MENU

domingo, 27 de setembro de 2009 - 12:00F-1

DARK SIDE (8)

cing005SÃO PAULO (sem mais para o momento) – A vitória de Hamilton foi bola facilmente cantada desde a pole, ontem, e a divulgação do peso de seu carro. Ele não iria parar antes que seus mais diretos perseguidores, portanto era só largar bem e correr para o abraço. Teve um único momento de tensão, na metade da prova, quando Vettel chegou e apertou. Mas aí o alemão perdeu o espelho, foi punido por excesso de velocidade nos pits e as coisas ficaram muito simples para Lewis. Chega a 11 vitórias na carreira, duas no ano, faz um campeonato decente, depois do começo tumultuado. Resultado merecidíssimo.

Glock, o segundo colocado, também merece uma menção honrosa. Não cometeu erros, largou bem, esteve sempre à frente de Alonso e os infortúnios de Vettel o levaram a repetir sua melhor colocação na F-1. É um piloto sem brilho, mas que não tem nada de bobo. Não tem mais bobo na F-1, diria Galvão Bueno.

Galvão que, junto com Burti e Leme, ao longo da transmissão da Globo, nada mais fez do que ficar dizendo que qualquer coisa que acontecesse na face da Terra durante as quase duas horas do GP era “bom pro Barrichello”. Irritante. Parecia que não havia mais nada na pista. E, no fim, nada era “bom pro Barrichello”. Porque era evidente que a marcação de Button era boa para ele, Button, com a estratégia que adotou. Uma hora ia passar, como passou. Era tudo tão “bom pro Barrichello” que nem notaram que seu motor morreu no segundo pit stop. O que não foi nada bom pro Barrichello.

Mas voltemos ao resto. Alonso, mais uma vez, tirou leite de pedra. Parece que dedicou o pódio a Briatore. Perdeu ótima chance de ficar calado. Vettel, aos trancos e barrancos, terminou em quarto. Agora, só ele, com 59 pontos, ao lado da dupla da Brawn, tem chances matemáticas de título. Jenson tem 84, com 69 para Rubens. Webber, que deixou de ser regular como no início do ano, deu adeus a qualquer possibilidade.

O safety-car, desta vez, não teve influência decisiva na prova, como no ano passado. Apenas antecipou a parada da turma que tinha previsto um primeiro stint bem longo. A causa: uma barbeiragem de Sutil, que rodou ao tentar passar um Toro Rosso (Buemi, acho), e na volta acertou Heidfeld. O alemão teve quebrada uma incrível sequência de 41 provas terminadas, desde o GP dos EUA de 2007. Disse que a BMW Sauber não vai protestar, mas tentará “achar um cérebro” para Sutil. Ira desnecessária. O piloto da Force India se desculpou.

O azarado do dia foi Rosberguinho. Tinha carro e ritmo para chegar no pódio, mas barbeirou na saída dos boxes, foi punido e nem pontuou. Por fim, a Ferrari. Uma de suas piores apresentações no ano, com Raikkonen em décimo e Fisichella em 13º. Vexame total.

Semana que vem tem mais, em Suzuka. Ótimo, porque a pistinha de Fuji não se compara à velha pista da Honda, agora modernizada e pronta para receber o GP do Japão por mais 200 anos.

E me voy.

84 comentários

  1. Rodrigo Cesar disse:

    Galvão que, junto com Burti e Leme, ao longo da transmissão da Globo, nada mais fez do que ficar dizendo que qualquer coisa que acontecesse na face da Terra durante as quase duas horas do GP era “bom pro Barrichello”. Irritante

    Genial este comentário….concordo plenamente.

  2. Eudemar disse:

    No momento não existe nem um piloto na F1 que tenha mais “horas de vôo” que o Barrichello .
    Ou seja ninguem mais experiente que ele, e seu carro continua a apagar na largada, no abastecimento,será que? não tem algo de errado aí ?

    Esse ross brawn, é outro briatore disfarçado! Desde a primeira corrida, que acontecem coisas estranhas, no carro do rubinho! Nem na force india acontece o que ele tem que engolir, sem chiar, afinal nem contrato pra correr ele tem! Sempre acontecem somente com ele o do buton nada acontece! Button já é campeão, ross não vai arriscar com um piloto que tem que vencer as tres corridas e contar com a sorte de uma ou duas quebras do button pra ser campeão!
    Acorda rubinho, se segure pra ser vice, que já será uma vitória!
    Procure outro equipe e deixe de sonhar acordado, rubinho!

  3. Não li tudo, e não sei se alguém já postou isso. Mas se Button ganhar no Japão e Rubinho for o quarto, acaba o campeonato!!!

  4. sandro karam disse:

    o único Bueno que faz falta é aquele que escreve coluna para o grande premio. esse deve estar feliz da vida pelo Alonsito não ter sido punido e está prestes a se transferir para a ferrari

  5. sandro karam disse:

    1 – Se era para dar dor de barriga no Grojean na primeira volta por que não colocou o Di Grassi?
    2 – Impressionante, o Raikkonen rodando até 5 seg mais rápido que o Fisichella.
    3 – Alguem vai para o grande premio do brasil dia 11 de ABRIL. Da-lhe galvão!!!
    4 – Não sei para que Massa voltar para fazer uma única corrida. Não vai mudar nada para a história da humanidade, deixa o cara em casa e ele volta 100% nos testes de inverno!!!

  6. Roberto Viegas disse:

    Falo do Galvão “Brasileiro” Bueno

  7. Roberto Viegas disse:

    Rapaz ontem realmente ele se superou, falou em “volume de luz”. O volume de luz aqui é duasvezesmaior que em um campo de futebol. Desde quando luz tem volume????

  8. eraldo.a disse:

    Também sou crítico do Rubinho, mas me irrita muito ler os comentários das viúvas do Senna. Se moderniza, gente….

  9. claudio aun disse:

    No momento não existe nem um piloto na F1 que tenha mais “horas de vôo” que o Barrichello .
    Ou seja ninguem mais experiente que ele, e seu carro continua a apagar na largada, no abastecimento,será que? não tem algo de errado aí ?

  10. claudio aun disse:

    JÁ NOS TREINOS FICOU CLARO QUE ERA MELHOR A POSIÇÃO DO BUTON ,QUE A DO NOSSO ETERNO VICE-CAMPEÃO , TER IDO AO Q1 PARA PERDER 5 POSIÇÕES, ERA MELHOR LARGAR EM 11 COM ALTERNATIVA DE SAIR COM ESTRATEGIA DIFERENCIADA ( QUE DIGA O BUTON,DEVIA TER CARRO PARA LARGAR ENTRE OS DEZ E OPTOU LARGAR COM OPÇÕES DE ESTRATEGIA DURANTE O DESENROLAR DA CORRIDA.
    BARRICA ,,,,,,,PRESTA ATENÇÃO MENINO!!!!!!!!!!!!!

  11. Wilson disse:

    Quem tem que acreditar que o Segundinho Barrilento vai ser campeão é só a rede globo que tem que vender os patrocinios para o ano que vem. Quem acompanha a f1 a algum tempo sabe que o campeão é o Buton, o resto é resto, não adianta querer ser patriota que não vai dar , a não ser que você seja ingles. !!!!!

  12. marco disse:

    alguém precisa soprar no ouvido do alonso que ele está abusando da condescendência que tiveram (fia, imprensa internacional etc) com ele em relação ao caso cingapura-piquet.

    nada a ver com o excelente piloto que ele é… mas é muito dificil acreditar que ele não tenha participado da fraude.

    e bota dificil nisso.

    a sorte do cara é que gente graúda teria muito a perder se ele estivesse envolvido… empresas, equipes (atual e futura), até mesmo o campeonatode 2008.

  13. Silvio Taka disse:

    Êta corridinha chata, heim?!

  14. petrafan disse:

    Webber foi punido hoje, Raikkonen não foi punido na Bélgica.
    ou seja, os critérios da FIArrari continuam os mesmos.

  15. Fernando José da Silva Filho disse:

    Caro Flávio Gomes, concordo com você que é insuportável os comentários dos ufanistas da rede globo, que tentam criar possibilidades de título para Rubinho muito maiores que a realidade nas pistas, porém em minha opinião você é crítico em demasia com os pilotos brasileiros. Não concordo quando vc diz que button foi mais consistente e que a ultrapassagem no pit stop era inevitável.
    Para mim Rubinho não teve um bom ritmo de corrida , mas foi o mesmo de button, estranhei quando Button saiu na frente do Barrichello após a segunda parada , pois quando Rubinho parou estava 5 s à frente e após a parada de Button estava 7s atrás, portanto 12 s de diferença , impossível Button tirar 12 s virando 1min 49s 3 décimosem 5 voltas, óbvio que o problema no pit atrapalhou o Rubinho , portanto acho importante a informção de quantos segundos rubens perdeu para uma análise correta do resultado. Sinceramente acho que Rubinho saíria na frente do Vettel.

  16. Rodrigo disse:

    Flavio Gomes, foi chato mesmo aquele negocio do “bom para Barrichello”, mas, justica seja feita, a FOM nao mostrou a imagem do 2 pit do Rubinho… Tanto que o Regi nem fez aquele calculo de segundos perdidos… Quando o Barrica ficou atras do Button, nao entendi nada…
    Mas o Sutil, po…. nos f #$**&¨¨# eu, viu…
    Abraco, Rodrigo

  17. MAURO disse:

    Gostaria de falar sobre a chatice de Galvão Bueno. Quando Kovalainnen estava a Renault, o Galvão ficava o tempo todo, desde o início do campeonato, dizendo que Kovalainnen seria dispensado para a entrada de Nelsinho Piquet, o qual seria “muito querido” por Briatore. Kovalainnen não foi despedido no meio do campeonato e ainda conseguiu ir para uma equipe melhor… Quando Nelsinho entrou na Renault, fez uma temporada muito pior que a de Kovalainnen quando este lá esteve. No entanto, para Galvão, não havia razão alguma para Nelsinho ser dispensado… Agora Galvão fica falando do Grosjean, o qual, se não está indo melhor que o Nelsinho, também não está sendo pior. Ademais, não podemos nos esquecer que estão proibidos os testes, e fica muito mais difícil para um piloto, nas condições de Grosjean, se acostumar com o carro. Essa falta de equilíbrio do Galvão já encheu a paciência… Tudo bem que ele queira torcer contra outros pilotos para que os brasileiros encontrem espaço na F1, mas o que é insuportável é ele não reconhecer quando um brasileiro (no caso o Nelsinho Piquet) está realmente muito mal e merece sim ser dispensado no meio da temporada (já merecia isso no ano passado).

  18. Alleydrunkcat disse:

    Eu quase desliguei a Tv qnd o GB nos mandou torcer pro Grosjean continuar indo mal, pra assim o Di Grassi pegar a vaga dele. Ridículo, anti-ético, estúpido, ufano.

    Eu não queria sugerir isso, mas a solução seria não ter nenhum piloto brasileiro na F1 durante algumas temporadas, daí a Globo poderia abrir mão dos direitos, ou pelo menos deixar o sportv fazer a transmissão ao vivo. Porém, o que eu queria mesmo era ver a F1 na Espn com Everaldo Marques e Flávio Gomes.

    • petrafan disse:

      gosto dos comentários do Reginaldo Leme (Bobo) e do Lito Cavalcanti (SporTV). mas seria muito legal se o Edgard Mello Filho pudesse comentar as provas.
      me lembro dos sábados à tarde, no início dos anos 90, quando a extinta TV Manchete passava as provas do campeonato alemão de carros de turismo, e quem narrava era o Edgard.
      saudade daqueles tempos.

  19. Max Mosley disse:

    O Hamilton correu com imunidade diplomática. Todo piloto que o ameaçou acabou recebendo uma punição.

    Não sou de reclamar do Galvão, afinal o controle remoto é meu e o “live timing” transforma toda a turma da platinada em inúteis, mas hoje o cara se superou. Como falou groselha, pqp.

    Ficou difícil para o Rubens. Ele vai precisar de um milagre e meio no restante do campeonato para lograr o caneco.

    • petrafan disse:

      o grupo McLaren tem como um dos sócios o mega-empresário Mansour Ojjeh. entre os negócios do sr. Ojjeh, existe uma obscura empresa de tecnologia no Oriente Médio, que conta com um grupo de cientistas oriundos da antiga Cortina de Ferro.

      um dos projetos dessa empresa é justamente um sistema de desestabilização de pilotos adversários da McLaren. não se sabe ao certo como funciona esse sistema, mas foi utilizando-se dele que a McLaren fez Rosberg passar em cima da zebra na saída dos boxes, e Vettel ultrapassar o limite de velocidade no pit lane bem como estragar o assoalho e difusor do carro em uma escapada de curva.

      esse sistema da empresa de Mansour Ojjeh só não funciona contra os carros da Ferrari, que se utiliza de um sistema pareecido, desenvolvido na Sicília com cooperação de cientistas irlandeses, senegaleses e cipriotas, e que contou com aporte financeiro de fundos de investimento de Liechtenstein, Luxemburgo, País de Gales e Burkina Faso.

  20. CESAPAR é IMPAR disse:

    Tanto fizeram que trocaram o cambio do Barrichello, e claro, puseram um que não funciona como o esperado pelo piloto, não entra em ponto morto quando deveria, o anti- stall não funciona na hora H, e Rubens vai ter de correr com ele até o fim da temporada, senão toma outro penalti. Fizeram uma “endoscopia” no cambio, mas o Rubi sofreu uma colonoscopia, sem anestesia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *