SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (ah, a fumacinha dos dois tempos…) – Bueno, chegamos tarde, mas chegamos. Para dizer, antes de mais nada, que o acidente entre Raikkonen e Alonso ontem em Zeltweg foi dos mais esquisitos de todos os tempos porque a rabeada que o carro de Kimi deu não se explica. Ninguém na Ferrari explicou. Ele também não. Me mandaram vários vídeos do sinistro. Este aqui embaixo mostra bem, com imagem aproximada, como o finlandês perde o controle na reta. Que diabos aconteceu? E olha que os bandeirinhas escaparam por pouco. Poderia ter sido bem pior.

No texto do Renan do Couto de hoje, outra imagem, capturada da arquibancada, mostra claramente o destempero da Ferrari raikkoniana. Alonso não teve muito o que fazer. “Tivemos sorte de eu não ter acertado a cabeça dele”, falou o espanhol, que vive seu pior ano na F-1 — menos por culpa dele, mais pelo alinhamento dos planetas que deixou Honda e McLaren completamente tortos.

Sorte mesmo. Muita sorte.

Outro tema do fim de semana foi o apetite da FIA por punições. Somados, Alonso, Button, Ricciardo e Vettel perderam 70 posições no grid. Uau. faz algum sentido?

Tenho cá minhas dúvidas, muitas dúvidas. Essa sanha punitiva vem de algum tempo e costuma irritar mais quando se trata de aplicar penas a pilotos por situações de corrida que os comissários interpretam com um fundamentalismo digno do presidente da Câmara. Mas quando itens técnicos incompreensíveis levam às punições, são equipes e pilotos que se sentem impotentes. OK, tem regra. Mas precisa ser tão complicada? Se a F-1 adotou esses motores divididos em três, era evidente que iriam apresentar problemas infinitos. E a história dos “tokens”? Alguém realmente consegue entender como funcionam esses critérios de desenvolvimento por pílulas?

Regra básica de qualquer esporte: quem assiste precisa compreender o que está acontecendo. Na F-1, está todo mundo perdido.

Amanhã começa uma mini-bateria de testes, dois dias, lá mesmo na Áustria. Nove equipes vão participar. A Manor Marussia não tem grana. Dos 20 pilotos escalados, 11 não são titulares em seus times e tem uma porção de novatos — como Esteban Ocon, na Force India, Marco Wittmann, na Toro Rosso, Pierre Gasly, na Red Bull, e Antonio Fuoco, na Ferrari.

[bannergoogle] O burburinho sobre a insatisfação da Red Bull com o atual estado de coisas na categoria segue forte. “A empresa não precisa da F-1”, disse Christian Horner, que já vê o desemprego bater à sua porta caso Didi Mateschitz resolva tirar as latinhas de campo. É uma tese. Verdade que a marca de energéticos ganhou projeção mundial com as corridas, mas quem acha que ela só está nas pistas se engana redondamente. Faça, por exemplo, um projeto de pular do Empire States segurando um lençol e apresente à Red Bull. Se os caras acharem que você tem alguma chance de não se esborrachar na Quinta Avenida, é possível que arranje um patrocínio. A empresa austríaca investe em tudo que parece maluco no mundo, e foi assim que se tornou popular. A F-1 ajudou, claro. Mas há vida fora dela.

Horner, inclusive, sugeriu que chamem Ross Brawn para elaborar um novo regulamento técnico para a categoria para 2017. Gosto da ideia, desde que simplicidade seja a luz-guia desse negócio. Simplicidade siginfica compreensão do público, prazer dos pilotos e das equipes e, sobretudo, custos bem mais baixos.

20156221624113_rosberg red bulletin_O E o mico do domingo acabou sendo relacionado à mesma Red Bull, mas não teve a ver com seu desempenho medíocre na pista. O jornal que a equipe publica nas corridas, o já famoso “Red Bulletin”, cravou Hamilton como vencedor do GP da Áustria e caiu do cavalo. Rosberg não perdeu a chance de tirar uma onda.

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Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

A única notícia boa desse acidente Bizarro é que ninguém se feriu gravemente. Com tantas punições sem limites a gente vê o impossível que é as carroças da Manor Marussia largando na frente de McLaren e Red Bull. Se a Red Bull foi prejudicada com esse novo regulamento, aí eles vão sempre reclamar! O Daniel Ricciardo derrotou o Vettel no ano passado na Red Bull, mas no final quem acabou se dando bem foi o Vettel que caiu fora na hora certa indo pra Ferrari.

Renato F1
Renato F1
8 anos atrás

Tem caroço neste angu do acidente!!! Numa reta??? E ninguém sabe o que aconteceu??? Com trezentos sensores em cada lado do carro??? Qual é! A explicação vai para o cofre trancado a 49 chaves (7×7) junto com o acidente do Alonso no fim da pré-temporada.

Agora, essa Red Buxa já deu no saco! Enquanto o piloto dela ganha quatro campeonatos seguidos, tudo é engraçado! Faz até jornal. Quando perde, faz birra ameaçando sair! Está pensando que é o quê? A dona da bola da pelada? “Se meu time não ganha, eu pego a bola e vou para casa!!!”

Deixem de ser crianças mais do que mimadas e vão trabalhar. A Se Ferrari trabalhou e melhorou muito. E mudem os editores. E essa previsão de o Hamilton vencer o GP da Áustria parece ter sido feita pelos economistas do Brasil!!!

John Player
John Player
8 anos atrás

Se fosse o Maldonado, o Perez, o Grosjean ou alguns dos novatos dando duas mancadas seguidas como fez o Kimi com essa Ferrari. já tinham crucificado.
Vettel tem um carro idêntico e não roda sozinho, “não se atrapalha com a aceleração” da “unidade de força”, etc, etc…
Coloquem o Hulkenberg nessa Ferrari do Kimi e isso não se repetirá mais.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
Reply to  John Player
8 anos atrás

Já está na hora do homem de gelo se aposentar e ceder o lugar para o Valtteri Bottas ou para o Hulkenberg.

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Vendo esse video me fica a impressão que Raikkonen inicia uma ultrapassagem quando outro carro entra ao lado do carro a frente fechando totalmente a pista, sem opção ele acerta o carro num movimento vrusco o que provoca uma derrapada traseira que acerta a roda dianteira do carro do Alonso. Resultado, o enrosco que assistimos com terror. Raikkonen Poderia ter sido decapitado nessa brincadeira.
Acho que o finlandês anda com algum problema a mais…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Ainda vou ter um troço… vrusco…
BRUSCO

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Realmente parece que ele esqueceu que tem retrovisores…

Zeno
Zeno
8 anos atrás

O vídeo on-board do príncipe das asturias sanaria grande parte dessa duvida, porque será que não disponibilizam?

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
8 anos atrás

Caro FG, eu tenho uma teoria sobre essas rodadas, como eu sou da ZL de São Paulo, andei muito nessa vida de Ônibus elétrico, quando o motorista pisa no acelerador, o ônibus arranca do ponto com muita força, tem que segurar firme, já me desequilibrei várias vezes quando viajava em pé, porque esses motores elétricos aplicam quase que instantaneamente a força nas rodas.
Você não acha que os motores elétricos das “unidades de potência”, e todas essas traquitanas de recuperação de energia acabam funcionando involuntariamente e dando potência demais na hora errada, fazendo o piloto perder o controle do carro mesmo em reta como foi o caso do Kimi???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Uma estatística interessante:

Somente um piloto levantou título na F-1 após o GP 200. E esse piloto não foi Alonso, que já soma 242 GPs disputados.

O espanhol já vem lutando contra uma regra que Schumacher excedeu em seu sétimo campeonato.

Mauricio P.
Mauricio P.
8 anos atrás

Impressão minha ou foi muito parecido com o que aconteceu na pré temporada com o Mclaren do Alonso? Se tiver algo alguma coisa a ver, pode muito bem ser por essa parafernália toda desses carros, embora os construtores sejam diferentes os sistemas devem ser muito semelhantes em seu funcionamento. Não seria nada estranho que tbm apresentassem problemas semelhantes.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Onde estão as imagens da camera on-board do carro do Alonso ?
É muito estranho que o vídeo que seria o mais esclarecedor sobre o acidente simplesmente não foi divulgado e não aparece em lugar algum…
Teria o espanhol tocado na Ferrari ?
Ou teria a Ferrari atravessado sozinha, como um Opala todo torto de arrancada ?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
8 anos atrás
David Santos
David Santos
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Muuuuuuito estranho! A Ferrari simplesmente deu uma guinada para a esquerda e partiu pra cima do carro do Alonso. Portanto, não foi culpa do El -Fodon!

marcos
marcos
Reply to  Robertom
8 anos atrás

Você matou a charada foi tocado pelo Alonso, não tem outra explicação.

Mauricio
Mauricio
Reply to  marcos
8 anos atrás

O toque a que vc se refere acontece quando Raikkonen tenta acertar o carro após a estranha guinada… Alias, vendo a cena pelo outro angulo me parece que ele começa a sair para uma ultrapassagem e outro carro emparelha, ele volta e acerta Alonso…
Sei não, mas acho que ta com cara de barbeiragem mesmo.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
Reply to  Robertom
8 anos atrás

Acho que o problema da Ferrari, foi uma peça que está atrás do volante!

É só a minha opinião, pois não sou piloto de F1.

Marcio Sarot
Marcio Sarot
8 anos atrás

Vou apostar meu tostão furado: Kimi Vodken não está conseguindo se virar com a mistura escorregadia de torque extra do motor elétrico com ausência de controle de tração. Ou seja: falta ajustar os mapas de controle cerebral do pé direito dele.

luigi
luigi
Reply to  Marcio Sarot
8 anos atrás

Isto só aconteceria na largada ou saída de curva de raio muito fechado e não nas circunstancias em que ocorreu , deveria se informar melhor sobre como funciona um “T C ” antes de postar tamanha bobagem . O que ele pode ter tido é um problema de diferencial no “Coast” ou “Pre-load “fora de tempo por problemas elétricos ,uma vez que é comandado eletronicamente pela centralina que ajusta os parâmetros de acordo com a posição do acelerador e outras variáveis.

Ulisses
Ulisses
8 anos atrás

Parece mesmo que a F1 está para entrar em uma das maiores crises de sua história. E por excesso de burocracia! (ou, se preferir, burrocracia)
Talvez Bernie, que já está com 80 anos (e la vai fumaça), queira acabar com a categoria que “criou”, com ciúmes da própria herança, na esperança de que ninguém mais fature com ela após a sua morte. Só pode! Não é possível tanta chatice sem nenhum tipo de intenção!
A gente gosta, tem paixão, acompanha essa “bagaça” faz muuuuito tempo, no meu caso, desde a Lotus “Gold Leaf” vermelha-dourada-branca de Emerson em 1971! A gente torce, briga, discute, estuda os carros, as equipes, lê histórias … mas está chato pacas acompanhar esses GPs com asas móveis, punições punições, punições, carros lentos e silenciosos.
O pior é que, quando não consigo assistir algum GP, tenho a sensação de que não estou perdendo muito (ou quase nada).
Acredito que a RBR não vai ficar na categoria, por falta de motores. A não ser que a Renaut acerte para o ano que vem, o que é provável.
Com motores Mercedez ela será um tipo de Williams mais rica, com motores Ferrari, pouco melhor que a Sauber, falta a Audi (acho que não vem para a F1 nem a pau!) e a Porcshe, está difícil para ela.
Se a RBR sair, vai ficar pouca gente … e aí …

Francês
Francês
Reply to  Ulisses
8 anos atrás

Concorde. Inclusive donos de empresa, ao chegar a determinada idade (ancião) muitas vezes destroem a empresa para não deixar aos herdeiros. Pura vaidade. Isso é muito comum.

luigi
luigi
Reply to  Ulisses
8 anos atrás

Caro Ulisses , acho que somos da mesma geração ,então sabemos que antes de pilotos como Emerson ,Moco e Piquet ,os apaixonados por automobilismo no país do futebol eram do mesmo tamanho da torcida da querida Lusa do Flavio , e que as corridas mais aguardadas no ano eram as de longa duração (tanto aqui como na Europa ). o crescimento de importância da F1 no cenário mundial tem muito a ver com a capacidade do Sr. Bernie , mas atualmente ele ,não gosta mais do esporte só o vê como fonte de riqueza (eu não entendo como qualquer pessoa queira ter mais dinheiro do que possa gastar durante a vida ,pode ser que não entenda pelo fato de ter um “Espirito Franciscano” ).
Quanto a Porsche ou AUDI na F1 ,acho quase impossível pois a categoria não traz o apelo para os carros e sim para pilotos ,ou seja não é tão bom negocio no campo publicitário para as marcas como o W E C que alem do mais ,tem um regulamento muito mais inteligente ,permitindo que cada um faça seu caro como queira dentro de algumas limitações regulamentares .( o perigo é o Anão de Jardim gaulês , capacho e capanga de Bernie , engessar os carros com o intuito de tirar a competição de engenharia de equipes e fabricantes usando a desculpa de “contenção de gastos”.Uma tal contenção que na F1 obriga a toda nova temporada um projeto novo *Parece até Contenção de Gastos * de um grande país ao sul do equador em que só o povo paga a conta )

Juarez
Juarez
8 anos atrás

E a F1 também não precisa da Red Bull. Ok. Existia antes dela, existirá depois dela. Possivelmente a Renault compraria uma das equipes a outra talvez tivesse apoio de alguma das grandes nos moldes Ferrari / Haas. Se tem previsão de mudança do pacote em 2017 ou se o regulamento prevê alguma flexibilidade tudo bem mudar. Agora, se não há previsão não se deve mudar as regras para premiar os incompetentes. A Red Bull se comporta como criança mimada. (Quase nível Neymar) Chororo dos infernos. Dominou 4 anos e a Mercedes não pode dominar 3?
Pior que regulamento ruim é virada de mesa.

Fernando Delucena
Fernando Delucena
8 anos atrás

Eu iria mais longe … chamaria logo Gordon Murray e Nelson Piquet pra elaborar esse novo regulamento!

Armando Vieira
Armando Vieira
8 anos atrás

Aparentemente foi quebra da suspensão traseira direita. Olhe o movimento esquisito da roda ainda na pista e quando pega o gramado. Abraços.

luiz
luiz
8 anos atrás

FG
Esta regra de punicao é ridiculo se comparado a quem infringe a regra durante a corrida por exemplo do hamilton, na Austria apenas acrescentando 5 segundos no final porque hoje muitas vezes se paga o time penalty junto com o pit stop. Sao dois pesos e duas medidas. Rigido demais para uns e leves para outros.
Tambem que liberem o desenvolvimento dos motores ( ou unidade de potencia) , cambio e estabelaca que cada item deva durar x corridas…os pneus idem….se faz com borracha bem aderente que estabeleca que se troque apenas x jogos por corrida…assim estabelece o limite de custos para quase tudo.
As mesma coisa para venda de chassis, motores ou cambio. Estabelecer que quem compra chassi da time A, nao pode comprar undidade de potencia e cambio do mesmo time. A parte( kit) aerodinamica tambem devera ser desenvolvido pela equipe propria.. A mesma coisa em acidente,, o culpado arca com custo de reparo do carro da vitima… que se estabeleca um custo ou multa a ser pago…

Att

Luiz

Gustavo
Gustavo
8 anos atrás

Alesi poderia ter degolado Fernandinho em sua Minardi desse jeito o pessoal da Marlboro e da Agip ficarão bravos.

Lucas
Lucas
8 anos atrás

Do jeito que as coisas estão, logo começarão a punir os pilotos que ultrapassarem pelo lado direito.

Chato demais!

Zécarlos
Zécarlos
8 anos atrás

Grande Flávio
Ninguém que eu tenha visto ou ouvido, levantou a possibilidade do carro do El Fodon (segundo São Gomes) ter dado, mesmo que de leve, uma encostada no do Kimi.
Se voce reparar, a primeira “rabeada”, é para a esquerda, justamente de onde estava vindo a carruagem do “príncipe”.
Em seguida, como contragolpe, vai para a direita e volta pra esquerda.
Gostaria de ver uma imagem de lado, onde pudéssemos enxergar se houve ou não o contato.
Grande abraço
Zécarlos

Everaldo
Everaldo
Reply to  Zécarlos
8 anos atrás

Também tenho essa impressão

eduardo
eduardo
Reply to  Zécarlos
8 anos atrás

Zécarlos, também acho isso.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Zécarlos
8 anos atrás

Se tivesse toque o piloto sentiria, tiraria o pé, e seria o primeiro a dizer que levou um toque na coletiva de imprensa.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Zécarlos
8 anos atrás

Eu tb tive essa impressao na corrida, pois a Ferrari tapa a visao totalmente da Mclaren, mas veja no outro video que tem aqui no site o que uma outra pessoa grava.. O Alonso nao tocou na Ferrari nao, como ali e uma subida leve ele estava encoberto e tinha espaco de sobra para ele colocar o carro é passar, que foi que ele fez… Mas a Ferrari estava descontrolada

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

O jornal da Red Bull tá parecendo a grande imprensa do Brasil…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Antônio Cuoco?

Deve ser natural de Juazeiro do Norte. Que leve as bênçãos do Pe Cícero para a Ferrari. Amém!

Pois eu estou gostando bastante desse campeonato. Qualquer campeonato onde o SempreArmando Picaretonso, o maior vigarista da história da F1, não ganhe, já é bom. Um que ele seja o último colocado em todas as corridas então é sensacional!

Não precisa mudar nada até 2020.

Allez Mão!

#EuRioDoÚltimo

Daniel
Daniel
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Você deve ser meio insano!!! Assistir uma corrida só pra ver o Alonso se ferrar!!! Você precisa entender que vários campeões mundiais foram vigaristas: Piquet, Senna e Schumacher são apenas alguns exemplos!! Ficar carregando um ódio de uma pessoa que nem sabe quem voce é não te faz bem!!! Alonso é um showman, piloto super talentoso. A F1 está perdendo com ele pilotando essa carroça!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Uiuiui santa!

Leva ele pra tua casa!

Pedro Augusto
Pedro Augusto
8 anos atrás

Flavio, no grande prêmio a notícia está sempre em primeiro lugar, mas o seu blog, todos os dias pós GP entramos no seu blog e nunca está atualizado, sugiro mudar o nome desta coluna para: sobre anteontem, pois na Áustria já é quase terça feira. Espero que entenda a crítica caro amigo das vemaguets.

MARCOS
MARCOS
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Alguém deve ter respondido no lugar do FG, não é possível uma resposta tão gentil dele para uma crítica tão infame!

´Zé Ferino
´Zé Ferino
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Olha tem um blog de um carinha aí que eu acesso que tem em média 20 posts por dias.
Todos no estilo girls and girls (if you know what i mean)

O que eu ia perguntar era onde estão os vídeos do bom dia? São ótimos! Sei o quanto é difícil fazer, mas poderia ter todos os dias!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Pedro Augusto
8 anos atrás

5 Tokens de atualizações por dia.

Está mais atualizado que a F1 que são 5 por ano.

AS
AS
8 anos atrás

Parece que a coisa de despejar potencia dos motores eletricos esteja fora de controle… ainda.