MENU

quarta-feira, 30 de outubro de 2013 - 16:13Brasil, Dica do dia

TÚNEL DO TEMPO, RECIFE

SÃO PAULO (deve ter mais) – Lembram-se do nosso japonês misterioso que gravava imagens de São Paulo nos anos 80/90? Kazuhiko Kobayashi é o nome dele, e apareceu aqui no blog pela primeira vez em março. Pois este post é especial para o pessoal de Recife. São imagens da capital pernambucana em 1990, mixadas com outras atuais. Quem descobriu foi o Dú Cardim. Divirtam-se! E se quiserem mais, tem meia hora de imagens só de 1990 aqui. Tem imagens de oficinas e revendas de motos, ele trabalhava na Honda, e dezenas de motociclistas trafegando sem capacete. Pelo jeito, não era grande preocupação na época. É muito legal ver os carros com placas amarelas, os ônibus, as roupas… Uma viagem.

15 comentários

  1. fa disse:

    São 21 anos que näo volto à Recife. Boas lembranças dresses anos 1987/1990…

  2. Daniel Julio disse:

    Adorei o vídeo, paisagens dos anos 90 que são bem semelhantes as que vemos hoje no Centro do Recife.

  3. Daniel Julio disse:

    Adorei o vídeo, paisagens dos anos 90 que são bem semelhantes a que vemos no Centro do Recife nos dias atuais.

  4. carlos venicius disse:

    por que não resevarão um lugar no museu do homem do nordeste para um exenplar do ônibus eletrico do recife, já que eles fizeram parte da historia da nossa cidade no ano de 1987 eu vim morar na caxangá com 3 anos de idade e onde moro ate hoje faz muita falta os eletricos, se existise hoje eu trocaria o brt por eles.

  5. Muller disse:

    Sim a cidade evoluiu. Prédios públicos pintados, um dia de sol pra deixar as imagens mais bonitas e um shopping (o famoso Rio Mar). Mas sem ser ranzinza: a cidade está melhor hoje.

    De fato, desde Marco Maciel no governo FHC PE e Recife vem recebendo investimentos públicos e, por consequência, privados também. Lógico que toda área de crescimento econômico no Brasil sofre com a falta de planejamento e os tradicionais desvios de dinheiro; em Recife não podia ser diferente. O trânsito travou há 3 anos e as ruas e avenidas são as mesmas de 40 anos atrás. Pior: no centro, como se pode ver nas imagens, são ruas centenárias planejadas num tempo onde sequer automóveis existiam. A saída de muitas empresas foi se estabelecer na área de Boa Viagem, de urbanização mais recente (e mesmo assim mal planejada) e o resultado foi o visto nas imagens: espigões, comércio, especulação imobiliária feroz e a descaracterização de “BV” como aquele ponto turístico de antes.

    Mas também é lógico que esse crescimento fez a cidade melhorar. Em muitos aspectos. Inclusive culturais – cultura essa tão rica mas que em 1990 estava sendo soterrada pela baiana. Foi nesse período que surgiram Chico Science e seus seguidores, num movimento de resgate cultural que encontrou apoio político e recolocou Recife como polo cultural no fim da década de 90.

    Acho que o grande problema dessa cidade é exatamente esse – o crescimento econôimico e o resgate/preservação cultural são celebrados pelo poder público, mas analisando de perto estão em conflito. O mesmo centro velho (Recife Antigo, que só aparece nas filmagens atuais) converge locais de preservação e celebração com escritórios comerciais e empresas de tecnologia, e nem sempre essa união dá certo. Talvez fosse deixada a região para os artistas, como Olinda fez com o sítio histórico, e as empresas de ponta fossem levadas para outro local com mais infra estrutura… não sei dizer.

    Saí de SP pra Recife há 12 anos e peguei boa parte da “evolução”. São vários os problemas e consequências negativas, mas não há dúvidas: é uma cidade bem melhor pra se viver hoje que quando cheguei. Ou que visitei em férias com a família nos anos 90.

  6. Ed disse:

    Nessa época eu fazia faculdade. os tubarões ainda não comiam gente na praia de Boa Viagem e o Recife não é o que é hoje, quase uma São Paulo. Mas ainda é uma cidade bonita.

  7. Rafael disse:

    O Recife evoluiu demais, mas muito mesmo.

    O PT injetou muito dinheiro no Nordeste como um todo. Está longe do ideal, mas melhorou demais.

  8. Moy disse:

    Show de bola! O Recife mudou muito. Pena que pra pior. Mas continua bonito na foto.
    Esta ponte é conhecida como “Ponte de Ferro” e estava lotada de camelôs até uns dias atrás. A prefeitura tirou todo mundo e colocou na Av. Dantas Barreto ( Uma avenida que liga o nada ao lugar nenhum). Aí os caras fizeram um protesto por “melhores condições de trabalho”. Vá entender …
    Faz 5 anos que corri da capital. Vim mais para o interior, morar a apenas 3km do trabalho e me arrependo de não ter feito isto antes.
    Como diria o Chico Science: Num dia de sol o Recife acordou … Com a mesma fedentina do dia anterior.

  9. JOSUE disse:

    Muito legal, matar a saudade da minha antiga Recife. Transito tranquilo igualzinho o de hoje!!!

  10. Erick Santos disse:

    Ah, existem mais videos antigos dele.

  11. Erick Santos disse:

    Como recifense, leitor e fã tanto do site como do autor dele fiquei pasmo ao ver como minha cidade mudou (em muitos aspectos para pior) nesses 23 anos.Bateu uma saudade imensa dos passeios com minha mãe pelo Recife. Saudade de ver os ônibus antigos, de empresas que não existem mais e vc sabia Flavio,que não sobrou um trolebuszinho sequer para contar a história do transporte pernambucano… políticos filhos de uma p*ta!!!

    Valeu por postar essa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>