MENU

Tuesday, 1 de September de 2009 - 13:21Automobilismo brasileiro

A F-3 NA UTI

SÃO PAULO (mais uma) – A F-3 Sul-americana está em crise, e corre o risco de entrar em colapso. Algumas indicações estão aqui, no blog de Victor Martins. Não me surpreende. É cara, são poucos os pilotos e as equipes, a divulgação é igualmente custosa, os dirigentes nacionais nada fazem para ajudar a viabilizá-la.

Conheço bem o Dilson Motta, amigo meu que trabalhava no marketing do Banco Real e, há alguns anos, alçou voo-solo em promoções e eventos, muitos deles ligados ao automobilismo. É um cara honestíssimo, competente e bem-intencionado. Ele assumiu essa bucha há uns dois anos. Lembro que me telefonou, eu estava na TV, para contar que tinha pego a F-3, me perguntando o que eu achava.

Eu disse. Mas acrescentei que apesar do que achava, torcia muito para dar certo. Continuo torcendo, mas sem grandes expectativas. Acho que a F-3 está como o Fluminense do Dilson: condenada.

27 comentários

  1. Marcus says:

    nunca faça previsões.. NUNCA MESMO…

    futebol não é e nunca será uma expressão matematica…

    saudações tricolores

  2. Marcelo says:

    Como ninguém acretitava no Flu??

    Eu estive no estádio desde as goleadas sofridas até a série invicta dos últimos jogos!

    Só quem não acretitou foi os idiotas da objetividade como você!

    Mas sorte nas suas previsões em 2010!

    ST

  3. Mário Mesquita says:

    Ô rapaz, calma aê! Meu Flu ainda não morreu não! Se é pra ver Flu x Lusa, é melhor vcs subirem… Apesar de que… tá muito ruim de não cair. O cacete! Nenseee….

  4. Ronaldo Santos says:

    FG,

    Repito aqui o comentário feito no Blob Victal, acho que grande parte dos jornalistas considerados entendidos querem o fim da F3, em detrimento da categoria do Massa.

    Já ouvi algumas conversas que existe a possibilidade da F3 no próximo ano juntar-se a Copa Renault Clio, que não recebe um tratamento digno no evento da GT3, mas deverá apresentar novidades em 2009, com duas categorias Copa Renault Sandero , cujo carro está pronto , para pilotos graduados e Copa Renault Clio para novatos com baixo orçamento.

    Parece que não vai conflitar com a categoria dos amigos do Massa, pos o Sandero deve custar perto de R$ 30.000,00 contra os R$ 100.000,00 do Linea e o custo da temporada puco mais de R$ 150.000,00, contra os R$ 300.000,00 da categoria dos amigos.

    consegui essas informações na última corrida em Interlagos-SP, daqui a pouco peço um emprego para você.rsrsrs. O Nelsinho anda tão queimado que talvez consiga uma vaga na Copa Renault Clio

  5. Verde says:

    Um momento, um momento.

    Vocês superestimam DEMAIS a Vênus Platinada achando que ela é a responsável por isso ou por aquilo. A Globo, ao contrário do que muitos pensam ou muitos querem pensar, não é anticristã ou qualquer coisa do tipo. É uma empresa de entretenimento cujo objetivo é o lucro, algo absolutamente lícito.

    Se a Globo esnoba o automobilismo ou prefere passar o BBB41, isso é culpa unica e exclusivamente do povo, que dá toda a moral do mundo para a emissora, seja para o bem ou para o mal. É excelente para ela que exista gente falando mal. Melhor falar mal do que não falar nada. E melhor ainda é gente que legitima o fato da Globo ser o supra-sumo do poder e da manipulação.

    Se vocês querem ver o automobilismo de volta, então que dêem um jeito e corram para os autódromos. Seria interessante que o GP desse cobertura para essas categorias esquecidas, já seria uma enorme ajuda. Não adianta esperar a esmola da Globo. Lembremos-nos que o período mais fértil do automobilismo nacional, os anos 90, foi todo coberto pela saudosa Rede Manchete.

    As coisas funcionam onde há demanda. E existe muito mais demanda para automobilismo no Brasil do que pra outros esportes. Já é uma enorme ajuda se os fanáticos por automobilismo se mostrarem presentes.

  6. Rodrigo Tossato says:

    Nosso automobilismo está morto faz tempo…é uma letragia inceitável, cruel…parece que paramos no tempo porque achamos que talentos surgem ao acaso…e não é assim. Nossa confederação não acorda, tivemos eleição, e não mudou nada, o vice assumiu e contemporiza com tudo. Perdemos Jacarepaguá…e sobrevivemos a mingua…ai em outubro tem a F1 e todo mundo acha que está miuto bom…vivemos de parcas ações de alguns herois, o pessoal critica a Stock e a Truck, mas o fato é que elas conseguem gerar algo com o apoio a Globo, mas tem seus méritos, não podemos torcer para o que está dando certo dar errado, para justificar nossas opiniões… a globo e apenas uma das pontas da corda…muitos são os culpados, pouco mudou e não sei onde isso vai parar…

  7. FLÁVIO SILVA says:

    Não sou defensor da “TV GROBO”,mas tem uma turma aí que baixa o pau na emissora,achando que a mesma tem que resolver todos os problemas do automobilismo no Brasil.Seria meio “estranho” para não dizer absurdo que esta emissora,para agradar nossos blogueiros,transmitisse todas as categorias do automobilismo nacional e mais algumas do exterior.
    Imaginem como seria a programação domingo:
    8:00h-Super Classic (apresentação:Galvão Bueno);
    9:00h-F3 Sulamericana (apresentação:Galvão Bueno);
    10:00h-Copa de Rolimã da Ladeira (com:Galvão Bueno);
    11:00h-Copa RD50cc Cinquentinha (na voz de:Galvão Bueno);
    12:00h-Lada Superturismo TOP (na narrativa de:Galvão Bueno);
    E por aí vai…
    Acho que existem outras emissoras no pais que não mostraram a devida competência para promover outros eventos automobilisticos com a mesma competência da “REDI GROBO” (Funch).

  8. FLÁVIO SILVA says:

    Estamos passando pelo mesmo fenômeno que ocorre com os hermanos e em alguns paises do mundo, ou seja; Esta se dando mais valor (midia e público) a corridas de turismo. Não sei se é porque nos carros há mais toques ou são mais bonitos. As categorias de formação, em monopostos,estão meio deixadas de lado.
    Não sei quanto a custos mas…em relação ao público a solução é incluir a F3 em outros eventos (GT3,Stocks,etc…), fazer um “Racing Day”,talvez desta forma esta categoria volte a atrair público e patrocinadores.

  9. Roberto says:

    Porque uma etapa do Campeonato Sul Americano não foi transmitida, parece que a categoria acabou! Voces estão enganados. Podem ter dificuldades, mas o grid está aumentando. Em Santa Cruz estreiaram 2 carros na categoria B. Largaram 15 carros: 9 da categoria A e 6 da categoria B. O Campeonato Ingles, um dos mais tradicionais do mundo, começou este ano com 18 carros, sendo 4 da categoria B, onde correm 2 brasileiros: Vitor Correa e Gabriel Dias e 14 carros da categoria A, onde corre o brasileiro Adriano Buzaid, que já venceu uma etapa. A crise economica abalou todas as categorias pelo mundo afora. Nos Estados Unidos, Europa e na Asia os grids de todas as categorias diminuiram.
    Quanto a categoria que o Massa ,corajosamente, lançará no proximo ano em parceria com a Fiat, só vem a somar e fortalecer a F3. Os carros com 140 HP serão os ideais para que pilotos oriundos do kart a usem como trampolim para a F3.
    Os chassis atuais da F3 categoria A, identicos aos usados nos Campeonatos Europeu, Ingles, Alemão, Japones e etc, contam ainda no Brasil com uma motorização argentina (Berta) de 265 HP, contra 220 HP dos demais pelo mundo, o que propociona, além da economia, uma aprendizagem mais veloz e tecnica. A ausencia de pilotos argentinos e uruguaios no Campeonato Sul Americano se deve a severa crise economica enfrentada por esses paises. A possibilidade que se abriu aos pilotos estrangeiros, fugindo do inverno em seus continentes, de treinarem no verão brasileiro é enorme. Já existe interesse neste sentido. O Dilson, Motta, promotor da F3, foi muito corajoso em trazer os novos carros em meio a essa crise economica e merece o aplauso e apoio de todos.
    Sabemos das dificuldades do automobilismo brasileiro, mas criticando e enterrando as iniciativas de poucos não vamos ajudar em nada o esporte. A F3 Sul Americana está mais viva do que pensam todos. Vamos ser mais otimistas!

  10. Fabio Rodrigues says:

    Prezado colega blogueiro Décio,

    Continuo achando que a culpa é da Globo que só compra o que ela quer. Te garanto que a F-qualquer coisa que o Massa vai trazer para o Brasil vai ter o apoio da Globo e Sr Galvão padrinho do Massa. A Stock será a próxima a ser “assassinada” pela Globo.

  11. Luiz Antonio says:

    A equação é simples, altos custos impostos pelas confederações e federações, péssima divulgação, interesse ridiculo por parte da mídia e muita vaidade entre organizadores, entre jornalistas além da gula de algumas equipes como o GFM disse ai em cima.

    Muitos parecem preferir ver arquibancadas vazias e grid magro para poder ir ao pódium, e ainda assim invadem garagem a noite pra sacanear quem tem pé pesado.

  12. Decio says:

    Ei pessoas acordem, falar mal da globo é facil, dificil é assumir, aqui neste blog. Ao ver as pessoas metendo o pau na estoque,que é bela porcaria mas os promotores de alguma forma conseguem vende-la
    A gt3 estava amparada por uma outra emissora de tv que não me lembro qual é, ela se empenhou para vende-la como entreterimento???
    A formula 3 , não vou entrar no detalhe se o profissional é bom ou não mas fez com que ela fosse a cereja do bolo??
    Não podemos subjulgar a capacidade de cada um, porem meter o pau neste ou naquele é facil, lembro da super classic, começou com amigos e ainda hj sobrevive, é difícil. É sim, mas apresenta seu lado nostalgico,lúdico, tem seu apelo.
    espero que o Massa emprestando seu nome tenha êxito, que a Fiat provoque a concorrência, pois são eles que matam o automobilismo nacional.Não a CBA ou a tv a ou b. Que tambem não fazem nada, poderiam ajudar. mas……
    São as montadoras, que fazem produções pífias em comparação a nível mundial.E que tem que remeter a matriz polpudas somas de dolar.Porque nunca tivemos dirigentes capacitados, e os que ousam ser, são simplismente encostado em deptos burocráticos
    e sem expressão.

  13. Claudio Aun says:

    Fabio colocar este fardo só em cima da Globo ,,,,pegue qualquer jornal falado , escrito ou televisionado , e me diga onde tem noticias substancial de automobilismo,,,,temos 8 titulos de F1,8 de volei feminino,mais não sei mais quantos de volei masculino e ainda acham que somos o pais do futebol,,mas isso é mais uma palhaça nacional

  14. Claudio Aun says:

    As formulas no Brasil ,são NATIMORTAS, quando conseguem sobreviver vivem na UTI,,,,,,Dentro em pouco faltará mão de obra especialisada para substituir os Vovôs que ainda pilotam .

  15. clayton says:

    Bom exemplo seria a japonesa,que tem apoio imenso da toyota e honda,só eles devem ter ums 8 carros no grid da F3 principal,fora apoio que dão as equipes particulares.
    e as duas tem a formula DREAM(HONDA) E FORMULA TOYOTA para revelar pilotos.

  16. Infelizmente essa é a realidade do “nosso” Automobilismo.
    O ‘povão’ adora o Galvão gritando nome de brasileiro na F-1, mas esquece que pra chegar lá tem toda uma história do piloto no kart e nas várias outras categorias de base.
    Ir pro autódromo comer empadinha, tomar guaraná, “uísque” e tirar foto com um monte de mulher gostosa é legal, mas não é essa a realidade dos pilotos e das equipes de TODAS as categorias.
    A F-3 está na UTI há tanto tempo que foi um milagre aparecer alguém pra tentar assumir a coisa, mas infelizmente não deu certo…
    Tá na hora dos “engravatados” arregaçar as mangas e trabalhar, do contrário veremos corridas de carro só pela TV e nos vídeo-games de nossos filhos!!!

  17. Fabio Rodrigues says:

    Não tem jeito…. a TV Globo tem a capacidade de “matar” todo o automobilismo brasileiro. Só a Stock sobrevive. Ela é incapaz de colocar qualquer notícia de outras categorias que não são transmitidas por ela. Apresenta em seus telejornais e programas esportivos campeonato até de biriba, desde que tenha um patrocinador por trás. Vai mal não só a F3 mas a GT3 a Maseratti, os brasileiros de marcas, o rali, o motociclismo, etc.. Apenas a F-truck sobrevive heroicamente, graças ao esforço de seus organizadores e pessoas que acreditaram no evento. Só uma palavra : LAMENTÁVEL…

  18. É lamentável. O Dílson é guerreiro, trouxe alguns carros novos, mas acho que não vendeu todos. Pra completar, teve a crise econômica, os argentinos não estão nem aí pra categoria, não vem nenhum outro piloto de qualquer país e – pombas! – a F-3 virou evento suporte do Regional Gaúcho!

  19. GFM says:

    Se vc chegar em um chefe de equipe e pedir para andar na ligh, no qual os carros já foram pagos a tempos, vão lhe cobrar 40mil etapa, se vc enrolar o cara ele baixa pra 30, com grid vazio pode chegar á 18 mil. Daí quando vc arruma o dinheiro e resolve andar, o cara pede 50mil .

    Você chega em uma empresa e a primeira coisa que te perguntam é: ‘ quantas pessoas vão ao autódromo?, em quais canais de Tv aparece, em quais revistas?’

    O que acaba com o nosso automobilismo é um conjunto de fatores e não um fato isolado. é a mistura de Federação que não faz nada , não faz acordo com televisão, com patrocínadores para categoria, e só querem ganhar em cima dos pilotos. Chefes de equipes que estorquem os pilotos, pedindo cada vez mais , jornalistas e televisões pedindo fortuna para passar um simples VT ou abrir espaço para que passe a carrida de uma determinada categoria.

    Com todo esse povo querendo ganhar, como que um piloto dará retorno ao seu patrocinador?

    Com o tempo a ‘ Galinha dos ovos de ouro’ estará morta, e tudo isso por culpa de Federação, equipes, e mídia.

    abraços

  20. says:

    Ele teve parceria com a CBA? Tentou sózinho né…

  21. ALEX B. says:

    Putz, Flavinho, como ta dificil ter boas noticias do automobilismo “sudamericano”, credo! Seria pessimo pra todos se mais esta acabasse…

  22. Paulo Aidar says:

    Cada vez que vejo alguém que não é do meio, competentíssimo e honesto encarar esse negócio, começo a contar o tempo em que irá durar.

    Mas não concordo com vc Flávio ao dizer que a F3 está como o Flu…está é como o Santa Cruz !

  23. carlos moura says:

    flavio, ja vi este filme antes, e lamentavel que aqui so se pensa em dinheiro na tv, mas como ja disse esta categoria nao acaba nao, pois e um berço de talentos nacional e da america do sul, basta lembrar quem ja passou por ela, fittipaldi e barrichelo, quando estiver quase falida com aquela historinha de campeonato nacional, vem um doido varrido cheio de dinheiro e mantem ela viva por mais um periodo.(assim torço).
    um abraço
    carlos moura

  24. flavio agusto says:

    É uma pena. Concordo que a chance de ir pro buraco é enorme. mais um motivo Flavinho, para vc liderar um dossie sobre a carga de taxas que a CBA e Federações locais impõe sobre os promotores. O dinheiro que poderia ir para divulgação, estrutura ou até mesmo ajuda as equipes, vai para o bolso de quem não faz nada. Faça uma entrevista com os 4 principais promotores de corrida no país (Stock, Truck, GT e F3) e vc verá que eles “largam do box” de cara por ter que pagar para esses corruptos.

    A F3 está de pé ainda, pois não tem concorrencia. Agora e que a Fiat vai lançar um campeonato de formula, vai enterrar de vez a F3.

    Volto a dizer, que não adianta nada você ficar pondo posts sobre a falta de publico, area vip, etc, se o basico que é a Confederação ou federação apoiar o esporte não está sendo feito.

    Alem disso, chega-se ao absurdo de ser cobrado um aluguel de pista MAIOR para se promover uma corrida de carros, do que um evento de bicicleta ou festa rave. Autodromo é feito para corrida!!!

    abraço!!!!

  25. Ricardo Bassani says:

    Brasileiro ‘pacheco’ adora ver piloto na F1. Empresário adora ir no camarote VIP comer e beber vendo a badalação da F1. Mas essa mamata pode acabar simplesmente por falta de categorias de base sérias. Torço para o projeto do Massa de uma categoria de formula com apoio da Fiat (ou de qualquer outro). Porque senão, depois da geração Lucas di Grassi e Ayrton Senna, não temos pilotos com chance de chegar à F1. Concorda, Flávio?

  26. Luiz com z says:

    É Motta, deixa Dilson

  27. bruno machado says:

    acho q o flávio lá no fundo torce pelo Flu aqui no rio…. talvez sejam as cores q lembram, sei lá…
    é uma pena o q acontece ao nosso automobilismo…

    mas, assume Flávio… VC É TrICOLOR DE CORAÇÃO!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *