BUEMBA, BUEMBA

SÃO PAULO (acabou) – Todos os indícios apontam para uma “autodelação” no caso Nelsinho-Renault-Cingapura, com gente da Renault insinuando que foi o próprio Nelsinho a dar a sugestão de uma batida proposital na corrida vencida por Fernando Alonso no ano passado. É o que veio à tona hoje em reportagem da revista inglesa “Autosport”, com a informação extra de Victor Martins, do Grande Prêmio, de que Nelsinho teria recebido garantias da FIA de que não seria punido se entregasse tudo.

E foi Nelson Piquet, o pai, quem teria procurado a FIA para entregar tudo um dia depois do GP da Hungria, em 27 de julho, após a última corrida do filho pela Renault. Puto com Briatore, Nelsão abriu o jogo. Nelsinho teria sido chamado para confirmar a história.

É possível provar que Nelsinho bateu de propósito, ou quase isso, mesmo sem confissões obtidas no pau-de-arara, ou mesmo conversas de rádio. Se a coisa foi combinada antes, ninguém precisaria falar nada pelo rádio, que seria de uma ingenuidade fenomenal. Basta ver a telemetria. Se naquela curva Nelsinho passou 200 vezes tirando o pé e na 201ª encheu o acelerador, temos aí uma evidência.

Pat Symonds diz, na “Autosport”, que Piquet-pimpolho teria sugerido fazer aquilo, algo que não terá como provar, a não ser que carregue consigo um minigravador para registrar as reuniões pré-corrida.

Se ficar provada a armação, os Piquet poderão argumentar sempre que o piloto estava pressionado e foi obrigado a fazer aquilo, senão perderia o emprego. É desculpa frágil. Nada justifica uma atrocidade dessas. Não entendo, até agora, por que Piquet-pai se dispôs a entregar o filho, achando que alguém iria ficar com dó dele. A tal garantia de não-punição da FIA é retórica. A entidade pode até não dependurá-lo numa cruz. Mas a F-1 vai se encarregar de fazê-lo.

Ou seja: se Nelsinho se jogou no muro de propósito, mesmo, por decisão própria ou porque Briatore colocou atiradores de elite nos prédios de Cingapura para estourar seus miolos, está lascado. Só continua na categoria se seu pai comprar uma equipe, ou uma vaga. E isso é caro. Agora, mais ainda.

Subscribe
Notify of
guest
223 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
12 anos atrás

Nelsinho e Papi cagaram sentados!

Nivaldo
Nivaldo
12 anos atrás

Uma coisa e uma coisa…

o tempo dira se ele realmente vai voltar a F1…

Nivaldo
Nivaldo
12 anos atrás

As viuvas do PIQUET estao enlouquecendo com esta historia

As mesmas que tem poster do nelsinho no quarto e devem falar, ai que gostoso, que lindo, maravilhoso…

Fabricio
Fabricio
12 anos atrás

Não fico surpreso com este fato. Na F1 o que mais tem é negócio. Acho que desde quando os carros ganharam patrocínio de alguma empresa, o esporte começou a ficar num plano inferior ao do dinheiro. Esta vitória em Cingapura rendeu muita verba para a Renault. Não gosto do Briatore, acho que ele não entende nada do esporte automobilismo, mas entende de negócio e dinheiro. Esta foi uma medida empresarial, não esportiva, rendeu lucros financeiros. O objetivo foi atingido. Para ele Briatore, só isso que importa.

luisfernando
luisfernando
12 anos atrás

torci muito pra ser um simples boato,mais acho que é fim de linha pro nélson jr.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

Timo glock desacelerou no mesmo trecho em que está enterrado o cadáver de Jimmy Hoffa, logo antes de um setor de arquibancada onde o lobisomem e a mula-sem-cabeça assistiam à corrida.

Marco
Marco
12 anos atrás

As viuvinhas do Piquet estão a beira de um ataque de nervos ..rs, e voce ainda fala que a carreira do nelsinho acabou,cuidado que eles vão querer te pegar……rs

Rene
Rene
12 anos atrás

e o Alonso? Se fazendo de bobo e todo mundo se fingindo de bobo!

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
12 anos atrás

O Piquet (o outro é “Nelsinho”) podia ter passado pela vida sem esta. Deixar um outro piloto passar abrindo mão de uma vitória pra não perder o emprego já é uma m…, mas vá lá, é discutível, mas fazer isto já é no mínimo vender a alma pro capeta pra comprar um pão com mortadela e dois kisuco.

ra
ra
12 anos atrás

Acho que o Nelsão tem grande culpa nisso,porque soltou o pimpolho aos leões!Duvido que ele soubese disso,pois ele numca aceitaria essa marmlada!!

jotape
jotape
12 anos atrás

Só um adendo a quem está comparando a atitude do Piquet Jr. com a batida do Senna.
O Senna nunca foi picareta. Nunca fez nada pra prejudicar os companheiros. Ele não bateu no Prost pra ganhar o campeonato, bateu porque era o Prost. Que tinha feito o mesmo com ele no ano anterior. Com isso, ele mostrou que não tinha sangue de barata! Que não obedecia ordens estúpidas de dirigentes pra deixar fulano ultrapassar, ou bater no muro pro outro ganhar.
E essa é a diferença entre um campeão e um borra-botas.

Léo
Léo
12 anos atrás

A corneta ta afiada hein Flavio? Nelsinho sairá ileso dessa, anota ai, Briatore sairá muito mais chamuscado dessa do que Piquet pimpolho, apostaria até que o brasileiro estará na F-1 ano que vem, o italiano estara com uma de suas put… digo super modelos em casa chorando as pitangas.

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Será que alguém vá acreditar que o menino sugeriu sozinho essa batida ??? Ele teve tempo e dados suficientes para planejar o momento e local exato para tal façanha ??? E saber que o Alonso poderia ganhar a corrida ???

Coelhinho da Pascoa, Papai Noel, Fada Madrinha e Bicho Papão, mandam lembranças a todos da FIA, torcedores, investigadores do caso e também avocê que lê este texto.

jose medeiros
jose medeiros
12 anos atrás

Piquet filho é o menos culpado na minha opiniao. Já O Pai é um idiota. Podia ter salvo o filho no momento da pressão, mas nao o fez. talvez pq o Nelsinho fosse fã do Senna. Mesmo negando que um dia pediu autografo ao grande amigo do pai tenho a reportegm gravada até hoje. Foi feita pelo Roberto Cabrini no GP de Monaco de 93 e o Piquet son disse que Senna era o the best. depois neggou q isso aconteceu. Se alguem quiser manda o endereço que mando a fita.

Rodrigo Bezerra Meirelles
12 anos atrás

Olá pessoal;

Eu mesmo atrasado quero palpitar ehhehe. Mudei um pouco meu ponto de vista. Mas continuo achando o Nelson Angelo um mala. tanto faz se foi por vontade própria ou mandado. Tem a turma que vai defender “Ah o Prost bateu de propósito, o Senna também, o Schumacher também”. Isso não absolve ele, pois qualquer um que bate de propósito não está respeitando os principios esportivos.

Mas mudei em relação ao que eu pensava do Mosley. Quer queira ou não, por vingança ou não, ele vai dar uma purificada no ambiente. Tirou o Dennis que era intragável (com todo o repsito pela biografia dele, e acho que sem ele a McLaren não estaria aí hoje), e vai tirar o Briatore este sim, um inútil de marca maior.

Era isso

evandro garcia
evandro garcia
12 anos atrás

o filho manchou a história do pai,olhando o passado apesar de que Nelson Piquet era considerado antipático,nunca vi indicios de que Piquet tivesse feito coisas assim,é uma mancha inclusive para o automibilismo brasileiro,que já está desacreditado,apesar de que muitos comentam sobre o episódio Senna x Prost em 1990,ali foi um troco, dado não só ao Prost por 89, mas também pelo fato de que Jean Marry Balestre tentou novamente favorecer seu compatriota,não autorizando a mudança da pole position do lado sujo da pista para o lado limpo,então o que se considera trapaça,para mim e a maioria não passa do troco,o unico equivoco do Senna é que realmente foi muito perigoso,ele colocou a vida dele e de outra pessoa em risco,foi uma imprudencia,mas jamais uma trapaça,era um jogo de dois contra um!!!!

alexandre
12 anos atrás

continuo sem entender, nelsinho esta sendo crucificado pelo que fez com a corda no pescoço..mas rubinho nao foi quand tirou o pe pra o schumi faltando 10 metros para o fim e sem a corda no pescoço..tem algo errado ai nao???

Conrado Andrade
Conrado Andrade
12 anos atrás

Impressionante como temos santos por aqui… todos imaculados, limpinhos, sem nenhuma sujeira no histórico.

Além de santos: juízes.
Além de juízes: deuses.

Vão julgar a mãe de vcs, que vcs acham que conhecem, ora…

Brasileiro é um lixo mesmo.
Tenho vergonha de ser brasileiro e orgulho de ser terráqueo.
Imparcialidade que é bom, necas.

Estou adorando ver o Briattore realmente enrascado. Não gostei de ver o Pat Symonds envolvido… mas tb, que se explôda. Foi muito interessante vê-lo batendo com a língua nos dentes, afirmando que houve de fato a discussão (Briattore disse o contrário) e que, a idéia teria partido do Nelsinho. Olha a confissão aí, por parte da cúpula…

Pois bem. É impossível achar que Nelsinho teria pensado “bom… minha carreira ta em risco, vou propor uma idéia mirabolante: já sei!”. Daí, ele ir até a cúpula da Renault, pra formalizar uma idéia dessas, é absolutamente non-sense na minha opinião. Ele não tinha nada a ganhar efetivamente e uma vaga pro ano que vem era muito pouco, já que não há tantos pilotos novatos melhores que ele até hoje. Além do mais, a sua situação na equipe, é completamente contraditória pra agir desta forma.

O fato dele não ter nada a ganhar com isso, é o maior indicio que ele teria sido mandado e, talvez, até ameaçado de fato, pra sair da Renault. É tão óbvio que ele não recebera um tratamento digno desde o dia em que virou titular, que ficou em muitas vezes explícito (como nunca vi antes), pelos gestos negativos de Briattore, mesmo quando o problema era do carro.

Se Nelsinho fez de propósito… cai tanto no meu conceito quanto Senna, Schumacher, Prost,…

A diferença, é que – por vingança ou não – ele, ou a família, mostrou que não leva desaforo pra casa e botou um mafioso na parede. Isso pra mim, TAMBEM vale ponto.

Abraço

André
André
12 anos atrás

FG. Leia esta conspiração que eu acabei de imaginar.
O Briatore primeiro acabou com a carreira do Moreno, depois com a do Piquet pai. Isso foi em 1991. Depois com o scumi em 1994 correram fora do regulamento e deixaram o Senna desesperado fazendo com que ele andasse acima do limite o tempo todo para vencer a beneton e acabou em tragédia. Agora o Briatore acabou (ou tentou) acabar com a carreira do nelsinho. Então nelsão resolveu acabar com a carreira do Briatore. Entregou ele de bandeja pra FIA. Fim de carreira pro Briatore. Nelsinho? Vamos ver.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

O Reginaldo Leme continua afirmando que é tudo verdade. Agora, dizer que o Alonso não sabia é demais!!!

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
12 anos atrás

Perde o esporte a motor, perde o Brasil, perde a familia Piquet e eu acho que tudo ficará seguindo do mesmo jeito…. igualzinho ao senado /`câmara do Brasil! É uma pena! Garanto que o Nelsinho nunca mais vai tocar, como fez na GP2!

marcos vale
marcos vale
12 anos atrás

O post do mauro foi mais sensato ate momento.
tb acho que não é fim da carreira do nelson jr, o Pai negociou tudo isso antes de colocar à tona

rosemeyer
rosemeyer
12 anos atrás

Como e’ possivel que o Alonso não soubesse de nada?A midia vai comprar essa versão?

1 3 4 5