FALA BOESEL

SÃO PAULO (importante) – O medo de voltar a correr, a insegurança no carro da Copa Montana com chuva e outras declarações fortes podem ser vistas na entrevista que Pedro Boesel deu a Victor Martins. O piloto foi um dos envolvidos no acidente que resultou na morte de Gustavo Sondermann. Merece a leitura e a reflexão. Pedro, entre outras coisas, acha que a comissão de pilotos da Stock montada para discutir questões de segurança deveria incluir alguém da divisão menor. Eu concordo.

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Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

E o que mais me envergonha Daniel, é que nunca se fez nada PREVENTIVO, estao agora todos procurando um CORRETIVO. . .

E todo mundo falou de investigaçao aeronautica e tudo mais, pois bem, a filosofia na aviacao é sempre essa, tudo é feito preventivamente, de maneira a evitar a necessedade do corretivo. . .

ulisses.race
ulisses.race
13 anos atrás

Piloto Indiana Gomes,
Quando stuar criou a liga dos pilotos, que existe até hoje, buscando maior segurança a pilotos, o que ninguem sabe é que ele tinha consultoria dos mecanicos (em off) prq só os mecanicos sabim dos pontos fracos dos bolidos, foi ali que souberam que o monocok da ferrari era feito de chapa de aluminio de 10mm, ou seja com um soco bem dado o carro desmontava, imagina com uma panca, na stock, o mecanico que der um simples bom dia, perde o emprego, eu falava muito mau das rodas binno, um dia o representante binno foi lá no box e falou para o meu chefe que se eu continuasse falando, que eles tomariam providencias… providencias contra mim! os mecas sabem aonde aperta o calo, aonde vai dar mer…. , os caras sabem de tudo, sabem até quais os chassis bons e os ruins, prq não fazer uma comissão de pilotos e mecanicos, porem o segundo grupo tem que ter voz ativa, e sem perder o emprego!

lucianocop
lucianocop
13 anos atrás

Pois é…a percepção do piloto confirma o que a maioria anda dizendo, automibilismo tem seus riscos, mas assim já é demais!

Nota: Falta ajustar o texto meio estranho na matéria “sete pintos”. rs
“Consequência de sua fratura na clavícula direita — ajeitada com sete pintos — e no cóccix ”

Abs,

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Desculpe, Galileu, mas 20 metros de ASFALTO para desaceleração fazem uma grande diferença na redução de energia antes do impacto, e são mais que suficientes para evitar o retorno à pista. A brita pode agravar o problema, pois cria a tendência ao capotamento, em certos casos, porque a zebra , dependendo do ângulo de entrada, inclina o carro, fazendo-o “cravar” no chão. Em todo caso, melhor alguns metros que nenhum. Abraço.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Lí a entrevista e fico com vergonha……piloto sem conseguir enxergar?? Vidro embaçado?? De um categoria que ainda se diz inspirada na NASCAR.
Coitada da NASCAR.

André
André
13 anos atrás

Concordo com o Kleber aí dos comentários. Área de escape, vidro embaçando, pneu invertido, são coisas que juntas trazem a um acidente, mas nada é fatal se o carro for seguro. Desaceleração já foi descartado também. O problema da segurança está nos carros, visto e revisto por todos. É preciso uma nova estrutura, sem essa papagaiada de gaiola que as equipes podem montar.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

marcelo chamma
marcelo chamma
13 anos atrás

A area de escape não resolve porque é “solução pós acidente”
Já tive o dissabor de fazer o Café cravado no pedal e encontrar um outro competidor parado na frente, após rodar mas não havia batido no muro e voltado.
Apenas rodou.E como vinha racionado, foi bem dificil escapar e não bater
Se observarem muito bem, verão que no lado direito da pista, em frente ao Café, existe uma larga area de grama e …..asfalto
Pois bem, um simples alargamento lá no topo e uma barreira movel por dentro,( no Café) exigirá uma nova tomada de curva, mais lenta e reduzindo a marcha.
Acaba com o ritmo que se vem dando desde a junção, quebra a super reta que se inicia na junção .
Mas só para provas amadoras, ou para os jovens impulsivos, ou na chuva

pensem nisto

Esta é a solução mais segura, mais barata e mantém o Café intacto para as provas profissionais

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Estou do lado dos pilotos, dos críticos e tudo mais nessa história toda, contra a precariedade da Stock Car em segurança, mas por outro lado acho muito estranho ver pilotos agindo dessa forma também. Tá com medinho é? Dá o carro pra mim então…pra ver se eu não piloto o negócio, e piloto com a faca entre os dentes ainda. É claro que depois daquela fatalidade em Interlagos, o amadorismo tem que ser combatido, discutido, etc etc, agora paralelamente a isso, honre pelo menos o cronograma que você mesmo se disponibilizou ao ter gasto a graninha lá no começo do ano. Se não, sai do automobilismo e dá o carro pra mim porra…é piloto ou o que? Porque veja bem, a associação dos pilotos em prol da segurança irá gradativamente visar as melhoras de segurança e isso é excelente, agora isso não é da noite para o dia. Esse ano ainda a categoria está exposta a problemas de segurança. Se os pilotos já tinham ciência disso, se inscreveram no campeonato por que então? To falando, dá o carro pra mim. Tem muito trouxa no mundo do automobilismo também, é preciso enxergar todos os ângulos da situação também.

galileu
galileu
Reply to  José Morelli
13 anos atrás

como dizia aquela musica, pisa no freio zé, olha a curva desacelera um pouco senão voce bate e bate feio. menos cara.

Alan
Alan
13 anos atrás

Flavio , assisti a etapa da tc2000 em Santa Fé que você falou no “bem merdinhas” , os carros tem desembaçador tanto atrás quanto na frente. Portanto , paremos com essa mania de copiar americanos.

galileu
galileu
Reply to  Alan
13 anos atrás

o xandy negrão chegou a correr com um aparelho portatil de ar condicionado, fora o macacão refrigerado.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
13 anos atrás

Conheço bem uma família de pilotos. O filho mais velho correu na Europa e Japão. Outro já dividiu carro comigo em campeonatos de turismo. Nunca vou esquecer do comentário do pai deles sobre a primeira geração da stock car “bolha/tubular”: “Meu filho não corre nisso aí nem a pau. É pedir para morrer”. Ele falou isso do alto de vasta experiência com automobilismo no Brasil e exterior. Por ironia o filho dele acabou fazendo umas duas temporadas na Stock bolha.

Mas agora, depois do Justino, Sperafico e Sondermann, ficou bem claro para mim como era sábia a percepção deste Sr. sobre a fragilidade do carro, principalmente para os impactos laterais.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Tá certo ele, segurança em primeiro lugar, o medo muitas vezes vem a favor e não contra, nem é o caso de sentir vergonha por parar de correr! Se não sentir mais felicidade nas pistas é melhor dar um tempo, ou parar de vez. Prost e Lauda assinariam embaixo, é pouco?

Felicidades ao Pedro…

Alexey Karpov
Alexey Karpov
13 anos atrás

Sério! Não entendo porque a Vicar, a CBA e mesmo os pilotos e equipes insistem nessas trapizongas com chassis tubular. Porque não migram todos para o Marcas? São carros de verdade, com motores compatíveis com seu tamanho e peso. Sem contar que tendo um carro de verdade com seu motor de verdade, o piloto não precisa sentar no banco de trás devido a falta de espaço.
Sério, não entendo.
Estes chassis são ineficientes, um erro e insistir no erro é BURRICE!!!
Eles não podem achar que só porque a nascar sabe fazer, é fácil e qualquer um faz. Eles não têm competência para isso. São idiotas, arrogantes e prepotentes e essa combinação é preigosa.
Então parem antes que morra mais gente.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
Reply to  Alexey Karpov
13 anos atrás

PS: Boesel! Siga o conselho deste velho tolo e esquece a Stock. Vai correr no Marcas e vai ser feliz meu velho. Eu garanto que lá é muito mais divertido e seguro. Pode acreditar.
Agora fica com Deus e boas melhoras.

galileu
galileu
Reply to  Alexey Karpov
13 anos atrás

novamente eu pergunto, pricipalmente para o sr calos col da vicar: porque o edegardo hernandes, (o projetista dessa gaiola, [olhe que ele fez um bom trabalho na amarração do chassis do omega], ) não, nos vendeu o projeto da TC 2000 quew faz tanto sucesso nas terras argentinas, carros de verdade, motor 2.0 comm alguma preparação, os 4 cantos de suspensão iguais para todo mundo, teve um ano que eles coreram por aqui, 2007 se não me engano, como preliminar da stock, eram infinitamente superiores.
pega-se o, tempo dessas gaiolas e comparfem com o tempo dos omegas, voces trerão uma supresa.

tsc
tsc
Reply to  Alexey Karpov
13 anos atrás

A nascar não corre na chuva…..

Italo
Italo
13 anos atrás

Lembro que em uma corrida da Stock há alguns anos em Tarumã, com um chuvão semelhante ao que vitimou o Sondermann em Interlagos, o Ingo recolheu o carro pros boxes e abandonou a corrida porque não via nada.

O Boesel e o Tomasoni afirmam que estavam com zero de visibilidade, será que não tem um piloto um pouco mais iluminado capaz de repetir o Ingo e simplesmente recolher o carro que não tem condições de correr na chuva?

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Italo
13 anos atrás

Perfeito na sua colocação, Italo.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

É difícil falar… Se de um lado ele está perturbado com o fato de quase ter morrido, por outro há questões sérias em relação à segurança.
Mas, o que impressiona é ouvir de um piloto profissional (que ganha o seu pão pilotando) que pensa em parar pelos problemas de segurança, ou seja, o negócio tá grave mesmo.

marcão
marcão
13 anos atrás

É só ler as “entre linhas” desta declaração e de outros pilotos envolvidos diretamente com a categoria montana, que!

O problema infelismente é o carro, o projeto, o chassis…

Por que? Por que? E quando? E quando? Foi homologado. Quem homologou? De que forma homologou?

Tá aí a pergunta verdadeira! Essa pergunta é que merece resposta !

Pelo menos as coisas estão aparecendo, infelismente agora, depois de tantos acidentes, alguns fatais….

Como é que pode liberar um carro de competições que na menor chuva embaça seu parabrisa????
E quem é o responsável direto pela liberação do autodromo de interlagos com aquele muro de aço, vejam bem, não é concreto, é aço, ferro, direto na lata do carro…Foi lá que o carro 48 se estatelou, foi lá que o piloto infelismente veio a falecer.. Não é a curva, é o muro, que não oferece a segurança nescessária para aquele tipo de automóvel.

Será que quem tem a “obrigação” de vistoriar a categoria está ou esteve tanto tempo com a visão embaçada e os ouvidos “entupidos” pela prepotencia, pela arrogancia, pelo autoritarismo.. No mínimo estupidez das brabas deixar chegar ao ponto que chegou a “maior” categoria do Brasil por só se preocupar com os valores monetários que ela pode arrecadar…E as vidas? E os seres humanos?

Olha só… Se os pilotos forem homens mesmo, “não palhaços” que não corram no próximo final de semana.. Se o fizerem nossa indignação e falta de respeito vai mudar de lado e vai cair de pau é em cima deles….Tá na hora, ou melhor passou da hora de se tomar uma posição a esse respeito…

E,,, esse é um caso, infelismente para ser apurado pelo ministério publico de SP. Pela policia, pois ai com essa e outras declarações fica configurada a intenção sim, de m…… E ainda há, infelismente…
E a vida humana, para a vicar e para o sr rei Valduga, não vale nada. A vida de vcs pilotos pra eles é menos do que um real… E, vcs pilotos? Se sujeitam a isso, se rebaixam a tal ponto?Vale o patrocinio? Vale a perda de mais algum companheiro?Vale pelo menos o sofrimento dos familiares?
Acho que não!!!!
Prestem bem a atenção nisso, vcs sabem melhor do que nós, vcs convivem com essas aberrações…

Se essas informações sobre os chassis, rígido demais, o embaçamento do para brisas, freios que se desgastam muito antes do fim das competições, e da muita cavalaria, fossem passadas a tempo pelas equipes aos fabricantes deste carros, com certeza essa já teria encontrado soluções para os problemas…. Mas sempre tem um mas….E esse mas deixou cicatrizes que não vão mais desaparecer… Marcaram a categoria, infelismente só pela ganancia de alguns e a ingerencia de outros…
E volto a dizer ….
Quando os caras erram quem paga a conta é o piloto, e a conta é alta demais. Sempre ele é quem paga….
Dessculpem o desabafo, mas essa coisa tem que acabar, e tem que ser esclarecidas mesmo…. A verdade pode até doer, mas doi uma vez só… Pensem nisso.. Não é uma caçada aos culpados.. Apenas uma tomada de posição, Transparencia nas atitudes…..
Que volte o esporte ou se decrete de uma vez por todas o seu fim….

tsc
tsc
Reply to  marcão
13 anos atrás

piloto que é piloto é viciado em corridas e na adrenalina vinda delas,ele não liga para dinheiro e nem para segurança; O que ele quer mesmo é correr nem que ele morra, mas feliz, fazendo o que ele mais gostava, por isso que os outros envolvidos (a maioria por grana) deixam os custos com a segurança para lá. Duvido que um piloto que tenha um carro veloz para correr,não corra por protesto.Corrida é vicio e perigo. E foi assim e assim será……

Dú
13 anos atrás

Envolver mais gente? Oras.
Preparadores conhecem Interlagos melhor que muitos pilotos.
Temos no Brasil, ao nosso acesso, um cara que passou por todas categorias e fases da Moto GP, desde as provas malucas até as mais seguras, que ensinam a F1 que é o Alex Barros.
Tiago Camilo conhece mais de segurança e de Interlagos de que Artur Bragantini?
Cacá Bueno tem mais horas de Interlagos de que o Zé David?
Me poupem, que façam o mkt da segurança, mas não levantem uma bandeira e sejam os guardiões da segurança.
São bons no que fazem, aceleram, ganham campeonatos, mostram que são do ramo, mas precisam tomar muito Toddynho ainda.

Kartbsb
Kartbsb
13 anos atrás

Porque os Pilotos não reclamaram que o carro na chuva não se enxerga nada ,só agora estão falando,

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

A área de escape vai resolver o problema da curva do café. O que aconteceu foi uma fatalidade e de nada adianta crucificar dirigentes e fabricantes.

galileu
galileu
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

fala sério, não sabe não comenta

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

Senhor Flavio, como alguém (me desculpe a franqueza) tão estupido como o Dionisio consegue espaço por aqui para postar tamanha asneira??

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

No caso deste acidente, o colega Kleber tem razão. Pelo o que vi, o carro do Sondermann rodou e ficou pelo meio da pista… não chegou a sair dela.

Acho que, além da área de escape, colocar uma chicane como opção à atual configuração da curva do café seria a solução definitiva.

A ver…

Fabio Amparo

gian_racer
gian_racer
13 anos atrás

bom….vamos por partes…..,ao meu ver, esta historia de comissao de pilotos é tudo uma barca furada…..pois nunca vi uma classe tao desunida como pilotos….,os caras fazem o regulamento e tal…..e os pilotos vao pra pistas como um bando de ensadecidos querendo apenas acelerar….e mais nada….,nao prestam e nem calculam os riscos que estao correndo(literalmente),devido a contratos e compromissos com patrocinadores sao obrigados a dançar conforme a musica e assim por diante….,vejo apenas e tao somente mais um fogo de palha…..(espero de coraçao que esteja enganado….), e logo a mortes destes ai ja cairam no esquecimento e o espetaculo nao pode parar…..,me lembro muito bem do dia que fiz o curso de pilotagem na escola de roberto manzini…nos idos de 1999,e la por ocasiao tinha um carro da stock ,na epoca se usava a bolha do vectra…..e pedi para entrar nele para ter uma dimensao do que era aquilo….,sinceramente me deu desespero ver aquele amontoados de canos soldados,sabe deus como….uma sensaçao indescritivel de falta de segurança senti naquele momento…..,comentei na epoca com um dos professores que nao vou citar o nome….e ele apenas meneou a cabeça consentindo do meu pensamento…..,agora neste ultimo domingo 10-04-2011 no evento itaipava gt ….estava la nos boxes prestigiando e revendo alguns amigos …..foi quando em um bate papo bem informal….com um dos pilotos que estao andando na frente na categoria …comentei sobre este assunto e este deu uma risadinha e consentiu novamente com o que pensava……e disse mais…..correr hj aqui no brasil…..so ser for de gran turismo…..ou a porsche challenger…..o que tbem concordei…..sao carros de corrida de verdade…..com um grande grau de segurança…e passados pelo crivo do crash test…..e estes da stock….por onde passaram…..estas benditas gaiolas voadoras…..?????…..deixo aqui esta pergunta.

galileu
galileu
Reply to  gian_racer
13 anos atrás

gian, voltando ao assunto, eu sei como essas gaiolas são fabricadas, os tubos não são soldados aletóriamente com se pensda, são,gabaritados, tudo é feito seguindo um padrão de fabricação, mas vai que uma segunda feira o sodador brigou com a mulher no fim de semana, o time dele perdeu para o rival?
o grande problema é o projeto que estava abandonado na argentina e nos foi passado como a solução para nos livrarmos das montadoras que nada dão para as equip,es que correm com a sua marca.
a mesma coisa ocorreu em relação aos motores 6 cilindros do opala, pagava-se 6 a 8 mil reais para o preparador, acharam um roubo, trouxeram o 8 cilindros, cujo aluguel deve estar em torno de 20 mil reais por mes; correndo ou não a equipe tem que pagar pois está no contrato, não pagou, não corre.
na época do monobloco do opala trivemos apenas uma morte, e foi devido ao tanque de combustivel que explodiu na batida, (até hoje não sei que teva a infeliz ideia de fazer um tanque de acrilico soldado igual a um aquario), na época dos monoblocos dos omegas, nemhuma baixa, nesta aberração chamada de stock car já foram 3 nessa gaiola ulttrapassada.

pc
pc
13 anos atrás

“Não se enxergava pista, não se enxergava zebra, não dava para ver praticamente nada”.
E o cara andando a 170 km/h nestas condições. Tem alguma coisa errada. Se voce não enxerga nada, palavras dele, encosta o carro nos boxes e boa. Uma coisa é praticar automobilismo, outra é brincar de roleta russa . Parece que os caras não se tocaram que neste caso, não há justificativa. Ou o cara tem que mostrar que tem culhões, dirigindo às cegas? Niki Lauda abandonou uma corrida que talvez lhe desse outro campeonato. Se não me engano, argumentou que a Ferrari pagava pra ele correr e não pra se matar. Se o carro vira uma sauna e não se ve porra nenhuma, isto já há bastante tempo, onde estão os pilotos, se sujeitando a trabalhar nestas condições?

galileu
galileu
Reply to  pc
13 anos atrás

emersom e wilsinho, abandonaram uma corrida na espanha p,or falta de segurança, foram criticados. ameaçados, mas já no avião de volta ouviram a tragedia, voou o bico dianfgeiro de um carro, (rolf stomelem, se não,me engano) o carro decolou e caiu na plateia matando e ferindo varias pessoas.
naquele tempo eles tinha a gpda e o unico que não compactuava era o jack ickx. que em uma prova em spa acabou por matar o stefam belof.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  pc
13 anos atrás

Simplesmente perfeito o seu comentario, pc!!

Muito esquisito isso tudo, surpresa maior um chefe de equipe do (suposto) calibre do Mattheis não passar um radio para o piloto e chamar ele para o box. . .

E depois que a merda fede, é tudo perigoso, inseguro, etc e tal. . . triste.

Hugo Rosas
Hugo Rosas
13 anos atrás

É uma pena que nosso automobilismo seja “gerido” por gente tão incompetente e, talvez até em maior grau, mal-intencionada. Pilotos morrem, categorias perdem força, improvável surgimento de novos nomes, pistas caem aos pedaços. Fortes indicadores de um futuro bizarro que se aproxima rapidamente. Um tanto quanto mal escrita a matéria (fato raro de vermos, se levarmos em conta que a matéria é do Victor Martins), mas valeu por lermos a opinião de um cara que quase “rodou” nessa história aí, como costumamos falar “entre a rapaziada” aqui no Rio.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

Todo mundo só fica sabendo do dá destaque – no caso, a morde de Sonderman -, mas as consequências para este jovem piloto também foram bem complicadas e ninguém fica sabendo.
Por isso é que é necessário uma união dos pilotos para colocar pé firme exigindo mudanças para aumentar a segurança. Piloto não é suicida. Tem que ter segurança em todos os níveis, pois está sempre andando no limite e, nessas circunstâncias, ascidentes acontecem, e as consequências têm que ser minimizadas pelo aparato de segurança ao seu redor.

galileu
galileu
Reply to  Davi Ribeiro
13 anos atrás

automobilismo, um esporte de risco sim, mas de risco calculado, se todos os .procedimentos de segurança forem cumpridos, dificilmente teremos fatos iguais ao do sonderman e desse piloto de kart recem falecido.
os organizadores deveriam pensar menos em seus bolsos e sim nos que proporcionam o espetáculo, ou seja os pilotos.
concordo com o pedro, eles devem ter sim representação junto a comissão de pilotos, afinal eles fazem parte do,circo, e são eles que arriscam o pescoço nessa gaiola ultrapassada e insegura.

AQUILES
AQUILES
13 anos atrás

Eu acho que foi o próprio Paulo Gomes que falou que um dos problemas da curva do Café é a falta de visibilidade. Vai resolver isso também? Poque se algum carro rodar sem bater, ou sem escapar, e ficar em posição perigosa, não pode acontecer a mesma coisa, ou algo parecido como ocorreu nos últimos acidentes fatais?

galileu
galileu
Reply to  AQUILES
13 anos atrás

admiro muito o paulão falar mal da curva em questão, é uma curva relativamente facil de fazer, se a goaiola tivesse refor~ços estruturais melhores aguentaria a batida sem machucar os pilotos envolvidos, colocar 20 ,metros de area de escape só vaimagravar a situação, em 20 metros não se para um bólido a 160 km/hora, sem contar que os proprios pilotos irão utilizar essa area para acelear mais, (a não ser que seja de brita), quem sabe colocando uma faixa delimitativa, passou da faixa stop and go.
Pauloão, voce correu quan tos anos? quantas vezes voce passou nessa curva? nunca bnada te aconteceu, porque falar mal dela agora?

Kleber Acquesta
Kleber Acquesta
13 anos atrás

Agora vão fazer uma area de escape no Café. Mas esse acidente mesmo se tivesse uma area de escape com 20 kilometros não mudaria em nada a situação. Acho que isso é só pra dizer que estão fazendo alguma coisa.

Paolo Cruz - Manaus - AM
Paolo Cruz - Manaus - AM
Reply to  Kleber Acquesta
13 anos atrás

Kleber, neste caso, resolve sim. A morte / acidentes similares acontecem porque o carro bate no muro e “ricocheteia” como uma bola de basquete, retornando de súbito à pista, de uma forma tão rápida que os que vêm logo atrás acabam por acertar, na maioria das vezes, a lateral do carro em questão. Mas sim, as coisas ainda estão jogadas às traças.

galileu
galileu
Reply to  Kleber Acquesta
13 anos atrás

vão mudar tambem o nome da curva, vai ser4 curva do F,,bateu fdeu