A LOMBADA
SÃO PAULO (vamos aos carros) – A imagem abaixo é de Raphael Raucci decolando em Brasília no fim de semana, numa prova do moribundo Campeonato Sul-Americano de F-3. Moribundo porque tinha seis carros no grid. Moribundo porque a categoria está em vias de extinção há anos, e não é só no Brasil. A tendência nos monopostos-escola, hoje, é de categorias promovidas, técnica ou esportivamente, por montadoras. Exemplo maior vem dos campeonatos da Renault na Europa. A F-3 que hoje corre no Brasil, infelizmente, não serve para nada. Os meninos até aprendem a dirigir carros potentes. Mas são seis. Sete, no máximo dez, de vez em quando. De um universo de meia-dúzia, só por milagre vai sair alguém que leve a carreira adiante.
Mas essa é outra discussão.
A decolagem de Raucci, felizmente, não teve consequências para o piloto. Mas ela é o ato final de uma comédia de erros que tem como atores principais os dirigentes do automobilismo brasileiro. E como palco, essa decrépita pista de Brasília.
Para saber o que aconteceu, e tentar entender aquela lombada do lado de fora da zebra, algo inédito no automobilismo mundial, leiam a coluna Conta-giro do Renan do Couto.
A CBA não se pronunciou. Ontem, quando o Renan ligou para o presidente da entidade, ouviu dele que estava rouco e indo ao médico para cuidar da garganta.
Aqui tem o vídeo onboard do carro do Raphael. Realmente, essas lombadas são uma estupidez inacreditável. E os pilotos e as equipes deveriam ter se recusado a andar com aquilo ali. Mas segue a pergunta: quem foi a besta que inventou isso?
É só assim que o automobilismo no Brasil decola.
mesmo lendo tanta reclamação contra CBA, mesmo assim acho q ha muito mais pessoas contentes do q descontentes c gestão deles. Caso contrario, com tanto nome de peso no automobilismo (mesmo os aposentados), ja haveria mudado algo !
Flávio, então veja o que a CBA fez com o Alencar Jr. Um dos maiores pilotos brasileiro. Fez não, não fez. http://blogdojovino.blogspot.com.br/
Isso serve para provar que tudo que vem de Brasilia não é bom, qualquer coisa que eles colocam a mão acaba, termina, fica uma porcaria etc…. o autodromo funcionava, colocaram na administração um politico ou futuro politico [já aprendeu a desviar verbas] o próximo passo é colocar um pedágio, a renda será distribuida entre eles.
Acho que descobri onde a maioria dos motoristas de SP aprendeu a dirigir.
Brasil não tem moral pra esculachar Hermann Tilke…
Tem tanta besta quadrada fazendo idiotices ultimamente no Brasil que daria um livro. Ainda mais em Brasília? Com os Políticos que governam lá? É tragédia anunciada.
Confome a opinião de todos [menos do cabeça oca que projetou a lombada] é um absurdo, quem fez deu a idéia ou seja lá o que for, não entende nada da automobilismo talvez na próxima vez construam um murdo de pedra.
Mas o que me deixa maluco é os cabeças ocas que participaram da prova, estes teoricamente devem entender de automobilismo, penso, qualquer tonto sabe que se a barata rodar na saída e pegar de lado aquelas ‘ondulações tranversais [essa é do CTB] vai parar de rolar a onde?
http://www.youtube.com/watch?v=q06ba77c8DA
BRASSIIILLLLLLL………..NÃO APROVEITOU O GUGA NO TENIS….. NÃO ESTA FAZENDO NADA PARA O POVO “RETORNO PARA O POVO” COPA 2014……O AUTOMOBILISMO “BRASIL” TEM SO PISTAS VELHAS E MUITO MAL CUIDADAS…..EMPRESAS BRASILEIRAS INVESTEM MUITO POUCO “PETROBRAS E ETC.” TODOS ESTÃO AQUI FATURANDO…. MARCAS DE PNEUS…MARCAS GIGANTES DE CARROS…. E NÃO TEM UM INVESTIMENTO….. O PAIS DA MÃE JOANA…… TEMOS O TIRIRICA….. ROMARIO QUE SO FALA DA CBF….. CBF KKKKKK QUE TEM UM LADRÃO DE MEDALHAS NO COMANDO SEM FALAR NO RESTO KKKK ESTA TUDO CERTO….. PAIS DE TERCEIRO MUNDO OU QUARTO KKKKKK MAIS VAMOS LA…… PARA DE RECLAMAR E VAMOS SER POSITIVOS KKKKK
ANO DA COPA TUDO VAI FICAR MELHOR….. INTERNET 4G ETC…….. BRASSSIIILLLLLLL
Se eu fosse o Piquet, pedia para tirarem meu nome da pista.
É assim que se morre! A pista de Brasilia não existe! Não tem a menor condição de ter corrida ali. Pior é que tem piloto que corre lá. Lastimável! Eu não sou piloto, mas não correria aí nem de patinete.
a pista de motocross está pronta
Só não entendi porque os carros estão correndo nela…
Se o guri entra de lado, sai copotando uns 200 metros.
E pior , com um Autódromo nessas condições, sem um pingo de estrutura, esse final de semana teve um campeonato de Marcas da Petrobras (focus, corolar etc), e junto colocaram a copa centro oeste de carros(corsa, uno, gol). A segunda categoria, para n “atrapalhar” a primeira termino a corrida de sabado quase de noite, os 3 primeiros colocados sequer enxergaram a bandeirada. Um absurdo!!! No domingo, quem queria ver só o centro oeste foi impedido de entrar no tradicional elevado, por que o evento da petrobras já tinha acabado, e o espectador n podia escolher ver só o evento menor. Por isso cada dia mas nos autódromos estão lotados!!!! Incompetência dos dirigentes de brasília.
Eu penso que a CBA e as corridas de categoria fórmula (além de todo o automobilismo nacional) só vão funcionar direito quando os pilotos e equipes se mobilizarem. Tá na hora de pressionarem. Até os jogadores de futebol do Brasil já estão se mobilizando, pressionando por algumas mudanças no gerenciamento do futebol no Brasil.
Esqueçam as “entidades” e autoridades (CBA) reúnam-se e planejem um novo campeonato, um novo calendário para as categorias. Depois reúnam-se e apresentem o projeto aos administradores de autódromos e patrocinadores. E depois á mídia especializada e as Redes de TV.
Façam a revelia!! Formem um “Liga” e entrem na justiça para tirar o automobilismo nacional das mãos de tanto corrupto incompetente.
Por que se ficar esperando união, mobilização e ação de “sindicato”, dirigente para haver mudança PARA MELHOR…vão morrer de sede e fome!
Já tá mais que provado que povo ou categoria que espera que os “outros” resolvam seu problemas só porque “recebem” pra isso, só se ferra!!
Deixem a CBA falando sozinha!
Inédito no automobilismo mundial, não! E aquela do Petrov em Sepang? Pra mim os dirigentes estão seguindo os mais modernos padrões da FIA e instaurando-os nos autódromos brasileiros, começando por Brasília, que é a capital. Ora, Sepang recebe MotoGP e F1 e tem essa rampa, o primeiro passo para que a capital federal entre na lista dos substitutos de Interlagos foi feita, essa rampa aí.
Segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=m41gYuO2nYA
Todo autódromo dito moderno tem essas coisas que não fazem sentido. Foram instaladas várias no Velopark, por exemplo, na entrada de reta e na curva 1.
E a explicação oficial é a melhor parte: as “rampas de lançamento” foram construídas para funcionar como chicane e, portanto, não era um local por onde os carros poderiam passar. Em outras palavras: “Quem não observar o traçado recebe automaticamente a pena capital e voa direto para o Céu”.
Pelo visto a culpa não é da CBA, e sim dos pilotos, que passaram por “um local por onde os carros poderiam passar”. Esses pilotos de hoje hein dia hein… tsc tsc tsc
Gostaria de saber porque o Sr. Rogério Raucci, pai do jovem Raphael e chefe (deve ser o dono) da equipe do mesmo deixou o filho correr com uma lombada ao lado da pista.
Entendo a indignação desse senhor, tenho filho também. Mas senhores, uma lombada ao lado de um pista acredito ser um acidente anunciado.
Depois que acontece vem a indignação??
Só pra completar antes que alguém pense que não li a reportagem toda, verifiquei que houve protestos pelas tais lombadas, mas os caras correram, isso é fato, e chefes de equipe (e pai) colocaram seus pilotos (e filho) em grande risco.
É aquela coisa de sempre…. Ah se eu soubesse….
Uma corrida como essa tem tantos pontos de risco que o piloto (ou pai) se for para “garantir a integridade” nem corria em nenhuma etapa….
Imagina vc gastar uma grana danada, viajar até lá, ter participado de várias etapas, lider do campeonato e etc….
Vc não tem como desistir, eu também deixaria meu filho correr como ele fez….
Mesma situação que aconteceu com o Senna…. claro q se soubesse não iria participar mas a decisão era correr ou nunca mais entrar num carro (de certa forma ele nunca mais entrou) porque os riscos sempre estarão lá. Grande abraço,
e depois (ou antes nao sei) ainda teve a etapa do brasileiro de marcas, e ouvir o Felipe Giaffone na band falando sobre a excelente reforma do autodromo e a sua segurança que estava perfeita, logo após a batida de um corolla num barranco
Vergonhoso!!! abraço pro garganta profunda!!
“Comédia de erros” foi um eufemismo gentil da sua parte pra “putaria homicida descarada com dinheiro público”, né mesmo?
A sorte (ou azar?) de Brasília é que não haverá Jogos Olímpicos por lá para destruírem de vez a pista.
E precisa?
Heuehuhe… No ponto, hein Jaime !?
Uma vergonha! Fim.
Depois o piloto morre na pista e fica um jogo de empurra a culpa de uma para o outro.