MENU

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 18:54ESPN Brasil, Fusca & cia.

FUSCAS & FUSCAS

SÃO PAULO (daqui a pouco, estrada) – A minha materinha para o “Limite” da semana que vem foi feita no shopping Frei Caneca, que tem uma exposição de Fuscas para comemorar os 50 anos do modelo no Brasil. A mostra vai até dia 29 e foi organizada pelo Zé Ricardo, da Confraria do Fusca. São oito modelos bem representativos: um cabriolet alemão verde com carroceria Karmann 1963, que foi da diretoria da VW; um split window 1952, também alemão, também verde; um 1986 azul metálico Última Série; um 1961 brasileirinho branco 1.200 cc; um “Besourão” 1.600 S vermelho, 1974; um “Cornowagen” cinza 1965; um alemão preto 1956 com teto-solar de lona; e o meu preferido, um Pé-de-Boi cinza, claro, 1965 (esse da foto). Adoro as coisas simples.

100_0121

48 comentários

  1. elias disse:

    Flavio, tenho um branquinho 1970, com placa preta.
    Quanto vale meu carro?

  2. Xyko-táxi disse:

    Esse Pé de boi, é muito lindo, parabens pela materinha, tenho um l968 verde-folha, bem conservado. O cabeçudo do Milton Neves tem divulgado muito bem o evento. Vamos prestigiar galera do Fusca.

  3. Eduardo Duarte disse:

    Matéria sobre fuscas com o Zé dos Fuscas?! Imperdível! Conheci o Zé Ricardo em Itanhaém no início dos 90′ e lembro que fiquei intrigado, pois embora jovem, ele já era um restaurador de Fuscas como poucos! Confesso que achei-o um tanto obsessivo-compulsivo, pois se dedicava quase que exclusivamente ao assunto, mas hoje reconheço que era um visionário (também…rs). O garoto alérgico que dormia com uma fita “a la Barrica” no nariz e adorava uma querra de bolo (de chocolate..) dentro do carro (dos outros..claro) sabia que o velho VW deixaria um incomparável legado para a posteridade da indústria automobilística. Zé, grande abraço!

  4. Luccas Pace disse:

    O Pé de boi na verdade foi acredito o primeiro programa do governo para estimular as vendas, ele era totalmente financiado pela caixa economica federal, pelo que sei tambem na mesma época foram lançados o Gordini e um DKW tambem Pé de Boi,

  5. Ghallo disse:

    Oi , Flavio não um link, para ver mais fotos.
    Posta ai vai.

  6. Geraldo disse:

    Tive dois fuscas … O primeiro, bege, ficou na família por 14 anos … e foi trocado (com dor no coração) por um Monza … O segundo, também bege, foi comprado na época do “rodízio estadual”, como terceiro carro da família (não podia rodar entre 7:00 e 20:00 na grande SP) … como a lei do rodízio estadual foi revogada, eu vendi o “pois é” … É muito fácil “malhar” o Fusca hoje em dia … Só que, nos anos 70, o Fusca era o carro de entrada da maioria das pessoas, pois era o mais barato do mercado … O Fusca foi o que o Fiat Uno é hoje … foi o primeiro carro de muuuuiiiiitttttaaa gente (para se ter um idéia, os mais abastados ganhavam uma Brasíia como primeiro carro) … Outros tempos ….

  7. CelsOM disse:

    ” LINDAMENTE FEIO !!! OU HORRIVELMENTE LINDO !!! Assim como as Vemaguetes e os Gordinis da mesma época…

  8. marcos disse:

    já fui proprietário de um…não gosto nem de ver em fotografia….gastador, barulhento, pouco estável, não anda, não tem estabilidade, não tem porta malas, não tem espaço interno, posição de dirigir e visibilidade péssima…na minha opinião foi a vingança de Hitler contra o povo alemão…ainda bem que perdeu a guerra se não hoje tudo mundo tava andando nesta desgraça….

  9. Eric disse:

    Todos são maravilhosos.
    Principalmente o azul-atlantico 1964….hehheehhehe

  10. fusca_72 no twitter disse:

    Faltou eu… que sou um Fusca 72 2000-S, kit puma…. acompanhem minha restauração e aventuras no twitter

  11. claudio aun disse:

    FG,voce não gosta do simples, voce gosta é do feio

  12. vitão disse:

    sei, e vocÊ escolheu a foto a ” esmo” , não foi ? kkkkkkk

  13. pablorocha disse:

    Os fuscas eram simples e honestos, assim como as pessoas (aparentemente) eram naquela época.

  14. Sanzio disse:

    Esse alemão com teto solar é figurinha carimbada. Vira e mexe aparecem fotos dele na internet e inclusive já o ví no começo do ano descendo a Imigrantes. Reconhecí pela placa preta.

  15. Raul Souza disse:

    E bota simples nisso! Essa foto está espelhada ou não tinha nem retrovisor esquerdo?! No interior, carpete nem pensar, né?! Deve ser só lata.

  16. Thiago Azevedo disse:

    Nem retorvisor, ou eu que não estou enxergando?

  17. Tyren disse:

    Meu sonho é um 1957!!

  18. Marcos Moreira disse:

    Coltando ao caso Nelsinho-Briatore.

    Falar aque teve de interceder junto a um relacionamento com um um hnomem mais velho a pedido do pai, foi dizer que. Piquezão implorou-lhe para fazer com aque o filhbo parasse de dar a bunda.
    Claro que pé mentira. Isso foi a coisa mais absurda, malcriada,esculhambada eENGRAÇADA que escutei nos últimos tempos. Esse Briatore é um talento. Vão se passar anos até que alguém suRja com outra tão boa. O NELSON FICOU PUTO PRA CARALHO, AH, AH, AH;.

  19. Felipe Soares disse:

    PARABENS RUBINHO!!!
    O dubre de piloto deve estar morrendo de inveja!!!
    ha ha ha

  20. Delei Duarte disse:

    O Fusca e’ um barato. Ja tive varios e nunca me incomodei de me acharem cafona. Quando voltar a morar no Brasil vou comprar outro. Gosto dos modelos anos 60. O ultimo modelo que foi fabricado tambem e’ legal.

  21. Eduardo disse:

    è uma pena não ter desenvolvido um motor melhor para o fusca pois gosto de pescar e ando numas estradinhas de terra bem esburacadas e só tração traseira para passar estou com um gurgel Supermini com motor de fusca 1300 pois este tem tração traseira do chevette E é só alegria

  22. Zacca disse:

    Um amigo meu teve um Fusca serie ouro se nao me engano, mas infelizmente foi roubado.

    Foi um dos ultimos lancados, era uma edicao especial.

    Motor 2.0 de fabrica, bancos especiais, pintura perolizada. Acho que muito proximo de pararem de fabricar. Um tesao.

    Alguem mais se lembra ou viu um destes.
    Creio serem moscas brancas rarissimas.
    -=-=-=-=

    Outra curiosidade que tive.

    O ULTIMO fusca fabricado no Brasil (antes de retornarem a fabrica-lo uns anos depois) foi entregue com uma placa da Volks em prata para o avo de uma ex-namorada minha. Branco e 1.6.

    Eu tambem ja tive o meu fuscao vermelho Montana a “bolha de sangue assassina” … hehehe… altas manobras…ateh capotagem em cima do viaduto da ferradura do Anhamgabau, erros de um jovem idiota…
    Bons tempos.
    O fusco diz muito na minha historia… pois e…

  23. FERNANDA COSTA DE LIMA disse:

    EU, ASSIM COMO VOCÊS, SOU MUITO FÃ DO FUSCA, NÃO SEI POR QUE, SÓ SEI QUE SOU APAIXONADA POR ESSE CARROS E FICO BRAVA PQ TEM GENTE ESNOBE E IGNORANTE QUE DIZ QUE FUSCA NÃO É CARRO, É UM MEIO DE TRANSPORTE, QUE SEJA , SÓ SEI QUE É MELHOR QUE NÃO TER NENHUM.
    PARABÉNS PELA MATÉRIA!!!

  24. Luis Henrique disse:

    Flavio – esse desenho é do tempo que o Fusca fazia sucesso – veja se mudou alguma coisa….

    Pateta no trânsito

    http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0&feature=player_embedded

  25. Manoel disse:

    É incrivel que pudessem rodar veículos tão “escalpelados”!
    Uma lanterna, sem setas, espelhos, limpador de pára-brisa….

  26. Marina Nascimento de Oliveira disse:

    Tenho um fusca 74 todinho reformado, verde marfim,1300, uma belezura, uma das minhas paixões, todos os meus alunos sabem dessa paixão e não deixo de usálo um dia sequer para ir trabalhar nas escolas da vida.
    Jamais pensei em vendê-lo, principalmente no jubileu de ouro!

  27. Felipe Montanheiro' disse:

    Que bleznha hein…se tiver um tempo, irei pra Sampa pra ver essas raridades.

    E como sempre, o meuu Fusc aqui:

    http://planeta-fusca.blogspot.com/2009/08/fazendo-um-rat.html

    Abração a todos,
    Felipe Montanheiro.

  28. Helder disse:

    Maravilhoso, sensacional, uma jóia rara!!!!!

  29. don disse:

    Sr. Flavio, se possível poste as fotos dos demais fuscas. Nós que moramos longe da Babilônia-SP agradecemos.

  30. don disse:

    hehe andava muito com um fuka bala quando trabalhei na Engesa em 84. azulzinho com o logo EE nas portas. me sentina num cascavel

  31. fusca_72 e fusca_69 no twitter disse:

    pqp… faltou um 1300 ano 69, ano em que o fusca ganhou espelho retovisor externo (primeira série com espelho raquete com bracinho alemão) e um 72 (1300 ou 1500), ultimo ano em que o fusca foi equipado com farol olho de boi, o mais charmoso na nossa opinião

  32. Claúdio disse:

    FUSCA : CAMPEÃO ABSOLUTO E IMBATÍVEL NA CATEGORIA CUSTO/BENEFÍCIO.

  33. JULIO DIAZ disse:

    porra fusca é fusca, tive um 76 branco e minha esposa(na época noiva) um 72 verde, os dois bem equipados, era uma delicia ficar lavando os mesmos sabado a tarde, pra dar um rolezinho a noite, PARABENS FUSCAS DO BRASIL !!!

  34. Rivaldo / Aracaju-se disse:

    Já tive + de 8 fusca, continuo admirador deste carrinho. Tenho um 1962 todo original guardado na garagem e de vez em quando levo para exposição ou a passeio, quando ele passa todos ficam admirados.

  35. eduardo disse:

    Caro Flavio, também gosto de relíquias e por falar nelas..eu tenho uma raridade…Minha avó teve um fusca ano 58,,,e seu manual do carro vinha direto da Wolks alemã. O fusquinha verde foi vendido à muito tempo, mas o manual está bem guardado e conservado….uma raridade. Colecionadores!!!! olhe a oportunidade. Grande abraço

  36. Milton disse:

    E pensar que o pé-de-boi é um dos maiores contrasensos(tudo junto? sei lá…) da história… Afinal, era para ser o carro “barato” da VW, e atualmente, é um dos modelos mais valorizados no mercado de colecionadores, juntamente com o “renegado” Cornovagen.

  37. J.N.Dias disse:

    O azul-metálico “Última Série” foi o “Última Série” de 1986 ou do “Última Série” da era Itamar?

  38. Otávio disse:

    Pé de boi! Quando bati os olhos na foto, foi o nome que me veio a cabeça, sem precisar recorrer à legenda. Era criança na época, mas notava que as pessoas falavam com cara de quem comeu e não gostou. E, lembra, o Gordini também teve dessa “Edição Comemorativa”.

    Nesses tempos, aqui em São Paulo, chamavam de Volks. Mas, no Rio, já era Fusca e Fuque no sul, Santa Catarina pelo menos.

  39. Anderson Oliveira disse:

    Adorei, afinal sou suspeito para falar de fuscas, pois eles estão para mim assim como os DKW para VC FG. Inclusive eu tenho um 64 verde e estou quase comprando outro verde 70. Gosto muito. Obrigado por nos brindar com este material.

    Abçs.

  40. Rafael Drumond disse:

    muito simpático esse fusquete.

  41. Seven disse:

    Sabe por quê o cinza era cor dos pé-de-boi (e outros do tipo)? O resto das outras cores misturadas. Simples assim .

  42. Joel Gayeski disse:

    Não curto esse Pé de Boi.
    Sou mais algo com estilo mais racing e sem parachoques.

  43. ALEX B. disse:

    As lagrimas me vêm aos olhos com a expectativa do Limite da semana que vem. Esses besouros me tiram do serio! É um dos beneficios de viver em Sampa e ter acesso a estas mostras! Aqui, no fim do mundo… ppuuffffff…

  44. Dionisio disse:

    Estive neste Shopping semana passada, vi os fuscas e achei mesmo que você não ia deixar de comentar.
    Quando vi este Pé-de-boi, lembrei dos carros da Telesp, e da prefeitura que tinha uma frota enorme, desse jeitão ai, cinza e com as chapas brancas.

  45. Mário Mesquita disse:

    Que legal, jubileu de ouro do Fusca. Vou reativar o meu 72, 1500, parado há uns 2 meses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *