UMA LENDA

SÃO PAULO (concordo) – Alguns anos atrás, quando Vettel ganhou em Monza de Toro Rosso, escrevi um post que gerou muitos comentários. Dizia algo como “Vettel já fez mais que Senna”. Hoje, Hamilton chama o alemãozinho de “lenda”, alguém que já está no nível de Schumacher.

Concordo. Estamos vendo, ao vivo e em cores, alguém que pode se transformar no maior de todos os tempos. Falta bastante, é verdade. No mínimo, mais três títulos — considerando que o tetra já foi. Mas é bem possível. E juro que não achava que ainda iria ver alguém chegar perto dos números e da qualidade de Schumacher. Foi mais rápido do que se imaginava.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
Daniel
10 anos atrás

Vettel é realmente um grande piloto. Agora dizer que ele ganhou todos os títulos na maior da certeza, eu fico imaginando se só foi eu que vi ele no ano passado jogar o carro em cima do Bruno Senna, devia ter tomado uma punição que não aconteceu. Ficaram com medo de puni-lo e dizer que estavam favorecendo a Ferrari. Sem dizer que o Alonso perdeu o título depois que ficou fora da corrida que o Grosjean fez aquela grande besteira na largada. Alonso com o carro que tinha, com certeza foi o melhor piloto do ano.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Alonso é o melhor piloto da F1! Desde a morte de Senna ninguém pilotou como ele.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Calma, gente. Cartinhas para o bom velhinho, só em dezembro.

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Uma pergunta para FG.
Se Hamilton estivesse na Red Bull teria os numeros de Vettel?
Se Fernando Alonso fossr para Red Bull teria os numeros de Vettel?
Responda por favor!
Roberto.

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Obrigado.
Você confirmou um coisa.
O melhor é um pacote.
Piloto + carro + equipe.
Lembro aos incautos que o primeiro item da equação é o principal fator. Os outros também contam, mas para perder campeonato.
Em 2007, tinhamos 2 pilotos fora de serie na mesma equipe. O carro era o melhor. Mas equipe era uma merda… Perderam.
Em 1988 e 1989, eles conseguiram. Mas em 2007, não !
Então, Hamilton está certo. Vettel é Lenda.
Roberto.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Vettel caminha a passos largos sim pra se tornar o maior da história. Quanto a opinião dos leitores:

Multicampeão estrangeiro, correndo pelo melhor carro, deixando a disputa monótona e previsível = “Farsa”, “só ganha porque o carro é melhor”, “brasileirinho X foi melhor ganhando metade do que esse levou” e mimimi.

Multicampeão brasileiro, correndo pelo melhor carro, deixando a disputa monótona e previsível = “Gênio”, “melhor da história”, “inquestionável’, “deus”, “a F1 é divertida demais”, ‘melhor competição do mundo”, “se não gosta vaza do país” e por ai vai…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Não são os brasileiros…..é o mundo automobilístico que tem coerencia!!!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Pra mim ele já é mais que o Schumacher.
Nunca precisou jogar o carro em ninguém e trapacear pra ganhar corridas.
O Shumacher é uma piada! Voltou e passou vergonha. Tomou pau em todas as corridas do Rosberg e até do Barrichello.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Concordo, a cada final e semana de corrida, Vettel ruma a ser o maior piloto da história da categoria, impressionante…

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Para quem acha que vitórias e recordes fazem um piloto experimentem avaliar acerca das pesquisas sobre esse tema. Se assim fosse o Schumacher venceria todas essas enquetes e não é assim. O próprio Adrian Newey recentemente reconheceu que não são os números que dizem o quanto um piloto é bom, existem mais critérios para tal avaliação. Acreditem: falta muito para o Vettel ingressar nessa disputa. E podem crer, não serão recordes que ajudarão o alemão. É como diz o filme: ele precisa conquistar a multidão. E isso não acontecerá como vitórias fáceis. Podem acreditar.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Vc assiste mesmo as corridas??? Considera as vitórias de Vettel fáceis???? Como a passada (do Japão), por exemplo???? Não viaja Fernando,,,

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Justo Fernando.por isso que NINGUEM se iguala a SENNA!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Paulo (Segafredo) Vargas:

Existem campeões que se igualam a Senna, sim!
Brabham, Stewart, Lauda, Piquet e Vettel (este, até amanhã ou até os próximos GPs).

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Precisa parar urgentemente de se masturbar com uma foto do Senna a tira colo enquanto ouve o tema da vitória, cara…

Paulo Pinto
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Valeu, Fabiano. Essa foi hilária!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Bom…..se vc faz isso com um vibrador da RBR problema seu!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O vibrador da RBR foi proibido. Tinha controle de tração.

Hahahahahahahahahaha!

Paulo Pinto
10 anos atrás

O Herdeiro, só este ano, já fez nove “Multi21”: nove vitórias, deixando 21 MULTIcoloridos carros para trás.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Mas pilota sem show, atualmente corre atrás somente dos números, a única coisa que ainda consegue andar na sua frente (por enquanto)!
Parece até que ele não tem paixão pela coisa, o que não é verdade.
É da geração de pilotos comportadinha, sem carisma, que faz tudo certinho na pista e segue as ordens da equipe.
Dirige com aquele joystick, com um carro sem embreagem, sem alavanca de câmbio, com asa móvel, em pistas lisinhas, com áreas de escape asfaltadas e gigantescas.
Definitivamente, estou ficando velho!

evandro garcia
evandro garcia
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ulisses, infelizmente para muitos inclusive alguns profissionais do meio bastam apenas números para ser o maior, é assim que se julgam as coisas hoje em dia, em um esporte onde não há mais emoção e os números mandam, há quem ache muito mais dificil pilotar um carro de hoje com tantos botões no volante, do que pilotar um carro igual a Lotus Renault de 1985 que chegou a ter mais de 1000 cavalos de potência e nenhum recurso eletrônico a favor, só para encerrar, qual rivalidade o Vettel enfrentou ou ainda enfrenta hoje???? levem em conta rivalidade de verdade em igualdade de condições, como Piquet x Mansell, Senna x Prost, e por fim qual grande corrida ele fez qua ficou para a história??? vamos citar só algumas de outros pilotos:
Arnoux e Villeneuve GP da França de 1979
Senna GP Mônaco 1984
Piquet x Senna GP Hungria 1986
Senna x Prost em várias corridas de 1988 até 1993.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Eu concordei já naquele primeiro post seu, e a continuar assim será um fenomeno na F1.

Winston
Winston
10 anos atrás

A carreira do Vettel é tão assombrosa que até parece que seu valor é pouco, mais não é.
Antes dele o Alonso o Emerson e Schumacher tinham sido campeões a primeira vez com 25 anos. Senna e Piquet e se não me engano o Alonso foram campeões no quarto ano de F1, o Schumacher e o Vettel no terceiro ano completo e com o Vettel sendo vice no segundo ano, só que o Vettel com 22 anos. Falar que é o carro, a equipe, sol, a lua o ET de Varginha é fácil, reconhecer um talento quando ele surge é que é difícil, principalmente para que não tem. Onde o Vettel vai estar daqui a 10 anos? Difícil dizer, mas ele tem no mínimo 10 anos pela frente de alto desempenho. Quanto aos outros pilotos do programa Red Bull, o parâmetro de comparação é o pior possível, o Verne já era, o Rickardo não vai rolar é puro tapa buraco pra não incomodar, não vai poder nem falar coitado, os que foram ultrapassados pelo Kuyat melhor ir pilotar no Rally, no X-games, saltar de paraquedas, essas coisas ai da Red Bull.

Segafredo
Segafredo
10 anos atrás

Vencer corridas, pilotar um F1, correr na chuva, do jeito que Ayrton Senna fez…..Ninguém fará!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Vitórias na chuva:

Schumacher 20 x 13 Senna.

Já te passei esta informação, Segafredo. Esqueceu?

Clark
Clark
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

As histéricas são sempre assim: Blá, Blá, Blá…. e depois Buá, Buá, Buá….

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Esse cara já é piada pronta. Nem ele mesmo se leva a sério.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Que tempos ein? ….tudo se resume ao nr. de títulos! Bando de alienados!!!

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Perfeito cara!
Nessa condição os jogadores de futebol Beletti/Vampeta/Juninho Paulista (campeões do mundo em 2002) são melhores que Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo.

Falando em F-1, Hill seria melhor que Gilles, ou Button seria melhor que Moss.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Perguntem ao Helio Castroneves, se ele está feliz com o terceiro vice na Indy.
Perguntem ao Alonso, o que ele acha das sete temporadas seguidas sem título (pelo andar da carroça, vai acabar bi).
Perguntem ao Zico (um craque), qual foi o grau da decepção por não ter conquistado uma Copa do Mundo, depois de ter participado de 5 (cinco) delas.
Mesma pergunta para Moss, o único piloto a vencer em cinco equipes.

Todos buscam o título (não importa a modalidade). Poucos conseguem.
O resto é papo de “viúva”.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Nem de futebol vc entende Pinto! Vai querer falar de F1? Zico disputou 3 copas….não 5. tsc!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Zico disputou 3 copas (1978/1982/1986), como jogador e participou (olha a palavra!) de mais duas (1998 como assistente técnico de Zagallo e como técnico da seleção japonesa, já no novo milênio).

Um total de 5 (cinco) copas.

Clark
Clark
10 anos atrás

Sua opinião é correta, mas FG, você sabia que esse assunto com certeza iria gerar polêmica com uma enxurrada de “Se…Se…Se”, de pessoas pessoas que se consideram os “Fodões” em F1.
A maioria desses “experts”, NUNCA pilotou e JAMAIS vai pilotar um F1 na vida e acha que os carros atuais são fáceis de guiar (Parece que nunca viram um volante de F1)
Emerson Fittipaldi, que dispensa apresentações, pilotou um F1 atual recentemente e admitiu que mesmo com toda tecnologia disponível e mesmo descontando a idade, que o carro é dificílimo de guiar e o seu teste foi pífio (Parecia um “Tiozão” andando de Corolla nas ruas das grandes cidadesdo nosso país).
Portanto, a dificuldade de pilotar um F1 antigo ou atual, é grande e complicada para qualquer piloto, não importando a sua época.

Fernando
Fernando
Reply to  Clark
10 anos atrás

Sim, mas quando Hamilton dirigiu a McLaren do Senna ele também ficou impressionado de como era difícil dirigir aquele carro.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
10 anos atrás

Receita: Time bem dirigido com os melhores técnicos + ótimo carro + ótimo piloto. E incapacidade dos concorrentes que apesar de possuir ótimos pilotos (Alonso, por exemplo) não conseguem produzir ótimos carros por não terem os melhores técnicos.

Jonas
Jonas
10 anos atrás

Tem um grupo de pilotos ali que seriam a mesma lenda. Inclusive dando trabalho pra a atual “soon to be legend” até a última corrida em alguns desses 4 campeonatos com carro ridiculamente inferior…

E embora tenha um grupo de pilotos capazes desse “feito”, só tem um carro que vem propiciando esse cenário pra que qualquer um deles pudesse ser essa “lenda”…

Então… parabéns Adrian Newey, vc é a lenda da F1 hahahaha

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Jonas
10 anos atrás

Só não vê quem não quer!

rodrigo moreira
rodrigo moreira
10 anos atrás

Eu diria que estamos vendo, duas historias acontecer.
Messi no futebol e Vettel na F1.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Acho que o que acontecia era o seguinte: Nos primórdios da F1, o talento do piloto ainda era decisivo, ficando a responsabilidade dividida 50% carro e 50% piloto. Com o passar dos anos e o crescimento do esporte (investimento massivo das montadoras e patrocinadores), esse percentual vem sendo alterado e hoje temos uma distância tecnológica tão grande entre as equipes que vemos o seguinte cenário: 80% carro e 20% piloto!! Vettel é um piloto excepcional, mas falar que ele ganharia tudo isso se estivesse na Ferrari ou Mercedes soa como Hipocrisia ou tietagem… Se você fã do Vettel é alguém como eu (acompanho a F1 desde 1998), antes de sair falando que ele “é o cara”, experimente assistir algumas corridas dos anos 80 e vcs vão ver o que era “pilotagem” no sentido real da palavra…

André
André
10 anos atrás

Senti uma certa resignação na penúltima linha ou é só impressão?

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Detalhe relevante, Vettel chegou ao tricampeonato de forma limpa sem jogar carro em cima de rivais, o germânico não precisou jogar sujo como Prost, Senna e Schumacher. Chupa Galvão!!!

E não adianta lembrar o aconteceu na Malásia em 2013, Vettel não acatou ordens da equipe, só que Webber já tinha feito o mesmo:

Australiano ignorou pedidos do time e atacou Vettel
http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=8755

Foi ótimo para Vettel, acabou com aquela imagem de bom moço(campeões bonzinhos ninguém lembra né Schumacher ‘falem mal, mas falem de mim’). Vettel mostrou ao mundo que só a vitória interessa!

Na Malásia o alemão venceu na raça ao estilo Reutemann, Arnoux e Pironi, seria vilão se tivesse jogado carro em cima pra levar a vitória. Agora só falta vencer mais campeonatos em outra equipe pra acabar com essa bobagem de que o germânico só ganha graças a Newey. Qual a influência tiveram Barnard, Murray, Nichols, Head, Dernie nos anos 80?

Jim Clark chegaria ao bicampeonato sem Colin Chapman? O escocês foi bicampeão em 63 e 65 pelo domínio, sem rivais na pista. E o que dizer dos companheiros de Clark, Trevor Taylor em 63 e Mike Spencer em 65?

Enquanto Clark vencia tudo que podia, seus companheiros sequer podiam sonhar com pódios. Duvido que usavam o mesmo Lotus que Clark! Taylor só marcou um pontinho em 63 ficando em 16º no mundial, já Spencer marcou 10 ponto ficando em 8º no mundial em 65.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1963
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1965

Tudo era feito em torno do escocês, e Chapman não escondia que Clark era seu piloto preferido.

Nem Barrichello, Massa ou Webber passaram tanta humilhação quanto Taylor e Spencer na fantástica equipe Lotus! Fantástica, mas só para Clark !!! Os títulos de Vettel não podem ser questionados, Fangio foi pentacampeão porque pegava carro dos companheiros, aconteceu em 51 e 56. Porque o argentino nunca emprestava seu carro, porque ele era sempre o beneficiado? Muitas vezes o carro do argentino nem quebrava, ele sentia que o bólido não estava bom, parava nos boxes e pegava carro melhor emprestado. Assim é fácil chegar aos recordes e títulos…

Vettel não venceu campeonato graças a regulamento a favor(título artificial), muito menos precisou jogar carro em cima. Pra mim isso basta! Vettel vai se tornar um legítimo tetracampeão!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Clap, clap, clap, clap. Perfeito!

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Não sou fã do Vettel (sou McLarista… snif, snif), mas ele tem todas as características que marcam os grandes campeões. A principal delas no meu ponto de vista, foi a que você mencionou no seu texto: Campeão de verdade monopoliza a equipe, é o “macho alfa”. Por isso que sujeitos como Barrichello e Massa nunca serão campeões… SÃO FROUXOS…

Paulo Pinto
10 anos atrás

Calma, gente… o garoto, no atual estágio, é apenas o Herdeiro. Ele só se tornará uma lenda, quando igualar ou superar as conquistas do Maior Piloto da História.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Quando ele for pra um time que não ganha faz 15 anos, organiza-lo e vencer aí será um dos maiores; se for sentar em carro pronto e vencer vários títulos será grande mas não maior que Schumacher

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Não confunda maior, com melhor. Maior = resultados. Melhor = análise subjetiva.

Aparecido Rodrigues
Aparecido Rodrigues
Reply to  Alberto
10 anos atrás

A língua bi-furcada, não conseguiu ficar dentro da boca! Entre todos os grandes feitos do Michael (alemão) Schumacher, está o fato de trocar os italianos por uma competentíssima legião estrangeira, tanto que o Kimi, foi campeão com uma grande parte desta equipe estrangeira, e o Massa perdeu o titulo mundial graça aos italianos que já estavam no comando(aquela mangueira de combustível foi apoteótica!). memoria vale ouro!!!! Gente a Ferrari é isso que o Alonso está xingando mesmo, uma casa da mãe joana. Tire o periodo dos estrangeiros no comando, e o ultimo triunfo da Ferrari, será dos anos 70!!!!!

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Fico com aquele orgulho-inútil de saber que, quando Vettel apareceu como piloto de testes da BMW, eu percebi que ele seria um campeão em pouco tempo.

Claro que eu não imaginava que ele viria a ser tetra campeão em 6 anos de carreira (e um vice em 2009), afinal, quem imaginaria que aquele garoto teria a carreira de maior sucesso da história?

Sim, maior da história, pois nem Senna, Prost ou Schumacher tiveram um vice e 4 títulos em 6 anos. A formula Vettel-Newey-Horner superou qualquer expectativa.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
10 anos atrás

Detalhe: ‘só’ tem 25 anos…

Imagina quando chegar aos 30, 35 e por aí vai.

Só falta um Prêmio Laureus

Luis
Luis
Reply to  Carlos Henrique
10 anos atrás

Isso me faz lembrar de outra coisa preocupante que estive pensando: Ricciardo ficará provavelmente, seguindo a média dos bons pilotos, uns sete anos na RBR, e isso vai prejudicar deveras o desenvolvimento do Jean-Eric Vergne nesse programa de pilotos da Red Bull. O programa de pilotos está ficando grande demais para poucas equipes.

Neto
Neto
10 anos atrás

Vettel é muito bom sim, mas, por exemplo, se Alonso, Hamilton tivessem no lugar dele, também teriam ganho do mesmo jeito. A formula 1 moderna é 80% carro e 20% piloto. Ele está no lugar certo na hora certo. Os números da carreira dele são espantosos, porém levando em consideração que a equipe dele é a melhor dos últimos cinco anos, vemos que o feito dele não é estrondoso como falam.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

“Se” a Red Bull continuar no mesmo padrão e “se” Vettel continuar na equipe, acabará batendo os números do Schumacher sim. Numa comparação de idade, Schumy só foi tetra aos 32 anos, Vettel tem 26. Sebastião, por perspectiva, terá mais tempo na carreira. Porém, fica tudo no “se”. Vai que com todo mundo saindo do zero em 2014 a Marussia e a HRT fazem os carros mais top do grid!

Carlos Tavares
10 anos atrás

Lembro bem do famigerado post, e concordei já na época.

E vindo de quem veio, Hamilton, outro grande da atualidade, só faz valorizar.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

Não sei em que postagem foi, mas me lembro bem de você a chamá-lo de “Tião Alemão” , dizer que o cara ia longe, etc e tal.
Acertou em cheio!
O cara tem tudo para bater, de longe, todos os recordes!
Com a idade que muitos nem começaram ainda, o cara já é tri, e daqui a alguns dias, tetra!
Em 2016 pode igualar Schumacher, e não terá ainda 30 anos.
A turma da crítica (inveja) fica inventando, brincando com supositório de gelatina, botando defeito, responsabilizando o carro – é claro que na Marussia ou na Caterham não daria para fazer nada – mas o cara mostrou que é bom ainda na Toro Rosso, e prosseguiu na Red Bull.
É evidente que seria mais interessante uma disputa maior, mas o que fazer se ele ´faz parte do melhor conjunto? Inventar mais um merdelhamento, ops, regulamento específico para o atrapalhar, como foi feito com o Schumacher, e pelo mesmo motivo?
Saudades da F1 dos anos 70…

Jaime Mozer
Jaime Mozer
10 anos atrás

Piloto hoje em dia já não é tão fundamental com antigamente, hoje a maquina é muito mas muito mais importante que o homem sentado entre o volante e o motor.
Outro ponto de vista que vou registrar é o seguinte: A Redbull, red bull, Chicago bulls, constrói seus carros já há alguns anos voltados para o estilo de pilotagem do alemão, motivo esse que preferiu contratar um segundo piloto de pouco ou nenhum prestigio( nao é o chocolate).
mas contra números não existem argumentos…

Juliano C.
Juliano C.
10 anos atrás

Vettel, com 4 títulos, não é melhor que Alonso, que tem apenas 2. Nem acho melhor que o Hamilton, pra falar a verdade. “Mas Vettel tem quatro títulos, Hamilton tem apenas um, bla, bla, bla, etc. e tal…”.

Sobre o papo de “viúva”. Senna fez tudo o que podia na F-1? Se um dos moleques russos de Toro Rosso ou Sauber ganha o primeiro GP de 2014 – mas enche a cara na celebração, domingo à noite, e morre afogado na banheira do hotel – ele será pior que Ralf Schumacher, com sua meia dúzia de vitórias?

Fernando
Fernando
Reply to  Juliano C.
10 anos atrás

Muito bom.

Paulo Pinto
Reply to  Juliano C.
10 anos atrás

Será melhor nos percentuais.
Será pior nos números.
Será idiota no geral.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Juliano C.
10 anos atrás

Com base em que, exatamente, você afirma isso? Temos que respeitar as opiniões de todos, respeito a sua opinião, mas com base no “se” e no “acho”, não dá pra embasar nenhum argumento.

Cleverson
Cleverson
10 anos atrás

Concordei com a postagem do Flávio à época… E concordo com o post atual, também! Sebastian merece mesmo um lugar na História.

kurt
kurt
10 anos atrás

Flavio Gomes expôs muito bem a realidade . Agora penso comigo, podemos ver o quão é a grandeza do Schumacher. Parece que Vettel já ganhou tanto, mas para apenas igualar o Schumi ainda falta quase 3 vezes mais vitórias e mais 3 títulos mundias. Ou seja, em termos de títulos ainda falta um Ayrton Senna ou Lauda, por exemplo. Mais do que o Alonso já conquistou até hoje (2 titulos). Não é pouca coisa. Por isso Schumi é o maior de todos, a lenda. Fato!

Paulo Pinto
Reply to  kurt
10 anos atrás

Só não vê quem não quer!

Segafredo
Segafredo
Reply to  kurt
10 anos atrás

Vcs são analistas de estatísticas…..não conseguem ter uma visão contextual nem circunstancial sobre pilotagem na F1! se atentam somente aos nrs. Pra realmente alguém poder enxergar o que Senna representa na categoria, precisa entender coisas que estão nas entrelinhas de um esporte que mascara a essência da disputa em prol de interesses comerciais, onde se chega ao cúmulo de fabricar pilotos e carros vencedores. Só por isso que Schumacher não é e nem será considerado o maior de todos….e, se Vettel continuar nessa linha, também não o será!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

“onde se chega ao cúmulo de fabricar pilotos…”

Essa “fábrica” simplesmente peneira talentos.

Renan Santos
Renan Santos
10 anos atrás

Complicado. Vettel, em termos de temporada completa correu entre 2008/2013.

Apenas em 2008 e na primeira metade de 2009 não teve o melhor carro. Dali em diante, dirigiu obras primas de Newey. Tem méritos, e é com certeza um dos maiores. É extremamente veloz e tem aquela qualidade de desenvolver projetos e trabalhar duro ao longo da temporada, típica de gente como Lauda, Piquet e Schumacher.
Não acho que em termos de velocidade pura e pilotagem seja um “puro sangue” como foram Clark, Senna e Fangio. Em 2009 e 2010 foi pouco melhor que Webber, um piloto absolutamente mediano, mas havia a pouca experiência pesando.

Acho impossível comparar pilotos de eras diferentes, pois cada era demandava um piloto e um tipo de qualidade. Senna/Vettel não levariam a Brabham de 81 e 83 ao título, bem como Piquet e Lauda não seriam os pilotos que foram nos carros de hoje, que demandam velocidade pura o tempo todo. Jack Brabham idem, talvez.

Cada época tem seus mitos. Sempre fui um advogado da “superioridade absoluta” de Senna, meu ídolo de infância, mas hoje vejo as coisas de maneira diferente. Cada época e cada circunstância demanda um tipo de piloto diferente, e assim temos diferentes tipos de gênio.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Renan Santos
10 anos atrás

Só discordo da parte m que diz: “tem aquela qualidade de desenvolver projetos”, pois sabemos que isso quem faz é Newey.

José Antonio
José Antonio
10 anos atrás

Esse alemão acabou conquistando mais que titulos e vitórias, conquistou a admiração de todos que gostam de automobilismo.
E com relação a ultrapassar o schumy, acho que ele já o fez quando alinharam no mesmo grid por dezenas de corridas e o venceu em diria 99,999% das vezes.

Mas pra quem já escreveu seu nome na lista dos melhores de todos os tempos e em tão pouco tempo isso não é nada.

PC Crusca
PC Crusca
10 anos atrás

Acho que a comparação é impossível, como eu achava que era a que faziam entre Schumacher e Senna.

Há um outro artigo aqui, do Anthony Davidson, falando dos circuitos. Hoje, os carros quebram menos, o câmbio é semiautomático, há grandes áreas de escape, pouquíssimas curvas de alta perigosas e o “fator medo” é menor. Nada que tire os méritos do Vettel, que está enfrentando adversários nas mesmas condições. Mas comparar com Piquet, Senna, Mansell, Prost, Damon Hill, Mika Hakkinen e todos outros antigos é difícil, porque a Formula 1 mudou demais justamente após o acidente do próprio Senna.

Talvez a frieza e o arrojo do Senna, que eram seus diferenciais, seriam nulos nesta Formula 1 de hoje, e ele estaria correndo no meio do pelotão, sem destaque. Nunca saberemos. E não vejo motivos para especular. Vamos curtir o “Show do Tião” e o que seus qualificados adversários farão para quebrar essa supremacia.

Richard Hermann
Richard Hermann
10 anos atrás

Vettel é bem melhor que Schumacher em todos os sentidos relacionado ao esporte.

será?
será?
10 anos atrás

Com pistas cada vez mais seguras, em que o cara pode sair da pista tomar um sorvete e voltar pra ganhar, carros cada vez mais confiáveis e uma excelente estrutura de equipe, vai ficar cada vez mais fácil um grande superar os outros grandes.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
10 anos atrás

Proporcionalmente ele já é melhor que o Schumacher, mas falta ainda lógico. Vamos ver no ano que vem com as mudanças se ele vai continuar como está.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

O Vettel é um genio mesmo, monstrinho.

Ganhar em monza com aquele toro rosso, que era uma minardi que algumas alterações, foi de tirar o folego, uma vitoria de guardar na memória.

Jalim Rabey
Jalim Rabey
10 anos atrás

Hoje em dia a diferença entre gerações é muito maior, quem está nascendo agora com 2 anos já quer brincar no tablet, antigamente um bebe de 2 anos era quase uma larva. Algo estranho está acontecendo, a percepção de tempo é diferente, mal guardamos a árvore de natal e já temos que enfeita-la novamente.
Comparar pilotos de agora com os de antigamente é uma total falta de critério, assim como se Pelé fosse teletransportado para jogar o brasileirão 2013, iria ser um vexame.

O que podemos comparar é o grau de “Mito” do indivíduo:

Vettel: pode ganhar 10 mundiais e …? Capaz de mesmo assim não ser respeitado

Schumacher: foi só enfrentar uma geração de pilotos forte que queimou a biela e sai da F1 pela porta dos fundos

Senna: Mito supremo, o Deus das pistas, a essência do automobilismo. Chupa antis!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Jalim Rabey
10 anos atrás

Viúva mortalmente ferida na região do cotovelo!

Christian
Christian
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

No cotovelo e na cabeça também !

Guilherme Jales
Guilherme Jales
10 anos atrás

O Brasil já teve 3 lendas na F1. Para os pachecos de plantão, ele é só a segunda da Alemanha.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Ja disse Mark Webber em 2010: “Vettel vai deixar a F1 mais sem graça que Schumacher…”. Na época não botei muita fé, mas hoje vejo que suas palavras estavam certas. Apesar do Vettel ser um piloto completo (rápido, ambicioso e malandro), na minha humilde opinião tem gente melhor no grid, só não tem carro. Acredito que no ano que vem não veremos essa supremacia, afinal, os carros passarão por uma mudança drástica e não acredito que a Red Bull vai sobressair tanto assim sobre a concorrência.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

Concordo.

Vettel, o sucessor de Schumacher. O pesadelo dos ‘anti’ e das viúvas continua.

Se prepare para a enxurrada de murmúrios, choros e lamentos das viúvas e dos “puristas” que só sabem detonar os pilotos atuais e a F1 do século XI.

Aguardando os clichês:

“Também, com a RBR do Adrian Newey…”
e/ou
“Chupa Alonso!”

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Que análise perspicaz Peter. Vc manja muito hein!!! Vc consegue manjar mais de F1 que o Nelson Piquet…

fernando duarte amaral
fernando duarte amaral
10 anos atrás

Acho que isso tem a ver com o outro post, sobre o que falou Anthony Davidson….

Estevão
Estevão
10 anos atrás

Para a tristeza dos torcedores de Vettel, o show acaba esse ano.
Em 2014, Alonso vai à forra.
Abs.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Estevão
10 anos atrás

Ouvi isso nos dois últimos anos… sonhar não custa nada!

Paulo Pinto
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Os fãs de Alonso não enxergam o óbvio:

Os gênios (Newey e Vettel, inclusos), além de talentosos, são bastante versáteis.
Ambos se adaptarão aos turbos.

gera
gera
10 anos atrás

Lêndia Viva.

Christian
Christian
10 anos atrás

Melhor que o Sapateiro ! Schumacher quando pressionado errava muito, já o “menino” com pressão ou sem pressão, raros são os erros, essa é a diferença gritante, entre ele e o futuro maior Vice (Alonso) da história da F1. Podem falar o que quiserem do carro, hoje, Vettel com ou sem Adrian, no conjunto, é o melhor piloto da F1

Andre Luiz
Andre Luiz
10 anos atrás

Hoje mesmo irei comprar um veículo da Red Bull automóveis.

Alan Roberto
Alan Roberto
10 anos atrás

Eu não vejo os números como maior fator pra se definir quem é o melhor….
..bom..é a minha opinião.. claro…

Para mim.. O Schumi.. que é um gênio.. ainda está atras do Senna e do Prost… e Vettel ainda está atrás de Lauda e Piqu,.. por exemplo

E o São Caetano… ainda está atras da sua Lusa…

grande abraço

Marcelo Masili
10 anos atrás

E tem muito a ver com o contexto que você postou aqui, sobre a entrevista do Anthony Davidson. Acho que ao mesmo tempo que a segurança quase total dos dias de hoje permite que os caras vivam na imprudência desmedida (e muito braço consiga se firmar na categoria ou por estar com o bolso cheio, ou pro algum apadrinhamento), acabou premiando os bons pilotos com a possibilidade de irem um pouco além, destacando seu talento (e se destacando do “pelotão do perigo”). É uma geração muito boa, e o Vettel – com o perdão do clichê – era o cara certo, na equipe certa e na hora certa.

Legal pra uns caras que nem eu, pós 30, que presenciaram desde o Piquet até os dias de hoje, três épocas distintas e brilhantes, cada qual à sua maneira.

askjao
askjao
10 anos atrás

Viuvas invadindo em 3…2…