MENU

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 6:58F-1

ALONSO, O NOVO SCHUMI

losamigosPARIS (até que a morte) – A Ferrari escolheu Alonso como seu novo Schumacher. Já está tudo certo para que o anúncio oficial de sua contratação seja feito na manhã de quinta-feira em Suzuka, por volta das 22h da quarta no Brasil.

Alonso fechou um contrato de cinco anos, de 2010 a 2014, com opção para mais um. É mais ou menos o que o time de Maranello fez com Schumacher em meados da década de 90: uma aposta no longo prazo, que acabou se pagando com juros e correção monetária. O espanhol chega para encerrar a carreira em Maranello.

Fernandinho, assim, terá tempo para realizar o que teve dificuldades para fazer em seus últimos anos erráticos, 2007 na McLaren, 2008 e 2009 na combalida Renault. O contrato com a Ferrari foi acertado no fim do ano passado e ele só não vestiu vermelho já em 2009 porque os italianos não tiveram meios de rescindir ao menos um dos compromissos em vigor com seus pilotos titulares, Massa ou Raikkonen.

Agora, as coisas com Kimi foram acertadas. Talvez na quinta-feira mesmo a McLaren anuncie que ele voltará ao time, para formar uma fortíssima dupla com Lewis Hamilton — assim como forte e interessante será a dupla Alonso-Massa, se Felipe voltar a correr no alto nível que apresentou nas últimas temporadas.

O acerto de longo prazo com o asturiano, porém, pode ser recebido como uma má notícia para o brasileiro. Alonso chega para ganhar 25 milhões de euros por ano e trará gente de sua confiança para seu staff particular — engenheiros e técnicos com quem trabalhou na McLaren e na Renault e também gente da Red Bull que indicou à Ferrari. Ou seja: desembarca com status de primeiro piloto. A vida será dura para Massa. Porque, além de tudo, Alonso é muito bom, o melhor da atualidade.

Ah, a casa nas cercanias de Modena foi alugada alguns meses atrás. Alonso vai morar perto da fábrica.

532 comentários

  1. celso disse:

    O Hamilton foi campeão moral em 2007, já que o Massa abriu para o Kimi. Isso é antiesportivo. Dessa forma o Shumi foi heptacampeão. Não sou contra os pilotos brasileiros, mas sim realista no sentido de que na atualidade não temos nenhum grande piloto na F1. Temos, sim, pilotos médios, como o Massa e o Barrichello.

  2. celso disse:

    Flávio Gomes, o Alonso não é melhor piloto da atualidade. Ele, em condições iguais, foi superado pelo Hamilton. Não acredito que vc esqueceu disso. Aliás, o Hamilton foi campeão moral em 2007. É que o Massa

  3. janloco disse:

    O Senna não foi só o primeiro ele foi o único . Bom em tudo: no acerto do carro; no braço; no sol ou na chuva, quando, sempre conseguia colocar uma volta em cima do segundo colocado. Pilotava com a ponta dos dedos. foi e será para sempre o mais perfeito, quer queiram ou não os despeitados e anti-patriotas de plantão.
    O brasileiro precisa deixar de ser coitadinho e levantar a cabeça. Na Fórmula Um, ninguém foi melhor do que o Senna. Se ele não houvese morrido, esse alemão estaria aposentado chorando o deca campeonato do maior campeão de todos os tempos. E esse merda do espanhol não daria nem para limpar a bota do Senna.
    Tenho dito!

  4. janloco disse:

    Bom para qualquer temporada e em qualquer escuderia era o Senna. Correu numa escuderia fraca, da sua época, e ganhou corrida. Esse tal de Alonso só ganhou na Renault enquanto ninguém descobriu as falcatruas do mafioso Briatore. Nem na ótima Mac laren ele não ganhou. E ainda tem babaca que torce por esse otário. Ele não sabe correr na chuva e ainda querem nos convencer que é bom. Bom merda nenhuma. Fiquem com ele eu fico com o Massa. Tenho dito!

  5. saulo disse:

    LIBERTADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Flavio kara ta estresado vai pescar!!!!!!!!!!!!!
    Tira 1as ferias!!!!!!!!!

  6. jaca cecagno disse:

    olha a cara do alemão!!! nunca teve alguem tão gente boa o esporte e aqui no Brasil criaram a fama do cara de mau-caráter, mau-humorado e outras bobagens,.. com o tempo esse mito idiota brasileiro cai e todos vão discutir quem foi o 2ªº melhor e não o primeiro. não concorda flavio?

  7. Cléber Porto disse:

    Flávio, (re)veja o que você escreveu neste post aqui, de junho do ano passado:

    “SÃO PAULO (redondinho) – Não sei se vocês notaram, mas Fernando Alonso chegou à marca telúrica de 500 pontos com o oitavo lugar chinfrim de Magny-Cours. Isso o coloca atrás de Barrichello (524), Coulthard (533), Senna (614), Prost (798,5) e Schumacher (1.369).

    Os dois primeiros, Alonsito deve passar em mais um ano ou dois. Senna, talvez alcance se arrumar um carro bom. Prost, muito difícil. Schumacher, quase impossível. Ainda mais se ficar pulando de galho em galho, como parece que vai fazer daqui para a frente”.

    Pois é, ainda bem que você não ganha a vida como vidente, né?
    No mais, seria legal atualizar essas pontuações, não?

  8. ZÉ BEDEU disse:

    Flávio, uma vez eu te disse: Você é muito novo para ser um velho ranzinza, agora intragável, a “fama” pegou?? Milton Leite, me parece mais “humilde”! Vou encerrar assim: Você pode deletar, mas vai ter que ler: Quem quer foder, provavelmente, é sua mãe! O rombo dela, ao te parir, nunca mais deve ter visto uma luz… infeliz, se não pode, não se “exponha”, fecha o blog! PS: cuidado, não se “fie” no AS, você pode levar um monte de “furada” ehehe.

  9. veber disse:

    sabe o que é mais engraçado,, falaram que o Alonso é ótimo acertador de carros mas então o que ele fez na Renault em 2008 e 2009,, o carro continua fraco,, e mais na Globo disseram que o Lewis não sabia acertar o carro e só acelerava,, mas Alonso saiu de lá em 2007 e Lewis foi campeão,, em 2009 a Mclaren começou com um carro péssimo e já está ganhando provas novamente,, ….. eu acho o Alonso um ótimo piloto mas não um rei,, merece ser campeões mais vezes e tem condições de brigar por muitas vitórias,, mas a briga será duríssima pois Hamilton e Haikonen os dois com H maiusculo vão bater forte e ainda tem o Massinha que boto muita fé,, é rápido e muito inteligente …………. 2010 promete

  10. ZÉ BEDEU disse:

    Que que isso Flávio? Eu mesmo sempre te defendi como excelente jornalista e tudo mais, mas realmente o Guilherne Diniz tem razão, são tres anos de contrato e sem staff, segundo a própria Ferrari, falta de educação cara, não precisava disso ai não!

  11. Carol disse:

    Eu acho q vcs são mto injustos ficam falando mal do Alonso só pq ele nao é brasileiro! Ele é o melhor piloto da atualidade, disso não há duvidas!! Venceu dois campeonatos na Renault, e ganhou do Schumi!! Os carros vão ser iguais, a ferrari ja disse isso. Vcs ficam falando coisas q nem sabem!! E agora sim Alonso vai mostrar como é ser um piloto de ponta, coisa q nao se ve ha muito tempo! E essas historias de espionagem ninguem tem prova de q ele estava envolvido, sendo assim vcs nao podem dizer nada! Agora fala serio, torcer pro Massa cegamente só pq ele é brasileiro é o fim, em? Alonso mais do q merece ser campeao mais umas 5 vezes! E a todos q odeiam ele, a gente conversa ano q vem entao!! Alonso é o melhor!!

  12. Guiherme Diniz disse:

    Cara, que educação hein?
    Que beleeeza!!!
    Não te falei nada demais, não te xinguei, não te ofendi….não aceita uma retificação dos seus leitores?
    Só brinquei que o AS é uma furada.
    Cara, não vou te xingar aqui como vc fez porque ficaria tão ridículo quanto o papelão que você fez. Te acompanho na ESPN, gosto dos seus comentários lá…aliás, acho que gostava, né?
    Mas também pensando, minha opinião como seu leitor e assinante da ESPN, canal o qual sou assinante e que lhe emprega e paga teu salário não deve realmente lhe importar.
    Assim como os comentários de alguns amigos aí em cima que também ficaram ofendidos com a forma que vc me tratou.
    Mas tudo bem, vida que segue. Também acho que vc não vai nem publicar este meu comentario aqui e nem ficar com vergonha também. É impressionante como as vezes nos enganamos e nos decepcionamos com profissionais (?) que acompanhamos e admiramos na tv, sobretudo no jornalismo esportivo o qual somos apaixonados.
    Me desculpe ter entrado, lido e comentado no seu blog. Minha insignificância não mais te atormentará.
    Nem te acompanhará mais na ESPN e de alguns que viram sua falta de educação e de respeito creio que também não terão mais a mesma simpatia.
    E pensar que um jornalista amigo meu e seu, falava bem pra caramba de você! Quero ver o que ele vai me dizer agora…
    Lamentável!

    • Flavio Gomes disse:

      Releia os termos que você usou, garotão, e veja se não diria a mesma coisa.

    • Guiherme Diniz disse:

      Quais termos, Flávio?
      Eu te xinguei? Eu te mandei se foder? Eu te ofendi?
      Eu só retifiquei alguns pontos que, como leitor do AS (talvez como masoquista), vi em seu post.
      Se foi por falta de tempo ou mil outras coisas mais que você não viu outras fontes não interessa agora. E não, eu não responderia no mesmo termo que você usou.
      Talvez em uma conversa de boteco eu responderia. Mas eu sou uma pessoa (não anonima, pois deixo meu nome e meu email para você) que não influo na opinião e no comportamento de milhares. E seria num boteco bebendo ceva com amigos!
      Sou vascaíno e acompanhei seus comentários sobre os acontecimentos no jogo da Lusa, que eu simpatizo e já tive camiseta quando pequeno, contra o Vasco e também no episódio do vestiário. Aí lhe pergunto: com qual razão você, me respondendo dessa forma, pode passar sua opinião contra a violência ao Brasil inteiro? Seria no mínimo incoerente, não?
      Não quero pautar seu trabalho, que como falei antes, considero bom, mesmo com sua falta de educação e trato com seus leitores.
      Só gostaria que vc e outros mais, a partir do ponto que dão opiniões e abrem os blogs para receber opiniões, estejam preparados para críticas com educação. Criticar vocês criticam, na tv, rádio, jornal e blogs. Talvez e, em muitas das vezes, muito rudes. Grossos e desreipeitosos até.
      Enfim…deixa quieto. Como dizem os antigos, pau que nasce torto nunca se endireita.
      Abraço e, pensa na sua conduta como pessoa pública. Você tem responsabilidade (como você cobra dos esportistas). Eu, não!

  13. Carlo Germani disse:

    Caro Flavio,

    A contratação de Alonso pela Ferrari, será mais um capítulo de um piloto desagregador como é.

    Manchetes da mídia: ” Ferrari propõe volta ao topo com chegada de Alonso”
    Então tá. A perda do campeonato de 2008 foi culpa de Massa ou das mancadas do time?

    “Ferrari afirma que Alonso e Massa competirão em condições iguais” – Desde quanto Alonso vai para um time,
    que tenha condições iguais entre os pilotos?

    Massa vai sofrer um bocado com Alonso, mas esse vai levar
    o troco à altura. Massa não se deixa dominar.

    Meus questionamentos e críticas sobre Alonso, não é em
    relação a seu talento como piloto, e sim, sobre o seu caráter.

  14. José Guilhermo disse:

    Muito aqui esquecem que a Ferrari ano passado tinha o melhor carro do grid ganhou o campeonato de construtores facil,facil , Massa é sem duvida um bom piloto, mas hoje na F1 a um consenso que Hamilton e Alonso sao os dois melhores da categoria cabe ao Massa ano que vem provar o contrario, acho Massa muito bom em certos circuitos como Brasil, Valencia,Budapeste,Turquia mas nao e tao bom na chuva e menos combativo que o Hamilton por exemplo largar na pole e vencer a corrida é mole, quero ver sair la de tras e nada garante tb que a Ferrari tenha o melhor carro em 2010, em 2007 kimi era o novato e Massa ja tinha um ano de Ferrari , quem foi o campeão mesmo, ano passado Massa pilotou muito e tinha o melhor carro, Raikonen estava claramente desmotivado depois de ja ter sido campeao,nao foi rival a altura, quem levou foi Hamilton mesmo com um carro inferior, esse ano ele vinha fazendo o que dava mais ou menos no mesmo nivel do raikonen ate o acidente, ano que vem veremos o real potencial do MASSA. mas sem chororo.

  15. lucas disse:

    acho inevitável a comparação com shumy. mas são tempos diferentes, shumy reinou por 10 anos desde a morte de senna ,sem adversários a altura; villeneuve, hill , couthard, barrichelo , seriam pilotos de fundo de grid se corressem na decada de 80. hoje em dia alonso não reinará absoluto, temos ótimos pilotos se revelando, vettel e hamington estão no mesmo nível de alonso e podem vencé-lo desde que tenham carros competivos. Além do mais a ferrari não terá ross brawn e jean todt; ou vc acha que um será campeão do mundo e o outro presidente da fia atoa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>