F1 em outra equipe. Seja o que for, o destino está unicamente nas mãos dele.
Alvaro

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

“Pilotos de carros de corrida não são funcionários quaisquer”…
Os da Ferrari são. Principalmente o segundo piloto.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

É assim mesmo :quem muito abaixa a b….. aparece e a abaixada que ele deu na China foi tão lá no fundo que nunca mais conseguiu levantar,o Dick II deu-lhe um a montada e uma esporeada,que ele pegou facinho,facinho o cabresto.(só que a montaria empacou e não ajudou)
2011 possivelmente será um ano lamentavel para o automobilismo brasileiro(tomara que esteja errado),Mepassa ,segundone como de praxe,o Buááááriquelo terá um companheiro encardido,de personalidade forte(coisa que ele não tem),e pelo histórico,um bom piloto,Ééééééé Pachecada do Buááá´esse piloto pode ser um Maldanado para o seu idolo,o bom é que sempre haverá o proximo ano,quem esperou 19 pode muito bem esperar 20,não é mesmo?

nakago sam
nakago sam
13 anos atrás

apesar de nao gostar muito de humor negro ingles vai uma que eu ouvi no jogo do Figueira sábado:
” MASSA e Choronso são convocados pelo BOPE para estudos do complexo do alemão”

Marcelo Feitosa
Marcelo Feitosa
13 anos atrás

O Felipe Massa vai ter que melhorar muito pra andar perto do Alonso.

Very
Very
13 anos atrás

O Massa tem que fazer o seguinte: primeiro, ÂNIMO. Segundo, ter objetivo simples de não ser o último dos seis (ou seja, dos pilotos das tres equipes de ponta). Terceiro, arquitetar um plano B em outra p/ 2012.
Finalmente, uma pergunta: e o Domenicali, ninguém cobra?

Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
13 anos atrás

Se ele fosse esperto, já teria garantido vaga em outra equipe pro ano que vem.

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Caracas… recebo ultimatos todos os anos…

Agora mesmo estou finalizando os Orçamentos de minha Unidade… e a historia é mais ou menos a mesma… mais ou menos como: “Orçamentos não são para ser discutidos… e sim batidos”.

Segue o jogo… não poderiamos esperar outro comportamento da Ferrari… se o Massa tivesse escurraçado o Alonso acho que aconteceria a mesma coisa para o “Calhordão de las Asturias”.

Abraços

Imperador

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
13 anos atrás

Existe um fato interessante na “encostada na parede” que o Felipe levou. Tanto Domenicalli como Montezemolo só se manfestaram após ele ser o mais rápido no teste dos pneus Pirelli. Claro que mesmo sem essa cobrança já havia pressão sobre Massa mas foi a própria Ferrari que o queimou nessa temporada quando impediu sua vitória na Alemanha numa data que seria emblemática.
Alonso, ainda que pese todo o seu talento, não gosta de dividir atenções e com o Santander pulando fora da McLaren a guerra de bastidores vai ficar pesada para o brasileiro…

GILLES
GILLES
13 anos atrás

Ciao Flavio, parece que as cobranças nao sao so para o MASSA, a autoprint esta cobrando o Domenicazzi e um novo projetista para a Ferrari.

Quando perdem, eles perdem a cabeça, como todo bom italiano devem encontrar um bode espiatorio.

abraços.GILLES.

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Tá certa a Ferrari. Prá onde Massa vai em 2012?

Conde
Conde
13 anos atrás

Faço coro com o Fernando Kesnault ( 13:56 )
Não sei pq não podem ser cobrados pelos dirigentes da Equipe . Recebem uma nota preta para sentar no carro .
O Choronso conseguiu fritar a Massa que não teve argumentos nem braço e acabou bem passado .

Leo Santos
Leo Santos
13 anos atrás

Exatamente isso FG, até aqui no blog eu vejo neguim q naum tem nada a ver cobrando… Pq o dono da Ferrari naum poderia cobrar o Massa?

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
Reply to  Leo Santos
13 anos atrás

Dono da Ferrari ?

nakago sam
nakago sam
13 anos atrás

ué o segundo piloto vai ser demitido? entao assume o Luca Badoer
só isso! quem?

vivi
vivi
13 anos atrás

Oi Flávio,

Você, como fã de boa música e de corrida, falará alguma coisa, aqui no seu blog, sobre os 9 anos da morte do George Harrison, completos hoje?

Um grande abraço e parabéns pelo blog!
Viviane

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  vivi
13 anos atrás

Nove anos? Ah, sei lá. Acho que não.

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
13 anos atrás

A Ferrari deve ao Massa dois anos relativos a dois mundiais que o o Massa perdeu por cagadas fenomenais do time de Maranello.
Um eles já pagaram, que foi esse.
O próximo é ano que vem.
Foi mal a conta estará “zerada.”
Aí…tchau Massa.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
13 anos atrás

CASO O DEIXEM COMPETIR…………….

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde Flávio 69, o resultado do que ele fez em 2010 esta aí, alem de ter que escutar o chefe mandar ele pisar no freio, ainda vai ter que fazer magica para não ser demitido. As vezes dar peitar o chefe é muito bom. Agora viro saco de pancada, alem de ser segundo piloto. Coitado, mais um saindo pela porta dos fundos e com cara de ” chorão”.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
13 anos atrás

Creio que o tempo dele na Ferrari passou.

A oportunidade poderia ter vindo em 2007, mas o Kimi levou, em 2008, foi por pouco que não levantou o caneco.

Em 2009, estava melhor que Kimi quando sofreu o acidente, e ai, já era.

Quando a equipe optou por contratar El Choron, a impressão de que o tempo dele na equipe havia passado se consolidou. El Choron é bi, trouxe na bagagem um enorme patrocínio e durante o campeonato, fez o que fez.

Triste mesmo é olhar, e ver que ao contrário de outras épocas, não teremos ninguém para bem representar o país na F1 daqui a alguns anos, e nos restará na categoria, o simples papel de coadjuvante com um passado brilhante.

Abraço,

RC.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Aí o Massa tem o direito de cobrar a equipe nas cagadas que fizeram com ele em 2008? Em público. Duvido que a Ferrari goste disso.

Sem esquecer que ele também fez cagadas por conta própria em 2008.

Acho que cobranças devem ser feitas em reuniões fechadas.

Acho que Barrichello reclamaou demais “aqui fora”.

Acho que contratos interferem demais nas disputas dentro da pista.

ba
ba
13 anos atrás

E numa agência de notícia de F-1? A Evelyn Guimarães tá na rua todo dia! É muita opressão…

MarceloPOA
MarceloPOA
13 anos atrás

nunca empresa jornalistica também???

Rildo
Rildo
13 anos atrás

Olá Flavio, não nos esqueçamos que mais importante que ganhar corridas é vender carros fora delas é este o negócio na Ferrari ou melhor da Fiat que precisa muito do mercado brasileiro, seu melhor mercado, daí a importancia do Felipe e seus campeonatos e promoção da marca no Brasil. Just Business.

caíque
caíque
13 anos atrás

Domenicali também está na fritura né Briatori?
ele só ta repassando a “bronca”, coisa de fraco q repassa aos funcionários o esporr… q levou do chefe, pela sua própria incompetência.
quem perdeu seu 2° campeonato foi o proprio Domenicali, 2008 e 2010, só não perdeu 2007 porque a mclaren NÃO podia ganhar.
se não fosse o talento do Alonso nem concorrer nesse ano ele estaria lá, alonso em 5 corridas fez muito + q: Doninicali, Massa e Räikkönen em 4 anos.

galileu
galileu
Reply to  caíque
13 anos atrás

o domenicalli está no papel dele, se eu tomo uma bronca por causa de um subordinado, eu trenho que repassar essa bronca para ele, ou vou passa a mão na cabeça e na proxima ele faz pior, chom cheve eu tenho que cobrar resultados, senão é a minha cabeça que está em jogo, é assim que funciona dentro de uma empresa, e na equipe não pode ser diferente. porque a maclarem não podia ganhar? explique

Anderson
Anderson
13 anos atrás

Massa tem nível para pilotar uma Toro Rosso. No máximo.
Está a anos-luz do talento do Alonso. Com um bocado de sorte quase foi campeão uma vez, mas no geral sempre tomou tempo de todos os companheiros de equipe. Era um tormento pra Sauber e só deve estar com este bom contrato de Ferrari por causa do empresário… quem? Ah, o filho do jean Todt.
Chorem massistas. Parem de reclamar de conspirações.

Marcelo Abreu
Marcelo Abreu
Reply to  Anderson
13 anos atrás

Concordo inteiramente, e digo mais: acabou aquela história da equipe esperar terminar o contrato pra ver se fica ou não (depois da saída do Kimi) isso não existe mais. Alonso veio (diga-se roeu osso) quando era da Minardi. Vettel idem na STR. É uma questão simples: DA TURMA DA FRENTE VETTEL É CAMPEÃO, ALONSO É BICAMPEÃO; OS DOIS DA MCLAREN TAMBÉM. PORTANTO, MASSA ESTÁ TOMANDO ULTIMATO PORQUE SABE QUE DESSE GRUPO ELE É O MAIS FRACO. O PIOR É QUE TÁ QUEIMADO PORQUE COLOCOU A CULPA NOS PNEUS AO PASSO QUE O ESPANHOL NÃO SE ENTREGOU. SE VC FOSSE DA CÚPULA DA FERRARI FARIA UM CARRO QUE ATENDESSE MAIS A QUAL DOS PILOTOS?

galileu
galileu
Reply to  Anderson
13 anos atrás

parao marcelo abreu: o pior foi o papelao que ele fez quando da ultrapassagem do alonso, a equipe mandou e ele tirou o pé no meio da reta deixando bem, claro que estava obedecendo ordens, a ferrari foi punida com 124 mil dolares, ficou evidente o jogo de equipe, todo mundo protestou pela deselegancia do bixiga, aquilo já havia sido combinado na reunião do sabado, aliás isso já é combinado no começo do ano, ele esperou a renovação, do contrato para fazer essa palhaçada, porque não o fez antes? aí perdia o emprego

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Mon ami Flavio, (quase que a briosa conseguiu hein???) por queê os pilotos não podem ser cobrados??? Ganham bem e podem sim ser cobrados pois são empregados da equipe que os contratou e dentro das clausulas deste intrumento tem os direitos e deveres do contratado e contratante e portanto nada mais justo. Não são deuses e sim seres humanos que tem um privilegio e uma oportunidade impar de estar onde esta.

galileu
galileu
Reply to  Fernando Kesnault
13 anos atrás

para a ferrari, que aposentou o kimi com o salario astronomico, mandsou alam prost embora. demitir o bixiga, são favas contadas, pisa na bola mais uma vez e rua, diferente dawuele que voces criticam tanto que ficou lá e saiu numa boa ejá renovou o contrato com a willians, por que será se ele é tão ruim assim como dizem.

William
William
13 anos atrás

O massa podia responder assim:

“ta bão, ocêis podiam treinar melhor o time para não me foder nas paradas”

JONAS
JONAS
13 anos atrás

Com Alonso como número 1, o Massa vai virar pasta no ano que vem…

Jean
Jean
13 anos atrás

Nada mais justo.

carlos cesar
carlos cesar
13 anos atrás

O Massa da Ferrari não tem garra e nem sorte de campeão, vai ser coadjuvante igual a Rubinho. Quem sabe ele voltando para Sauber as coisas mudem. As vezes não precisa ser campeão para ser lembrado na história da F1, só atidudes bastam, vide Gilles Villeneuve.

Robério Lessa
13 anos atrás

Olá, Flávio e amigos que acompanham seu conceituado blog e site.

Só para constar é que na matéria do Diário houve um engano quanto à informação da morte de outros pilotos em acidentes na pista do Eusébio.

O último a morrer foi, de fato Thomas Comber, que após o acidente em 1979 ficou um ano e oito meses em coma.
Antes dele teve a morte de Haroldo Peixoto em 1980.
Parece estranho, mas mewsmo tendo acidentado em 1979, Comber faleceu em 1981, no recife, onde estava hospitalizado.

Abraços e à dispozição.

Vitor Santos
Vitor Santos
13 anos atrás

É, ele tá fora, então.

Arlei Vieira
Arlei Vieira
13 anos atrás

O Massa é carta fora do baralho no esquema ferrarista……..a “fritura” e as justificativas já começaram, e isso era esperado e obvio………..
O Felipe não fica como “aspone” do Choronso, não sobrou lugar para ele na equipe. Obvio que o Choronso com a $$$ do esquema Santander e as credenciais de bicampeão veio para assumir o posto de nº1.
Ao Massa cabe buscar outro bom cockpit para sentar em 2012.

Dú
13 anos atrás

Vale a máxima, do ultimo resultado que importa.
O campeonato que a Ferrari tirou do Massa em 2009 faz parte do passado.

João
João
Reply to 
13 anos atrás

desculpe, não entendi……….que campeonato a Ferrari tirou do Massa em 2009?

Y7
Y7
13 anos atrás

Sim, mas o Massa é o piloto certo para a Ferrari…
Se submete a qualquer ordem e em nada vai atrapalhar o Alonso… Igual a ele só uns Rubens por aí… Ou Heikki, mas esse conseguiria ter resultados piores que o Massa (será?)… Ou coloquem um Robert da vida e vamos ver o Alonso ter chiliques de novo…

Charly
Charly
13 anos atrás

Eu tenho um palpite pra 2012. O Felipe Massa cumpre o contrato com a Ferrari em 2011, e no final do ano o Schumacher se aposenta outra vez, daí o Massa vai pra Mercedez.