ONTEM & HOJE

SÃO PAULO (belo brinquedo) – O azulzinho aí embaixo apareceu no sempre ótimo encontro de carros antigos do Forte de Copacabana no Rio, neste final de semana.

Atualizei o post depois de receber comentário do Nelson Cintra, o dono. Porque essa é a própria carretera Renault/Gordini que ele pilotava e fazia das suas nos anos 60. Quem mandou as duas fotos foi o Jason Vôngoli.

Na primeira está o carro durante a Taça Santos Dumont, em 27 de novembro de 1968, em Jacarepaguá. Era por essa placa do tigre da Esso que meu manager Luiz Salomônico entrava escondido no autódromo. Na frente dele, acho que vocês sabem quem, não?

Na segunda foto está o carro reconstruído com muito esmero e capricho, instrumentos de época, pintura no mesmo azul, o mesmo número e, segundo o Jason, um motorzinho que ronca bonito e com alegria. O Nelson o encontrou e fez tudo como era há 40 anos.

Adoro esses carrinhos.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Cintra
Nelson Cintra
14 anos atrás

Ola Rafinha
Estive fora e nao pude responder. Este motor e um 1.000cc(997), tem biela de aluminio, volante aliviado, valvulas de inox com haste de 7mm(original 6,4), cabeçote trabalhado com molas duplas , coletor de admissão e descarga JEAN REDELEcom carburador Weber 40 DCOE, comando especial PIERRE FERI,carte de capa aletado com 5 lts de oleo, Tomada do contagiro na tampa do comando(mecanico) Gira 7.000. Freio aletados nas 4 rodas (1093)
Rodas de ferro, caixa de direção curta,caixa de mudanças de interlagos com centro rebeixado, suspenção trazeiras de 4 amortecedores. Todo este material e todo os intrumentos sao de epoca e foram recolhidos em varias fontes nestes anos.
Obrigado pela atenção Nelson

Tramontini
Tramontini
14 anos atrás

Parabens ao Nelson Cintra por ter conseguido resgatar sua carretera Renault GORDINI e proporcionar a nós todos a oportunidade de relembrar esta parte da nossa história.
Eu não tive a mesma sorte, meu GORDINI II Conversível
caiu nas mãos de alguém que o deixou no tempo e acabou em baixa de documentos e fim do meu conversível.
Forte abraço a todos
Eugênio Tramontini

Paiva
Paiva
14 anos atrás

Olá Marcello,fiquei muito feliz pelo convite do Veteran, para levar a Berlineta 21 a pedido do Bird Clemente e vivi grandes emoções: o depoimento do Bird ,a assinatura dele no meu carro,o que por si só,,ja bastava toda essa alegria. Nem precisava ganhar o prêmio de DESTAQUE ESPORTIVO, mas essa foi pra fechar a noite com muitas emoçôes .Abraços

Nelson Cintra
Nelson Cintra
14 anos atrás

Ola Flavio
Obrigado pela retificação, pois so as pessoas que vivem um SONHO podem saber do seu valor.
Este carrinho ja suportou treis casamentos e hoje finalmente ele esta ai
Nao creio que tenha sido tao maluco como as minha ex esposas falavam.
Abraços.

marcello baviera
marcello baviera
14 anos atrás

Estive presente no enocntro do forte,assistia brilhante palestra do Bird que emocionou a plateia,babei no Gordini do Nelson Cintra.Passei toda a minha infancia no GORDINI IV 68 amarelo acapulco que meu pai comprou ok na Cia Cassio Muniz,a última série produzida.Meu pai,que estava entre ele e um Fusca,optou por causa dos amarelinhos da saudosa equipe Willys!Gomes,não deixe de fazer uma reportagem com o INTERLAGOS do Paiva,que aparece ao lado na foto!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

A ESSO sempre fez “slogans” bem legais e o Tigre pode ser considerado um “icone” da propaganda mundial…

“Ponha um Tigre no SEU carro”… reparem que o SEU está sublinhado…

Abraços

Imperador.

Nelson Cintra
Nelson Cintra
14 anos atrás

Ola Flavio
As informações nao chegam como deveriam, tive o trabalho de fazer um banners contando a historia deste carro, que se iniciou em 1967. Creio que Jason estava atrapalhado para dar uma olhada nele, tenho o documento que prova que nao e replica e foi encontrado a uns 20 anos atraz. Levei este tempo para ele ficar como em 1967. Inclusive o motor de 997cc com biela de aluminio.
Ate.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Pois é, nos tempos que o #96 ainda era vivo, eu sonhava em ter grana para montar um desses e te desafiar…

Bianchini, o sumido
Bianchini, o sumido
14 anos atrás

Caro LHC, assim o FG te manda pra Sibéria… mas eu admito que gosto do Gordini, até porquê o meu pai tinha um na época em que eu era bebê.

José Baroni
José Baroni
14 anos atrás

Eu o vi de perto, fotografei o motor.
O encontro foi excelente, fiquei feliz igual pinto no lixo vendo os clássicos!

LHC
LHC
14 anos atrás

Sem contar que os Renault andam muito mais que os DKW.

Rafinha passat 13
14 anos atrás

querido parceiro de corridas:
sabe me dizer a cavalaria desse carro? pude ver que tem carbura horizontal ali… deve ser bravo hein! se souber dados tecnicos me responda, adorei o carro! abraços e até 31/10.

Dú
14 anos atrás

Tá tirando né?
O Luizinho já deu memória do http://luizpereirabueno.blogspot.com/2009/09/aquecendo-os-motores.html

Bota pilha FG.
Obrigadão.

José Eduardo Rocha
José Eduardo Rocha
14 anos atrás

O encontro foi bem legal! Tinha poucos carros raros, mas todos bem legais como este exemplo acima.
Eu estive lá no sábado e tinha bastante gente. Pena que não pude ficar para ouvir a palestra do Bird Clemente que estava sendo anunciada pelo autofalante.
Só a prensença dele já achei o máximo.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Então, Flavinho, Indy Gomov nele!!!!!!!!!!

Aylton  Hoenen
Aylton Hoenen
14 anos atrás

Linda carreteira Gordini.
Mas que tal o BINO MARK I na frente ?

Abraços

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

Flavio,
Por acaso, esse Nelson Cintra é o mesmo que anda de Fusca no Brasileiro de Endurance? Você fez matéria com ele para o “Limite” durante os 1000 Km, lembra?

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Segundo o Cintra não é réplica. O carro é o mesmo em que ele corria e foi “encontrado” num ferro-velho em Caxias. Agora, oito anos depois, ele está restaurado de acordo com os padrões de época…

ferreirovitch
ferreirovitch
14 anos atrás

Desculpe a falha.
Meu pedido é:
Quando vc vai mostrar uma foto daquela carretera Renault Rabo-Quente, vermelha, que infernizava a vida de muita gente nos anos 60?

ferreirovitch
ferreirovitch
14 anos atrás

Seu Gomes, quando vc vai mostrar uma foto daquela carretera Renault Rabo-Quente, vermelha,

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Mais um belo carrinho que poderia correr na “Copa Clássicos de Competição”
O convite está feito.
Por falar em Gordini, teremos dois participando na próxima etapa do Paulista, dia 01 de novembro. Um original e um carretera com motor de 1.600cc.
Alfredo Gehre – FRITZ
[email protected]
http://www.classicosdecompeticao.com.br
Cel: 11 9947-2627