Bom mesmo é o Lada,que conta com o maior número de revendedores e oficinas especializadas do Brasil.Além disso,se encontra uma peça de Lada em qualquer esquina.E o valor de revenda,o maior entre todas as marcas nacionais,kkkkkk…..
Belíssimo exemplar do Corcel, esse sim foi um grande carro em seu tempo é claro, mesmo
sendo Renault de origem
Tive um 76 azul metálico
marcio lopes
12 anos atrás
é o velho renaut r4.
Alexandre Werner
12 anos atrás
Fiquei sabendo que na época os gringos da Ford pensavam em lançar o carro com o nome de Ford Pinto (nos EUA lançaram um carro com esse nome). Um jornalista brasileiro teria convencido os gringos que era melhor lançar com outro nome e daí que a Ford optou por Corcel. Alguém sabe se é verdade ou lenda?
não é não, o pinto é posterior. Houve estudo para lançar o Pinto no br (sem piadinha por favor) mas a decisão foi desenvolver o corcel II .
Ricardão do atacadão
12 anos atrás
Olá Flávio, tenho um corcel 1977, que eu mesmo restaurei. Não pretendo me dispor dele. Tive uma Pampa 1995, um Fiesta hatch 2006, um sedam 2008 e hoje, tenho um sedam 1.6, 2011. Nunca gostei de Ford mas, depois de experimentar, não consegui mais gostar de outras marcas… Ainda quero ter um Escort, um Del Rei, um Corcel II, uma Belina, um Jeep e uma F1000.
Vai um Maverick cor de abóbora, aí, meu caro ? Pois é, tem gosto pra tudo !
Luciano
12 anos atrás
Esse carango é um espetáculo, mas Flávio esse não é o único que presta na Ford, acho que esqueceste o Maverick, vulgo Maveca, que na minha opinião é mais bacana que o Corcel I…
Caro Mauricio, o capo está desalinhado, se estivesse aberto preso pela trava de segurança a parte mais alta estaria perto do parabrisa, afinal o capo deste carro abre de trás para frente. Quanto à calcinha, é, pode ser realmente…
Tiozão
12 anos atrás
Carrinho gostoso e suave, tive um 76 na época e saindo de um fusca paracia um cadilac
ALEX B.
12 anos atrás
Babei no Renault/Corcel! Lindao mesmo! Saudades de meus tempos de criança quando andava de Corcel I e sonhava andar de Renault. Hoje ando de Megane e sonho em voltar a andar de Corcel I. Um eterno insatisfeito eu sou !!
Realmente o Landau era uma belíssima banheira ! Quase uma piscina ! Hoje, não conseguiria estacionar em nenhuma vaga de Shopping Center aqui em São Paulo !
Já viu um Corcel II ou Del Rey por baixo? Idêntico aos Corcéis I. Por isso que são tão bons e confiáveis. Até hoje tem vários rodando por aí.
Laercio
12 anos atrás
O problema dos primeiros “Corcel”,eram as cruzetas,não tinham inventado ainda as homocinéticas.Tive vários,72,75,76 que rebaixei,trabalhei o motor usando peças do alpine e do R8.Tive tambem Belina 2.Carros de baixa manutenção,confortaveis e economicos.Quanto a ser o melhor ford é pura provocação…
Já havia homocinéticas, mas a Ford só as adotou no Corcel em 1974! Meu pai foi proprietário de vários Fords, entre eles um Corcel ano 1973. Em 1974 a Ford lançou o Corcel com homocinéticas, e lá foi meu pai, e trocou as cruzetas por homocinéticas compradas diretamente da Cia Borda do Campo, revendedora da Ford.
E como todo bom Ford, muito bem resolvido internamente. Não existem carros melhor de dirigir que os Ford. Os que melhor se aproximam são os da Fiat.
Banco confortável, com altura certa, pedais bem colocados e um pega no volante nota 10.
No quesito estabilidade também. Todos os que dirigi eram neutros (Siena Focus) ou com leve tendencia a sair de frente (Corcel, Escort) ou de traseira (Maverik e Landau), porém de fácil correção já que a relação de transmissão da direção é curta e bem dosada.
Pena que no caso do Corcel faltava um pouco de potência no motor.
Já o Escort Ghia 88… berrava que nem doido em qualquer curvinha a 30 km/h. Parecia que ia tombar. Até para trocar pneu era um porre, o carro subia 1m e o pneu ainda ficava no chão. Muito mole e longa. Não tem um Escort de primeira e segunda geração e também Verona e Apollo que não esteja com o caster negativo, suspensão muito fraca. Mas o pior problema mesmo era o trambulador que gastava a cada 20.000 km. Idem para o kit de embreagem.
Eu conheço um cara Bilionário, se não for Trilionario, que conhece carro pra karamba,é exelente piloto tem uma coleção de 100 carrões entrelimusine,Ferraris,Mustang,e no dia à dia anda com um Escort Guaruja ..é nosso querido maior cantor de musica romantica do Brasil o Rei Roberto Carlos..
Burrinho Batiquebra
12 anos atrás
Nada a reclamar do meu Focus, 35.000 km e nenhum defeito apresentado, ótimo desempenho (147 hp), acabamento de primeira, calibragem da suspensão primorosa (faz curva que é o capeta) e boa relação custo benefício.
Não é o melhor carro que tenho ou que já tive, mas sem dúvida nenhuma, ele “presta”.
Quando ao Corcel, se não fosse pelo capô desalinhado, pareceria que está na exposição na loja, em 1970 e poucos.
Rodrigo
12 anos atrás
Foto da minha querida Brasília. Provavelmente do meio dos anos 60. Essa é a comercial da 107/108 Sul. A famosa rua da Igrejinha, que fica ali ao fundo. Ela é mais uma das obras arquitetônicas do Niemeyer (o ser de vida Eterna) e é um marco cultural da cidade. Construída para pagar uma promessa da primeira-dama Sarah (provavelmente com dinheiro público), foi inaugurada em 1958, antes mesmo inauguração da cidade, portanto. O formato dela lembra o de um chapéu de freira e é toda enfeitada com azulejos do Athos Bulcão.
No lado direto (107 sul) fica a também famosa Pizzaria Dom Bosco, e é um verdadeiro botecão. Vale a pena conhecer quando vier pra cá.
Estive ai em 2011. Realmente é muito boa a pizzaria.
A loja Guacira ainda está lá também.
Pena que a paisagem automotiva de hoje é uma droga com seus pretos e cinzas a milhão!
Askjao
12 anos atrás
FG, é quase isso. O certo é: De todas as fábricas, a FORD é a única que faz carro que presta.
Peca um pouco na falta de resistência de seus projetos de pequenos.
A lembrar:
– Escort tinha nos primeiros modelos uma falta de rigidez cronica na suspensão traseira. Foi corrigido com a inclusão de uma trava aparafusada no meio dos amortecedores traseiros.
-Ka: A primeira geração apresentava rachaduras sérias no monobloco colocando em risco a integridade da carroceria. Foi corrigido com a melhora do processo de soldagem.
Enferrujava embaixo do pneu. Outro problema de projeto era a posição da tampa do tanque (igual os Opalas também). Nunca podia encher o tanque pois vazava, principalmente se estacionasse em subida.
Sergio
12 anos atrás
Concordo totalmente. Foi o carro que aprendi a dirigir. Meu pai tinha um verde, 72. Saudades dos dois…
Yuri Nehy
12 anos atrás
Corcel sempre foi símbolo de qualidade e conforto.
Uma vez, no fim dos anos 70, viajei com um vizinho meu até o Rio num 72 amarelo.
Depois, esticamos até Vitória.
Essa viagem foi demais…
Baita passeio, bonitas paisagens…
Uma viagem muito marcante.
Relembrei até esses dias vendo as fotos.
Recordar dessas coisas é muito bom, por isso venho sempre aqui neste blog.
Obrigado por valorizar a memória dessas coisas maravilhosas!
CARLOS
12 anos atrás
NA BOA FLAVIO GOMES, ACHO QUE A FORD FEZ E FAZ MUITA COISA BOA SIM NO BRASIL, ACHO QUE VOCÊ ESTA SENDO RADICAL COMO NOS TEMPOS DA DITADURA!
E POR FAVOR PUBLIQUE ESTA MENSAGEM E SEJA DEMOCRATICO!!!!!!!! COMO UM BOM JORNALISTA QUE É!
Ironia. s.f. 1: forma de humor que consiste em dizer o contrário daquilo que se pretende dar a entender. 2: uso de palavra ou expressão em sentido oposto àquele que se deveria usar para definir algo. 3: recurso estilístico que veicula um significado diferente ou contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado (ex.: bonito serviço!). 4: sarcasmo, zombaria
Alemão
12 anos atrás
Tive um 73, azul marinho, preparado pelo “alemão Muller”, comando de Alpine, tampa trabalhada, Webber, etc.. Dava pau em Polara que era uma beleza,rsrsrsrs
Dalton Costa
12 anos atrás
Alô Flavio, carro mesmo é o Santana veja só tem ums caras que vão cruzar a China até Londres num Santana pra assistirem as olimpiadas e saga estara no blog deles muito interessante quem sabe voc~e não conhece esses caras o site é http://www.pequim-londres.com.br/
Mauricio
12 anos atrás
Você deveria colocar o troll ao lado destes comentários provocativos. Acho que faria o pessoal perceber melhor suas intenções….
Quanto ao carro acima, projeto original da Renault, motor derivado do lixo do Gordini (passou dos 900cc para 1.400cc). Portanto não é um autêntico Ford.
O melhor do projeto deste motor é o acionamento por corrente do comando de válvulas. Nunca dava manutenção. Muito melhor que a correia de plastico dos motores mais modernosos.
Ideia tão boa que até o hoje a Ford usa o mesmo tipo de acionamento em seus motores.
Era bacana mesmo o acionamento do comando por corrente. A primeira manutenção vinha lá pros 100.000 kms, quando o tensor já não mais conseguia manter a corrente, já gasta, esticada. Aí começava a aparecer aquele barulhinho característico da corrente batendo. Manutenção praticamente zero assim como no VW a ar, onde o acionamento é feito por engrenagens.
Jose Carlos
12 anos atrás
Mande alinhar o capu!!
Tive um 76 LDO, interior monocromático marrom, rodas gauchas 7″ e meio elo a menos nas molas, trabalhava em conc. Ford, fizemos o motor com tudo original e cambio com coroa e pinhão do Del Rey (mais longo), rodei 4.000 km pelas praias do litoral norte qdo. casei. Saudades do carrinho!!
João Vasconcelos
12 anos atrás
Então a Ford não fez nada! porque isso nada mais é que um Renault 12. Herança que a Ford teve ao adquirir a Willys Overland do Brasil que produzia sob licença os modelos Dauphine e Gordini.
Polêmicas à parte, eu gostava dos Escort XR3. O desing era bonito, já a motorização fraquinha e só melhorou quando houve fusão VW/ Ford (Autolatina).
Putz, como enche o saco esses comentários de que “é derivado do gordini, do R12, que o motor CHT era fraco, que a autolatina é isso e aquilo…” . Só neste tópico tem uns 10 comentários repetindo isso. Ô falta do que falar!
Por isso que presta. De todas as montadoras que já vieram pra cá A Renault é a única que presta. Ainda mais agora que a Lada a salvou do buraco.
Sanzio
12 anos atrás
Discordo… De tudo que a Ford fez NO MUNDO, é a única coisa que prestou.
Maurício Peluqui
12 anos atrás
Modelo 1969. As lanternas a partir de 1970, se não me engano, ficaram abaixo do para-choque. Meu pai teve um sedan 4 portas branco L e depois um LDO 75 2 portas ouro velho que usei. Sinto falta daquele volantãozão sem auxílio hidráulico, daquele freio sem servo, daquele motor gritando na estrada pedindo uma quinta inexistente, daquele freio de mão sob o painel (ótimo para usar nas subidas (foi assim que aprendi a não deixar o carro descer sem usar o freio de mão) hehehehhehe. Tirando isto, era um belo carro! Gostava muito de dirigir, foi o primeiro carro que eu usei no dia a dia.
LucianoM
12 anos atrás
Esse é com certeza o Corcel mais lindo que já vi ! Parabéns ao feliz proprietário dessa jóia rara !
Beto Carpini
12 anos atrás
Flavio, com todo o respeito, vc deveria criar uma seção “a única coisa que prestou” ou “a única coisa decente”, pois só da Chevrolet foram 04 (quatro) carros, agora começou com a Ford. Sei que daqui a pouco, vc vai falar que o Ford Ka foi “a única coisa decente” que a Ford fez no Brasil
Luiz Guimarães
12 anos atrás
Tive um ’68, excelente carro! Na época houva um dos primeiros (senão o primeiro) “recall” da indústria automobilística brasileira, trocando as cruzetas (!) da transmissão de graça.
Toni
12 anos atrás
Foda-se!!!! Eu odeio as fotos em tamanho grande.
gilles
12 anos atrás
Meu primeiro carro com o team-mater meu pai, tinha so um problema, as cruzetas que quebravam, quando a arrancavamos mais forte, Um baita carro para a epoca, A Ford sempre se peocupou com o conforto e qualidade, exemplo “Del Rei, Landau, Escort, etc…Abraços.
Fernando Rodrigues
12 anos atrás
…ahhh e o Maverick!
Fernando Rodrigues
12 anos atrás
E o Landau e o Escort XR3 tbm
Batista Lara
12 anos atrás
O “pano de fundo” que não combinou com a belezura do carro…
Batista Lara
12 anos atrás
Até que enfim um carro decente nessa seção….. The best of the best….
Alex
12 anos atrás
Esse tá espetacular hein….
Roberto Fróes
12 anos atrás
Foi um carro moderno para sua época, com alguns defeitos – como todos os carros novos de então – que logo foram sanados.
Atendeu perfeitamente a sua proposta.
Belo, confortável e extremamente econômico, além de espaçoso.
Só tinha o motor meio fraquinho…
Mas não se propunha a ser um carro esporte.
Tive um sedan, acreditem, 68, e uma Belina 73.
Daria a ele uma nota 8.
Bruno
12 anos atrás
Engraçado, já tinha imaginado que ia vir comentários desse do tipo “Maverick é muito melhor que esse lixo”, ou “Mustang é Ford, o resto é resto” desse pessoal só veem os V8 e Muscle Car como antigos que prestam. Maverick já achei, só falta os do Mustang…
Hoje pela manhà passei por um Corcel 75 marrom e fiquei lembrando do Corcel verde agua 72 que meu tio teve…muito confortavel e economico. Mas o melhor produto da Ford em todos os tempos e paises chama-se Escort!
Pow Joseh, vc já andou num ou ja teve um pra uso pessoal? Logicamente consome bastante, mas é o melhor carro que eu já andei, seguido de perto do Opala e da Caravan. Ruim mesmo é DKW fumacenta. E lá vem o FG com raiva..
Bebe como todo V8… ainda mais os antigos:
Som de um V8 em marcha lenta:
litrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitro…
Acelerando:
galããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooo…
Thiago Azevedo
12 anos atrás
Concordo, o Corcel e a Belina são o que a Ford fez de melhor. Mas não esqueçamos do Maverick, o carro mais bonito feito no Brasil!
CB
12 anos atrás
O primeiro carro que dirigi foi o Corcel 77 bege de meu pai, mas antes dele tivemos um azul 75 e um branco 71. Bateu uma saudade…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Bom mesmo é o Lada,que conta com o maior número de revendedores e oficinas especializadas do Brasil.Além disso,se encontra uma peça de Lada em qualquer esquina.E o valor de revenda,o maior entre todas as marcas nacionais,kkkkkk…..
Você é alguma espécie de retardado?
maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!
Conseguiram fazer um Renault 12 mais feio ainda!
Puxa vida! Gosto tanto do meu Focus… rsrs
Belíssimo exemplar do Corcel, esse sim foi um grande carro em seu tempo é claro, mesmo
sendo Renault de origem
Tive um 76 azul metálico
é o velho renaut r4.
Fiquei sabendo que na época os gringos da Ford pensavam em lançar o carro com o nome de Ford Pinto (nos EUA lançaram um carro com esse nome). Um jornalista brasileiro teria convencido os gringos que era melhor lançar com outro nome e daí que a Ford optou por Corcel. Alguém sabe se é verdade ou lenda?
não é não, o pinto é posterior. Houve estudo para lançar o Pinto no br (sem piadinha por favor) mas a decisão foi desenvolver o corcel II .
Olá Flávio, tenho um corcel 1977, que eu mesmo restaurei. Não pretendo me dispor dele. Tive uma Pampa 1995, um Fiesta hatch 2006, um sedam 2008 e hoje, tenho um sedam 1.6, 2011. Nunca gostei de Ford mas, depois de experimentar, não consegui mais gostar de outras marcas… Ainda quero ter um Escort, um Del Rei, um Corcel II, uma Belina, um Jeep e uma F1000.
Vai um Maverick cor de abóbora, aí, meu caro ? Pois é, tem gosto pra tudo !
Esse carango é um espetáculo, mas Flávio esse não é o único que presta na Ford, acho que esqueceste o Maverick, vulgo Maveca, que na minha opinião é mais bacana que o Corcel I…
sem conta o LAndau , o melhor de todos …..
Pelamor de Deus…
Agora que vi.
Para os patetas que estão dizendo que o capô está desalinhado digo, esta é aberto, preso pela trava de segurança e…
Com o perdão das moçoilas aqui pressentes. Tem mesmo uma calcinha embaixo do carro?
Caro Mauricio, o capo está desalinhado, se estivesse aberto preso pela trava de segurança a parte mais alta estaria perto do parabrisa, afinal o capo deste carro abre de trás para frente. Quanto à calcinha, é, pode ser realmente…
Carrinho gostoso e suave, tive um 76 na época e saindo de um fusca paracia um cadilac
Babei no Renault/Corcel! Lindao mesmo! Saudades de meus tempos de criança quando andava de Corcel I e sonhava andar de Renault. Hoje ando de Megane e sonho em voltar a andar de Corcel I. Um eterno insatisfeito eu sou !!
Foi a melhor coisa que a Ford/BR produziu Gomov?
Esse Corcel é idêntico ao que aparece na foto de Copacabana do post anterior.
Teve o Del Rey também. E o Escort XR3, e a Belina I e II, e o Corcel I e II, e o Maverick, e a F-1000.
Abs.
Cade o Galaxie 500, o LTD e o Landau? Este último, sim, a melhor coisa feita pela Ford Brasil até hoje!
Realmente o Landau era uma belíssima banheira ! Quase uma piscina ! Hoje, não conseguiria estacionar em nenhuma vaga de Shopping Center aqui em São Paulo !
Já viu um Corcel II ou Del Rey por baixo? Idêntico aos Corcéis I. Por isso que são tão bons e confiáveis. Até hoje tem vários rodando por aí.
O problema dos primeiros “Corcel”,eram as cruzetas,não tinham inventado ainda as homocinéticas.Tive vários,72,75,76 que rebaixei,trabalhei o motor usando peças do alpine e do R8.Tive tambem Belina 2.Carros de baixa manutenção,confortaveis e economicos.Quanto a ser o melhor ford é pura provocação…
Já havia homocinéticas, mas a Ford só as adotou no Corcel em 1974! Meu pai foi proprietário de vários Fords, entre eles um Corcel ano 1973. Em 1974 a Ford lançou o Corcel com homocinéticas, e lá foi meu pai, e trocou as cruzetas por homocinéticas compradas diretamente da Cia Borda do Campo, revendedora da Ford.
A primeira coisa que meu pai fez na época foi trocar as trizetas (pelo que me lembro, eram assim que chamavam), mas o 75 já vinha com homocinéticas.
Cruzeta. A trizeta era interna – na caixa de marchas – e não dava problema.
Eu morro com esse Corcel. Não existe explicação pra essa cor.
Por favor alguém pode me informar Que cor é essa?
E como todo bom Ford, muito bem resolvido internamente. Não existem carros melhor de dirigir que os Ford. Os que melhor se aproximam são os da Fiat.
Banco confortável, com altura certa, pedais bem colocados e um pega no volante nota 10.
No quesito estabilidade também. Todos os que dirigi eram neutros (Siena Focus) ou com leve tendencia a sair de frente (Corcel, Escort) ou de traseira (Maverik e Landau), porém de fácil correção já que a relação de transmissão da direção é curta e bem dosada.
Pena que no caso do Corcel faltava um pouco de potência no motor.
Ah! O Dez do Dez para dirigir é o Ka. Este é imbatível para quem gosta de ralar.
Usando o motor 1.6 Zetec, é claro; por que o 1.0…
O Escor XR3 também era muito. Parecia um carrinho de autorama nas curvas. Grudado no chão, sequer inclinava muito. Pena que não tinha motor.
76HP para um motor 1600cc era uma piada de muito mau gosto.
Já o Escort Ghia 88… berrava que nem doido em qualquer curvinha a 30 km/h. Parecia que ia tombar. Até para trocar pneu era um porre, o carro subia 1m e o pneu ainda ficava no chão. Muito mole e longa. Não tem um Escort de primeira e segunda geração e também Verona e Apollo que não esteja com o caster negativo, suspensão muito fraca. Mas o pior problema mesmo era o trambulador que gastava a cada 20.000 km. Idem para o kit de embreagem.
Eu conheço um cara Bilionário, se não for Trilionario, que conhece carro pra karamba,é exelente piloto tem uma coleção de 100 carrões entrelimusine,Ferraris,Mustang,e no dia à dia anda com um Escort Guaruja ..é nosso querido maior cantor de musica romantica do Brasil o Rei Roberto Carlos..
Nada a reclamar do meu Focus, 35.000 km e nenhum defeito apresentado, ótimo desempenho (147 hp), acabamento de primeira, calibragem da suspensão primorosa (faz curva que é o capeta) e boa relação custo benefício.
Não é o melhor carro que tenho ou que já tive, mas sem dúvida nenhuma, ele “presta”.
Quando ao Corcel, se não fosse pelo capô desalinhado, pareceria que está na exposição na loja, em 1970 e poucos.
Foto da minha querida Brasília. Provavelmente do meio dos anos 60. Essa é a comercial da 107/108 Sul. A famosa rua da Igrejinha, que fica ali ao fundo. Ela é mais uma das obras arquitetônicas do Niemeyer (o ser de vida Eterna) e é um marco cultural da cidade. Construída para pagar uma promessa da primeira-dama Sarah (provavelmente com dinheiro público), foi inaugurada em 1958, antes mesmo inauguração da cidade, portanto. O formato dela lembra o de um chapéu de freira e é toda enfeitada com azulejos do Athos Bulcão.
No lado direto (107 sul) fica a também famosa Pizzaria Dom Bosco, e é um verdadeiro botecão. Vale a pena conhecer quando vier pra cá.
http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/414217_467930906555297_340809977_o.jpg
Linda foto ! Fantástica mesmo ! O FG com certeza apreciará bastante…rsrsrs
Estive ai em 2011. Realmente é muito boa a pizzaria.
A loja Guacira ainda está lá também.
Pena que a paisagem automotiva de hoje é uma droga com seus pretos e cinzas a milhão!
FG, é quase isso. O certo é: De todas as fábricas, a FORD é a única que faz carro que presta.
Peca um pouco na falta de resistência de seus projetos de pequenos.
A lembrar:
– Escort tinha nos primeiros modelos uma falta de rigidez cronica na suspensão traseira. Foi corrigido com a inclusão de uma trava aparafusada no meio dos amortecedores traseiros.
-Ka: A primeira geração apresentava rachaduras sérias no monobloco colocando em risco a integridade da carroceria. Foi corrigido com a melhora do processo de soldagem.
Ah! Este Corcel tinha um probleminha no assoalho do porta-malas que só foi resolvido com o Corcel II
E um problema crônico nas cruzetas de transmissão que nunca foi solucionado.
Não existe carro nacional que não tenha algum probleminha.
Enferrujava embaixo do pneu. Outro problema de projeto era a posição da tampa do tanque (igual os Opalas também). Nunca podia encher o tanque pois vazava, principalmente se estacionasse em subida.
Concordo totalmente. Foi o carro que aprendi a dirigir. Meu pai tinha um verde, 72. Saudades dos dois…
Corcel sempre foi símbolo de qualidade e conforto.
Uma vez, no fim dos anos 70, viajei com um vizinho meu até o Rio num 72 amarelo.
Depois, esticamos até Vitória.
Essa viagem foi demais…
Baita passeio, bonitas paisagens…
Uma viagem muito marcante.
Relembrei até esses dias vendo as fotos.
Recordar dessas coisas é muito bom, por isso venho sempre aqui neste blog.
Obrigado por valorizar a memória dessas coisas maravilhosas!
NA BOA FLAVIO GOMES, ACHO QUE A FORD FEZ E FAZ MUITA COISA BOA SIM NO BRASIL, ACHO QUE VOCÊ ESTA SENDO RADICAL COMO NOS TEMPOS DA DITADURA!
E POR FAVOR PUBLIQUE ESTA MENSAGEM E SEJA DEMOCRATICO!!!!!!!! COMO UM BOM JORNALISTA QUE É!
Ironia. s.f. 1: forma de humor que consiste em dizer o contrário daquilo que se pretende dar a entender. 2: uso de palavra ou expressão em sentido oposto àquele que se deveria usar para definir algo. 3: recurso estilístico que veicula um significado diferente ou contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado (ex.: bonito serviço!). 4: sarcasmo, zombaria
Tive um 73, azul marinho, preparado pelo “alemão Muller”, comando de Alpine, tampa trabalhada, Webber, etc.. Dava pau em Polara que era uma beleza,rsrsrsrs
Alô Flavio, carro mesmo é o Santana veja só tem ums caras que vão cruzar a China até Londres num Santana pra assistirem as olimpiadas e saga estara no blog deles muito interessante quem sabe voc~e não conhece esses caras o site é http://www.pequim-londres.com.br/
Você deveria colocar o troll ao lado destes comentários provocativos. Acho que faria o pessoal perceber melhor suas intenções….
Quanto ao carro acima, projeto original da Renault, motor derivado do lixo do Gordini (passou dos 900cc para 1.400cc). Portanto não é um autêntico Ford.
Foi um bom carro, tanto que durou.
O melhor do projeto deste motor é o acionamento por corrente do comando de válvulas. Nunca dava manutenção. Muito melhor que a correia de plastico dos motores mais modernosos.
Ideia tão boa que até o hoje a Ford usa o mesmo tipo de acionamento em seus motores.
Era bacana mesmo o acionamento do comando por corrente. A primeira manutenção vinha lá pros 100.000 kms, quando o tensor já não mais conseguia manter a corrente, já gasta, esticada. Aí começava a aparecer aquele barulhinho característico da corrente batendo. Manutenção praticamente zero assim como no VW a ar, onde o acionamento é feito por engrenagens.
Mande alinhar o capu!!
Tive um 76 LDO, interior monocromático marrom, rodas gauchas 7″ e meio elo a menos nas molas, trabalhava em conc. Ford, fizemos o motor com tudo original e cambio com coroa e pinhão do Del Rey (mais longo), rodei 4.000 km pelas praias do litoral norte qdo. casei. Saudades do carrinho!!
Então a Ford não fez nada! porque isso nada mais é que um Renault 12. Herança que a Ford teve ao adquirir a Willys Overland do Brasil que produzia sob licença os modelos Dauphine e Gordini.
Polêmicas à parte, eu gostava dos Escort XR3. O desing era bonito, já a motorização fraquinha e só melhorou quando houve fusão VW/ Ford (Autolatina).
Putz, como enche o saco esses comentários de que “é derivado do gordini, do R12, que o motor CHT era fraco, que a autolatina é isso e aquilo…” . Só neste tópico tem uns 10 comentários repetindo isso. Ô falta do que falar!
Corcel, projeto derivado do Gordini, pena que o motor CHT era fraco.
Flavio Gomes semeando a discórdia. Rsrsrsrs
Absolutamente lindo!
Lindo como o dono do blog e este maravilhoso, sensacional, humilde e modesto comentarista.
É nóis!
Nick B.
(ouvindo soul puro, The Isley Brothers – Caravan of Love).
É o Ford maus Renault que já existiu!
Por isso que presta. De todas as montadoras que já vieram pra cá A Renault é a única que presta. Ainda mais agora que a Lada a salvou do buraco.
Discordo… De tudo que a Ford fez NO MUNDO, é a única coisa que prestou.
Modelo 1969. As lanternas a partir de 1970, se não me engano, ficaram abaixo do para-choque. Meu pai teve um sedan 4 portas branco L e depois um LDO 75 2 portas ouro velho que usei. Sinto falta daquele volantãozão sem auxílio hidráulico, daquele freio sem servo, daquele motor gritando na estrada pedindo uma quinta inexistente, daquele freio de mão sob o painel (ótimo para usar nas subidas (foi assim que aprendi a não deixar o carro descer sem usar o freio de mão) hehehehhehe. Tirando isto, era um belo carro! Gostava muito de dirigir, foi o primeiro carro que eu usei no dia a dia.
Esse é com certeza o Corcel mais lindo que já vi ! Parabéns ao feliz proprietário dessa jóia rara !
Flavio, com todo o respeito, vc deveria criar uma seção “a única coisa que prestou” ou “a única coisa decente”, pois só da Chevrolet foram 04 (quatro) carros, agora começou com a Ford. Sei que daqui a pouco, vc vai falar que o Ford Ka foi “a única coisa decente” que a Ford fez no Brasil
Tive um ’68, excelente carro! Na época houva um dos primeiros (senão o primeiro) “recall” da indústria automobilística brasileira, trocando as cruzetas (!) da transmissão de graça.
Foda-se!!!! Eu odeio as fotos em tamanho grande.
Meu primeiro carro com o team-mater meu pai, tinha so um problema, as cruzetas que quebravam, quando a arrancavamos mais forte, Um baita carro para a epoca, A Ford sempre se peocupou com o conforto e qualidade, exemplo “Del Rei, Landau, Escort, etc…Abraços.
…ahhh e o Maverick!
E o Landau e o Escort XR3 tbm
O “pano de fundo” que não combinou com a belezura do carro…
Até que enfim um carro decente nessa seção….. The best of the best….
Esse tá espetacular hein….
Foi um carro moderno para sua época, com alguns defeitos – como todos os carros novos de então – que logo foram sanados.
Atendeu perfeitamente a sua proposta.
Belo, confortável e extremamente econômico, além de espaçoso.
Só tinha o motor meio fraquinho…
Mas não se propunha a ser um carro esporte.
Tive um sedan, acreditem, 68, e uma Belina 73.
Daria a ele uma nota 8.
Engraçado, já tinha imaginado que ia vir comentários desse do tipo “Maverick é muito melhor que esse lixo”, ou “Mustang é Ford, o resto é resto” desse pessoal só veem os V8 e Muscle Car como antigos que prestam. Maverick já achei, só falta os do Mustang…
A maioria desses chatos de galocha nunca andou num Maverick.
E que Mustang foi feito no Brasil?
Eduardo, estou falando dos Ford de maneira geral…
Será que não é o mesmo corcel do post anterior (Enigma do dia)?
Também pensei o mesmo!
Tbm pensei isso !
Hoje pela manhà passei por um Corcel 75 marrom e fiquei lembrando do Corcel verde agua 72 que meu tio teve…muito confortavel e economico. Mas o melhor produto da Ford em todos os tempos e paises chama-se Escort!
Alias um dos carros mais vendidos, o Escort, talvez mais que o Corolla, com certeza mais que o Lada!
Se isso aí foi o melhor, o Landau não conta, virou nave espacial então. O desenho do Celão I era lindo demais mesmo, muito bonito MESMO.
Paolo, desculpe-me por discordar, mas… Landau igual nave espacial? A única semelhança entre eles seria o consumo estratosférico de combustível!!
Pow Joseh, vc já andou num ou ja teve um pra uso pessoal? Logicamente consome bastante, mas é o melhor carro que eu já andei, seguido de perto do Opala e da Caravan. Ruim mesmo é DKW fumacenta. E lá vem o FG com raiva..
Bebe como todo V8… ainda mais os antigos:
Som de um V8 em marcha lenta:
litrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitro…
Acelerando:
galããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooo…
Concordo, o Corcel e a Belina são o que a Ford fez de melhor. Mas não esqueçamos do Maverick, o carro mais bonito feito no Brasil!
O primeiro carro que dirigi foi o Corcel 77 bege de meu pai, mas antes dele tivemos um azul 75 e um branco 71. Bateu uma saudade…