DARK SIDE (7)

cing004SÃO PAULO (um só) – Esse GP de Cingapura não merece mais do que um post. Sem armação de equipe alguma, a corrida não tem a menor graça. Mas vamos nos desdobrar. O mais relevante para o campeonato, claro, foi o fato de Button ter conseguido terminar à frente de Barrichello, mesmo tendo largado atrás. Isso só aconteceu justamente porque… largou atrás. Não foi ao Q3, pôde começar a prova mais pesado e ganhou a posição do companheiro, a quem marcou homem-a-homem desde as primeiras voltas, nos boxes.

Poderia ter levado já no primeiro pit stop, adiado ao máximo, mas a entrada do safety-car após a batida entre Sutil e Heidfeld adiou, também, a ultrapassagem. Rubens fez sua segunda parada na volta 46 e Jenson, na 51. Quando Barrichello retornou à pista depois de seu segundo pit stop, Button tinha mais de 25s de vantagem graças a uma sequência de boas voltas. Era o bastante para, com uma parada rápida, sair dos boxes ainda à frente. Barrichello, para piorar as coisas para seu lado, revelou depois da prova que seu motor morreu na parada, tirando-lhe segundos preciosos.

As últimas voltas foram dramáticas para o inglês, com problemas nos freios. Sorte dele que tinha uma boa distância para o brasileiro. Tirou o pé, levou o carro para casa, como pediu pessoalmente Ross Brawn pelo rádio. E foi o quinto colocado, uma posição à frente de Rubens. Depois de três provas seguidas terminando atrás do companheiro (a última vez tinha sido na Hungria), Button esboça uma reação. Aumenta de 14 para 15 pontos sua vantagem na classificação, agora com uma corrida a menos pela frente. Rubens precisa tirar 16 pontos em três GPs, porque um eventual empate daria o título ao britânico, que tem seis vitórias, contra duas do parceiro. Tudo pode acabar no Japão se, por exemplo, Button vencer e Barrichello terminar em quarto.

Foi um balde d’água fria no brasileiro, que teve interrompida sua sequência de bons resultados com uma apresentação apenas normal. Button, por outro lado, parece ter colocado fim de vez a uma série de más apresentações. Já havia andado bem em Monza e, hoje, foi maduro o bastante para compensar a péssima classificação com uma atuação segura e inteligente na prova, pensando exclusivamente em chegar perto do outro carro da Brawn.

Rubens não tem muito mais a fazer com seu marca-texto até o fim da temporada. Precisa continuar pilotando de forma agressiva e cruzar os dedos para Button ter algum problema no meio do caminho.

Daqui a pouco eu volto para falar do resto.

Subscribe
Notify of
guest

144 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

O Barrica só precisa de 16 pontos ou seriam 15 para empatar? em tres provas para ser campeão.
Tão real que ja esta anunciando sua ida para outra equipe,,,,,,,,,,,,,,acorda bobueno.

deixa cair
deixa cair
14 anos atrás

jornalismo é criticar e ser criticado … eis a graça …. a polêmica é o sal do jornalismo .

edison
edison
14 anos atrás

Esta vai para o pessoal que ta mandando a lenha no FLAVIO.
Ve se dao uma espiada no blog do Livio, do Galvao, do Ishikawa, e de tantos outros por ai que causam nauseas so de ler a opiniao deles. De longe aprecio os comentarios do dono deste blog.

neto
neto
14 anos atrás

NA MORAL A GALERA DA ESPN CRITICA TUDO!! TÁ LOUCO, JORNALISMO FURADO, PENSAM QUE COM CRITICAS ELES SOBEM NA AUDIÊNCIA, SÓ ASSISTO PORQUE GOSTO DO CAMPEONATO ESPANHOL E INGLÊS, + SÃO UM SACO TODOS ELES, AXO QUE FAEM UM CURSO ANTES DE IREM AO AR

gustavo
gustavo
14 anos atrás

Barichello vai perder pra ele mesmo, enquanto foi agressivo colheu bons frutos, mas tem um tendencia enorme e burra a se acomodar: voltou do pit stop fazendo volta a 1 51 e so baixou para 1 48 depois de saber pelo radio que Button tinha poblemas, mas ai ja tinha deixado o ingles abrir 10s

Falta inteligencia e aconselhamento a ser rapaz, qual a vantagem de levar o carro ate o fim pra ganhar 2 pontos e ser vice?

Osama
Osama
14 anos atrás

Eduardo, não são as viúvas do Senna que o criticam, são os amantes do automobilismo. Querer chegar onde ele chegou? todos querem ser milionários, mas por mais dinheiro que o Rubens têm, ele sempre vai ser frustrado por não ter tido competência de conquistar um título na F1. Tá vendo, rico e frustrado!

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Queria eu estar no lugar do Rubens. Milionário, faz o que gosta e porque gosta, pois não precisa mais da grana para isso, tem um linda família, é decente e honesto. Esse bando que o critica tem é inveja. Primeiro cheguem onde ele chegou, depois vocês terão parâmetro para avaliar…viuvas do Senna!!!!!!!!!

Roberval
14 anos atrás

Melhor comentário de todos:

27/09/2009 às 15:23

“Uí contról de méti” – como diria Joel Santana… E vivam as vuvuzelas!!!

Hauhauhauhauhauhauahha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Osama
Osama
14 anos atrás

Resumindo Rubinho, é só ler ou ouvir o que a Hortência disse sobre ele. Ela disse tudo!!! fim de papo.

Osama
Osama
14 anos atrás

Mauro, SEJA BEM VINDO, erro de datilografia. Vamos fazer uma campanha: GALVÃO 0%!!! esse cara é horrível, e depois diz: F1 têm que ter GP do Mônaco se não não é F1, que playboy! Fora Hungria, Mônaco, Cingapura! Fora Galvão!!

ALBGiraldi
ALBGiraldi
14 anos atrás

As velhas guerras e jargões de sempre (pró- Piquet, pró-Senna, viúvas do Senna, etc., etc.)
Torci por Emerson, torci por Piquet, torci por Senna e torci e torço por Rubens – qual o problema? Ou cada uma dessas figuras criou uma ceita, onde não se aceita o torcer como e para quem quiser? Aprendi a admirar as qualidades de cada um deles, sobre os defeitos, o máximo que pilotei foi Kart, quem sou eu para falar…
Sempre torci mesmo foi pela F1! Ela foi assim, para a geração anos 50 a 60, assado para a geração 60 a 70, cia., de outro jeito para as gerações que vieram depois – ela mudou bastante, mas uma coisa que eu achava que era variável mas de fato é uma constante, é a paixão por este esporte que não muda mesmo.
Somos “viúvas” sim, mas viúvas do entendimento que a F1 é um espetáculo, com todo seu coro e artistas – sejam eles principais ou coadjuvantes, façam eles história ou simplesmente uma única participação. Torço sim, para as Lotus serem negras e douradas, para as Ferraris nunca deixarem de ser vermelhas, as Brabhams serem brancas e azuis, as Maclarens serem brancas e vermelhas e por aí vai…

aspassos
aspassos
14 anos atrás

Acredito que talento não tem idade e as corridas ganham em glamour com caras veteranos como o Barrichello, Fisico, Trulli e outros que já se foram. Acho sensacional o uso da experiência por parte deles e seria muito divertido ter o Villeneuve de volta pra embolar ainda mais o pelotão.

DiG@O
DiG@O
14 anos atrás

Flávio, o Rubinho tem de fazer o que tem de fazer! Se for da vontade dos Deuses dos Esportes que ele seja campeão, o Button vai ficar sem pontuar em pelo menos 2 das 3 corridas restantes. Particularmente é isso que eu gostaria. Com relação ao GP de Cingapura, é bonito, é diferente e tudo, mas é um porre assim como Mônaco. Ninguém ultrapassa, se tenta bate, se bate vem safety car, enfim, acredito que esses GPs só estão no calendário por pura politicagem. “Alguéns” pagam para os “alguéns” do topo da pirâmide hierárquica da F1 e tudo temina em champagne e mulherada ou sado masoquismo para os simpatizantes.

antonio carlos
antonio carlos
14 anos atrás

Acompanho a formula 1, há algum tempo, e seu comentário (flávio gomes) no twiter sobre a ida de rubens barrichello para a equipe williams, acho que até seria uma boa, desde que rubens leve o seu staf para a nova equipe, só assim poderá surpreender no ano que vem, pois seus mecanicos e engenheiro, conhecem a sua forma de trabalhar e acertar o carro, isto aconteceu com michael quando foi para a ferrari, até por que teria que começar de novo um trabalho que ele faz desde 2006 com este mesmo staf, isto é só uma ideia, quem sabe ele ( rubens) não abraçe esta ideia…..

kalangomau
kalangomau
14 anos atrás

Quando alguém bate na porta do banheiro e do outro lado alguém diz : tem gente, concluímos que o cara está cagando.
Quando alguém bate no cockpit do Rubinho, ele responde: tem gente concluímos que ele está cagando. Moral da história….Quando Rubinho não caga na largada, caga no pit stop

CESAPAR  é  IMPAR
CESAPAR é IMPAR
14 anos atrás

Trocaram o cambio e ele não funciona direito. Será que outra coisa vai soltar do carro do Rubi? A Brawn explicou o que houve com a mola “assassina”? A FIA estudou o problema? Ninguem da midia soube de nada? O efeito Piquetinho “escondeu” os fatos que não fossem de Cingapura 2008? Será que algum dia, um livro conta as peripécias vigaristas da categoria?

Nko
Nko
14 anos atrás

É incrivel como tem brasileiro manipulado pela mídia, o Galvão Bueno e a Globo manda vocês torcerem pelo Barrichello e vocês torcem, mesmo ele sendo comprovadamente um piloto muito abaixo da média. Além disso não há mal nenhum em reconhecer o talento de pilotos estrangeiros como o Raikkonnen, Hamilton, Alonso e Button, patriotismo exagerado é fanatismo.

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

E o RONALDO heim…!!!

Jocarlos
14 anos atrás

Prezado amigo Flávio. O que eu vi ontem não foi uma corrida. Foi um desfile de carros digno de Mônaco. O protagonistas foram os mecânicos e funcionários. Os carros e os pilotos, serviram apenas de vitrines. A FIA que se pavoneia de tão séria e importante, na realidade, não passa de um amontoado de puxa-sacos que não pensam duas vezes em sacrificar o esporte em dtrimento de seus interesses. O certo sempre foi decidirem nas pistas, os melhores. Agora decidem nos boxes, com os carros parados. que falta de vergonha na cara. foi por causa disso que o Nelsinho Piquet fez o que fez. Não existe seriedade.

RICARDO BERNARD
RICARDO BERNARD
14 anos atrás

O FLAVIO vem falar que o nelsoinho não merece mais uma chance, engraçado o Alonso ( que só se o comentarista for velhaco ou retardado pra achar que os Alonsos , os Shumi, nada sabem, se o espanhol teev a cara de pau de falar que queria dedicar o pódio ao Briatore), então pare de falr bobagens, nos eu trabalho, e tú ate já tá careca, se te mandarem escrever que o Alonso é om mlehor de todos os tempos, não tenho duvidas que voce vai lá e vai escrever, apesar de contrariado, já que pelo comentario que teceu do nelsinho, ainda tá no bloco das viuvas do senna= aqules mal acabados que não aceitavam o Piquet ser tri-campeão, sem trapaças- sem ter que dar no meio do carro do proust ) ; Sei que não vai ser publicado ,mas para e pense…….. antes de sair com vigancinhas em cima do nelsinho pra atingiir o Piquet pai ;
Sem Nelsinho, as chances de termos outro campeão na formula 1 , só daqui a uns 10 anos ou mais;

MARINHO ARARAQUARA
MARINHO ARARAQUARA
14 anos atrás

infelizmente o nosso Rubinho não é mais páreo para os meninos mais novos que estão hoje na formula 1.
acho que chegou a hora dele se aposentar

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

Vou repetir as palavras do Mauro César Pereira, da ESPN, recentemente no “Sportcenter” – “Quando não se espera nada do Barrichello ele vai lá e ganha uma corrida como fez em Valência e Monza.
Quando se espera muito, ele faz algo errado”, como foi o caso no treino de Cingapura que, para mim, decidiu o resultado de ontem.
Com este pensamento diria mais: ele ganha no Japão, o Button quebra, causa uma expectativa gigante para o GP Brasil e aí…bom aquele velho final de GP Brasil com o Barrichello (acho ele um grande piloto, mas falta um “algo mais” na hora de decidir)

Fernandoff
Fernandoff
Reply to  Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

Esses caras da ESPN Brasil são um porre, tudo comentarista que só sabe falar mal de piloto Brasileiro, da Seleção Brasileira, do Brasil nas Olimpíadas, porque não vão para outro país

Jaquelliny
14 anos atrás

Galera……. eu vou continuar torcendo pelo Rubinho….
Acho que o cara merece depois de tudo que ele passou….
Mas acho que tá na hora de colocar novos pilotos……..

Jaquelliny
14 anos atrás

Bom, fosse o tempo em que as Corridas de F1 eram boas….
Estão colocando até apresentações de bandas famosas para ver se aumenta o público…. Ridículo….
Corrida é corrida…..
Eu gosto muito mas de uns tempos para cá coisa anda mudando….
Eu também concordo que está na hora de escolher autódromos melhores e também mudar de Narrador…
Seria uma boa…

Robson
Robson
14 anos atrás

Rapaz a corrida foi muita chata e sem graça para piorar Rubinho de novo sacaneado. Se todos os incidentes que acontece ja deixa o esporte feio ainda mais com uma corrida sem ultrapassagem.

J.L.Corrêa
J.L.Corrêa
14 anos atrás

Ah, que saudade do Senna!

Raphael
Raphael
14 anos atrás

Que circuito lixo!! A F1 deveria repensar aonde correr. O GP Alemanha que tinha um circuito lindo foi reformado e virou essa merda que é hoje. O GP de Pingapura vc assiste pela TV e é uma merda. Toda hora muda a camera para focar o carro. Uma merda de assistir. Além disso as ultrapassagens não existem. No ano que vem com o fim do reabastecimento vamos encurtar essa corrida para 2 voltas. Afinal não vai ter ultrapassagem nem nos boxes.

Joca
Joca
14 anos atrás

Até hoje não entendi porque a critica em cima do Rubinho, de pé de chinelo não tem nada. Pilotar com a agressividade que tem demonstrado aliado a sua técnica tem chances de ser campeão ainda este ano. Está pilotando para uma equipe inglesa contra um piloto inglês, o que tem que fazer foi o que o Piquet pai fez quando pilotou nestas condições, pé no porão e esquecer a equipe, ou esqueceram de uma parada no box que era programada para o companheiro de equipe do Nelsão (não me recordo quem, acho que era Mansel) que o brasileiro entrou no lugar do seu companheiro? É isso Rubens, pé no porão e fé.

AoAlheio
AoAlheio
14 anos atrás

Por acaso vc com este comentario de que sem ARMAÇAO nao tem graça, voce esta querendo dizer que prefere o esporte com trapaças do que um jogo limpo?

Garrincha
Garrincha
14 anos atrás

Pra quem diz que o Rubinho é azarado, nessa corrida ele até teve sorte. Com a entrada do safety car, Button e outros pilotos tiveram que antecipar a parada. O inglês, inclusive, tinha umas 9 voltas com tanque vazio pra botar tempo no brasileiro e voltar na frente já no primeiro pit stop.
Faltou para Rubens, como sempre, ser arrojado. Após a saída do safety car, com o tanque bem mais leve ele deveria ter se distanciado de Kovalainen e Button, o que não ocorreu.
O final é pra quem gosta de teorias da conspiração. Po, faltavam 2 voltas só! E a diferença era uns 9,5 segundos. Se o Rubinho conseguisse tirar essa diferença toda, passar é muito mais difícil, ainda mais pra quem ficou em outras corridas 15 voltas atrás do lento do Kovalainen.

Guimaraes
Guimaraes
14 anos atrás

O Fato do Button ter terminado 1 posição a frente, ofuscou outro fato, o de que o Rubens, foi amplamente superior ao Button durante o fim de semana, e como disse um colega aqui, pela agressividade e competência estaria em 5 no grid (não fosse a perda de posições), enquanto o Jenson Button, apagadíssimo e na minha opinião, amarelado, largaria em 12, ou seja, fácil constatar a discrepância de pilotagem entre os dois.

wagner
wagner
14 anos atrás

CORRIDA MAIS CHATA DO QUE ESTA SÓ O GP DE MÔNACO. E TENHO DITO.

pepesado
pepesado
14 anos atrás

Muito bem Rubinho! Voce fez o seu melhor, com todos os problemas mecãnicos ainda marcou um pontinho, voce é o melhor piloto da F1, atualmente.

Rafael Vieira
Rafael Vieira
14 anos atrás

O que o Piquet Jr devia ter feito? A volte de apresentação … entrar nos boxes, e ir a imprensa dizer … ” Me pediram pra bater o carro na volta 18 (sei lá qual foi…), não concordo com isso, agora a Renault resolve o que quer fazer comigo …” Seria mais digno. Nelsão … perdesse a chance de ficar calado ontem!!

Marcelo Piceli
Marcelo Piceli
14 anos atrás

O fato da estratégia ter funcionado melhor para o Button foi muito porque o Rubinho perdeu 5 posições. Se ele tivesse largado em 5o. teria tido melhor sorte. Mas “carreras son carreras” e o “se” não corre. É absolutamente normal, depois de uma sequência de provas aonde o Rubinho se deu melhor, uma o Button sair melhor. Mas bem que aquele freio do Button podia ter estourado de vez …

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

O autódromo, a iluminação, paisagens, etc. Tudo bonito. Pena que o principal, QUE É A CORRIDA, é horroroso!!! Parece um carrossel.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

A corrida teve a tocada rapida e precisa de Hamilton, que dominou completamente desde os treinos até a bandeirada.

Lewis Hamilton é a principal razão da McLaren ter um carro vencedor em 2007, 2008 e 2009.

Oscar
Oscar
14 anos atrás

O que nos resta a fazer é torcer pelo Rubinho. A corrida foi muito chata…pior ainda é o Galvão Bueno, péssimo…sem comentários, o cara é uma piada.

Mario Barbosa
Mario Barbosa
14 anos atrás

Flavio, torcer pro rubinho é igual a torcer pra portuguesa , entra no campeonato e a gente saBE QUE NÃO GANHA , SÓ FAZ NUMERO, ainda mais chegando com a camisa do corintians em tudo que é lugar, não avisaram pra ele que na formula 1 não pode ir com roupa de favelado??

Paulo Zschaber
Paulo Zschaber
14 anos atrás

O GP de Singapura é mesmo siga-pura. O barrichello é bom mas ele já tá em final de carreira. Piloto campeão começa jevem. Sem dúvida o Rubinho é um veterano simpático dos brasileiros. Mas já tá bem velho prá ser campeão; vai nessa Rubinho!!!!!!!!!!!

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Esse GP de Cingapura foi tão insoso, tão insípido, tão sem graça, que não deu sequer para eleger um craque ou uma baranga.

Cavalieri
Cavalieri
14 anos atrás

Por favor comentem……se a corrida do ano passado foi fraudulenta ela não deveria ser cancelada, e se assim fosse o Massa não seria campeão, afinal o acidente mudou toda a situação de corrida, fazendo os carros pararem antes e causando por exemplo a besteira no pit da ferrari.

Cavalieri
Cavalieri
14 anos atrás

Ta na carra que a equipe enganou Rubinho denovo, não avisaram sobre o problema do Button, nos freios deixando para o fim da corrida quando ja não havia mais tempo….meta a boca neles Rubinho….!!!!!

Luiz Antonio de Andrade
Luiz Antonio de Andrade
14 anos atrás

A F1 em primeiro lugar deveria retirar todos os autódromos travados. Não dá mais ficar assistindo corrida chata sem chances de ultrapassagens, com equipes sacaneando pilotos no pit stop afim de favorecer uns e outros. Ainda mais com o Galvão Bueno e suas filosofias baratas …
Será que a Globo não sente a queda no IBOPE?

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Pelo amor de Deus!!!!! tirem esse Galvão Bueno da narração das corridas, é mal educado, não deixa os outros comentaristas falarem, é um tremendo pé frio.

luís araújo
14 anos atrás

já tou ficando cansado, tenho que acreditar ser rubinho um grande piloto. já estou pra jogar a toalha, meu filho fica a me gozar e dizer-me que se defendo rubinho como um grande piloto, ele pode acreditar no que falo de pelé, sena e outros que ele não assistiu? tá dificil defender rubinho…

Seu creyson
Seu creyson
14 anos atrás

Filho é carma, piquet é o cara.

Seu creyson
Seu creyson
14 anos atrás

Sheet hapened ao shumacão e ele ganhava assim mesmo porque não desistia ou desacelerava, como 99% dos pilotos fazem, com exceção do alonso e do massa, talvez do hamilton. ele estava às vezes em segundo ou terceiro a 30 segundos e ganhava. Ou errava e ganhava, pela vantagem adquirida.

Seu creyson
Seu creyson
14 anos atrás

O rubinho parou umas duas voltas antes devido ao acidente, com medo do safety car, depois demorou a saber da dificuldade do companheiro e tava em ritmo de trote ao invés de galope. Detalhes tão pequenos de nós dois…

RUBENS COSTA BINGRE JR
RUBENS COSTA BINGRE JR
14 anos atrás

Corrida chata,sem emoção, quanto ao depoimento do Nelsão x9 sempre o mesmo panaca,os titulos do Schumacher,Prost e Senna não valem nada e o filho dele é talentoso ,é um fanfarrão !!!!