VEMAG, 56

SÃO PAULO (muito respeito) – O material de época não é muito farto, tampouco preciso. Mas por todas as informações de que dispomos, essa foto mostra as duas primeiras peruinhas DKW Universal que saíram da linha de montagem da Vemag no dia 19 de novembro de 1956, data que marca o início da indústria automobilística nacional.

A era dos carros nacionais, portanto, completa 56 anos hoje. Pena, pecado mesmo, que essa parede aí esteja nesta situação. Pior, até, porque essas imagens são de 2009. Quem quiser saber como estão hoje os restos da fábrica da Vemag, clique aqui e coloque o bonequinho do Google Street Fighter Plus para ver fotos mais atuais.

Pelo menos a fachada da fábrica poderia ser preservada, com a criação de um pequeno memorial. Afinal, é sítio de enorme importância histórica, totalmente desprezado pelo poder público e pela Anfavea, que deveria ter algum cuidado com isso.

Mas não tenho grandes esperanças. Pelo menos o décimo carrinho dessa fila consegui resgatar. Ela ficou pronta no dia 26 de novembro de 1956. E está quase pronta de novo.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Alves Pereira
Mario Alves Pereira
11 anos atrás

Flávio, essa reportagem mostra bem as “ruínas” da Vemag

http://www.youtube.com/watch?v=6FPV2GjMDiA

Abraços

Jr.
Jr.
11 anos atrás

É lamentável como as pessoas valorizam só “o novo”, como o Nelson falou, em detrimento dos antigos, e a falta de respeito com a história. Por falar nisso, FG, no que deu aquele movimento que você inclusive postou por aqui, para sensibilizar a VW a recuperar os dados de seus veículos fabricados??? Abraço.

wilson simionato
wilson simionato
11 anos atrás

tem uma reportagem sobre o destino da fabrica

http://www.youtube.com/watch?v=6FPV2GjMDiA&feature=related

Márcio Rezende
Márcio Rezende
11 anos atrás

Flávio, pelo menos voce tá lutando, não vejo a hora de voce postar as fotos a Miss Universe prontinha. Os DKV, embora tenham sido fabricados até poucos meses após meu nascimento, me fascinam. Mas o governo do estado ou do Município de São Paulo, deviam usar um pouco do dinheiro rouado, digo, recebido através da indústria da multa ou das vistorias, para manter ao menos a fachada do prédio original, mesmo que vire uma estação de metrô.

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Miss Universe é camisa 10!!

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

Flavio, existe algum carro que ainda é fabricado com motor 2 tempos?

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

É caro Gomov, prevalece (eu no meio ) a máxima “o Homem é uma eterna criança, o que muda são os preços dos brinquedos….” Quando ficar pronto, vê se pelo menos mostra” pros meninos da rua.”

Jean Tosetto
11 anos atrás

O resgate da história da indústria automobilística brasileira é uma tarefa árdua, conduzida geralmente por alguns abnegados com recursos próprios. Infelizmente as empresas do período nunca tiveram o zelo de registrar a própria trajetória e muito material se perdeu.
Mas, como sempre restam alguns cacos, remontar as peças que dão contornos fiáveis para a memória é perfeitamente possível. Apenas não esperem isso das grandes organizações e do governo. Os empresários pensam mais no presente e no futuro (e de certo modo eles estão certos) e o governo não reconhece essa necessidade (então que ao menos possam fazer o essencial).
Quando as empresas descobrirem que o resgate da história pode ser altamente benéfico para elas, então esse quadro de letargia pode mudar. Para tanto, é preciso que uma atitude pioneira neste sentido vingue. Aos menos estamos trabalhando para isso.

Luiz AG
Luiz AG
11 anos atrás

Podiam fazer o que fizeram na Rua Araújo, só preservaram a fachada: http://goo.gl/maps/NEBZy

Luís Augusto Malta
11 anos atrás

Flávio, você faz idéia de quantos modelos da Universal 56-57 ainda existem, entre restaurados e a restaurar?

Luís Augusto Malta
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Obrigado, Flávio, deve ser as mesmas que conheço.
Abraço

claude bes
claude bes
11 anos atrás

o Motor dessas peruas era importado e tinha 900 cc.e era mais elaborado que o 1000, tinha janelas maiores e mais potencia espicifica.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Nunca vi uma dessa ao vivo. Que venha a décima “risadinha”. Quem ri por último, ri melhor, não é assim?

Lamentável o estado do prédio. Pelo tipo da construção, parece que a foto da época foi tirada na rua Guamiranga:

https://maps.google.com/maps?q=R.+Vemag,+1036+-+Vila+Prudente,+S%C3%A3o+Paulo,+04217-050,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-23.594342,-46.586323&spn=0.0041,0.004495&sll=-23.594645,-46.587100&layer=c&cbp=13,191.57,,0,-12.61&cbll=-23.594435,-46.586249&hnear=R.+Vemag,+1036+-+Vila+Prudente,+S%C3%A3o+Paulo,+04217-050,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&t=m&z=17&panoid=bODRzz_wN4mZmTKN-6QolQ

Alexandre - BH
Alexandre - BH
Reply to  Alexandre - BH
11 anos atrás

Argh! Nunca me entendo com esse link!

Roberto Borges
Roberto Borges
11 anos atrás

País e povo sem memória!
A coisa está pior que em 2009! O reboque está indo embora, os pichadores tomaram conta de vez. Daqui a pouco estarão levando os tijolos e aí a prefeitura vai dizer que põe a população em risco.
Aqui em Santos está cheio de prédios muito antigos em pior estado, muitos desabam e ninguém faz nada.
Pena!

Luis Antonio
Luis Antonio
11 anos atrás

“… Quero ver o chaveiro do MUG nessa belezinha !!! rsrsrs !!! …”

Nelson
Nelson
11 anos atrás

É uma pena,mas do jeito que deixaram chegar não tem mais o que fazer a não ser conservar uma parede.A mania DO NOVO é uma desgraça.Ainda bem que existem apaixonados que de uns tempos para cá resolveram gostar de carros antigos.Quantos tesouros foram parar nos fornos de Volta Redonda!!!!!

wilchaia
wilchaia
11 anos atrás

Muito bem Flavio. Meu pai teve uma dessas, a gente chamava de vemaguete, cor café com leite. Para mim junto com o fusca 69, o carro mais bonito do mundo. Lembro da gente indo daqui de Juiz de Fora/MG ate Sao Paulo, acho que era o ano de 76 ou 77. Naquela epoca era uma epopeia fazer essa viagem dessas, ainda mais em uma vemaguete 1200. Enfim parabens pela obra e quando vier a JF com ela deixa eu dar uma volta ok? Grande Abraço