ASSIM SÃO AS COISAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 28 de novembro de 2012 - 11:00F-1

ASSIM SÃO AS COISAS

SÃO PAULO (pff) – No dia 1° de novembro, o Grande Prêmio deu em manchete, em texto assinado por Américo Teixeira Jr. e Victor Martins, que Bruno Senna tinha sido comunicado pela Williams que estava fora em 2013. Naquele dia eu, que sou o dono dessa bagaça toda, nem perguntei aos dois quais eram suas fontes. Eles me mandaram o texto antes, dei uma lida e falei: “OK”. Respeito muito essa coisa de fontes. Continuo sem saber quais eram as fontes. Assim como não sei quais as fontes do Américo, que cravou o Pérez na McLaren e o Hamilton na Mercedes antes de todo mundo. Se eles quisessem me dizer, teriam dito. Mas confio nos meus repórteres, e isso basta. Se as fontes deles confirmaram, OK.

Piloto, equipe e assessores negaram, como de hábito. Estão na dele. Falei das negativas que viriam aqui. Nossos jornalistas, conhecidos como “in lokos”, estavam certos, como de hábito, também. Faço esse pequeno comentário — menos relevante que a notícia em si, anunciada oficialmente hoje — apenas como desagravo aos que trabalham duro e têm suas apurações desqualificadas em rede nacional para milhões de pessoas. Naquele fim de semana, do GP de Abu Dhabi, o locutor oficial, também como de hábito, criticou “a internet, onde todo mundo escreve o que quer”.

A gente escreve o que sabe, não o que quer.

Isso posto, creio que não há muito mais a falar sobre a saída de Bruno, uma vez que já falamos dela há exatos 27 dias. Ele está na mesma situação que estava quando recebeu da Williams a notícia da saída: atrás de dinheiro para comprar um cockpit.

Há algumas vagas abertas ainda para 2013, a saber: uma na Lotus, uma na Force India, uma na Caterham, duas na Marussia e duas na HRT. Pelo bem de sua carreira, Bruno não deve nem considerar as duas últimas. A HRT sequer sabe se estará no grid no ano que vem. A Marussia é uma porcaria. Seria um retrocesso muito indesejado. A Force India é uma boa, mas custa 20 milhões de dinheiros americanos. Na Caterham a fatura é menor. Calcula-se que com a metade é possível sentar no carro verde. Também seria um retrocesso, mas o time pelo menos mostrou alguma evolução em três anos. O lugar da Lotus é apenas retórico. Grosjean vai renovar, e Bruno já passou por lá sem ter impressionado muito.

Senna perdeu seu lugar por vários motivos. Um deles, e o maior, a opção por Bottas feita há muito tempo, decisão que só seria mudada se o brasileiro, por exemplo, fizesse uma temporada espetacular. Mas não foi o caso. Ficou em 16° com 31 pontos, 14 a menos que Maldonado, seu companheiro de equipe. O venezuelano ainda ganhou uma corrida, o que tem enorme peso na F-1. Senninha pontuou em dez etapas. Seu melhor resultado foi um sexto lugar na Malásia, na segunda prova do campeonato.

Um nono lugar na Hungria foi seu melhor grid. Maldonado foi 11 vezes ao Q3 e largou na frente do brasileiro em 15 dos 20 GPs. Seriam mais, não fossem as inúmeras punições que sofreu. A posição média de Bruno no grid foi 14°. De Maldonado, 10°. Essa foi sua principal deficiência: classificações. Em posições de rabeira, o primeiro-sobrinho ficou muito sujeito a refregas de começo de corrida. E elas aconteceram com frequência.

O ritmo de prova de Bruno, no entanto, não foi ruim. Conseguiu algumas boas recuperações e fez corridas razoáveis na China, na Hungria e em Abu Dhabi. Mas nada que demovesse a Williams de efetivar Bottas. Que na minha opinião não foi, como escreveu o colega Fábio Seixas, uma escolha política. Não há escolhas meramente políticas na F-1. Há escolhas pautadas por vários fatores: relacionamento, qualidade técnica, capacidade de atrair patrocinadores, currículo, bom empresário. Tudo junto resulta num piloto titular.

Bottas, de 23 anos, tem um bom currículo, apoio forte de uma grande empresa na Finlândia e seu empresário é Toto Wolff, sócio da Williams. É promissor, foi preparado para ser titular com seus 15 treinos livres no ano (ninguém dá isso a um piloto se não tiver a intenção de vê-lo correndo) e não há nada de errado na sua promoção. Como preparado foram Vettel, Grosjean, Di Resta e muitos outros. Preparados por equipes,  empresários, montadoras, patrocinadores… Essa malta toda precisa apostar em alguém para fazer a roda girar, e aqueles que dão as cartas no jogo escolhem os que consideram bons o bastante para neles depositar suas fichas.

Senninha, para desbancar Barrichello no ano passado, apresentou um currículo breve, mas razoável, um dinheiro considerável (Eike Batista, P&G, Embratel, Santander) e, aí sim, com uma boa carga política representada por seu sobrenome. Também não havia nada de errado nisso. Uma vez titular, teria de mostrar serviço. O que mostrou, pelo jeito, não foi suficiente. E se Bottas também não mostrar, terá o mesmo destino.

É assim que as coisas são.

152 comentários

  1. Marcel disse:

    Realmente temos hoje um piloto se reencontrando (Massa) e um que ainda tem muito a aprender (Senna), torço pra que Massa não precise passar por outra possibilidade de demissão pra correr direito, já Senna, sei lá, dá seus patrocinadores para o Barrichello, eles vão vender mais e o grande Rubinho, vai dar o show que sempre deu, lembrando que Barrichello bateu Hulk em 2010 e Maldonado em 2011, esses mesmos considerados “revelações” na F1 em 2012. Maldonado e Senna tiveram um carro vencedor, feito pelo com as observações do Saudoso Barrichello que foi chutado pela equipe que hoje não enxerga mais sua história vitoriosa. Quantas ótimas corridas teríamos visto em 2012 com a williams se Barrichello estivesse lá? Torço muito pelo Rubens e Massa, que no momento, são os melhores que temos. abraço!!

  2. Anderson disse:

    Agora vamos lembrar uma coisa, to com a impressão que o barrichello tá querendo despistar a impressa e ele está jogando palavras para todo lado mesmo para a formula 1, para quem um dia falou que estava sangrando pela formula 1? lembram que houve aquele evento dele entrar no lugar do maluco da primeira volta, crojean, e sei que chegou-se a ter um contato entre a lotus e barrichello, mas não vingou devido a pressão dos patrocinadores do terceiro piloto, o que também seria injusto né, mas será se esse contato não pode ter sido a faisca necessária para eles estarem demorando para informar o segundo piloto, será que o a lotus não está tendo contatos com o barrichello e ele está correndo atras de patrocinadores, mas sem falar para qual modalidade vai ser?, somente dizendo o uma equipe grande vamos de uma modalidade que tem visibilidade?. só estou especulando, pois até gostaria que ele se despedi-se da formula 1 pela porta da frente, uma boa lotus ajudaria. Pergunta quantas equipes o Barrichello já correu, acho que ele é também o piloto que tem mais equipes em seu curriculo, isso é interessante.

  3. Heberson Pinheiro disse:

    Flávio, quanto as especulações e Koba e Kimi na Lotus. Fundo de verdade?

  4. mariano disse:

    Quando acho que vou ler uma matéria interessante, no final vejo que perdi meu tempo.
    Jornalista burguês que analisa corridas sem ir aos circuitos não tem moral para falar…

  5. Rafael Morandini disse:

    Concordo com todo o texto, mas fico muito triste de ver o Bruno nessa situacao. Espero que ano que vem va pilotar na Force India.

  6. Ricardo Cérbero disse:

    Comentando objetivamente, do ponto de vista técnico e “bagagem”, e deixando à parte a “carteira comercial” que cada um precisa ter (e isso não é novidade da F1, nem no automobilismo em geral e qualquer competição/entretenimento nesta parte da Via Láctea), o Bruno Senna não tem nada que pedir ou pleitear. É piloto pra Marussia e Caterham (nesta ordem), ou, com muita boa vontade, Toro Rosso (sim, eu sei que STR não há vagas, é apenas um exemplo).

    E outro detalhe importante, que aparentemente foi ignorado pelas pessoas que defendem os interesses do Bruno, é que a Williams há pelo menos 10 anos é um moedor de carne, uma mera analista de planilhas. Ou sabiam, só não imaginavam que o rapaz ia ter um desempenho tão abaixo da crítica, de acordo com as possibilidades.

    Se quiser continuar na Hollywood do automobilismo, vai ter que pensar como desempregado endividado. Se quiser continuar “se divertindo”, acho que não falta emprego pra ele.

  7. pc disse:

    Muito fraco. Já ficou especialista em dar desculpas. Fez uma lambança danada com Vettel. Desponta para a obscuridade na F1. Grande futuro na Stock.

  8. Manoel Barros disse:

    PARECE que o cara está em duas Folhas: na de São Paulo e na da família Senna.

    Tá ficando chato!

  9. Mauricio disse:

    Gente!

    Parece que a coisa esta ficando muito interessante agora.

    Koba estaria se acertando com Lotus para formar dupla com Kimi. Seria a dupla mais interessante da F1 de todos os tempos!

    Já a P&G estaria se acertando com a Ferrari, com a marca Gillete. Bruno é patrocinado da marca.

    A se somar com as noticias de ontem dizendo que Senna estaria se acertando com a Force Índia e que a escuderia passaria a usar o motor da Ferrari…

    Acho que 2013 vai ser ainda mais animado que 2012…

    Resta saber o que será da vida do maniaco da primeira volta.

  10. Martim disse:

    Flavio, achei esta matéria no blog da MetSul – Meteorologia bem interessante ” O grande perdedor do Grande Prêmio Brasil de F1 não correu ”
    abç
    http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/116/O_grande_perdedor_do_Grande_Pr%C3%AAmio_Brasil_de_F1_n%C3%A3o_correu

  11. Maxwell disse:

    Tem um cocô de pombo no capacete do Bruno.

  12. Jorge Y.M. disse:

    É a tal “falta de carisma” q faltoupro Senninha e q sobra pro Koba! Q aliás, já arrecadou em menos de uma semana 100 milhões de yens em doações…

  13. Osmar Tellos disse:

    Tomara que o Eike Batista compre a HRT para o BrunoX $enna brincar. Daí, ninguém tira ele de lá…

  14. Assim são as coisas e isso já era previsível, e seria melhor o Luis Razia ir para Force India do que o Bruno Senna. O Brasil precisa de uma geração nova na F1, e o Luiz Razia quem sabe pode ser o próximo campeão brasileiro, e ainda tem o Felipe Nasr que está a caminho. Na F1 a grana e a força política fala mais forte!

  15. wagner disse:

    Bruno foi prejudicado pelos treinos de sextas? …sim!!
    estava pevisto em contrato? sim (azar o dele)

    suficiente para tomar 0.470s de desvantagem media em classificação ? não
    seu companheiro ganhou corrida e bruno não
    seu companheiro fez mais pontos.
    e terminou mais vezes na frente tanto em provas quanto em classificação.

    Chorar o quê? simplesmente mancha o nome senna. Antes de chegar na F1 Senna fez por merecer… seninha foi pior que nelsinho.

  16. Luciano Vido disse:

    Nem achei a campanha do Senninha tão ruim assim, se comparado ao Maldonado, que ganhou uma prova, ele ficou so 14 pontos atras ou seja, muito menos que os pontos da vitoria. Portanto nao foi este o fator da troca. A verdade é que ele é fraco mesmo, muito fraco, um cone sentado no lugar dele faria quase o mesmo. Vamos aguardar os jovens pilotos brasileiros q vêem por aí. Tomara q sejam melhores q este senna e q o massa.

  17. juares disse:

    JÁ VAI TARDE e só andou pela grana que levou e depois do fiasco em SP…
    Existe muitos pilotos melhores no Brasil que estão chegando na F1.

  18. Mauricio Beniacar disse:

    Não acho que o Bruno seja melhor que o Maldonado, mas se juntas as horas rodadas a menos nos treinos de sexta-feira (se não me enganos, 15 de 20), faz uma boa diferença. As condições não eram iguais…

  19. Carlos A Augusto disse:

    O locutor oficial pensa que é o dono da verdade mas na realidade ele burro, quem acompanha a F1 a muitosmanos já escutou cada barbaridade, mas vamos aos fatos: Na minha opinião o Sobrinho Senna já esta com um pé na Force Indian, pois, seu capacete ficou laranja igual ao da nova propaganda da Petrobras e nas cores da Force Indian não é muita coincidência?

    abraço,

    Carlos
    Vamos Lusa.

  20. George McCrae disse:

    So falta o Sobrinho fazer que nem o Mito. Deposite qualquer valor e faça feliz um piloto para que tenha um lugar em 2013 para pilotar. Mas dar uma forcinha pra vaquinha do Kobayashi vale a pena.

  21. Christian disse:

    Como diz Coxinha: “Caba ruim de volante não procedeu, a tesoura comeu!”.

    Infelismente é isso que Bruno tem sido: muito ruim de volante. Mas também acho que ele deveria ter mais uma chance, em uma boa equipe. Todo mundo condenava Massa, inclusive eu, mas agora ele parece ter se reencontrado, e isso é muito bom! Quem sabe isso também não aconteça com Senna?

  22. Mauricio Alves disse:

    Graças a Deus!!

    Já não era sem tempo que esse cara foi demitido!

  23. Ricardo. disse:

    Flavio concordo plenamente com o seu texto,e acho sinceramente que o Bruno fez uma boa temporada{claro que Bruno jamais chegará perto do tio ,mas quem chega!!!},não acho que haveriam pilotos muito melhor que ele no mercado,e o que manda hj em dia em relação a pilotos na f1 é o dinheiro e acabou{com excessão aos pilotos das equipes de ponta claro},ou o Serjio Perez fez um ano que mereceu o lugar na Mc Laren??O Koba anda tanto quanto ele e está fora da F1 no ano que vêm!!!,o Hulk ficou fora durante um ano inteiro mesmo fazendo a pole no gp Brasil do ano anterior e metendo pressão no Barrichelo com uma Williams bem pior que a deste ano!!O Grojean só faz lambança e parece que continua na Renault ano que vêm.Qual é o padrão?Dinheiro,contatos,comercio,patrocionos e por ultimo ser um piloto de razoavel para bom.abraço.

    • Anderson disse:

      Pressão do Barrichello, você tá louco? você sabe qual foi a diferença entre os dois em pontos, em classificação, o Hulk deu sorte de ter feito aquela pole justo no momento em que a pista estava mais seca, e tinha saido antes de todos feito uma volta para aquecer os pneus, os outros só deram uma volta, amigo sinceramente você fala é muito coisa sem conhecer, que a Willians daquele tempo não se compara com a de agora todos sabem, obs: Willians cosworth 2010 barrichello 47 pontos / Hulk 22 Pontos – Willians Renault maldonato 45 pontos / Bruno 31 pontos.
      Incrivél mesmo com um carro que como você falou é pior do que o deste ano ele fez mas ponto que maldonato e bruno, e hulk dando pressão em barrichello kkkkk sério não curto o barrica mas vamos falar a verdade, piloto mesmo foi o Verdadeiro SENNA, o barrica é bom, mas o primeiro do Brasil é o Verdadeiro SENNA.

  24. Luiz G disse:

    Flavio, se o Bruno não conseguir uma vaga na F1, vc tem alguma idéia de qual será o movimento dele?

    • marcos oliveira disse:

      Já conseguiu!!! Modelo de roupas!!! ENFIM, quem sabe ele descobriu a verdadeira vocação? Porque de piloto não é! Hein Babão Bueno??? E aí??? Voce não acha que o costela vai se sair melhor como modelo??

  25. Cardoso Filho disse:

    Isso só vai resolver quando Eike e mais uns 10 investidores comprarem uma equie de Formula 1. Mesmo que seja fim de pelotão o retorno e a visibilidade será bem maior que investir num piloto só. Já pensou uma equipe brasileira com piloto brasileiro, sem responsabilidade inicial de pódium ? E com Galvão sendo orientado a falar dela ?

  26. Marcos disse:

    Rubinho falou numa entrevista recente que os treinos das sextas-feiras são muito importantes para o acerto do carro para o restante do final de semana. Mesmo o Bruno não sendo uma maravilha, e ainda que aceitou e assinou o contrato que previa a sua não participação nos treinos das sextas, o fato é que isso deve ter prejudicado, em parte, os seus treinos de classificação.

    • Renato disse:

      Pode ser que sim Marcos. Pode ser que tenha atrapalhado mesmo. Dificulta a questão do acerto. Aliás, ideia ruim essa colocar um cara para ocupar a cadeira do titular bem na véspera. Mas, enfim, também não sei ao certo se influenciou tanto. É esperar pra ver se vem a Force India sem nenhum impedimento do tipo.

      • marcos oliveira disse:

        Gente!! Quem é do ramo é do ramo! A falta de treinos na sexta feira é de uma certa forma importantíssima, mas, se o Bruno fosse realmente bom, sentava a bunda no carro e detonava o Brotas e o Maldonado, e não foi isso que vimos nos treinos classificatórios o ano todo. ENFIM, vamos ser realistas, nome e dinheiro não pilotam carros, e o Bruno é fraco, melhor do que ele aqui no Brasil tem vários!

    • Anderson disse:

      A Willians foi esperta isso sim, eles demoram muito para definir seus pilotos no começo de 2012, no minimo devem ter feito a proposta para o barrichello ceder o carro na sexta-feira, e ele que não é bobo não topou ai entrou a necessidade do bruno, e o dinheiro também e pronto willians 2012. Mas como falei ela foi esperta a intenção sempre foi o Botto cor de rosa, eles queriam aguém para servi de escudo na preparação do botta para 2013, pois se eles colocassem o botto em 2012 ele se queimaria para formula 1, pois o carro estaria ainda em desenvolvimento e ele consertesa não conseguiria continuar em 2013. agora com o carro já mais desenvolvido e sabendo que o mesmo é bom, e o botto usou os treininhos do bruno de sexta feira vai fazer uma bom 2013, alguém que apostar?

  27. Helder Sobrêda disse:

    Bom, de todo o ocorrido, aconteceu o natural, nada de injustiças ou de trapaças.
    Agora não me venham com xurumelas dizendo que é um piloto brasileiro a menos, como vamos ficar.
    A frase é: Seja competente e se estabeleça.
    Tudo normal.

  28. isaac disse:

    Foi bom ele ter saído da Williams, espero que entre na Force India e faça os treinos todos, e caso contrário, uma Caterham não seria de todo ruim.

  29. Daniel Ricciely Alves disse:

    Vamos ver o que o locutor oficial fala agora na tv, onde todo mundo fala o que quer.

  30. Kilim disse:

    Acho que a Williams não foi legal com o Bruno.
    Eles tem uma dívida moral impagável com a familia Senna e com o povo brasileiro !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>