Enviada pelo Alfredo Gehre, que pretende colocar algumas no seu campeonato. O ano: 1968, parece, mas não tenho certeza. Devia ser bem engraçado ver essas coisinhas na pista, não? Tem até uma sem capota! E juro que não sei que autódromo é esse. Tem cara de Interlagos, mas em qual trecho?
Autodromo de Interlagos, este trecho é a subida e a reta do boxe atual…
Chego a conclusão que odeio o S do Senna, o sumiço do Sargento e o aterro no Lago. É triste, pelo menos para mim….ver os emplumados F-1.
Mais um que lamenta a destruição de Interlagos….
Falaram do Sr. Orozimbo mas esqueceram do Seu Pedro. Os dois eram funcionários do autódromo.
Um morava ao lado do lago e minha vizinha era benzedeira e ia benzer a molecada e aproveitava para pescar no lago (embora proibido, eu várias vezes pescava no lago acompanhado da vizinha e no caminho de ida e de volta pegava gabiroba no pomar entre a reta oposta e sargento.Quando? entre 1962 e 1968).
Eu e esta vizinha morávamos fundos com o autódromo entre as curvas 1 e 2 – minha mãe ainda mora lá.
O outro até pouco tempo morava numa cazinha dentro do autódromo entre a curva da junção e o Singapura.
Putz, eta pessoal humilde a familia do “seu Orozimbo e do seu Pedro”.
Essa foto saiu numa daquelas 4 Rodas especiais. Alguém falou aí do tempo de 4 minutos, contestado por outors, outro ainda disse que era no anel externo. 4 minutos de Isetta no anel externo é plausível??
Antônio Luiz Siqueira, tua voz não é solitária mesmo! Pelo menos a minha acompanha…
Ao Alex B, esses carros não são “motos de 3 rodas”, e sim, Romi-Isetta’s de 4 rodas. O que causa a impressão de serem apenas 3 rodas é a reduzida bitola traseira, para evitar o uso de um diferencial e baratear o veículo.
E o Flavio errou a época por 10 anos: a foto é de 1958.
Nas provas de Romi-Isetta corriam 2 carros preparados pelo Claudio Daniel Rodrigues, como monopostos, e outro, bem incrementado, preparado por Comino, representante da fábrica e entusiasta da marca.
As provas empolgavam, pois eram sempre disputadíssimas, com todos andando juntos, como mostra a foto.
Interlagos com certeza daria para ajudar o FG a fazer mais uns 10.000 posts brincando… essa imagem me lembra a subida em direção a reta dos boxes… Interlagos com certeza é um lugar em que um museu do automobilismos teria um lugar de honra e passaria a ser considerados um ponto turistico obrigatório em São Paulo.
O Nasser chegou lá. E como já falei, o Ciro Cayres correu nesta prova.
Vou achar os jornais!
Legal ler suas memórias. (fica esquisito escrever “ler memórias” mas é isso mesmo que fazemos por aqui né não?
Estpa intimado a providenciar o envio desse material para deleito dos matuzas e conhecimento da molecada.
Quanto ao desempenho via Dutra, de Mustang 2h47′ e de fuscão 1.500 de fabrica com pouquissimas alterações, 3h 44′..
Hj nem pensar; será fotografado em TODOS os pardais da pista. rsrsr, e a policia vai buscar pessoalmente sua carteira.
Abração e conta mais aí ó.
o autódromo é interlagos, e a foto deve ser de 1958, 1959.
ao tempo, a romi, corajosa com seu pioneiro romi-isetta, fazia de tudo para promover aquele conceito novo de carro pequeno e econômico. isto incluia uma copa romi aberta a proprietários, viagens e, até, digamos, um autobol, com bola de enorme diâmetro, maior que os pequenos automóveis.
nada deu certo. fora dos projetos do geia, não contava com os incentivos industriais ou fazendários. quando surgiram os enquadrados e incentivados renault dauphine e o vw 1200, não dava para comparar. nem como produto, nem com preço.
Bob Cox e meu apelido desde adolescente. Claro que na epoca eu nao gostei, e por isto mesmo o apelido pegou. Meu nome e Roberto Cox. No inicio dos anos 70 fiz parte de uma turma do Rio que se intitulava Street Racing Team cuja maioria era um pouco mais velha do que eu. Antes dos meus 18 anos ss acompanhei em muitas viagens a Interlagos (o Rio estava sem autodromo na epoca pois o antigo estava sendo demolido e o novo estava comecando a ser construido) ajudando nos boxes. Houve dias em que 7 ou 8 amigos correram de VW1500 juntos em provas de Divisao 1. Imaginem a viagem Rio-SP como era…
Existem fotos historicas e maravilhosas em que aparecem 3 ou 4 na mesma tomada, nos Esses, em fila, no mesmo tracado, com o jogo ao contrario a maior parte do tempo. Estas fotos sao na verdade slides coloridos que ja estao meio envelhecidos mas que podem (e devem) ser recuperados. O dono das mesmas e um grande amigo, muito ciumento, mas vou convence-lo um dia…
Tenho algumas fotos em casa e um dia vou digitaliza-las e mandar para o Flavio. Nao sera um bau muito valioso, mas tera um pouco da historia do automobilismo romantico do inicio dos anos 70.
So mais uma historinha: Fui correr uma prova de Divisao 1 com o VW1500 e na ida para SP me acompanhou outro VW1500. Antes da viagem fomos a “BR” (antigo nome da Av. das Americas) onde tinhamos um kilometro marcado com trena (e verdade, medimos um KM inteirinho com trena, movemos umas placas de “80KM” para o local correto, e tinhamos umas tabelinhas plastificamos na certeira que ja mostrava a velocidade referente aos tempos que faziamos no kilometro lancado…). Meu carro estava dando 128 kmh de final, e o outro Fusca 126 kmh. Pois e, Na Dutra, noite adentro como sempre, andamos os dois carros por 2 horas completas de final, um no vacuo do outro, exatos 256km. E so fazer as contas e ver que o carro mais lento nao conseguiria isto sozinho. Com os carros de hoje e mole fazer a Dutra em menos de 3 horas, mas que tal fazer 3″12′ de VW1500? E que tal 3″06′ de Chevette? Bons tempos que nao voltam mais.
Abracos,
Bob Cox
Rubinho na Romiseta sem capote (em penúltimo (por enquanto) e queimando óleo 40)
Brincadeirinha…hehehehe
Vamos lá, Rubinho! Vamo ser campeão esse ano! Ainda dá!
Bob Cox deu algumas dicas , mas temos que chamar Mestre Joca, pra tentar identificar esse pseudonimo (meros universitarios não darão conta).
Aguardemos pois será o quizz da vez.
Maravilhosa e emocionante descrição dos que amam aquele chão mais que sagrado e consagrado, conspurcado por quem NUNCA andou por lá. Jamais será perdoado por essa heresia..
Parabéns Bob Cox, ou será outro “Bob” ?
Apenas para dizer “MUITO OBRIGADO” para o Bob Cox ( quem seria o “dono” do pseudônimo?) pela narrativa maravilhosa!!
Valeu o dia!!!
Tentando complementar o Claudio Ceregatti que já deu a ficha, a foto é da década de 50, como indica o Dionizio. Veja a cerquinha da margem esquerda da pista próxima às Romis. Os tempos de volta naquela época eram bem superiores a 4 minutos. As carreteras, Rainhas de Interlagos na época faziam a pole das primeiras Mil Milhas (1957/58) por volta de 4’08″(sic).
E, esta foto deu saudades mesmo. Sempre soube que o nome dali era Subida do Cafe, mas nunca tinha visto uma foto dos cafezais.
Saudades do barranco em cima do Laranja, melhor lugar do mundo para ver lenha. Saudades da cobra de carros numa primeira volta saido da 4 e vendo de frente pra gente, rumo a Ferradura com sue quebradinha para a direita na entrada. Era lindo demais.
Saudades da curva da Subida do Lago, tendo que deixar o Fusca escorregar o que fosse possivel, mas sem prende-lo, pois cada km/h perdido ali nao seria mais recuperado na longa subida da Reta Oposta.
Saudades do Sol e das suas duas tangencias, e muitas saudades da freiada do Sargento onde meu VW1500 com pastilhas importadas, burrinho de freio traseiro da Kombi com conexao adaptada, e tambor de freio traseiro imaculadamente redondo (pois jamais usavamos freio de mao para nao ovalizar o tambor) era o cao chupando manga, freiava como poucos, depois da placa dos 50.
Saudades do tracado especialmente adaptado ao Fusca no Sargento, tangenciando mais tarde para sair com mais velocidade, assim conseguindo empurrar os Chevettes ate a freiada da Primeira do Esse, so para provocar.
Saudades da Juncao, outra vez tendo que sair mais rapido, grudado num Chevette para assim sem “puxado” por ele por toda a parte mais rapida do circuito, ate a freiada do Sargento de novo. No miolo era facil andar com eles, mas na parte rapida, se perdesse o vacuo na Subida do Cafe, o tempo de volta aumentava uma enormidade, uns 5 segundos ou mais, so pela diferenca de motor.
Saudades de fazer a 3 com o jogo ao contrario (morro abaixo nao tem problema) deixando os bandeirinhas de cabelo em pe.
Saudades do Sidney fotografo, nunca mais soube dele.
Saudades do Bruno Brunetti, que abria o motor do Fusca e ria quando via a grande quantidade de carvao nos pistoes, e eu dizendo “nao tira, por favor, deixa ai para manter a compressao mais alta.
Saudades de todos os pequenos segredos que eu e minha turma sabiamos com relacao aos Fuscas, mil acertos resultantes de anos de lenhas e experiencias.
Conheci os 7.960 metros de Interlagos muito bem entre os anos 72 e 76. Pulei muros e alambrados muitas vezes, enrolei porteiros com conversa mole, e sempre consegui entrar nos boxes nas poucas vezes em que nao tinha conseguido uma credencial. Antes de ter carteira fiz box de provas de 24 horas para amigos. Corri dois anos, 74 e 75. Andava por SP com carro numerado e sem parachoques, acertava carburacao na Marginal com cronometro na mao e ferramentas no bolso. Domingo a noite botava os parachoques outra vez, tirava os numeros de contact e pegava a Dutra de volta pro Rio. Ainda sem pedagios, fazia em 3h15 de VW1.500, da Marginal e Av. Brasil. Bons tempos. Na garagem desmontava o SantoAntonio, trocava a ponteira de descarga, trocava os pneus, e na Segunda de manha la ia minha mae trabalhar com o meu (dela) Divisao 1.
Conheci seu Orozimbo, cuidando do portao, quando aluguei a pista algumas vezes para treinar sozinho naquele templo, apenas com um amigo/mecanico ajudando no acerto do Formula Ve. Rebocava a carreta de Fusca, de Chevette, ate de Kombi uma vez.
Alguem falou nas Romisettas andarem em :talvez 4 minutos”, entao aqui vao os tempos da epoca: Em 74 de VW Divisao 1 virava em 4″14, tempo bastente bom, ganhando corridas. Os posteriores VW1.600 com dupla chegaram a virar 4″08.
De Formula V 1300 virei 3″40’8, uma pole, em 75.
Os Super Ve 1600 nesta epoca viravam um pouco acima de 3 minutos.
Da vontade de escrever um livro de memorias…
Eu nasci em época errada.
Mandou na veia o Fritz. Esta corrida foi em 58/59, e a foto aérea do autódromo em 58 http://2.bp.blogspot.com/_WBGUQXb8mI8/SbtJCf7na-I/AAAAAAAAAG8/G5x6eRVBdUU/s1600-h/001.JPG
“Isto prova que o ser humano gosta de correr em tudo que tem motor, vejam a foto acima deste post, um cara correndo o Paris-Dacar de Vespa, é o máximo.”
Luciano Martinelli – 100% apoiado. E tem gente que fala que um kadett com freios a disco nas 4 rodas, com pinças willwood e com discos de 330mm, câmbio e motor preparados com 400cv, não é carro de corrida…rsrs.
Sem comentário sobre quem fala isso.
Abs.
Espetacular foto da nossa segunda casa.
O Cerega ja falou tudo.
Abracao!!!!
FLAVIO, me permita dizer pra galera mais jovem que esse FRITZ JORDAN que nos acompanha nos comentários, é uma das maiores feras do automobilismo nacional.
O Fritz, depois que mandei a mensagem percebi que escrevi bobagem. Comecei no kart em 70 com 14 anos e já era seu fã.
É claro que conheci seu Orozimbo bem depois…
Abraço.
O DIONISIO, nao existia kartodromo nessa epoca.
O FRITZ JORDAN, seu Orozimbo ficava no portão do kartódromo.
O FRITZ JORDAN, seu Orozimbo fiva no potão do kartódromo.
Pessoal,
O nome “Subida dos boxes” se referia aos boxes antigos, mais recuados, onde hoje está a entrada para os boxes. Ah, Romi-Isetta tinha QUATRO rodas e, se a velocidade máxima era pouca, compensava com uma excelente estabilidade em curva.
Poxa pensei em montar uma para desfilar em interlagos, mas confesso que me preocupei muito pelas curvas. O regulamento da classic ligth começa em 1001 cil. a Isetta só tem 300, será que dá para correr junto? Tento montar uma…o problema são os pneus. Aonde eu acho os benditos aro 10!!!
Linda foto. Interlagos original 8KM de pista, na reta dos boxes ou reta curva pro Galvão.
Prá quem ainda não entendeu em que ponto do antigo Interlagos foi tirada a foto clique em http://www.simca.com.br/competicoes/24_interlagos/pages/3%20-%20Mil%20Milhas.htm ……e veja a sequencia de fotos…..dá pra ter uma panoramica.
FRITZ JORDAN, Baixa a bola ahhaha.
Mario H Sanctos, fazia tempo né, então deve ter visto, senão conta pra moçada.
http://interlagosantigo.blogspot.com/2009/05/24-horas-de-moto-1975-interlagos.html
Juntando tudo que vi (grande Ceregatti!), e o link do Squa, concluímos que:
Onde tem a foto do Corradi, é a curva de acesso atual aos boxes, e onde tem a reta atual dos boxes (isso o Ceregatti já disse, ok).
Mas no link que o Squa nos trouxe, mostra que a reta dos boxes era na saída da curva do Café, antes da atual reta dos boxes, onde em 2003 no GP Brasil de F1, Alonso e Webber bateram ali, e um dos Sperafico na Stock Light perdeu a vida ano passado, se não me engano.
É interlagos na atual reta dos boxes. Lá na frente à esquerda é a curva 1 antiga. Com certeza. Eu sei porque quase fui atropelado nessa reta na primeira vez que fui a interlados (pela carretera do camilo). Eu atravessei a pista na hora da largada por aquelas arvores à direita depois da arquibancada.
alvaro
Não é por nada, mas no link abaixo tem uma foto que parece ser da mesma época com os boxes já construídos, portanto a foto em questão deve ser em outro trecho do traçado.
http://4.bp.blogspot.com/_MPhlEnKCONM/SWTczNBdoOI/AAAAAAAACd0/P740VcDDZlo/s400/corridaromi.jpg
Em 1968 o autódromo de Interlagos foi fechado para reformas, o que durou até 1970. Portanto, é pouco provável que esta corrida seja de 1968.
Essas provas de Romi-Isetta eram realizadas pelo anel externo (acho que no interno capotariam facilmente em algumas curvas) ainda com motor BMW eram comuns no final dos anos 50. Raramente passavam dos 80 Km por hora.Ciro Cayres chegou a participar de uma delas, salvo engano.
Cerega, creio que vc está certo, mas onde estão na foto as tribunas em madeira do lado direito? E os boxes antigos quase na saída da junção?
Abs.
Eita Ceregatti. Quando eu falo que vc acompanha o crescimento das arvores além de ser padrinho de todas as crias das corujinhas, vc diz que exagero.
Poucos conhecem o Templo como vc.
Isso mesmo, os boxes antigos ficavam em outro ponto, e era legal assistir as corridas defronte curtindo o entra e sai dos carros e esperando ver quem aparecia na frente ao contornarem a curva do box.
Como não sou do tempo do Ceregatti, fico com as informações dele. Mas a única coisa estranha para mim fica sendo a falta do declive que hoje antecede o S do Senna. Então a antiga curva 1 devia ser seguida de um grande declive.
Acho que os mais saudosistas gostarão de consultar isso:
no site http://www.geoportal.com.br basta localizar o autódromo e então clicar em 1958, para ver as fotos da época. Pelo o que eu sei, é o primeiro levantamento aéreo da cidade. Fantástico.
Olhando esta foto e lendo a resposta do Ceregatti o que me dá é um aperto no peito, uma vontade de voltar no tempo, querer ter nascido na década de 30, sei lá……dane-se a modernidade.
Chego a conclusão que odeio o S do Senna, o sumiço do Sargento e o aterro no Lago. É triste, pelo menos para mim….preferiria continuar a ter corridas de carreteiras e de Isettas, ver corridas noturnas com fuscas de D3 , no barranco que separava a reta do box do miolo com ferradura, sargento, laranja e afins do que ver os emplumados F-1.
Devo ser voz solitária….
Pra mim parece o mergulho com a curva da Junção lá em cima nos eucaliptos…
Interlagos: parece que foi onde o Massa perdeu o campeonato ano passado rsrsrs.
Que bela tomada ! Eu fico imaginando que com estas “máquinas” o tempo por volta beirava os 4 minutos não ?
Ceregatti eu só conheci o autódromo em 1968, quando fui pela primeira vez, e meus sinceros respeitos por sua lembrança e descrição do local.
Era o portao 2, onde ficava o “seu” Orozimbo.
Foto tirada da frente do final dos boxes antigos, eu diria entre 62 e 64, ates da Marcha da Familia com Deus pela Liberdade.
Porra, Flavinho, esses caras é que eram pilotos! andar no antigo templo nestas motos de tres rodas???? Pô!
Ahh, e a tua Flavinho, quando é que recebes?
Isso mesmo… o Claudio matou a pau !!
Isso mesmo, a curva antes da reta dos boxes. Que foto!!
O Claudio sabe tudo ! Mas arrisco dizer que esta foto é da década de 50 . Veja lá no saco de maldades, que é dos anos 60, que você vai achar fotos dos boxes.
As Romi Izettas foram fabricadas de 1955 até 1961, e tinham motor BMW vejam no link…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romi_Isetta
Excepcional esta foto.. é de deixar Istanbul, Shanghai, Sakhir e outras com inveja.. Interlagos tem história e começou do zero.
pois é, era exatamente o que eu ia dizer. realmente parece muito Interlagos, mas mesmo sem conhecer a história do circuito em detalhes, já estava imaginando que, em sendo Interlagos, esse trecho teria sido significativamente alterado após alguma reforma.
o posto do Claudio esclarece isso.
Isto prova que o ser humano gosta de correr em tudo que tem motor, vejam a foto acima deste post, um cara correndo o Paris-Dacar de Vespa, é o máximo.
Grande informação/aula Claudio, eu nem sabia q/ Interlagos havia sido reformado antes de 1989!!!! obrigado
“Irmão, é preciso coragem”…
Vespas em rali, isso aqui, nossa senhora!…
Tem louco pra tudo mesmo…
Lembrei que tinha pega de lambreta no Alto da Boa Vista…