SILÊNCIO TOTAL

SÃO PAULO (assim?) – Muita gente notou que durante a transmissão da TV ontem, o caso Nelsinho/Briatore/Cingapura desapareceu do ar. Recebi mensagens de blogueiros e blogueiras que estranharam o silêncio.

Bem, a verdade é que de sábado para domingo não houve novidades no caso. Poderia ser uma explicação. A turma teria optado por não repetir o que já havia sido dito no dia anterior.

Mas repetir faz um pouco parte das, digamos, tradições da Globo. Tanto que o locutor oficial falou umas cinco vezes sobre um cavalo que faz esteira e é do tamanho de um prédio, algo assim, convidando os telespectadores para assistirem a uma reportagem dele mesmo.

Há quem acredite que o silêncio foi voluntário, porque a Renault é anunciante da Globo nas transmissões de F-1. Pode ser. A Renault também anuncia aqui de vez em quando. Ou anunciava, sei lá. A Honda também, mesmo depois de ser zoada implacavelmente neste blog nos últimos dois anos.

Nunca me preocupei demais com isso. E tenho lá minhas dúvidas sobre eventuais pressões de anunciantes nesses casos. Em todo caso, ficou a estranheza no ar.

Subscribe
Notify of
guest
205 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
12 anos atrás

acho que não tem nada com a Renault, e sim em alguém ter que dizer: “É cara, vc tava certo na última transmissão”

como disse o @ivancapelli: a relidade é dura

agora o cavalo tem 1,70m… não é?

aldemir
aldemir
12 anos atrás

amigo gomov,
o “caso” do nelsinho, se é que teve, é problema sexual dele, o briatore desesperado esta atirando pra todo lado…e bater por bater, prost bateu em senna, senna bateu em prost, schummy bateu duas vezes, em hill e villeneve, só que no villeneve quem se fudeu foi ele…e o rubinho vem dá uma de bom moço,muito bonito o que ele fez ,”obrigado pela ferrari”, tirar o pé para o schummi ganhar a corrida… é tudo farinha do mesmo saco…e acho que o nelsinho deva voltar a F-1, sendo ou não baitola..o caneco é dele e ele empresta pra quem quiser… abraço Aldemir.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Até hoje não compreendi bem porquê eles não pronunciam Red Bull e Toro Rosso, só porque eles não são anunciantes? Acho um motivo fútil e tolo.

marcelo
marcelo
12 anos atrás

Prezado Flavio,

Vamos reconhecer que uma coisa é o seu blog, ou o site do Grande Prêmio, outra coisa é a Globo. O que vale cá não vale lá, por óbvio. Acho que houve pressão dos anunciantes sim, o que aliás faz parte do “negócio”. E Comunicação Social no Brasil (e na maior parte do mundo) é negócio,
ab

Fredy
Fredy
12 anos atrás

Muito estranho mesmo. No sport tv ninguém também falou nada. Cavalo do tamanho de um prédio?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Realmente flávio, tá sendo duro aturar as tramissões da globo. O galvão está simplesmente insuportável.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

E isso que voce falou FG, o logo da Renault que aparecia de vez em quando na tela diz tudo. Alem disso, acho que a Globo percebeu que estava depreciando o produto e, logo, seus anunciantes, ou seja, falar dessas falcatruas nojentas durante a transmissao leva o espectador a se perguntar “e quem garante que essa corrida de hoje tb nao esta sendo manipulada?”
A F1 vai ter que fazer um trabalho complexo de recuperacao da crebidilidade.

Ricardo Piva
Ricardo Piva
12 anos atrás

Com relaçao ao silencio do galvao, na boa, os caras da globo nao estao a fim de comprar briga ou fritar de graça os Piquets. A noticia foi dada no GP anterior ao de Monza, pelo que continuar a bater gratuitamente nos caras nada teria de positivo. A vida e uma seleçao natural, pelo que Nelsinho, se for o caso, acabará com sua carreira (ou nao) por conta propria.

Por outro lado, lendo os comentários, vejo que o Galvao invariavelmente é destruído.

De fato o cara fala um monte de m….. Por outro lado, 99% dos que baixam a ripa nele nao tem a mínima noçao de automobilismo ou coisa que o valha. O cara tem cabelos brancos e bem ou mal merece respeito. Nem que seja pela idade.

Sorte a todos.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
12 anos atrás

Ordem de cima, é claro.
A matraca oficial só fala – repete – o que é mandado.
Mandaram calar a boca…
Razões? Só eles mesmos para saberem…

ra
ra
12 anos atrás

Já que vc tocou no assunto, Flávio, achei bastante tedenciosa a mteria da revista veja sobre o caso!é lógico que teve influencia de anunciante ali(renault), matéria anonima, demeia pagina e jogando toda a culpa no piloto!

Julio
Julio
12 anos atrás

Na corrida da Espanha, quando o Reginaldo Leme soltou a bomba, o Galvão encheu a boca pra falar que “Quem fez uma denúncia dessa vai ter que se preparar pra ser processado, pois isso implica participação do piloto.”

Ele queria deixar claro que alguém tava querendo queimar o Nelsinho. O que ele não sabia é que foi o próprio Nelsinho quem fez denúncia. Resultado: Se fodeu.

A Globo não falou pois o Galvão teria que engoliar a besteira que falou ao vivo (mais uma!).

Silvio Roesler
Silvio Roesler
12 anos atrás

Piquet acaba de confirmar que Alonso sabia. Como já havia dito, nem a velhinha de Tatuapé acreditaria que ele tentou uma estratégia sem sentido por pura coincidencia.

José da Silva
José da Silva
Reply to  Silvio Roesler
12 anos atrás

A velhinha mudou de cidade ?

Piquet FAN
Piquet FAN
12 anos atrás

Escrevar para pentelhar o Briatore.
flavio.briatone@uk.renaultf1.com

Mattheus Zingaro
Mattheus Zingaro
12 anos atrás

Caro bloguista:

Notastes que no primeiro GP após vir à tona essa sujeirada toda, a marca francesa relançou no ar sua propaganda bem-humorada – e muito bem sacada, diga-se – do Logan?
A ideia, obviamente, é aliviar a barra pro lado da Renault. Afinal, o Logan não tem qualquer novidade que justifique nova campanha. Até então, o produto veiculado era o Sandero Vibe.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
12 anos atrás

Por falar em patrocínio, naquela hahada de propaganda com o Nelsinho, a Renault ainda vai escolher alguém para dar uma banda de f1? Imaginem os sorrisos amarelos..

Vinicius Duarte
12 anos atrás

Para não desagradar o patrocinador e informar, a Globo poderia fazer como faz com Red Bull e Toro Rosso: chama a Renault pela sigla: “Nelsinho Piquet, ex-piloto da RF1R, foi acusado de bater o carro de propósito e ser boiola…”

Fabio Augusto
Fabio Augusto
12 anos atrás

Na Globo, o PCC vira “a facção criminosa que atua nos presídios” a gripe suína vira “a nova gripe”, um avião com quase duzentas pessoas cai na Amazônia mas a notícia da noite é uma apreensão de dinheiro pela PF… e o caso Nelsinho / Briatore / Renault desaparece.

Nada de novo no ar.

Manoel Neto
Manoel Neto
12 anos atrás

Além disso, tem outra coisa: Nelsinho e Nelsão ainda nada disseram sobre as declarações sacanas de Briatore. Será que “botaram o galho dentro”? A F1, além de abrigar magnatas nazistas, agora tem piloto que prefere o “câmbio manual”?

smiths
12 anos atrás

A muito tempo que a formula 01 nao é a mesma, cheia de rolos desde da entrada de schumacher, que a formula 01 mudou, manda quem tem dinheiro, o talento foi deixado de lado. doa a quem doe, a varias proposta, para enganar o publico. ta ficando nojeto.

Manoel Neto
Manoel Neto
12 anos atrás

Flávio Gomes, a Globo é assim mesmo: esconde os fatos, quando não lhe são convenientes. Consta que o velho Roberto Marinho tinha um lema para “dominar” o noticiário do país inteiro: “o que conta não é o que a Globo noticia, mas o que deixa de noticiar”. Quanto ao Galvão, não há locutor mais sem ética, mais rude (coitada da reporterzinha Mariana não sei o que) e mais destrambelhado do que ele. Com a narração dele, a F1 só faz sentido se tem algum “brasileiro amigo dele” na disputa. Fora que ele é completamente sem noção do ridículo.

André
André
12 anos atrás

Apoio a ida de Diego Armando uma Parada Maradona para Renault, seria um imensa e valorosa contribuição ao esporte, já q vemos q Dieguito pro futebol está com os dias contados. Briatore o até já o contactou para fazer o molde do cockpit, visto q o salário anual de Dieguito será apenas de U$$ 2,00 , além de contrato com merchandising com vários pós como talco, pó royal e outros derivados.

joanin
12 anos atrás

tantas faucatruas na F1 quero ver se a Fia tem coragem de punir a renalt pois não lembram do caso Alonso envolvendo a Ferrari e a Maclarem deixando o Kimi ser Campeão em 2007.

Jota Garcia
Jota Garcia
12 anos atrás

Bem, quanto à família Piquet, já é sabido, pressionaram prá Nelsinho continuar como piloto na F1 na temporada, armaram, premeditaram e provaram do próprio veneno. Por outro lado, realmente, a Globo não quer arriscar o patrocínio. Qto ao que o Colega Edson disse do Galvão Bueno, concordo, deve continuar alegrando mesmo como comunicador, mas quem sabe, só na 3ª divisão do futebol ou jogo de botão. Abçs

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
12 anos atrás

FG, sei que esse recurso aumenta seu trabalho de moderação, mas essa de permitir a gente fazer comentários em cima dos comentários dos outros é muito legal!!

Parabens a você e ao IG!!

Edson
Edson
12 anos atrás

Não sei porque tanta aversão ao Galvão Bueno. Me parece coisa de inveja do sucesso, porque para mim ele é um brilhante narrador esportivo, com bons conhecimentos em varios setores , que é empolgado e também comete alguns erros como todos nós.
Espero que ele possa continuar por muito tempo nos alegrando com o seu poder de comunicação.

lOlo
lOlo
Reply to  Edson
12 anos atrás

Quem se contenta com o que tem, não progride. Galvão Bueno é o cúmulo do narrador/torcedor, e só quem não v~e coisa melhor, e não tem iniciativa para entender que é preciso melhorar sempre, se contenta com o lixo. Sucesso: até as BBB fazem, com suas peripécias. Sucesso não quer dizer qualidade de maneira nenhuma, ainda mais num mundo com o de hoje onde se gosta de funk, futebol de quinta e novelas previsíveis. Are Jesus, quanta falta de qualidade.

Carlos Alberto da Silva Dias
Carlos Alberto da Silva Dias
12 anos atrás

Flávio, voce tem alguma dúvida sobre a proibição de se falar no assunto? Eu não tenho, principalmente, porque a situação parece estar se encaminhando para confirmação de tudo e, inclusive, com o Alonso sabendo de tudo e, por isto, adotou a estratégia maluca de largar com tanque vazio, em 15o., parando antes da batida e levando vantagem.
O QUE EU NÃO AGUENTO MAIS É OUVIR O PÉ DE CHINELO FALAR MERDA, ELE QUE PROTAGONIZOU A MAIOR VERGONHA DA FÓRMULA 1, BRECANDO NA LINHA DE CHEGADA E PERMITINDO A ULTRAPASSAGEM E VITORIA DO SCHUMI. ELE CALADO É UM MERDA, FALANDO É UMA DIARRÉIA VIRÓTICA.
A fórmula 1, para sobreviver, terá que se repaginar inteira, em termos de conduta.
Fora este caso, temos outros muito estranhos, Buton ganha 6 das 7 primeiras provas, ameça liquidar o campeonato no meio do ano, de repente, ele desaparece do pódio e o campeonato fica parelho, de repente, ele volta ao pódio, o que aconteceu ? Seu carro teve alguma diarréia ? Êle teve alguma pane ? Ou arrumaram tudo deste jeito ?
A fórmula 1, tudo pelo dinheiro e pelos interesses de pessoas soberbas e sem ética, virou uma grandiosa lata de marmelada.

edilson silva
edilson silva
12 anos atrás

para evitar o galbao vueno e so desligar o som da tv e colocar o som da radio band. pronto vc assiste a tv e ouve o radio……

J. Lopez
J. Lopez
12 anos atrás

Só me rest juntar ao coro das torcidas nos estádios de futebol:_ Ei Galvão VTNC…

Nilson
Nilson
12 anos atrás

Já que começou tem que terminar ,a globo ficou devendo desta vez, pelo menos um pequeno comentario que fosse sobre o assunto uma satisfação “não podemos comentar nada e pronto”,mas tenho minhas dúvidas se alguem falar algo sobre o assunto perderia o patrocio para o concorrente, o Galvão está desafinado e não deixa ninguem conduzir a corrida tem que ser igual ao Reginaldo leme, falar o que esta acontecendo o Galvão fica dando voltas e fica inventando coisas igual a corrida, Agora ele me vem falar de cavalos em estera para por favor Sr.Galvão né , ja está na hora do Sr. Galvão parar e apresentar somente o Bem Amigos que ela ele fica bem melhor com Arnaldo e sua turma Helena jr., Renato e Caio..etc….
Galvão deixa o Reginaldo Lemes narrar a proxima corrida ele fala o que tem pra falar e você e omisso….vamos adotar FORA Galvão.

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
12 anos atrás

Deve ter rolado mais do que isso…. Só o fato de ser patrocinador não faz com que evitem tocar no assunto.
A Petrobras, por exemplo, patrocina a transmissão da F1, patrocina a transmissão do Campeonato Brasileiro (agora se chama BRASILEIRÃO PETROBRAS, sabiam?), comprou da rede Globo os direitos do GP Brasil de F1 que irá se chamar GP Petrobras Brasil de F1, possui dezenas de inserções de comerciais diariamente na TV Globo (já tá até enchendo o saco) e nem por isso a Globo deixou de meter pau na Petrobras através do noticiário da CPI. Talvez isso tudo seja uma tentativa de “cala boca”…. Vai ver que a Renault fez o mesmo…

Jeremias
Jeremias
12 anos atrás

Pior desta noticia é que qdo o Reinaldo falou do problema, o GB disse que não acreditava que isso poderia ser na F!, creio que ele tem memoria curta, pois o Schumi qdo na Beneton (Flavio Bfriatore) jogou o carro em cima de se não me engano de Damon Hill pra ganhar o campeonato, mais tarde novamente tentou em cima do Vileneuve, só que se deu mal e o campeão foi o canadense. Depois um outro caso mais recente foi a espionagem praticada pela MacLaren em relação a Ferrari. Ora parece-me que estava querendo tapar o sol coma peneira. Não duvido das denuncias de Piquet uma vez que o Briatore tem um historico não muito saudavel na F1. Alias ja esta na hora do Galvão ir pra fazenda dele cuidar dos bois que não fazem questão da narração dele. Num aguento mais ouvir tanta baboseira deste cidadão seja na F1 ou no futebol..felizmente a Band entrou na parada no futebol nos dando opção a respeito da narração.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Será que ninguém vai falar (ou talvez não perceberam ainda) que o Nelsinho foi responsável também pelo Massa não ter sido Campeão: se não fosse a batida, ele não precisaria entrar nos boxes e, provavelmente não teriamos aquele triste episódio da mangueira. Portanto, o Nelsinho é, sim, responsável pelo Massa não ter sido o Campeão de 2008!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Acho que a Globo evitou o assunto (em profundidade) pois o Briatore foi expert em trazer a polemica para o nivel de um “Noticias Populares”… as entrevistas chulas e de pouco conteudo não contribuiam para nada e todos sabem o quanto a Globo abomina essa linha popularesca de noticias.

O Galvão é um alucinado, ele esta em um outro mundo – um mundo de faz de conta – , a sorte dele é que até o momento não surgiu alguém que tenha um ritmo de narração tão bom quanto ele (estou falando de “ritmo” e não de “conteudo”).

Teremos que atura-lo por um bom tempo…

Abraços

Imperador

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

É a podridão global, Flavinho! Tambem notei isto, mas não achei nada estranho, partindo de onde partiu a iniciativa!

Dinho
Dinho
12 anos atrás

PQP o Galvão é chatooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooopraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacaralhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Ed
Ed
12 anos atrás

Caro Flavio,

Não sei se vou falar mais do mesmo. Mas quero falar do Alonso. Me parece muito evidente sua ciencia no caso Renault/Nelson Jr.

Um piloto do gabarito do Alonso saindo em 17 no grid de 20 carros, teimoso como ele só, não aceitaria uma descisão da equipe de fazê-lo largar com combustivel para 20% da voltas, numa pista impossivel de umtrapassar…

Seria como largar em Monaco em ultimo e com combustivel para 20 voltas.

Ele NUNCA aceitaria isto sem saber a EXPERTEZA por detras…

Eu me pergunto: Porque ninguem pressiona o ALONSO???/
Ele é bi mundial, a referencia neste esporte, ele precisa falar… ou é culpado ou tem que sair imediatamente da renault, nao pode ficar lá como se nada tivesse acontecido…

Um abraço.