VETTEL BY WEBBER | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 24 de outubro de 2013 - 16:01F-1

VETTEL BY WEBBER

SÃO PAULO (só esperando) – Uma frase dita hoje por Mark Webber sobre Sebastian Vettel, com quem não divide nem um isqueiro, dá bem a medida de como o alemão é bom e respeitado.

“Ele tem sido incrivelmente consistente e tira o máximo do carro. Venceu com um carro dominante, mas também venceu com um carro que, em algumas corridas, não deveria ter vencido.”

É isso. O australiano acha que para bater Tiãozinho nas atuais circunstâncias, só tendo um fim de semana absolutamente perfeito. E é ele, e só ele, quem pode fazê-lo, pois tem um carro igual.

Mas a essa altura do campeonato e de sua carreira, nosso canguru desolado não tem grandes pretensões. O título virá domingo em Buddh. Alguém duvida?

55 comentários

  1. Paulo Vargas disse:

    (E é ele, e só ele, quem pode fazê-lo, pois tem um carro igual.)…..KKKK carro igual? Só se for na pintura e vc melhor que ninguém sabe disso Flávio

  2. TEDESCO disse:

    Webber foi o melhor canguru que já dirigiu um formula-1 e ponto final.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Alonsinho vai ter outro final de semana daqueles! E se não fosse o bastante ainda ganhou a companhia do Raikkonen para o ano que vem. E só para lembrar o IceMan não é o Massinha Frou-Frou. Fortes emoção para a próxima temporada!

  3. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Já dizia Frank Willians quando tinham Newey na equipe: “Qualquer piloto pode vencer com meus carros”. Damon Hill ganhou o título de 96 pela Willians e foi simplesmente descartado pela equipe pra dar lugar pro Jacques Villeneuve, que acabou também sendo campeão em 1997. Newey foi pra McLaren em 1998 e o que aconteceu?? Mika Hakkinen campeão em 1998 e 1999. Se o Newey e Hill não tivessem saído da Willians, quem sabe o pífio Damon Hill não seria hoje no mínimo tetra-campeão e uma lenda tambem…

    • TEDESCO disse:

      Felizmente para a F-1 esse seu exercício de futurologia (!?) não se cumpriu. Damon Hill tetra campeão (!) não faria bem para ninguém, afinal como disse Jack Brabham ” O carro é importante, mas aquele sujeito que vai entre o banco e o volante continua e sempre fara a diferença” Amém!

  4. Fernando disse:

    Tudo isso é mesmo muito estranho. Todo piloto almeja conseguir pilotar o melhor carro e ter um companheiro de equipe não tão bom quanto ele. Entretanto, quando isso ocorre, e ele de fato pilota um carro muito melhor do que os rivais (além de ter um companheiro de equipe de nível bem inferior ao dele), nós ficamos sem ter exata noção do quão bom ele é. É claro que o Vettel é um ótimo piloto. Mas o quanto ele é melhor do que os outros ? Será que ele é tão superior a Alonso ? E Hamilton ? Por isso agredeço aos deuses das corridas por nos ter possibilitado assistir Piquet x Mansell, Prost x Senna, Lauda x Prost, Alonso x Hamilton, etc … Abraços a todos !

  5. João disse:

    “mas também venceu com um carro que, em algumas corridas, não deveria ter vencido.” Talvez ele quisesse falar que teve ocasiões em que ele tinha um carro melhor e estava na frente, mas graças ao multi 21 e outras estratégias de parada, Vettel acabou vencendo essas corridas.

    • David Santos disse:

      Pois é João! Sem tietagem vc percebeu que a equipe armou pra cima do canguru-perneta e o “Fettel-gold-boy” faturou… E sem deixar de mencionar o acontecido no Japão com aquela tática fuleira de três paradas para o Weber que resultou no quê? Hooora mais é claro… na “vitória” incontestável do Fettel-boy… Como diz o Datenão “me ajuda ae paletó!”

  6. Eric Musashi disse:

    Toda caixinha de comentários vira briga entre fãs dos Vettel e fãs do Alonso.
    Discussão inútil: os dois pilotaram muito em 2010, 2012 e 2013. Foram os melhores da F1 nesses anos.

    A exceção fica por 2011, em que, ao lado de Vettel foi Button que arrebentou.

  7. Eduardo Schmidt disse:

    Desde os tempos áureos de Schumacher não houve um piloto tão talentoso quanto Vettel, a cada corrida ele impressiona ainda mais…creio que Vettel será um dos maiores da história, e por enquanto vem merecendo!!!

  8. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Acho que o que acontecia era o seguinte: Nos primórdios da F1, o talento do piloto ainda era decisivo, ficando a responsabilidade dividida 50% carro e 50% piloto. Com o passar dos anos e o crescimento do esporte (investimento massivo das montadoras e patrocinadores), esse percentual vem sendo alterado e hoje temos uma distância tecnológica tão grande entre as equipes que vemos o seguinte cenário: 80% carro e 20% piloto!! Vettel é um piloto excepcional, mas falar que ele ganharia tudo isso se estivesse na Ferrari ou Mercedes soa como Hipocrisia ou tietagem… Se você fã do Vettel é alguém como eu (acompanho a F1 desde 1998), antes de sair falando que ele “é o cara”, experimente assistir algumas corridas dos anos 80 e vcs vão ver o que era “pilotagem” e “concorrência” no sentido real da palavra.

  9. perna quebrada disse:

    Bem que poderia dar algum problema pro Vettel ´só pra ele ser campeão numa pista de verdade Austin ou Interlagos. Ser campeão sem ninguém na arquibancada e com toda aquela poluição é dose.

  10. Neto disse:

    O vettel é muito bom mesmo!! Webber , o único que tem carro da mesmo equipe, não e esses piloto todo. Vettel está competindo com ele mesmo. Se Alonso, Hamilton ,o homem de gelo e outros tivessem o carro no mesmo nivel do alemão, ele, ainda assim, ganharia corridas e até campeonato, mas não ganharia todas esse corridas que vem ganhando e nem essa sequencia de campeonatos.

  11. Fernando disse:

    O fato de somente o Weber poder ganhar do Vettel mostra que a disputa é somente entre esses dois. Não dá para dizer que Vettel é um gênio por ganhar o título de 2013. Dá para dizer que ele é melhor que o Weber.

    • Eduardo Schmidt disse:

      Ele vai vencer o 4º título mundial seguido…o que mais ele precisa provar pra vc entender que ele é o melhor piloto do grid???

      • Fernando disse:

        Conseguir um título com um carro de performance ao menos semelhante ao de Alonso e/ou Hamilton.

      • Seinfeld disse:

        Vettel não faria menos que Alonso e Hamilton com a Ferrari e a Mercedes. E Alonso e Hamilton fariam o mesmo que Vettel na RBR.
        Entendeu?
        Algum campeão foi campeão com um carro ruim?
        Deixa de ser implicante!
        Não basta ter o melhor carro e não ter competência para tal?
        Tem certeza que o Massa, o Grosjean ou o Rosberg fariam melhor que o Vettel com uma Red Bull?
        Tem corrida que a equipe “implora” para o moleque ir mais devagar!
        Quantos pilotos já ouviram isso na vida?
        E ELE NÃO ERRA!
        Então meu caro, engole logo o alemão.
        “Aceita que dói menos”.

      • Segafredo disse:

        Só existe uma razão p/ Vettel não estar cometendo erros atualmente(porque pouco tempo atrás cometia muito), ……o fato de seu carro ser anos-luz a frente dos demais e Webber não poder mostrar resistencia. (Eu disse não poder mostrar mesmo!) Porque mesmo quando sofria um pouco de pressão errava, Lembra de Montreal (2011 acho)a corrida que Button venceu quando encostou no alemãozinho ele se borrou todo e errou a curva, isso que chovia(o garoto não dizem, é bom de chuva?), por pouco não se esborrachou no muro. Então menos com o andô colega, bem menos!!!

      • Seinfeld disse:

        - Vettel é quase perfeito, mas quero ver se ele vai continuar assim daqui a alguns anos. RBR e Vettel são uma combinação boa demais para nós – afirmou o espanhol FERNANDO ALONSO

      • Tiago Avila disse:

        É que nos 2 títulos do Alonso e no único do Hamilton seus carros eram muito ruins…

      • Fernando disse:

        Vettel é bom piloto sim, mas especificamente nesse ano de 2013 ele só me mostrou que é melhor do que o Webber. A diferença entre os carros foi grande demais. Até o Adrian Newey reconheceu isso, ao dizer que não são os números que fazem um grande piloto.

  12. hausensson disse:

    Quando o cara ganhou aquela corrida de Monza, quem não pensou: “Quando esse Vettel chegar numa equipe grande, acabou a festa!”

    E era uma festa, ate certo ponto. Sem Schumacher, voltávamos a ver brigas pelo titulo. 3, 4, 5 pilotos ganhando corrida, disputando.

    Agora já era. Do jeito que esta, ele encaixa mais uns cinco títulos, se não enjoar de tanto ganhar antes…

    • Leonardo Costa disse:

      Na época daquela corrida em Monza eu achei que era só por causa da chuva.

      • Tiago Avila disse:

        Pois é, acho que muitos pensaram o mesmo. Mas o engraçado é que ainda assim ele era um aposta, já quando o Maldonado venceu ano passado, em condições normais, na pista mais conhecida de todos os pilotos, ninguém deu muita bola, acharam incrível e tals, mas ninguém apostou mais nada nele

  13. Gabriel disse:

    O Vettel é o melhor piloto da atualidade e não há dúvidas.
    A RBR só se tornou a melhor equipe com a chegada de Vettel, ( 9 anos na F1 e 4 campeonatos com Vettel )
    E mesmo Webber, só melhorou depois que Vettel chegou na equipe.
    Quantos pilotos foram campeões tantas vezes pela mesma equipe ?
    Só Schumacher e olha lá.
    E equipes campeãs seguidas ? Só Ferrari com 5 e McLaren 4.
    Se levarmos em conta que a Red Bull só está a 9 anos na F1, seu feito é muito mais significante.

  14. Um crime o campeonato ser decidido neste circuito natimorto.

  15. Thiago Giordano disse:

    Vettel é 2 meses mais novo que eu e vai ser tetra já…
    e eu aqui comentando em blog..
    vida injusta!

  16. Peter Perfeito disse:

    O alemãozinho é bom mesmo.

    E palmas pra ele.

  17. Seinfeld disse:

    O moleque é f…da!

    Cabe a quem inveja torcer contra. Embora o retrospecto mostre que não funciona.

  18. David Santos disse:

    “… Venceu com um carro dominante, mas também venceu com um carro que, em algumas corridas, não deveria ter vencido.” – Pois éh… Isto não deixa nenhuma dúvida de quem tem o melhor carro e que por isto, tem batido todos os recordes de precocidade… Agora ganhar corridas com um carro inferior não é só exclusividade do “Fettel-boy”! Só citando um único exemplo (temos vários) o El Fodon no ano passado também venceu com um carro nitidamente inferior! Más nunca na sua era na Scuderia, ele teve um carro decente pra brigar verdadeiramente pelo título. Não tou aqui negando o talento do Fettel, más agride a nossa inteligência querer colocá-lo como maior que Senna, Prost e Schumacher.

    • Peter Perfeito disse:

      Agride a sua “inteligência”, isso sim.

      “Nossa”, o escambau!

      Se até o Webber que tem suas rusgas com o cara, o Hamilton, Bernie Eclestone e alguns ex-pilotos colocam o cara nesse nível, quem é você pra se sentir “agredido na inteligência”???

      Se controla rapaz!

    • Diogo Batalha disse:

      Cara, ele ganhou corrida com uma TORO ROSSO, com apenas 21 anos, no braço.
      Sem mais.

      • David Santos disse:

        E o Senna com a Tollemam que foi roubado dele uma vitória certa em Mônaco? Aí não conta?

      • Eric Musashi disse:

        Claro que conta. Foram dois feitos incríveis que os rivais de ambos jamais repetiram.

      • Segafredo disse:

        O feito de Senna com uma Toleman não se compara com nenhum outro de Vettel, Schumacher ou quem quer que seja….simplesmente aquilo foi inacreditável, e aquele ano ainda mostrou do que era capaz conquistando pódiuns em Portugal e BrandsHatch. Sem mais!

      • Diogo Batalha disse:

        A Tolleman ainda era mais carro que a Toro Rosso daquela época – montada na base da antiga MINARDI – e numa época onde o carro fazia menos diferença que hoje em dia. Se você botar o Alonso numa Willians de hj em dia, ele não sai da rabeira nem com muito pé no chão.
        O que mostra que Vettel precisou ser ainda mais genial.

      • David Santos disse:

        Com base em que vc diz que a Tollemam era mais carro que a Toro? Que eu saiba as machas naquela época eram seqüenciais (forçosamente o piloto tinha de tirar a mão direita do volante) e não dispunha de todo o aparato tecnológico destes carros de hoje. E a pista de Mônaco convenhamos, é de longe mais seletivo que Monza não concorda? Então amigo, Senna (ficando só neste exemplo) foi sim mais piloto que o “Fettel-boy”!

      • Segafredo disse:

        David, esse Diogo não merece ser levado a sério. O cara só fala asneira: Toleman mais carro que ToroRosso? pra cabá!

      • J Fernando disse:

        Não.
        Não ganhou, não conta. A história que envolve a corrida não entra nas estatísticas.
        Com a Toleman, Senna não ganhou corridas.

      • Fernando disse:

        Para quem sabe inglês, aqui estão palavras de Adrian Newey:

        ““It would be fantastic if Sebastian could go on to eclipse Michael’s record, but that doesn’t necessarily define greatness. When we talk about all-time greats, the names of Senna, Clark, Stewart, Fittipaldi come up as well as Michael and Fangio. In terms of championships, some of them have had a fraction of the success Michael has. There’s that intangible thing that defines greatness which isn’t simply results. What Sebastian is well on his way to doing is establishing himself as one of the all-time greats.”

        Disse tudo.

      • TEDESCO disse:

        BUAAAAAAAA!!!!! Adoro o choro da viuvas do Senninha.
        Só um detalhe, quem vinha voando e iria ganhar aquela mítica corrida na chuva seria o Stefan Bellofs como já foi dito aqui inúmeras vezes. Mas a “Rede GLOBO” como sempre viu outra corrida!

    • Eduardo Schmidt disse:

      Eu o colocaria no mesmo nível…ele é completíssimo, rápido demais nos classificatórios, rápido e consistente em corridas, ótimo em batalhas, e na chuva literalmente faz chover…olha, acho que pelo menos o Prost ele já passou (não tinha a mesma qualidade em chuva)…Senna é mito (mas devemos reconhecer que por vezes a capacidade de acertar o carro e o ritmo em corridas deixava a desejar), mas Vettel está muito próximo, e está no encalço do que foi Schumacher nos tempos áureos (não considero que o Schumi foi tão bom em batalhas),,,difícil mesmo David…eu faria esse ranking:

      1) Senna dividindo com Schumacher;
      3) Vettel;
      4) Prost;
      5) Piquet;

    • Eric Musashi disse:

      Em 2010, a atualização do meio do ano deixou a Ferrari tão rápida quanto a Red Bull. Só que aí houve uma má largada em Abu Dhabi, e depois havia um Petrov no caminho…

      Lembrando que Alonso precisava ser quarto e largou em terceiro naquela corrida.

  19. Gastão disse:

    O carro do Vettel vai quebrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>