E AQUI?
SÃO PAULO (quem diria…) – É incrível o que está acontecendo na indústria automobilística americada. A GM pediu concordata e com a injeção de dinheiro do governo americano para que a vaca não vá de vez para o brejo, vai-se tornar uma enorme estatal. Uma espécie de Lada dos EUA.
Agora é preciso saber o que será da empresa no Brasil. Ouvi um cara hoje no rádio dizer que a operação brasileira da GM é das mais lucrativas, e que por isso nada vai mudar. Ao contrário, pode até melhorar, já que a matriz pode recorrer à engenharia da filial de São Caetano para desenvolver novos produtos, mais apropriados aos tempos bicudos do planeta.
Semana passada fiz uma matéria para o “Limite” da ESPN Brasil, que vai ao ar amanhã, sobre um belo GM, o Monza S/R. Esse vermelho da foto, que pertence ao Oswaldo, um simpático blogueiro. Exemplar de uma época em que a Chevrolet fazia coisas muito boas por nossas bandas. O Monza chegou a ser o carro mais vendido do Brasil por três anos seguidos, na década de 80. E não era baratinho.
O carro do Oswaldo é um brinco, tem toca-fitas Motoradio Albatroz digital e amplificador Tojo. Já estou namorando o dito cujo. O carro, não o Oswaldo. Sai pra lá, Oswaldo!
Foi minha pequena homenagem à marca, contar a história do S/R. Que quando teve lançado o modelo com motor 2.0 passou a ser o carro mais rápido do país em velocidade final, 191 km/h.
ATUALIZANDO…
Já que o assunto é GM, reproduzo e-mail que acabo de receber do blogueiro Felipe Holtz. Quer dizer que a Avtovaz vai tomar conta da Opel? Bom saber… Segue o texto:
“É sabido por todos o quanto você admira a indústria automobilística russa e talvez você goste de um pedaço da matéria publicada hoje no site Terra sobre a GM: “A montadora austríaco-canadense Magna chegou a um acordo com a GM no final de semana para salvar a Opel. De acordo com informações preliminares, a Magna pretende adquirir 20% da Opel, que junto aos 35% de seus parceiros russos somariam 55%. A GM manteria outros 35% e os 10% restantes ficariam com os funcionários da empresa. A Fiat, que fez um acordo com a Chrysler, também apresentou oferta pela Opel, assim como pelas operações da GM no Brasil e América Latina…” .
Parceiros russos, leia-se: banco Sberbank e a montadora Avtovaz. Ou seja, a montadora dos carros Lada será uma das principais acionistas da Opel. Hoje, o primeiro-ministro Vladimir Putin anunciou o desejo de ver uma Avtovaz renovada sob o manto tecnológico da Opel, sugerindo até um novo nome para a montadora russa: GM-AvtoVaz. Quem diria que um dos maiores ícones do capitalismo americano seria um dia controlado pelos russos. É a vida…”
Assisti à reportagem no Limite. Quando vi você perguntando se ele vende, pensei… ” – Esse safado vai comprar mais um carro para entulhar na garagem! A mulher dele vai pedir o divórcio!”. hahahaha
Afinal, quanto tá valendo o Monzão?
Outra: o Limite podia repetir uma reportagem em que você, FG, mostrava sua coleção de carros antigos.
Em se tratando de Monza, pode ser qualquer um: o S/R, o Classic, o SL, o SL/E ( o que eu tenho )! Todos eles ainda têm um algo mais que não consigo enxergar nos outros! Que me desculpem os fãs do Gol, do Escort, etc… Mas, Monza é o Monza!
Coisa engraçada, vi a matéria no Limite e hoje achei um S/R estacionado perto da minha casa. Estava todo detonado, mas ainda vivo.
Eu tenho muitas saudades da época em que as montadoras ainda se preocupavam em oferecer aqui produtos com personalidade, pena que não pude aproveitar pois lá por 1995 eu ainda era muito novo (bom meu pai tinha um Escort XR3…). Hoje, de esportivo só tem o Punto T-Jet e o Civic Si, que são carros bons mas não muito mais velozes do que os clássicos. E têm 4 portas, o que é um sacrilégio…
Eu entrei aqi justamente para comentar que segundo o jornal “O Globo” a Lada não estava entrando na Opel e foi o que consegui constatar graças aos links aqui. A Lada deve comprar a parte da GM na GM-Avtovaz, o que devolveria a ela a marca “Niva” o que já é o bastante, não é mesmo?
E segundo o site português, o GAZ vai ser parceiro na Opel e não sócio….
Felipe, o carburador corpo duplo do Monza era o Brosol 2E, o mesmo dos Santana 2.0. Quanto ao Passat Pointer, era o único rival à altura em desempenho para o Monza S/R, pois o XR-3 era lindo mas anêmico, o Gol GT até arrancava melhor, mas depois dos 100 km/h a melhor aerodinâmica do Monza fazia o Gol comer uma poeira lascada, e o Pointer 1.8 era o único que realmente andava junto com o S/R de final.
Meu sonho de consumo em termos de Monza é aquele S/R 2.0, com as lanternas traseiras maiores do Ascona de última geração. Lanternas lindas, mas quebre uma e verá a dificuldade de achar para reposição…
Abraço!
Grande Monza S/R, dirigi um 1.8 uma vez na estrada (o conta giros dava faixa vermelha de 5ª marcha)… mas meu passatinho pointer andava mais!! rsrs
Lembro uma vez em que estava no semáforo na Faria Lima a bordo de um Vectra 97 2.0, e ao meu lado parou um S/R 2.0, comido pela ferrugem, com mal de parkinson, bem mal cuidado… Quando o farol abriu eu resolvi mostrar ao dono do S/R todo o avanço da injeção eletrônica multiponto do meu possante, acabei enxergando seu logotipo embaçado por uma nuvem de fumaça azul oriunda do escape do Monza, seu Brosol 3E (era esse o do Monza né?) resolveu tirar as teias de aranha do segundo estágio, me deixou longe! Não que o Vectra seja o rei do quarto de milha, mas…
Tá bom , eu sei que disse que ia encerrar, mas tem um site de notícias russo em espanhol que dá um bom panorama sobre as negociações que comentamos que esqueci de acrescentar no post anterior:
http://sp.rian.ru/onlinenews/20090530/121803378.html
Meu caro Luis Felipe Holtz não se preocupe, não vou ter um faniquito por conta dessas informações. Acho que vou começar a estudar russo, não é má idéia.
Também encerro por aqui, não quero esculhambar o blog do FG, mas ainda acho que tenho razão no que disse.
Deixo mais um site, com informações constantes sobre a Lada, que fala no assunto: http://ladainfo.skyrock.com/
Ah, e não precisa saber russo!
Um abraço
Fiquei muito feliz com a matéria exibida na noite de ontem falando sobre esse carro que eu aprecio tanto.
Realmente, como disseram ai atrás, acho que poderia ter um pouco mais de pesquisa pra achar um SR mais bonito e fotos melhores do que aquelas de monzas hatch à venda no MercadoLivre.
Mesmo assim, acho que é legal mostrar carro de gente que realmente o utiliza, não fica pagando pra deixar ele parado.
E o FG, mesmo só gostando de Volks, contou a história do carro certinha, sem nenhuma impropriedade, o que às vezes é comum, como quando associam o monza europeu ao nosso, que na verdade é o opel ascona e o vauxhall cavalier.
E Flavio, quando for a vez de mostrar o monza classic antigo me chame hein!!
Abs
Henrique
Tudo bem que os carrões enormes e beberrões da GM americana são insustentáveis, mas a GM brasileira servir de base/exemplo para uma reestruturação é um tanto quanto paradoxal, já que seus produtos são muito criticados aqui pela defasagem tecnológica, pois os motores do Monza de 25 anos atrás continuam sendo utilizados (e continuam beberrões) (se não fosse possível/houvesse nada melhor, tudo bem, mas… parece uma certa preguiça da empresa no Brasil).
Esse Monza S/R está bonito, mas nos encontros do Monzaclube já ví outros S/R mais conservados… deu para ver na TV que o aerofolio traseiro está meio detonado, tinha massa na tampa… está só pouca coisa melhor que o meu SL/E 1990, 19 anos sem restauração.
Quanto ao blogueiro que disse que o Monza é um carro sem graça, duas coisas:
1) efetivamente, aquele câmioautomático era uma desgraça, mas o resto do carro compensa;
2) não dá para todos gostarem de conforto, né? Uns preferem Monzas e Opalas, outros se sentem felizes espremidos dentro de VW Gol, fazer o quê? Sobra mais carro de verdade para quem entende…
Abraços!
Ê, Bubú sumido!
Aquí não é o lugar mais adequado para ficar de papo furado mas… eu não larguei o GTE ainda e acho que nem vou largar. Por via das dúvidas comprei um Fusca. Só falta agora uma Brasilia e um Gol GT de quatro marchas. Aí eu sossego o pito.
Fala Irineu!!! Sou eu mesmo…larguei os puma e agora é monza sr!!rsrs
Sobre o suposto relacionamento meu com o ilustre dono deste blog, a minha acessoria de imprensa vai emitir uma nota sobre isso desmentindo o caso.
Mas gente, fiquei beje com as respostas de vcs, o mundo mudou people, ta muito mais colorido!!!
Bom, de qualquer maneira, independentemente se foi a GAZ ou a própria Lada uma das participantes do negócio, o fato é que quem realmente entrou com a grana para adquirir o controle acionário da Opel foi a Magna canadense e o Sberbank russo. Vide http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/05/22/magna-sberbank-fazem-oferta-pela-opel-755993485.asp ou http://pt.euronews.net/2009/06/02/governo-russo-satisfeito-com-entrada-do-sberbank-na-opel/. Há também esta fonte http://pt.euronews.net/2009/06/02/governo-russo-satisfeito-com-entrada-do-sberbank-na-opel/. Acho que este papo já esgotou…
FG,
Por favor desconsidere meu direito de resposta ao outro blogueiro. Não quero causar faniquitos dentro do seu site. Afinal, ele não falou mal da Lada, então merece ser poupado.
Abraço
Direito de resposta ao Daniel Milke:
Ao invés de você usar apenas o tradutor Google ( que é uma grande porcaria ), estude realmente russo antes de dizer o que você não compreende. A Lada ( ou grupo Avto-Vaz ) adquiriu sim parte da Opel, que é a divisão européia da GM. A Gaz, por sua vez, é uma fabricante de caminhões russa cuja participação no negócio de compra da Opel não existe. Afinal de contas, que interesse existiria de uma fabricante de caminhões no know-how tecnológico da Opel, que apenas produz automóveis? Aproveite e leia a matéria de hoje sobre o assunto no mesmo site que você nos brindou: http://www.ladaonline.ru/news/18275/
YPVS
Não sei te dizer se são sustentáveis, mas com certeza, carrões V8 não são.
Esse Monza era o bicho, muito bonito na época.
Engraçado né? Justo os EUA, que sempre foram a favor do liberalismo econômico e da não-intervenção estatal. Porquê agora está desembolsando bilhões? Para salvar empresas que antes mandavam o governo para aquele lugar?
Já não fazem capitalismo como antigamente.
O melhor carro para fazer uma viajem longa e rápida nos anos 80, o GTS Pointer tb era bom, mas poucos saiam com ar, os S/R quase todos tinham ar.
Gosto muito dos raros 88, que tinham lanternas maiores e lisas e minisaias no painel traseiro inferior.
Era muito bem equilibrado ao contrário dos outros Monzas, o pionerismo do modelo foi ser o primeiro com luz traseira de neblina de fábrica.
Caro JP,
minha colocação com relação ao Astra europeu com motor de Monza tb serve para o mercado americano. Usam o mesmo V8 até hj. A questão é: essas estratégias são sustentáveis a longo prazo?
Pessoal
A Lada vai apenas comprar a parte da GM da joint-venture “GM-Autovaz”, que fabrica o Chevy Niva para o mercado russo e arredores. A Opel será comprada por uma parceria entre a Recall, Sberbank e GÁS juntamente com a Magna. O grupo automotivo russo envolvido aí é a Gás e não a Vaz. Para outras informações: http://www.ladaonline.ru/news/ O bom e velho tradutor do google salva a pátria !
Pow, sou Ford até o fim, Maverick é minha paixão, e longe de ser um xiita, admiro os carros da GM, sem aquela bobeira de Maveco ou Opala, até pq Maveco é melhor mesmo ( kkk ) … + o S/R aaaa o S/R ….. um dia, que me desculpem os Fordeiros Xiitas, ainda terei um, se Deus quiser !
Não dá pra entender essa síndrome de vira-lata de alguns aqui. São os Celtas pelados e Astras “com motor de monza” como dizem, que estão escorando a GM. Não que eu esteja defendendo a filial nacional, mas não creio que seja inteligente fazer Camaro durante 40 anos.
Que os EUA aprendam com os nossos 1.0!
Os membros do Politburo-KGB-Soviet Supremo que me perdoem mas o melhor produto já desenhado à oeste dos Urais foi o Urso Micha (o mascote das olimpíadas de 80).
Um sucesso de público e crítica.
Se o dono desse Monza for o Oswaldo Bustani Jr., vulgo Bubú, eu o conheço.
Fala FG blz?
Cara que coisa louca é o mundo a União Sovietica quebrou, e tudo por causa das grandes empresas americanas, e agora o que restou destas empresas sovieticas irão salvar as grandes empresas americanas que estão totalmente quebradas, é chato falar mas eles até que mereceram isto.
A vida é uma roda gigante mesmo, tem dia que ta lá em cima e tem dia que ta lá em baixo.
Abraço amigo.
Ao Sergio Barros:
O Gol GT 1984,já tinha os pneus perfil 60….mas eram o Firestone F-660 ou o Pirelli P6.
E também o Gol já tinha bancos Recaro e “ronco grosso”.
Me desculpem os amantes e enamorados, carro mais sem graça que já guiei na vida foi o Monza (o contrário posso falar do Kadett, bem divertido!). Carro mais sem pegada, de suspensão mole, reação lenta nas curvas… E o pior de todos foi um sedan automático (acho que em 90 e alguma coisa, o carro era novo), com o qual viajei 1.400 kms. Para ultrapassar tinha que dar três toques no acelerador, bater na lataria e rezar. Credo!
Esse Monza SR mostra como ficavam bonitos e mais esportivos alguns modelos de carros com duas portas. Atualmente temos poucos duas portas sendo fabricados no Brasil e sem opções para versões ‘bravas’. Sinto muita falta deles e lamento ver, por exemplo, o Punto Turbo com quatro portas, sendo que com duas fica muito mais bonito e próprio em relação ao carater esportivo que pretende explorar, basta ver os Abarth Italianos. Outros que existem no exterior e ficam bastante melhores com duas portas são o Honda Civic SI e Ford Focus.
Quanto ao fato de a GM-Opel ir parar ironicamente nas mãos de Russos, não difere muito da Jaguar e Land Rover que acabaram ficando sob controle da TATA, cujo país de origem já foi até colônia Britânica.
Estamos vivendo uma época de grandes transformações historicas, que exigem não só uma nova visão da economia, mas acima de tudo uma nova mentalidade. Quem ficar preso aos valores do passado vai estar fora da realidade do nosso mundo. A GM fez isso lá fora e dançou.
Se não estou enganado, foi a primeira série fez dele o primeiro esportivo a ter bancos Recaro e o escape grosso, de ronco grave.
Outra novidade foi o Pirelli P 600 – até então os “esportivos” da época tinha pneus série 70.
A GM de SãoCaetano conseguiu fazer o novo vectra pior do que a versão anterior (opel) basta olhar a suspensão dos dois modelos .
Coitada da GM ( matriz) se precisar recorrer a GM daqui
Isso é a pura eficiência do capitalismo quando o negocio vai pro buraco é só pedir pra estatizar, assim fica fácil.
E quem paga a conta é contribuinte trabalhador americano que vai ter que desembolsar 60 bilhões de verdinhas!!!
Enquanto isso o dito executivos da maior montadora do mundo também devem ser os mais novos bilionários deste mundo de faz de conta…
Um VIVA! para os porcos engravatados deste mundo!
DE
GM- General Motors
Para
GM-Government Motors
is this it !
Caro Flávio Gomes, voce citou neste post que o Monza possuí um Tape Albatroz Digital.
Gostaria de informar que estou vendendo um Albatroz II digital 50 watts com a bandeja de gaveta original integrado ao tape por R$ 400,00
Funcionando (unica coisa que precisa fazer é colocar a correia do tape que se partiu)
Se souber de alguma interessado o tape está anunciado no mercado livre ok.
Monza SR que é um brinco ,
Oswaldo, sai para lá bofão!!……..
mudemos de assunto…..vai chover amanhã?
Ai… comparar um S/R com um palio 16v é de doer, como fizeram aí pra trás…
Flavio, vc deveria ter procurado o Monzaclube. Lá tem um tal de fernando que, apesar de não ser um sujeito muito simpático, tem pra mais de 5 exemplares do S/R, inclusive um 89 tipo exportação, todos em ótimo estado. Ficadica…
Flavio Gomes… sorte sua que você sabe exatamente onde colocar as vírgulas…
Pois é, Kamarada Gomes, por esta, nem Stalin imaginaria…
“…já que a matriz pode recorrer à engenharia da filial de São Caetano para desenvolver novos produtos, mais apropriados aos tempos bicudos do planeta.” … Agora lascou tudo, meu astra 2007, 2.0, consome mais que qualquer v8 dos anos 70 …
Gomes
Manda essa notícia para o “espertão” daquele jornal que falou um dia desses que a Lada deveria aprender com a GM.
A GM quebrar não surpreende. Outros gigantes quebraram no passado. Surpresa é o governo americano estatizar, assim como hoje se faz na… Venezuela de Hugo Chaves… haha… mundo pequeno esse, onde um avião cai e ninguém acha.
Pena, pra nós, é que a Opel troque de mãos, já que os melhores automóveis da GMB sempre vieram de lá, ou estou enganado?
Justo agora que comprei um Corsa…
O que mais me deixa triste, nesta sua notícia, é:
“…já que a matriz pode recorrer à engenharia da filial de São Caetano para desenvolver novos produtos, mais apropriados aos tempos bicudos do planeta”…
Nada contra os engenheiros do Brasil, pelo contrário, são muito inteligentes e dinâmicos, mas é triste ver que a “solução” para os tempos de hoje é fabricar “Celtas” ao invés de “Camaros”…
Pra quem gosta de carros é triste… Pra quem só precisa de um meio de transporte, é uma solução…
Valeu!
Tive um S/R preto da primeira série, em 86, com motor 1.8 de 8v mas com um comando que fazia o motor subir de giros com muita facilidade acima das 4mil rpm.
Coisa parecida só vi na Palio Weekend 97 com motor 1.6 16V.
FG, belo carro.
O momento historico que a gente tá assistindo é todo mto bizarro e a gente nem sabe de tudo que tá rolando. Mta coisa só saberemos o tamanho real daqui a um tempo.
A Sadia havia, não faz mto tempo, feito uma oferta hostil pela Perdigão. O que aconteceu? Os engravatados que vc curte cagaram e hj praticamente a Perdigão que comprou ela. Na Aracruz, os engravatdos transformaram uma empresa de celulose em banco. Virou Votorantim. Agora a GM na europa vai ter que virar Lada. Quem tá com dinheiro em caixa é isso aí. Os chineses estão com um talão de cheque aberto comprando Deus e todo mundo no leste europeu e rindo a dar com pau… Seria legal pros engravatados refletirem se é bacana a marca vender Astra com nome de Vectra e motor de Monza só pq aqui é terceiro mundo… A Honda e a Toyota por mais sem graça que sejam estão com produtos iguais aos que vendem lá fora
Quem diria, hein ?
Logo os estado-unidenses que sempre pregaram a livre iniciativa, estatizaram uma fabriqueta de automóveis… Como o mundo dá voltas…
Altamente colecionável, uma jóia….para montar uma coleção temática de esportivos de série dos anos 80 seria bom acrescentar um GOL GT 1.8, um XR3 e um Uno 1.5R…quem sabe um dia…
Calma aí cara pálida…. um pequeno adendo ao adendo atribuido ao Flipe Holtz.
A Lada será acionista da Opel, não da GM.
A GM será controlada em 60% pelo governo americano (ou seja, vai virar estatal) e pelo sindicato dos metalurgicos de Diadema, ops, digo, Detroit.
Bom, depois que a GM se recuperar (se é que vai) esses 60% do governo americano será vendido. Aí sim, quem sabe, a Lada poderá comprar… mas vei ter que dar macarrão com salitre pros carcamanos da FIAT, que anda querendo comprar até Matchbox.
Sempre fui fã da GM, mas depois dessa num dá pra não avacalhar…
Sempre fui mais ligado ao Opalão, não o Monza. Agora este do teu namorado Oswaldo é muito bacana! Tô doido pra ver o Indy Gomov domani!! :) :)
Ai que saudades do S/R que a minha mãe tinha!! O dela era 1.8 e tinha um ronco grave maravilhoso!!
Compra logo! Senão compro eu! Hahaha!!
Abraços,
Marcelo Giordano