MENU

terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 10:07F-1

SÓ NO ANO QUE VEM

SÃO PAULO (não me surpreende) – A Ferrari conta com Massa apenas para o ano que vem. Está em comunicado da equipe, que recebeu os resultados dos últimos exames que o piloto fez, no Brasil e em Miami. Felipe fará uma cirurgia plástica no rosto e ainda vai levar um tempo para que possa retomar suas atividades normais.

Sem querer ser apocalíptico, ainda é uma incerteza a condição que terá quando voltar às pistas. Só mesmo o tempo dirá. E é por isso que a Ferrari começa a considerar várias hipóteses, inclusive manter Raikkonen. O acidente foi grave — a demora na volta só prova isso e contraria os que sempre acharam que foi apenas uma pancadinha na cabeça — e o time precisa contemplar a hipótese de Massa não retomar a carreira. É o pior dos cenários, mas deve ser levado em consideração.

Do ponto de vista de Felipe, está fazendo tudo certinho. Não tem sentido apressar nada. Ele, mais do que ninguém, sabe o tamanho do risco que correu e ele, mais do que ninguém, saberá, quando sentar num carro, se é o mesmo ou não. Massa não é do tipo que se engana para agradar os outros.

64 comentários

  1. MSM disse:

    Achava que iam forçar a barra para correr em Interlagos. Mas concordo que deva esperar até estar 100%, já saiu no lucro com o acidente.
    Quem ficará com o carro? Badoer até o fim!!!

  2. Marilia Compagnoni Martins disse:

    ainda bem q o cara é sensato e não vai botar o popo no carro só pra agradar a pachecada

  3. Mefistófeles disse:

    Uma certa influência norte-americana no kit continental do parachoque traseiro, abrigando o estepe exposto, tal e qual uma penteadeira de puta e as coberturas dos paralamas traseiros, no melhor estilo streamliner.

  4. Sandro Santos disse:

    Quero que o Amassinha se recupere logo, mas to achando esta historia estranha, na F1 a gente tem que ler nas entrelinhas, a Globo esta neste momento esta fechando os patrocinios para 2010, sem brasuca na ferrari e só com o Rubinho
    o preço seria o mesmo?

  5. Antonio Seabra disse:

    Aparentemtne o Massa está bem. Resta saber se quando sentar na barata os reflexos vão estar em dia. Diversos pilotos que tiveram concussão cerebral retornaram de 2 a 5 decimos mais lentos. Vide o Piquet, que era nitidamente mais rapido que o Mansell, e que depois da porrada na Tamburello ficou constantemente mais lento que o o Leão.
    Só quando o Massa giar de novo vai se saber como ele está.
    Até lá, resta torcer.

    Antonio

  6. EduardoRS disse:

    Faz bem a Ferrari e o Massa. O ano já está perdido, não tem porque apressar as coisas nem correr riscos desnecessários. O negócio é descansar, recuperar 100%, curtir o nascimento do filho e voltar com todo o gás na pré temporada.

    Mas, se eu fosse ele, começaria a desligar o celular em fim de semana de GP. Porque o mala do Galvão não vai deixar ele em paz.

  7. Fefo disse:

    O Felipinho já é um dos pilotos mais importantes da F1. Sabe ganhar e sabe perder. Se não conseguir mais correr será compreensível, deve ser muito difícil o retorno…alguém conhece alguém que voltou de uma panca parecida??

  8. Walter Terra campos´- poa disse:

    Acho tem muita gente assustada.
    O Niki Lauda, se não me engano voltou a correr de F1 uns dois meses depois de receber a extremunção (não sei a grafia esta correta e estou sem saco de procurar no dicionário agora).
    Ganhou mais um campeonato e hoje pilota aviões e dos grandes.
    Já li sobre um piloto acho que anterior ao Fangio, que pilotava carros e motos. Tem num acidente quebrado uma ou as duas pernas na corrida de moto seguinte, ainda engessado mandou amarraa-lo na moto e competiu, não me lembro se chegou a ganhar.
    Certamente os entendidos deverão logo saber quem é este piloto.

    Tem o Zanardi que teve as pernas amputadas e, até pouco tempo ainda corria de BMW.

    Vamos com calma, o Massa tem contrato e certamente vai voltar as pistas e vai ganhar corridas, quiçá o campeonato.

    Abraços

  9. overmatik disse:

    Acredito que o Massa vai voltar à F1 em 2010, mas com certeza não será o mesmo piloto. Não tem como negar gente, o acidente foi grave.

    O kimi ganha 51m por ano, o Massa 13m. Como que o Massa é 1° piloto, nunca foi!

  10. Z F1 Clássica disse:

    Sr Gomes,
    Tudo acontecendo como eu tinha escrito no seu blog no período do acidente. Aliás, há um grande lucro q é saber q Massa está habilitado pras atividades do dia-a-dia (falar, andar, tomar banho, comer sozinho, ter consciência preservada).
    Pilotar F1 é outra conversa.
    O acidente do Senna não se compara ao do Massa. A lesão seria fatal em 1994 ou 2094.
    E Raikkonen vai somando pontinhos pra Ferrari com grandes atuações. Só o GB mesmo pra menosprezar o Kimi, o considero o melhor em atividade, apenas comparado ao Alonso. O problema do Kimi é ser um tremendo pé frio.
    Cordial abraço ao Sr Gomes e o parabéns pelo trabalho de altíssimo nível.

  11. Wagner disse:

    Caro Flávio,

    Deste jeito, você será conhecido como o arauto do apocalipse.

  12. Venax disse:

    Massa está muito bem fisicamente, o acidente não deixou sequelas. Quem diz isso não sou eu mas sim os médicos. Já acompanhei pessoas com problemas muito maiores e a recuperação foi rápida. Pode ter algum problema psicológico mas isso é facilmente contornável.

    A Ferrari tem alguma razão em adiar esta volta.

  13. tevez disse:

    Será que ele volta?….acho que não

  14. Marcelo disse:

    Primeiro o Massa vai consertar a massa (encefálica), depois ele pensa em correr.

    Alguém já praticou esporte com osso fraturado ou um grande corte no corpo? Creio que não, pois é impossível. A circulação aumenta, a pressão sanguínea também, o corte começa a doer, as fraturas recém calcificadas também incomodam. O jeito é não se esforçar fisicamente, fazer a cirurgia e se recuperar para pode voltar a se “preparar fisicamente” e depois, sentar a bunda no cockpit (última etapa). E ainda ver se tá tudo no lugar, se não falta nenhum parafuso (no carro e na cabeça), feito isso, o resto vai bem.

    Massa não é do tipo [Rubinho, Nelsinho] que se engana para agradar os outros. Com toda certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>