FÓRMULA MASSA

SÃO PAULO (que funcione) – Hoje de manhã Felipe Massa apresentou, na condição de “padrinho”, as duas categorias novas que a Fiat coloca nas pistas brasileiras no ano que vem. “Padrinho” foi o termo escolhido para definir o papel de Felipe nessa história, que tem como promotores Carlinhos Romagnolli (o cara que faz o Desafio das Estrelas de kart em Florianópolis), Titônio (pai) e Dudu Massa (irmão).

A bagaça vai se chamar Racing Festival e terá uma série de monopostos, a Fórmula Future Fiat, e outra com carros de Turismo, a Trofeo Linea. Começa em abril e serão 12 etapas divididas em seis rodadas duplas, sem calendário definido, ainda. O evento ainda promete uma categoria de motos, com a 600 Super Sport. Não se falou nada sobre a marca das motos. Como acontecia na F-Renault, os Giaffone serão responsáveis pela parte técnica da F-Fiat.

É muito importante a participação de Felipe, seja como for — padrinho, investidor, consultor, conselheiro. Ele é o maior nome do automobilismo brasileiro, e suas ótimas relações com a TV Globo vão dar um gás nesse negócio. Isso é saber usar o poder para o bem. Não basta correr. Tem de participar.

O Brasil está sem categoria de base entre o kart e a F-3 desde que a Renault encerrou seu campeonato aqui, no final de 2006. A CBA nunca fez nada para reverter a situação e, felizmente, a Fiat resolveu colocar seu nome de volta no asfalto. Como Massa está na Ferrari, deu liga. Sua presença é fundamental para que a coisa funcione.

A F-Fiat, segundo Titônio, vai custar para um piloto algo em torno de 250 mil a 300 mil reais por ano, o que dá uma média de 25 mil reais por corrida, considerando 12 provas. Não é nenhum absurdo. Os carros foram importados da França e os motores serão 1.6 de 150 hp feitos pela FPT, a fábrica que a Fiat comprou no Paraná que fazia os motores dos novos Mini. Pneus Pirelli. A organização cuida da preparação, logística, infraestrutra etc. Serão 20 carros no grid.

No Trofeo Linea, que usará os sedãs que a Fiat colocou no mercado no ano passado, os motores serão 1.4 turbo. O custo estimado é de 160 mil reais por carro, e serão formadas 11 equipes de dois pilotos cada, grid previsto de 22 carros.

Sobre TV, fala-se em transmissões pela Sportv e por internet. Na Globo aberta, acho que não. Mas pode ser que a coisa pegue, e aí o futuro à Fiat pertence — se pagar, emplaca um horário no “Esporte Espetacular”, claro.

Portanto, dia para comemorar. O automobilismo brasileiro, mortinho da silva, ganha uma injeção de ânimo.

Sobre F-1, Massa não falou uma palavra sequer. Nesta semana, ele tem agendadas pela Ferrari entrevistas exclusivas a jornalistas italianos de mídia impressa e TV. 

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bru
Bru
14 anos atrás

Meu deus, mal da pra acreditar, tomara que venha alguma etapa aqui pra Goiânia, pq se o nacionalmente o automobilismo está fraco, aqui ele já morreu a anos, quer dizer, existe ainda a formula truck destruidora de asfalto!

Roberto David
14 anos atrás

Minha vida , minha paixão é automo/bilismo desdo autorama a té a formula !,quanto ao FORMULA MASSA .me paresse mais uma opsção de velocidada e aprovo , mas pergunto e os menos favorecidos e amntes da velocidade , para os quais o kart é caro! eu sou um dos pioneiros do Kartcross no r g s ,foi criado para ser barato e de facil acesso , pq a imprenssa não apoia ou pelomenos divulga?Poderia ser uma arma amis contra as drogas !e cuantos grandes pilotos poderiam estar nas pistas tendo mostrado seu talento em um karticros . descupem o desabafo e obrigado

J.N.Dias
J.N.Dias
14 anos atrás

Disse Gomes: “O Brasil está sem categoria de base entre o kart e a F-3 desde que a Renault encerrou seu campeonato aqui, no final de 2006.”

Só se for a nível nacional, pois a nível regional temos a Fórmula SP em São Paulo, a Fórmula 1.6 Gaúcha no Rio Grande do Sul e a Fórmula V 1.8 no Ceará, além das corridas promovidas por Aldo Piedade (Fórmula Alpie) para seus alunos e eventuais convidados (Não conta muito, mas vá lá). Isso, se não houverem outras categorias por aí.

A temporada, seja no trofeo Linea ou na F-Future, é meio salgada, sim. Mas, torçamos para que vingue e fique mais acessível, com o passar dos anos.

E, por favor, comparativos entre Barrichello e Massa são infrutíferos. Cada um fez (E faz) a sua parte pelo automobilismo no Brasil. Essa história de “um é melhor que o outro” me parece aquelas disputas de moleques que ficam comparando o tamanho dos seus… Carrinhos.

Anderson Oliveira
Anderson Oliveira
14 anos atrás

Parabéns ao Felipe e à todos os envolvidos, pena que o Rio está abandonado pelo nossos governantes que só pensam nas olímpiadas e consequentemente acabar com o autódromo de jacarepaguá.
Ah, voltando a boa notícia, como o Felipe vai se explicar com a BRISGETONE, empresa a qual ele é garoto propaganda.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
14 anos atrás

No custo divulgado já acrescentaram as taxinhas da CBA? Taxas estas que serão pagas para que a CBA faça… faça o que mesmo? Imprima uma carteirinha?

Jaison
Jaison
14 anos atrás

Parabéns ao bravo Felipe pela iniciativa, e para Fiat e Pirelli.
A nova safra de pilotos tbm agradece!
Felipe já tinha entrado pra historia do nosso automobilismo onde quase nunca teve apoio, teve que migrar pra Europa para evoluir e vencer.
Agora da um lição de como um piloto bem sucedido pode ajudar nosso automobilismo tão capenga!

Valeuuu Felipe!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Veremos! Mas torcemos muito pelo sucesso dos Massa!

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
14 anos atrás

Sinceramente espero que a transmissão fique com a Record, que teria todo o interesse do mundo de dar mais uma pauladinha na Globo…

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
14 anos atrás

O Mano é mesmo fazoca do Barrica, mas sobre tudo isso de maravilhoso que está porvir esperamos mesmo proffffundamente que esta famigerada rede monumental de mídia manipulada não detone tudo como sempre, pois já se tem exemplos terríveis desta mesma rede detonando o automobilismo pois jamais teve um compromisso sério de cobertura e ampla divulgação desse esporte tão querido de tanta gente, afinal esse não é somente o país do futebol… Pena mesmo e tomara que isso não estrague muito essa grande e sem dúvida a maior iniciativa privada destes últimos magros anos nos esportes a motor no Brasil… BRAVÍSSIMO!!!!

Jackson
14 anos atrás

Para Jorge Ferrari:

Aonde que Rubinho é melhor do que massa?

FELIPE MASSA
309 pontos
7 temporadas
11 vitórias
117 corridas

: : Fórmula Chevrolet Brasileira: 1999
: : Fórmula Renault Italiana: 2000
: : Fórmula Renault Europeia: 2000
: : Fórmula 3000 Euro-Series: 2001

RUBENS BARRICHELLO
586 pontos
17 temporadas
10 vitórias
283 corridas

• Fórmula Opel (1990)
• Fórmula 3 Inglesa (1991)
• Cinco vezes campeão Brasileiro de Kart
• Cinco vezes campeão Paulista de Kart

Italo
Italo
14 anos atrás

A Transmissão vai ser da Globo, a narração, Galvão Bueno e os comentários de Máximo Bueno…

Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports
Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports
14 anos atrás

Por quanto tempo a “Fiat” chamará para “sí” a paternidade da criança…???
Ai, ai…, a história se repete e é cíclica…rs assim como nossos governantes…
Lamentável!

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

É a oportunidade para novos talentos, que existem aos montes por aí. 250 mil não se acha na esquina, mas se se pensar no retorno a longo prazo, o investimento compensa.

Agora, 250 mil para correr? Eu preciso só desse valor para parar de correr um pouco….

O Meianov poderia participar dessa categoria. FG, faça uma campanha entre os blogueiros para arrecadar fundos.

Abraço.

Edson Del Rio
Edson Del Rio
14 anos atrás

Parabéns a FIAT que incentiva o automobilismo nacional, inclusive patrocinando o BAJA SAE na Competição Regional Sudeste a ser realizada em Sarzedo, MG no Centro de testes da CASE & New Holland!

Thiago Sabino
14 anos atrás

Excelente iniciativa! Fantástico….de comemorar, de estourar rojão….a quanto tempo não temos um monoposto em competições nacionais?

Ah, mas se eu ganhar na mega, ou algo similar, vo lá bater na porta do titônio…..esse Fórmula ficou MUITO MUITO engrenado!!!

Valeu massa. Achei que não fosse virar nada quando do anúncio, mas tá aí. Parabéns!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Legal, pode ser uma boa opção para o Nelsinho Piquet para 2010 . Quem sabe ele anda bem nessa categoria?

Pedro Giulliano
Pedro Giulliano
14 anos atrás

obrigado Massa
eu estava sem herois no automobilismo, até que li este post

chorei depois dessa, sério msmo, ganhei o dia denovo aqui nesse blog.

valeu por nao deixar que a esperança pelos meus herois morram!

e repito o que já haviam dito aqui, que o massa seja inteligente de nao deixar que a globo coloque sua asa negra corrupta e fedorenta encima do projeto, chama a Band e faça contato com os organizadores da F-truck e com a familia Felix pra que o negocio, alem de engrenar, popularize!

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Na verdade a fábrica da FPT/Fiat fica em Campo Largo – PR.

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Bem que este novo evento poderia ser apoiado pela Band,Record,SBT(ha,ha,ha,dúvido) ou até Rede TV.Assim cada emissora teria a sua parcela de automobilismo e promoveria os eventos de forma mais completa.

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
14 anos atrás

A propósito:
Barrichello é melhor que Massa, tanto no conjunto da obra, quanto no atual campeonato.
São fatos e contra eles quais argumentos?

Mario Estivalet
Mario Estivalet
14 anos atrás

Alguem sabe alguma coisa sobre os Formula VW que estão correndo no Nordeste??????? Acho que seria outra categoria para dar uma força.

Nivaldo
Nivaldo
14 anos atrás

Tomara que não seja mais um cavalo paraguaio…

Como a F-renault…

É o Massa fazendo a aposentadoria…

Léo, o Engelmann
14 anos atrás

FG, discordo-te sobre uma possível ida ao Esporte Espetacular.

Acredito que a Record compre e patenteie a transmissão no Esporte Fantástico, o que será bom, pois gera concorrência com a Stock.

Luiz
14 anos atrás

FIco feliz pelo automobilismo brasileiro, e principalmente, por trabalhar na FPT e poder acompanhar de perto o nascimento dessa empreitada iniciada pelo Massa. Que dê certo!

HM
HM
14 anos atrás

ficou bonito o Linea assim, e o “future” tambem ficou interessante, e parecem carros atuais, bem legal… torcendo muito para que de certo

LDS
LDS
14 anos atrás

O que o Giaffone vai fazer a parte técnica da categoria? Pra quê? pra cobrar um absurdo em peças e os motores serem todos com potências equivalentes ao $$$ dos pilotos, já que não têm equipes.

Jackson
14 anos atrás

hare baguandi apagaram-se as lamparinas de muitos blogueiros.
Muito, muito, muito MASSA essa iniciativa.

Parece mais uma constatação de quem todo problema – eles passou por isso há pouco – há verdadeira luz para muitas soluções que estavam na escuridão.

Massa deixa de ser apenas o piloto mais qualificado do Brasil nos últimos 3 anos, para ser um verdadeiro “mecenas” do esoprte motor, algo que seu “falecido” patrão (enzo ferrari) tinha no sangue, músculos e cérebro.

Jackson
14 anos atrás

hare baguandi apagaram-se as lamparinas de muitos blogueiros.
Muito, muito, muito MASSA essa iniciativa.

Parece mais uma constatação de quem todo problema – eles passou por isso há pouco – há verdadeira luz para muitas soluções que estavam na escuridão.

Massa deixa de ser apenas o piloto mais qualificado do Brasil nos últimos 3 anos, para ser um verdadeiro “mecenas” do esoprte motor, algo que seu “falecido” patrão (enzo ferrari) tinha no sangue, músculos e cérebro.

Parabéns pela iniciativa, um catalisador de contatos que resolveu trabalhar no que mais ama!

josé
josé
14 anos atrás

Na comparação com Massa o que Barriquello fez pelo automobilismo nacional alem de corridinhas de kart?
Parabéns ao Massa e todos os que estão por trás da iniciativa.

Will
Will
14 anos atrás

Bonito esse carro! Lembra até algumas curvas do carro da Ferrari de F-1.

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Dinga, o Linea não é bolha.Este torneio já deu o start na Argentina,onde se chama Fiat Linea Competizione.Veja algumas provas no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=0LPQsJSqrs8

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Corrida na Globo é uma possibilidade, porque a Fiat patrocina os reality shows que a Globo transmite.

Os Linea são mais bonitos que as bolhas da Stock Car.

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

fiat? uhm….sei não….olho vivo com a segurança e “crash test” desses carros.

Kamen Rider Black
Kamen Rider Black
14 anos atrás

Acho que o título desse seu post deveria ser “Felipe Massa deixa temporariamente o volante da F1 pra entrar para a História do automobilismo nacional” Que bacana que ele está dando essa magnífica força pro Brasil! Justamente num momento em que estamos fragilizados com as nossas categorias indo para o ralo, vem o Massa junto com a FIAT e trazem esse trunfo ao Brasil, que legal! Virei fã da FIAT agora. Sensacional, esse chassis de formula é tão bem moldado nas convenções aerodinâmicas mais evoluídas que existem no automobilismo mundial que com certeza absoluta faz qualquer piloto apto a sentar depois num carro de F-3 britânica, ou até mesmo possibilita um piloto a sentar num GP2 e guiar na maior tranquilidade. Já a categoria de carros de Turismo monomarca da FIAT, que fantastica idéia também. Olha, vou torcer até pra essa categoria roubar fãs da Stock Car, eu já virei fã desse campeonato. Se antes eu ia com desgosto a Interlagos (odeio aquele bairro por ser longe e mal cuidado) pra ver um pouco de Stock Car, agora pra ver esses FIAT irei com o maior prazer praquele fim de mundo.

juliano calliari
juliano calliari
14 anos atrás

parabéns pro Massa que lançou essa junto com a Fiat e outro salve pelo desafio das estrelas, que ele junto com o Romagnoli promovem em Floripa, quem já esteve presente sabe do que estou falando, e, não se assustem se vier uma galera de fora, digo pilotos, altamente renomados para a estréia da categoria. E sobre a das motos, a parceira deve ser a Yamaha, pois a Fiat a patrocina na MotoGP com Lorenzo e Rossi.

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

Um post sobre automobilismo nacional sem falar mal de ninguem?
Você está se sentindo bem?

edson zubizarreta
14 anos atrás

É pessoal, é a Fiat que mais uma vez dá retorno.
Foi assim na Fórmula Uno e depois na Palio. Grids abarrotados e chance real de correr, barato, automobilismo nunca foi. Mas os preços, eu diria, são táteis. Eu aqui de Floripa acompanho o Desafio das Estrelas desde sempre e o Carlinhos junto com a presença constante do Titônio e do Dudu dão um show de organização. Cada ano melhora. Este ano mudaram de lugar uma vez que o acesso ao cartódromo internacional é complicado.
Acredito que a base tá legal. Torço pra que dê muito certo e sirva de inspiração para outras montadoras.

Abraço a todos Edson Zubizarreta.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Precisa saber se os donos da equipes não vão inflacionar, como fizeram na F-Renault na F-3 e Stock.

Marcog
14 anos atrás

Muito, muito legal. Pena que não fez a uns anos atrás, pra dar sobrevida ao meu tão querido Marea.

Acho até melhor que a Globo não coloque sua asa negra e fedorenta em cima da categoria. Quem sabe pinta uma nova F-Uno ?

MSM
MSM
14 anos atrás

Vamos torcer pelo sucesso dessa empreitada. Ele merece e e´uma pessoa confiável, gostei da idéia de atuar nas 3 categorias, pois o nosso automobilismo precisa de investimentos.
Que essa idéia motive a outros pilotos, dirigentes, patrocinadores e a mídia a darem ao nosso automobilismo uma nova era.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Nossa, Rubens é o maior nome do automobilismo nacional? Bom, bobagens à parte, parabéns para o Massa. Cada vez mais admiro esse cara. Nenhum piloto até hoje teve uma atitude que realmente fizesse algo de verdade pelo automobilismo nacional. Palmas pra ele. E é melhor que a CBA não se meta, senão vai ferrar tudo.

Verde
14 anos atrás

20 carros é muito pouco para uma categoria-escola de monopostos. Fora isso, nada a reclamar. Excelente iniciativa.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Gostei do carrinho de formula, lembra um F-Renault mais robusto e moderno.

Dinga
Dinga
14 anos atrás

o Linea é tubular… pode falar mal pq é bolha tb, rs. Achei que iam trazer o Linea do TC 2000.

roger V
roger V
14 anos atrás

Que funcione!!!
Parabéns a FIAT que não se encolhe!
Rallye e Pista…

Santos
Santos
14 anos atrás

Cara, eu preciso de 160 mil..

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
14 anos atrás

Pachecada é foda !!!
Depois de “um montão” de tempo sem uma categoria de acesso, com um nome de peso ( Fiat), estrutura (aparentemente) sólida, e “ma che cazzo” tem o Rubinho a ver com isto ?
Me fez lembrar de uma frase muito legal que ouvi esta semana na novela: antes de abrir a boca, tenha certeza de que sua palavra será mais sábia do que o silêncio.

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Porra show de bola, tava na hora já. Tomara que de certo mesmo, e acho que esse Troféo Linea ai vai ser melhor que a Stock.

Show de bola, rolando todas no mesmo fim de semana vai ser um programinha bem legal.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Finalmente de volta:
Uma formula turismo com carros de TURISMO e não bolhas!
É isso mesmo FG?

Gustavo Terra
Gustavo Terra
14 anos atrás

Só temos a dizer parabéns a Felipe Massa, Fiat e Pirelli.
Já que o GB falou 30 vezes o nome do Massa em 30′ no treino da Bélgica chama ele para agradecer de maneira que tenha exposição na mídia (“Uma empresa que fabrica carros no Brasil vai lançar 3 categorias nacionais… eles vão usar aquela marca de pneu que corria nos anos 90 e também é do mesmo país desta empresa de automóveis que está realizando esse sonho…”)