CHICO

100_5063
Chico (de óculos escuros) no Blauer Rauch 2008: um dos maiores entusiastas da marca, fundador do Três Cilindros Clube de São Paulo em 2001

SÃO PAULO – Em 2001, eu já tinha DKW havia algum tempo. Existia um clube em São Paulo, mas digamos que ele nunca foi muito querido pelos que realmente amam o carro, a história da Vemag, aqueles que só querem que nossas pequenas maravilhas sobrevivam, seja como for.

Então, conheci o Chico. Ele e o Zé Carlos, cada um com seu DKW, Chico com o 67 verde, Zé Carlos com a Vemaguet cinza, também 67. Foram os criadores do Três Cilindros Clube de São Paulo, que não pôde usar DKW no nome por causa daquele outro clube — um tanto segregacionista.

Imediatamente me identifiquei com a dupla, me associei ao Três Cilindros e por longos anos o Chico, que comprou seu primeiro DKW em 1987, tocou o barco com incrível paixão e enorme competência. Nosso clube se tornou o principal da marca no Brasil, encontros foram promovidos (como os inesquecíveis Blauer Rauch em Itu, 2008 e 2009), a participação no Blue Cloud foi maciça, novos associados chegaram, carros foram restaurados e trazidos de volta à vida.

Fiquei muito amigo do Gabriel, seu filho, que quando conheci devia ter o quê, uns 15 anos? Moleque apaixonado por carros, profundo conhecedor da marca, herdeiro legítimo do amor que o Chico tinha pelos dois tempos e pelos três cilindros que nos movem pelas horas, dias, semanas, meses e anos.

Francisco Zioli se foi segunda-feira aos 57 anos e a esta altura está fazendo fumaça por aí, como sempre com o motor reguladinho, o popopó abafado e gostoso de ouvir, o Belcar limpinho e encerado, e todos nós ficaremos por aqui morrendo de saudades de seu sorriso.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz dellano
luiz dellano
9 anos atrás

putz!!! muito novo para deixar este mundo,,, vai em paz!!!!!!

Ricardo C. Forghieri
Ricardo C. Forghieri
9 anos atrás

Oi FG e prezados colegas da equipe 3=6 . Surpreso com a notícia de falecimento do Francisco Zioli Ramundo , via José Matto2 , me solidarizo no pesar de todos e relembro com carinho um sábado de manhã , 10 de dezembro de 2003 quando o conheci , veio a minha casa na Aclimação para levar a nossa Puma DKW GT 1000 , chassis SO 98373 , ano 1967 , que comprou naquele dia .

Raimundo Orrú
Raimundo Orrú
9 anos atrás

Foi um Amigo de peso fizemos muitas festa juntos e nos divertimos com demais amigo que a essa altura ela faça parte do outro clube das nuvens azul

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

Grande Chico!
Mesmo morando no Rio de Janeiro, meio longe, fui sócio do 3 Cilindros por um tempo, até ver que não fazia muito sentido.
Ainda assim, quando fui a São Paulo com meu Belcar (em 2006, 50 anos da Vemag), participei do almoço de aniversário do clube, no Rancho Comanche, e fui tratado por ele como se (ainda) fosse sócio, talvez até melhor.
E nos vários Blauer Rauch a que fui, a mesma coisa…
Apesar de distante, me dava muito bem com ele e com o Gabriel, seu filho.
Quando pensamos em criar um clube de DKWs no Rio de Janeiro, insisti muito para que fosse, vamos dizer, uma “filiação” ao 3 Cilindros de São Paulo, tendo feito, inclusive, o símbolo do clube, uma adaptação do original, com as cores do Rio, o azul e branco.
Infelizmente, a turma daqui não quis, até por desconhecimento.
Uma pena, mais um que se vai…
Lettry, Casari, Dal Pont, Seu Nizio, Norman, Seu Helio (Braga?), Urbano, Jorge Amador…
Lá de cima, entretanto – em muito boa companhia – estará observando, e rindo, das merdas que fazemos por aqui.
Tchau, Chico, até um dia…
Roberto Fróes

Marcelo Masili
9 anos atrás

Bela homenagem. Um abraço e força por aí.

Gabriel
Gabriel
9 anos atrás

Obrigado, FG e amigos, ele fazia tudo isso com muito amor, por isso grandes amigos conquistamos!!!

Daniel Granja
Daniel Granja
9 anos atrás

Linda e merecida homenagem ao nosso querido e eterno amigo. Ele sempre foi uma espécie de pai para mim dentro do nosso mundo 2T. Como disse outro dia, sentirei falta dos passeios, das conversas, das pizzas no sábado à noite…..

Seu espírito estará sempre vivo em minhas melhores lembranças e no meu coração. Senti muito a sua partida e escrevo isso com lágrimas nos olhos, mas sei que ele está bem agora.

Obrigado, Flavio.

Helio Silveira Junior
Helio Silveira Junior
9 anos atrás

Um Grande Amigo, Conhecedor ímpar Dos Três Cilindros, Me Ajudou A Deixar Outro Chico, O Bento, Meu Candango, Do Jeito Que Deveria Ser. Descanse Meu Amigo E Faça Muita Fumaça Azul Por Onde Estiver

Ayrton
Ayrton
9 anos atrás

Bem oportuna a homenagem
O Chico deixa amigos e saudades.
.