MOTOLAND
SÃO PAULO (será que ainda tem?) – É um primor o anúncio da “motocycleta” DKW encontrado pelo Paulo Peralta numa edição da “Folha da Manhã” de julho de 1937. Aliás, o acervo do jornal, todo digitalizado, é fonte inesgotável dessas coisas. Quem tiver paciência para procurar coisas parecidas de 1956, quando a Vemag inaugurou sua fábrica, pode me mandar.
Olá! Tenho uma dkw 250 cc sport 1941 para restaurar. Gostaria de algumas dicas, lugares que fazem tal serviço e onde encontrar peças.
Grato
Flavio.
Acredito que voce já tenha o livro com a história da Audi (Quatro Anéis).
Se já não divulgou no seu blog, aqui estão os links para baixá-lo em pdf:
http://www.audi.com.br/br/brand/pt/company/audi_no_brasil.html
ou
http://www.masiproducoes.com.br/audi/Four_Rings_Completo.zip
Oh! Marcos José , uma DKW nunca estará abaixo de uma Ducati.
FG, sabia que as Jawa desta época eram montadas no Barba? Ele era pequeno e não guardou nem um parafuso!
Flavinho eu vi uma moto DKW la em Buenos Aires na ocasiao do Gran Premio Argentno historico no ano passado,,, Vc tem uma moto DKW . ? abs
Tenho, uma 1936 Sport 250cc.
Uau… Que anúncio!!! que português!!!
Pesquisando para o livro do MP Lafer, encontrei muita coisa interessante no acervo digital da Folha, inclusive anúncios do Mappin que vendiam o carro financiado. Entrei em contato com o jornal solicitando autorização para uso de algumas imagens. Desisti. Me pediram uma pequena fortuna pelo montante, o que iria inviabilizar o lançamento do livro.
O engraçado é que a Folha não é dona dos anúncios e sequer autora das peças, mas como os anúncios foram editados no contexto das matérias jornalísticas, eles se vêem no direito de negar qualquer permissão de reprodução. E eu compreendo: não foi barato digitalizar o histórico das edições impressas.
Agora, na Internet me parece que tudo pode. Que pelo menos respeitem as fontes, mencionando as mesmas.
“V.S., alem de viajar commodamente…”. Muito legal!
Gostei muito de ver este anúncio. Meu avô Frederico Witzke foi o chefe da oficina DKW da Bremensis em São Paulo de 1937 a 1945, quando encerrou as atividades. Era um agrande empresa importadora de máquinas-ferramenta, bombas hidráulicas, material ferroviário, etc, e também representante dos produtos Auto-Union (automóveis e motocicletas). Depois deste emprego ele fundou a própria oficina autorizada DKW.
Curiosidade :a bigorna desta oficina Bremensis está comigo em casa!
alguns detalhes ortográficos no anúncio. produCto, com C e machina com CH. Na época isso era correto?
Não, eles eram analfabetos mesmo … nah, foi mal a grosseria, não deu pra resistir.
Mas os estrangeirismos chamam atenção mesmo, ‘machina’ do italiano, ‘aerodynamicas’, já mais um anglicismo. Nolstalgia é sempre legal !
Bem que o Grupo VolksWagen poderia utilizar a marca DKW para a fabricação de motocicletas num segmento abaixo da Ducati.