PIRELLI NO CHÃO

SÃO PAULO (que queimem borracha) – Vão-se os pneus, ficam as rodas. A Bridgestone deu adeus à F-1 quarta-feira, a Pirelli começou para valer hoje, depois de alguns milhares de quilômetros de testes usando um carro da Toyota, e apenas ele, com Heidfeld, Grosjean e De la Rosa.

Estão todos andando em Abu Dhabi com os pneus italianos que, na verdade, são fabricados na Turquia. É bom ver a Pirelli de volta. É uma marca com tradição em automobilismo e, nos anos 80 e 90, protagonizou algumas brigas interessantes com a Goodyear.

Eu gostava da guerra da borracha, como a travada entre Bridgestone Michelin mais recentemente, mas confesso que não tenho, e provavelmente nunca terei, opinião formada sobre isso. Porque pneus são um fator de desequilíbrio muito grande. Claro que concorrência é legal e coisa e tal, mas numa F-1 sem testes, se uma fábrica faz um pneu muito diferente do outro, não há santo milagreiro que consiga reequilibrar as coisas. E tem corrida em que alguns carros entram absolutamente sem chance de fazer nada, dependendo dos pneus que estiverem usando.

De manhã, Vettel calçou os PZero pela primeira vez e fez o melhor tempo andando na casa de 1min40s, um pouco mais lento que os tempos registrados com os Potenza japoneses. Normalíssimo. Ninguém está muito preocupado com tempos agora, mas sim com características gerais como desgaste, temperatura, construção, deformação, alterações de pressão e outros parâmetros importantes. Os testes seguem hoje e amanhã. São oito jogos por equipe, quatro supermacios e quatro médios.

A partir dos dados obtidos, os engenheiros farão a sintonia fina nos projetos dos carros de 2011, todos eles concluídos e em processo já de construção. Afinal, daqui a dois meses começa a pré-temporada. Quem se entender melhor com os Pirelli logo de cara vai sair na frente.

Subscribe
Notify of
guest
49 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileu
galileu
11 anos atrás

flavio, voce anda muito malcriado, não custa nada responder , aliás eu lhe fiz algumas p erguntas por aí a fora e voce não respondeu

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  galileu
11 anos atrás

Ah, não enche.

Fabricio
Fabricio
11 anos atrás

Legal ver a Pirelli novamente como fornecedora da F-1. Pelo que os tempos mostram os pneus não são um desastre. A questão, acredito eu, sejam os pneus para chuva. Afinal, são os mais “delicados”.

Carlos Renato
Carlos Renato
11 anos atrás

perdão Flavio
mas essa do estagiário foi f…….
agora sobre a importancia dos pneus, se nao me engano por causa dessa diferença abismal entre um e outro foi o que alijou a ferrari da disputa do titulo em 2005?? ´foi isso mesmo?

dinga boys
dinga boys
11 anos atrás

Interessante que sejam feitos na Turquia… Será que já saiu alguma foto do pneu de chuva deles?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
11 anos atrás

Acho que não deveria ser só a Pirelli, deveria haver concorrência!
E acho que deveriam sim, haver testes durante o campeonato.

Lionel de Campos Jorge
Lionel de Campos Jorge
Reply to  Roberto Fróes
11 anos atrás

È todo mundo acha que teve ter mais fabricantes de pneus inclusive a Pirelli,a Bridgestone,a Michelin e a Avon queriam todas participar repartindo as equipes entre as 4 ou mais fornecedoras …
MAS existe um clausula que acho que termina em 2012 que a FIA do Max fez que só pode uma..fabricante atender à todas equipes .AGORA TEM UM OUTRO MISTÉRIO AI NESSA REGRA,.! ! ! ..que ninguém esta falando..Eu sei do que se trata….e ….e…..e….vamos vêr como fica…abs Lionel

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

O melhor da pirelli foi o merchan de 1990 e pouco com 2 brasileiros na mesma equipe, linda propaganda, e sim, poderíamos ter mais de 2 fornecedores ou pelo menos a escolha do pneu a levar pro GP como macio e medio ou media e duro a critério da esquipe, seria mais interessante!
E kkkkk o Senna só eh o que por causa desses que não entendem nada de F1 só de brasileiro, segurem o shumi com o carro projetado por ele pra 2011…

galileu
galileu
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

outro que concorda comigo em relação ao shummi, e o carro virá traseiro como ele gosta de dirigir, segurem o alemão, ainda acho que os pneus deveriam ter desenho de pneu de rua, deveriam ser trocados apenas em caso de furo, (apenas o furado), e no final da corrida a pista p,oderia ser molhada artificilamente em um trecho dela, pegando todo muindo de surpresa.

Anthero
Anthero
11 anos atrás

O Massa fez o melhor tempo e o Tião ficou em segundo. Agora vai, né Massa?

galileu
galileu
Reply to  Anthero
11 anos atrás

vai pra onde? agora é facil, mas e depois quando for pra valer?

caique
caique
11 anos atrás

vettel peve problemas nos pneus, perda de pressão nos pneus traseiros
certamente esses pneus serão muito diferentes do q estarão na 1° corrida do ano q vem

caique
caique
11 anos atrás

agora q ñ vale ôrra nenhuma o 2° piloto da ferrari vai e fica na frente
vettel tá curtindo os louros da gloria, garanto q se fosse pra valer seria diferente
já vi q ano q vem é torcer novamente pro webber ou alonso
kkkkkk

Frank
Frank
11 anos atrás

Po o massa foi bem hoje ai amanhã o alonsito anda e manda desenvolve o carro pro estilo dele ai o massa vira pizza de novo…

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  Frank
11 anos atrás

Tó cansado desse negocio de “estilo”, piloto que tem “gasolina na veia” corre até de carroça! A porra do equipamento é o mesmo? Se não for, joga na imprensa! Agora fica todos com ” dó” do cara. Tomou, toma e se não tomar postura e atitude de piloto de verdade vai continuar tomando tempo do Espanhol! Olha, antes que alguem venha falar que não torço p o cara, vão se ferrar! Sou eu q acordo de madrugada para torcer por BRASILEIROS e especialmente pelo Massa. Mas não tá dando, agora vou seguir acreditando q no próximo ano ele será campeão. Acredido q uma hora as coisas vão acontecer para nós.

leonardo
leonardo
11 anos atrás

Que isso Fg, essa resposta ao Hugo faria foi no “meio”..calma!!! Ta tenso por causa da lusinha?
Esta no Globo.com que o Massa foi o melhor do dia, coisa da globo que adora dar moral ao massa? se ele tivesse ficado em quinta, sairia na primeira pagina? O alonos testa manhã, se baixar o tempo duvido que falaram.

Thiego Gomes
Thiego Gomes
Reply to  leonardo
11 anos atrás

é logico que alonso vai baixar seu b u r r o!! a pista vai estar mais emborrachada!

galileu
galileu
Reply to  leonardo
11 anos atrás

se o gavião não falar bem do massa, como fica a mala preta?

Frank
Frank
11 anos atrás

O Flavio Gomes porque que o Uol não confirma a noticia sobre o Bruno Senna na Lotus? Eles negam junto com o Bruno até o fim.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Frank
11 anos atrás

Pergunta para o UOL. Eu não trabalho no UOL.

felipe
felipe
Reply to  Frank
11 anos atrás

Aew FG quem será o campeão da stock-novela ???? a temporada está terminando, como será a troca de pilotos, quer dizer atores pro ano que vem rs….

Já sei… pergunta pra globo.com rs…

ahauhauahauahuah

PS: pergunta pro UOL foi f*da auahuahauahuah

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

O Massa foi o primeirão do primeiro dia. Vamos ver se o funcionário do mês da Ferrari tinha mesmo problemas de adaptação aos compostos bridgestone.

Felipe
Felipe
11 anos atrás

FG, quando comprei meu primeiro carro um Uno, tinha um pneu de cada marca e bem gastos rs… Comprei 4 michelins… Depois dirigi outros carros com Goodyear , Pirelli e ate aqueles de supermercado rs… apartir daí eu vi como os pneus influênciam no rendimento do carro, mesmo em carro de passeio, a direfença em frenagem, estabilidade, piso molhado e durabilidade. Por isso estou na espectativa pelos testes e da possibilidade de novidades.

Diogo
Diogo
11 anos atrás

Não sobra uns pneus seminovos pro Meianov? Vai que baixa uns dois segundos por volta…

jung
jung
11 anos atrás

fico feliz em ver uma marca que o Palestra apoiou por tanto tempo chegar lá!

raoni
raoni
11 anos atrás

Andei olhando os tempos agora 14h e o que me chamou a atenção é que Paul di Resta botou mais de 1 segundo no Sutil!
Paul di Resta (ESC/Force India) 1min41s615, Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min42s859 os dois dando 20 voltas.
Rosberg achou que a Mercedes de Pirelli piorou e virou o 8° tempo 1min41s778, Massa virou bem foi o mais rápido amanhã é o Schumi vamos ver se aquele papo dos pneus tem fundamento mesmo…

Rafael Santos
Rafael Santos
11 anos atrás

Flávio Gomes,

Considero a Pirelli a melhor marcas de pneus do mercado e tenho certeza que na F-1 não será diferente. Tradição, excelência e história amarca tem.

Com estes novos pneus poderemos ver também se haverá muita mudança em relação ao ano passado sobre o assunto (eu acredito que sim) depois de ouvirmos que alguns pilotos não conseguiam aquecer os pneus da Bridgestone de maneira adequqda, dentre ele o Massa, e por isso não foram tão bem este ano.

Pelo menos nos primeiros testes divulgados, vimos que o Massa melhorou bem o seu desempenho com os novos pneus. Sei que são testes e a todos os fatores citados no seu post que são mais importantes, mas acho que podemos começar a ter uma certa expectativa.

Tomara que esta troca consiga promover ano que vem o que aconteceu este ano, onde 04 pilotos tinham chances de levar o título.

Abraços!

Zeduardo
Zeduardo
11 anos atrás

Será que o Massa “se acertou” com os Pirelli?

luiz carlos
luiz carlos
11 anos atrás

Quanto aos pneus, minha curiosidade (e a de muitos, penso) é sobre a adaptação de Massa em relação a Reclamonso e sobre a hierarquia entre as equipes de ponta!

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Opa,

Quanto a guerra dos pneus, sou igual a você, é difícil defender um ou outro sistema. Eu também gosto de ver carros com marcas e compostos diferentes de pneu, acho que faz parte do automobilismo construir o melhor carro, buscar o melhor motor, buscar o melhor pneu e claro, o melhor piloto.

Acho que depende, no fim das contas, que competição você quer ressaltar. Acho que a de melhor piloto é unanimidade e, assim, quanto mais padronizado o equipamento, mais fácil o melhor piloto se destacará.

Por isso pendo mais para o sistema monomarca de pneus. E fica a dúvida: será que Alonso teria sido campeão em 2005 se só existisse uma marca de compostos? Minha memória é curta, mas me lembro dos pneus Michelin serem muito melhores que os Bridgestone.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
11 anos atrás

Flávio, vale uma curiosidade a última vitória da Pirelli na F1 foi em 1991 com Nélson Piquet em Montreal no Canadá de Benetton, e a última melhor volta foi de Roberto Moreno também em 1991 de Benetton só que em Spa Francorschamps na Bélgica.

Abraços

JJnascimento
JJnascimento
11 anos atrás

Flávio, a Ferrari pode se beneficiar nesta próxima temporada pelo fato da Pirelli também ser italiana? Ou não tem nada haver?

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Acho bom Massa e Schumacher ficarem “amiguinhos” do engenheiro-chefe da Pirelli para ver se ele faz um pneu que seja do estilo deles… rs

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
11 anos atrás

Uma solução que sempre pensei para a guerra de pneus é que cada time seja obrigado a usar um set de cada marca na corrida, como fazem atualmente com pneus moles/duros. Os custos iriam para a estratosfera, e a velocidade iria aumentar muito ano a ano.

vitão
vitão
11 anos atrás

apenas por palpite , e de graça, diria que eles devem estar com compostos duros, por uma postura conservadora. Vão começar em cima na tabela e vão descer na medida que forem ganhando confiança.

regi nat rock
regi nat rock
11 anos atrás

Malas os há, aos montes .
Penso que se houvesse concorrência entre fábricas, com a qualidade aerodinâmica dos F1, os tempos despencariam bem mais, certamente uns 2/3 segundos. Como não há empenho absoluto por performance, faz-se o arroz&feijão e todo mundo fica contente e se gasta muito menos em desenvolvimento. Desafios, desafios, cada vez menos.
F1 cada vez mais igual. Mas é como vício. Eu não passo sem ela. E se algum dos carros não se adaptar aos Pirelli, pode creditar a responsabilidade ao engenheiro e eventualmente ao piloto se for um bração.
Tem bração na F1?

Fernando G.
Fernando G.
11 anos atrás

Flavio,
Esses estagiários… (Risos).
Esse pneu é a versão final da Pirelli? Ou pode haver alguma mudança de característica? Em caso positivo, estes testes (para as equipes) não poderiam cair no vazio?
Abs.

Hugo Faria
Hugo Faria
11 anos atrás

Acompanho o seu blog há muito tempo…gosto muito do site grandepremio e admiro o seu trabalho…
Eu era bem novo qnd o Senna morreu (tinha 10 anos de idade), e como sou leitor do seu blog , “vira e mexe” vc arruma um jeito de falar algo do Senna..q o Vettel é melhor do que o Senna em início de carreira, que o Émerson é o maior do Brasil na F-1, que o Schumacher detonou tudo qnt é número do Senna..o que realmente é verdade…
então, por isso eu te pergunto..
se o Schumacher foi tão infinitamente melhor do que o Senna, pq a maioria do pessoal que vive na Fórmula 1 e em tudo qnt é parte do mundo, em eleições, o Senna sempre ganha como o maior da história??
Vc não tem obrigação de responder essa pergunta..Mas eu realmente gostaria da sua tese sobre isso..Até no site pessoal do Schumacher, o Senna já ganhou eleição de maior de todos os tempos..

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Cara, você é chato demais! O post é sobre a volta da Pirelli.

Teve uma enquete da Fifa na internet perguntando qual o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Deu Maradona em primeiro com 53,6% e depois o Pelé com apenas 18,6%. Entendeu agora como funciona enquete via internet?

Ou quer que desenhe?

luiz carlos silva dos santos
luiz carlos silva dos santos
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Hugo, o Flávio também acha que o Senna era um piloto fenomenal e nunca disse o contrário. Ele só não gosta do endeusamento. Compreende?

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Hugo, tu é chato pra carai…

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
11 anos atrás

Bem….Agora só falta o narrador oficial,GB(Menção as inicias que o mesmo fez a Red Bull, Toro Rosso e Virgin…) da Rede Oficial, vir com aquela ladainha que o seu protegido,ops..,Felipe Massa, teve problemas nas últimas 19 corridas para aquecer os pneus ou que ,somente ,ele e o Schumacher ,fazem as curvas de tal forma,etc e tal….

Uma coisa e abordar o tema com o dicernimento acima, proposto por FG e outra é fazer os telespectadores de otários e acreditarem em estórinhas fantasiosas,como a Rede Globo adora insuflar algo ,somente,para atingir maiores índices de audiência e , venderem mais caro as transmissoes aos anuciantes….

(Vide nesse ano a Copa do Mundo e a F1….é muita ingenuidade acreditar que com aquele time ou com determinados pilotos , o Brasil poderia fazer algo de diferente…)

Thiago Pereira
Thiago Pereira
11 anos atrás

Caiu bem esse pneu no carro da Red Bull. Gostei da logo marca amarelona. Tomara que de certo.

Hugo Faria
Hugo Faria
11 anos atrás

Grande FG…
dá uma olhada nesta notícia aqui…
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/11/18/senna-supera-prost-e-schumi-juntos-em-votacao-italiana-de-melhor-piloto.jhtm
mesmo morto, com números infinitamente inferiores ao Schumacher, mesmo assim, em tudo qnt é eleição o Senna ganha como o melhor da história…
será pq Flávio??

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

1) este post é sobre a Pirelli, e é de bom tom escrever aqui sobre o tema proposto; 2) essa enquete que você menciona tem uns 10 anos que está no ar, o UOL “descobre” isso mais ou menos a cada 6 meses, quando chega algum estagiário novo; 3) o que eu tenho a ver com isso?

luiz carlos
luiz carlos
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Velei-me! Nem eu que sou viúva assumida!! hahahaha

Rafael Lima
Rafael Lima
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Deve ser desanimador ter como primeiro comentário,uma imbecilidade dessas do Hugo Faria. Lamentável

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Nego não tem a noção de quantas vezes um cara que cobre Fórmula 1 já deve ter discutido isso… Mas enfim, sobre os pneus também acho legal a briga. O duroé que sem testes, realmente o desequilíbrio pode pesar muito. Os testes foram proibidos por conta de grana, certo? Aí é que mora o problema, que eu acho que vem matando a fórmula 1:

Simplesmente, ficou caro demais.

João
João
Reply to  Hugo Faria
11 anos atrás

Meu Deus! essa coisa de eleição do Senna como melhor piloto só não é mais chato que corinthiano colocando link da FIFA para tentar explicar o Torneio de Verão 2000!