DICA DO DIA

SÃO PAULO (em silêncio) – É demais, uma das coisas mais lindas que já vi.

Este site, indicado pelo meu amigo Rogério Gonçalves, dono de imobiliária em Deauville, mostra fotos tiradas na Normandia logo depois da chegada das tropas aliadas, em 1944, e os mesmos locais, dos mesmos ângulos, fotografados mais de 60 anos depois do fim da Segunda Guerra.

A ideia pode até não ser original, mas é incrível ver as mesmas casinhas, as mesmas chaminés, as mesmas boulangeries… Já imaginou você morar numa casa dessas e olhar para ela seis décadas atrás, sobrevivente da Guerra?

A reconstrução da Europa é uma das maiores aventuras humanas de que se tem notícia. Outro dia recebi um material parecido de Dresden que me deixou bobo por horas. Se encontrar, posto aqui. Na Alemanha, o trabalho foi ainda mais árduo. Terra arrasada, tudo teve de ser feito de novo.

Bom, o que eu tinha para escrever sobre a Normandia, escrevi anos atrás num textinho despretensioso, que está aqui. Foi quando passamos por lá, em 2004.

Subscribe
Notify of
guest
53 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo
Diogo
12 anos atrás

De arrepiar.
Neste mês “comemora-se” os 70 anos do início da 2ª Guerra Mundial a partir da nojenta idéia do 3º Reich.
Assisti a um documentário sobre Hitler no History Channel ontem e fico impressionado a cada nova maneira de contar aqueles absurdos.
Bom para aprendermos aquilo que não podemos permitir jamais.
Parabéns pelo post.

Renato
Renato
12 anos atrás

Sensacional…

Claudio
Claudio
12 anos atrás

Inacio,

No Brasil nao daria certo de jeito nenhum… primeiro, porque os politicos iriam querer fazer CPI por uns 200 anos pra saber quem foi o responsável pelos bombardeios. Depois, imagina o hiperfaturamento – não seria nem superfaturamento – para reconstruir tudo…