MENU

domingo, 7 de setembro de 2008 - 13:22F-1

BELGICANAS (13)

SÃO PAULO (tapetón) – Acaba de sair a decisão em Spa, Hamilton perde 25 segundos de seu tempo total de corrida e, assim, cai para terceiro. Felipe Massa herda a vitória e passa a ser o vencedor do GP da Bélgica, com Heidfeld em segundo. Hamilton fica com 76 pontos, contra 74 de Felipe.

Não mudo uma vírgula do que escrevi abaixo. Acho a decisão um absurdo, como seria absurda qualquer ação contra Massa em Valência pela saída do pit stop em que quase acertou Sutil.

E o mais irônico é que o único prejudicado pela suposta atitude antidesportiva de Hamilton, Raikkonen, sai da Bélgica no zero do mesmo jeito.

167 comentários

  1. O Polêmico disse:

    Flavinho,
    Vou panfletar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
    Abs

    Moçada q está indignada com essa sacanagem,
    Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
    Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
    http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html

  2. mauricio disse:

    o hamilton se aproveitou,saiu mais tracionado e por isso passou.
    não é só o fato de ter ultrapassado ou não,e sim o fato de ele ter tirado vantagem do corte do chicane.Se por acaso ele vem um pouco mais atrás e corta a curva,não ultrapassa mas entra no vá cuo ele não seria punido,consegue a ultrapassagem não seria punido?

  3. Spada disse:

    Não há comparação do que aconteceu, com a saída de box na Espanha!

    O que você acha que o Felipe queria, ganhar a posição a “força” da Force India ?? Para que??

    O mecanico o liberou e quando viu, tirou o pé e saiu do box sem pisar na faixa branca….

    E a punição do Heikki, foi justa??

    Foi a mesma situação do Hamilton, só que por dentro….forçou a barra!

  4. Roberto disse:

    Flavio ,houve uma grande difereça do que houve em Valência com o Massa no Pit lane e o caso de hoje do Hamilton.
    Em Valência não foi o Massa que sai em cima do Sutil, foi o cara do pirulito é que autorizou o Massa a sair, por isso a puniçao foi para a equipe. Ok !!!.
    Hoje a titude partiu do Hamilton, portanto ele foi o responsável e por isso foi punido.

  5. Edson Naga disse:

    Sorte de Massa, Azar de Kimi !

    Hamilton = Sucessor de MOSS.

  6. Renato disse:

    Torço pelo Massa, ok, ok, mas a punição ao Hamilton foi o fim da picada! Claramente fizeram isso para tornar o campeonato “mais interessante”. Massa e a Ferrari não precisavam disso, e a decisão também não faz justiça nem a Hamilton – perfeito durante todo o fim de semana – nem a Massa, que não fosse o problema de motor na Hungria (e o Mário Bauer do GpInsider tem razão em dizer que a qualidade dos serviços da Ferrari caiu muito), estaria em primeiro.

    Claro que torcida vai achar que a punição foi justa. Mas não foi não.

  7. Helder disse:

    A punição foi justa. Cumprir a regra sem observar seu “espírito” é pior do que descumpri-la abertamente.

  8. Alexandre Santiago disse:

    Pronto, melaram um ótimo campeonato.
    Tava muito bom para ser verdade.
    O mundo da F1 não precisava disto, mesmo.
    Acho que teve má vontade na interpretação.
    Lembrem-se o queu aconteceu com o Senna em 1989.
    Foi a mesma má vontade.

  9. Gente!

    Senna e Prost também se estranharam numa corrida no Japão. Vocês se lembram.

    Senna contiunou, Prost parou. Senna ganhou a corrida e o campeonato. Mas os cartolas desclassificaram Senna e tudo o que o tio conquistou foi-lhe arrancado.

    Não vi nada demais na disputa Lewis-Kimi. Achei a ultrapassagem dentro da Lei. Achei que Lewis é o bom garoto da vez.

    Mas como F1 está virando Futebol, e o futebol é movido a polêmica, mais uma pra FIA enfiar o dedo em todo mundo.

    Por que não tiirou Hamilton como Senna foi tirado?

    O tapete, dessa vez, é vermelho. Vermelho Ferrari.

    Bonzinho só toma, e a vitória caiu no colo de Massa. para felicidade geral do dia 7 de setembro.

  10. Luiz Hamilton disse:

    Eu sou só um inglesinho contra esse mundo todo…

  11. Andre A de Souza disse:

    E a primeira vez que comento aqui.

    Sempre leio sua coluna Flavio.

    Apos meu primeiro comentario revi o momento pra ter certeza que nao estava enganado.

    Nao sou torcedor do Massa, ou do Hamilton. Gosto do esporte somente.

    Alguem comentou com sabedori ai pra cima.
    “6 – Tivesse ali uma caixa de brita ou um belo muro, nós não estavamos aqui discutindo o sexo dos anjos.”

    Realmente se fosse como em outras curvas com brita ou ate grama Lewis jamais teria enfiado o carro por ali. Nao vejo esforco algum do garoto em evitar uma batida ao escolher o atalho. Muito pelo comtrario ( e e tao obvio).

    Comento um outro nao muito sabio.
    “Nunca pensei que fosse concordar com o Flávio Gomes, mas realmente existem as “viuvinhas do Senna…”.

    Realmente e uma pena nao poder ver mais este piloto que marcou uma era, e e com disgosto que eu percebo o rancor nas palavras do nosso amigo.

    Nao vivo no Brasil, portanto estou salvo dos comentarios patriotados dos comentaristas brasileiros. Mas de certo fico feliz pela decisao que da credibilidade a FIA.

    E por ultimo. Infelizmente, depois de ver e rever as imagens, e como fa que sou, vou ter mais reservas em ler sua coluna Flavio, que esperava com avidez a cada prova, ja que e tao obvia a facanha desleal do garoto.

  12. Fabrício disse:

    Aqui não estamos discutindo se pode ultrapassar ou não na formula 1, o que estamos discutindo é se pode ou não executar uma manobra ilegal e depois se beneficiar dela. Uma coisa é dividir roda a roda como Massa e Kubica fizeram ano passado no japão, onde acima de tudo foi legalissimo, o que houve hoje foi um vacilo do Hamilton que não soube esperar o ponto correto, esqueceu que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Mas agora já era, fato consumado e melhor pro Massa que está mais maduro e sabendo que regularidade em marcar sempre pontos também faz vencer o campeonato, num adiantaria por exemplo ele ter dividido aquela largada com o Kimi e os dois irem pra caixa pro muro. Essa lição o Hamilton não aprendeu ainda e isso já custou o campeonato de 2007 e tudo indica está complicando o atual.

  13. Celso Silva disse:

    Agora ficou do jeito que a Ferrari queria, Massa poupou equipamento hoje, e acabou a corrida bem, fez a estrategia correta. Em Monza motor novo pro Massa, Kimi escudeiro e a Ferrari vai devolver a vitória de 2007 da McLaren na Itália com o Massa no alto do pódio.

  14. tony disse:

    Faltou cérebro a Hamilton. Ele se precipitou de novo. Tinha tudo para passar o raikkonen na sequencia.

    Tava demorando pra fazer mais uma das suas…

    Calma moleque…

  15. Arlindo disse:

    Um raciocínio interessante é:

    Vamos considerar a manobra de Hamilton como legal.

    Criamos então o seguinte precedente para Monza: um piloto disputa a posição e, diante da defesa do piloto da frente, corta a chicane, devolve a posição na reta e entra no vácuo, passando definitivamente na freada da próxima chicane.

  16. Israel Franklin disse:

    Ah que isso gente. Eu analiso da seguinte forma. Se o Hamilton tivesse brecado e não cortasse a chincane, não passaria o Kimi na curva seguinte. Então, ele se beneficiou de um artifício inválido, cortar caminho. Logo, a punição é justa. Bom, lógicamente ele cortou a chincane para evitar uma batida, mas não pode se beneficiar disso. As pessoas falam. “Ah, mas o Hamilton deixou ele passar depois passou”… vão amansar vaca meu.. se o Hamilton não tivesse cortado a chincane ele não ia passar nunca o Kimi… foi justo o Drive-thru, que só não ocorreu durante a corrida por que já estava no fime e não deu tempo.

  17. DINO disse:

    Areas de escape são previstas para serem usadas pelos carros em caso de nessecidade. Tudo que ocorreu hoje só tem um motivo .INTERESSE FINANCEIRO. Não olhen a formula um como um esporte por que éla deixou de ser um esporte a muito mas muito tempo mesmo.Quanto mais disputado ( mesmo que artificialmente) mais lucros para os envolvidos. E é isto que interessa. O duro vai ser aquentar o Galvão se o Massa e o Caca forem campeões en sua respectivas categorias. Todo mundo pede uma F1 com ultrapassagens e quando éla acontece todos reclamam vai entender. Aultrapassagem é o momento mais legal do esporte a motor é justamente isto que todos os pilotos (menos o pole ) procuram fazer durante toda prova. as pessoas que foram contra a manobra não entendem nada de carros e talvez nunca dirigirão um no limite Falar e criticar os pilotos sentado no sofá é facil quero ver o que fariam no lugar deles. Mansell Piquet Prost e muitos outros pilotos devem rir dessa palhaçada toda afinal não se pode mais dividir uma curva no “negocio” formula 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *