TÔ COM O BERNIE

SÃO PAULO (mas… agora?) – Bernie Ecclestone concluiu: essas unidades de força elétricas acopladas a um V6 turbo 1.6 não são para a F-1. E ele vai trabalhar para mudar as coisas a partir de 2017.

Concordo plenamente. Mas fazer isso agora quebra as pernas de todos na F-1, a não ser que os novos motores imaginados por Bernie sejam tão simples quanto pão com manteiga.

De qualquer forma, se mudarem algo, a prioridade tem de ser o barulho.

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Eddie
Eddie
9 anos atrás

Esse velho caquético está perto de conseguir a proeza de acabar com a F1.
Nem os pilotos nem as equipes estão mais suportando ter que mudar todo ano o paradigma de desenvolvimento de carros por completo.
Total falta de respeito ao projeto de crescimento que as equipes fazem ao longo do tempo tanto no ambito financeiro quanto tecnico !!!

Asca_ri
9 anos atrás

O mundo inteiro está reclamando do barulho dos motores, e ae é para beneficiar a Scuderia???

Deveriam no mínimo respeitar, é a única que está nessa joça desde o começo, com dinheiro, sem dinheiro, quase quebrada, enfrentando um grid inteiro com motor Ford-Cosworth quando Henry Ford queria aniquilar Enzo Ferrari por este não ter acertado o valor da sua oferta de compra, e mesmo assim nunca fugiu ou fez como tantas outras coxinhas “…vou sair um pouco esperar as coisas melhorarem e ae eu volto…” ou que eram surradas sumariamente (Lamborghini, Porsche e outras, e desistiam 1 ano ou 2 após tentarem, ou que ganhavam dois anos seguidos, investindo mundos e fundos e então para não dar frente aos concorrentes saiam “.. já ganhamos, agora vamos embora….”

Fórmula 1, o nome já diz tudo, tem que ser a número 1 em tudo, performance, “música”, pilotos e etc… Agora, se temos montadoras ditas FOR RACE e que inventam que a F1 não vale a pena, e com isso deixam o grid esvaziar, reclamem delas BMW, Porsche, Ford, Nissan, Toyota…. Estando todas na categoria, disponibilizem 5 marcas de motores no mínimo e se alguém quiser vender chassi que o façam, afinal as outras equipes não terão os mesmos engenheiros, pilotos, combustível e etc….

Titus
Titus
9 anos atrás

Por que não pode ser como antes? V-8, V-10, V-12, aspirado, turbo e o escambau. Carro de seis rodas, com ventilador na traseira (proibido), efeito solo, suspensão ativa. Toda temporada tinha novidades, geniais ou bizarras, mas tinha. Acredito que o excesso de regras é que esteja matando a F-1. Newey declarou recentemente que tá puxando o carro porque tá de saco cheio desses regulamentos draconianos que tolhem a criatividade dos projetistas. É isso. A F-1 tem de surpreender o tempo todo e não ser esse troço previsível que revela na primeira corrida, ou ainda na pré-temporada, a equipe campeã. E tem de ter barulho, sim! Antes, quando um carro rasgava a reta oposta de Interlagos a arquibancada da reta dos boxes tremia. F-1 sem ronco é como tirar a bateria do Led Zeppelin…

Squa
Squa
9 anos atrás

Minha opinião. Libera geral, limita a cavalaria em 1000cv e cada um vai do que quiser, V8, 10, 12, hibrido ou não, gasolina, diesel, mais ou menos como no WEC.

Titus
Titus
Reply to  Squa
9 anos atrás

Apoiado. Antes era assim. Hoje escolhem até o pneu que a equipe vai usar.

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Esses velhotes da FIA tão mais perdidos que cego em tiroteio, toda hora tem mudança de regra, mudanças grandes, virou o samba do criolo doido. Enquanto isso, a crise das pequenas e médias equipes, o fato de só filhinhos de papai montados na grana conseguirem correr, os carros extremamente tecnológicos que nivelam por baixo os pilotos, isso esses escroques não discutem.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Eu concordo contigo, Raphael. Estão reclamando que a F-1 está em crise,. Estão reclamando dos altos custos. A cada ano o número de equipes diminui pq não tem dinheiro pra se manter e eles ficam inventando moda.

Mudaram de V8 pra V6 híbrido e lá se vão milhões no desenvolvimento. Agora querem voltar aos motores V8.

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

Isto tem uma explicação : beneficiar uma certa Scuderia que pela sua arrogância por não saber perder para uma equipe com uma estrutura menor que a sua e também para esconder a sua total incompetência fica com birra na categoria (eu vou sair, desse jeito não dá e etc) e aí os dirigentes na pressão mudam os regulamentos a cada ano para tentar satisfazer a “coitada e perdida arrogante”.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Marcos José
9 anos atrás

Marcos, vc viajou de uma forma tão grande que esqueceu que durante o período de domínio da escuderia a que vc se refere e de um certo piloto desta escuderia, mudaram o regulamento duas vezes para as outras equipes poderem acompanhar.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Umas das maiores qualidades do ser humano é ser livre.

E a pessoa só pode ser livre de verdade quando pode falar aquilo que sente. E fazer aquilo que quer. E ser bem sucedido em tudo.

Ano passado Ve44el achou o barulho do motor uma merda e disse justamente isso: é uma merda. E phoda-se quem quiser. Os outros não tiveram coragem de falar. Mas era (é) verdade.

Depois de 6 temporadas na Red Bull, e 4 títulos, queria realizar o sonho de infância e ir pilotar a Ferrari. E foi. E recebido de braços abertos. E ainda ganha 100 milhões de obamas por ano para fazer isso! E foi homenageado pela ex-equipe.

Agora comparem o Allonzo com a liberdade do Ve44el e terão o sujeito mais preso e acorrentado do mundo.

Aliás, foi só o Frustradonso ser demitido da Ferrari que o carro melhorou!

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Você tem algum problema com o Alonso? Ele te magoou tão assim profundamente? Você sabe que quando uma pessoa não para de falar na outra é porque geralmente é amor. Não entendi sua comparação com o Vettel. Só porque ele reclamou do som ele tem liberdade e o Alonso não?! Dentro do contexto parecia que ele estava é chorando por estar andando atrás, inclusive do companheiro de equipe. Alonso jamais andou atrás do companheiro, com Hamilton foi empate. E não cante vitória ferrarista antes da hora não, porque tem muito treino pela frente. Se a Ferrari está forte ou não saberemos no fim do mês, nos últimos treinos. Torço para que esteja até, assim como a McLaren, para termos disputas com a Mercedes entre 5 campeões mundiais. abraços.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Thiago Moyses
9 anos atrás

Não existe empate na tabela de pontos do Campeonato Mundial de Fórmula-1, Thiago Moyses. Informe-se melhor e você vai descobrir que Hamilton ficou à frente de Alonso em 2007.
“Alonso jamais andou atrás do companheiro” é uma mentira que o Vicellez tenta perpetuar a todo custo.
E o pior de tudo… o inglês era ESTREANTE.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Moyses é com “Y”!?

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

O meu é. É sobrenome.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Esse aí se apaixonou por um venezuelano chamado Alonso, levou um pé na bunda e ficou só aquela paixão que quando entra fica.
Não liga Thiago, esse aí é mais burro que uma porta:
https://www.houseofnames.com/moyses-family-crest

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Allez Ricardo Alonso!?

Eita boiolagem sem limites.. Já vi defender mulher, mas defender homem assim é comprometedor!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Hahahaha, como não pensei nisso antes. O pior jogador do mundo pro Chupez deve ser o Xabi Alonso, aquele canalha, ingrato e picareta.
Kkkkkkkk, essa foi ótima, e eu imaginando que Alonso tinha pegado a mulher do Alfredo….

Marques
Marques
9 anos atrás

O barulho está mais alto esse ano (é só ouvir/ver os vídeos da pre´temporada). Os carros estão bem interessantes. Tio Bernie vai continuar tentando estragar a categoria e não vai conseguir (é só birra com o Todt? Qual é o problema?) Passou da hora desse velho gagá se aposentar

Luiz Morais
Luiz Morais
9 anos atrás

Ora, muito fácil! Retira-se a merda elétrica toda e sobra só o V6 Turbo de 1.6L. Já é mais cc que na década de 80 quando eram 1.5L. Assim baixa o peso do carro, afinal essa porra elétrica pode até não parecer, mas pesa pra caramba, esquenta mais ainda e por cima de tudo tem o risco de choque.
Se retirar essa parafernalha elétrica e deixar de frescura com os pneus de farinha o povo vai andar como loucos levando ao limite tanto o carro como os pneus. Aí sim volta a ser corrida de pilotos de verdade.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Eu pensei o mesmo Luiz. E liberava os giros acima dos 15 mil rpm.

Boca
Boca
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Mas nesse caso o Hamilton vai continuar ganhando…

Zé Clemente
Zé Clemente
9 anos atrás

Gostaria de ver uma coisa que a F1 nunca vai fazer, para a qual tem tecnologia de sobra para fazer um com incrivel rendimento – um motor 2 tempos. Aí sobraria ruído para ninguem mais reclamar.

Rodrigo Luiz Martins
Rodrigo Luiz Martins
9 anos atrás

Eu acho que o regulamento atual deveria ser mantido até 2016 ao menos, até lá as equipes vão poder tirar tudo dos motores e da aerodinâmica.
Além do mais as equipes merecem uma estabilidade no regulamento e em termos de gastos não existe coisa pior que mudar o regulamento, se não eu não duvido que equipes importantes vão migrar pro WEC.

DANIEL
DANIEL
9 anos atrás

F1 sempre foi referência em tecnologia!!! Abrir mão disso por causa de barulho, só estando gagá mesmo!! Será que esse véio não tá vendo as equipes todas quebrando? Vai querer mudança novamente???!!!

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Um engenheiro da Renault disse que as usinas atuais da F1 ainda estão bem longe do limite, e que, quando os engenheiros conseguirem extrair 100% de eficiência do conjunto, daria pra atingir até 1600cv – mais do que os turbos dos anos 80 rendiam em configuração de treino. Eu acho bobagem voltar atrás agora que as fábricas estão aprendendo a mexer nos brinquedos. E se quiserem mais barulho, é só botar dois escapamentos.

Winston
Winston
9 anos atrás

Falando serio, não tem volta, os sistemas elétricos não vão mais sair.
Podia-se aumentar um pouco, 1,8 ou 2,0 e talvez bi turbo seria legal com escapamento com duas saídas, mas motores 6 cilindros são silenciosos devido o equilíbrio da combustão, se a ideia inicial dos motores serem 4 cilindros tivesse sido mantida teríamos mais barulho até porque os cilindros seriam maiores.
O BMW 1.5 Turbo 4 cilindros do Brabham BT52 do Piquet em 83 fazia bastante barulho e gerava mais de 1000CV segundo o Piquet.

emerson carara
emerson carara
9 anos atrás

Motor hibrido chegou para ficar….,…chorem viuvas do v8

Winston
Winston
9 anos atrás

302 V8 com quadrijet, AP2000?

Winston
Winston
9 anos atrás

V12 3.5l, V10 3.5l, PT6 turbina

Winston
Winston
9 anos atrás

6 cilindros em linha 4.1 com 3 carburadores!

Herik
Herik
9 anos atrás

O barulho dos motores está voltando. E bonito. É só permitir mais desenvolvimento dos motores e carros que tudo entrará nos eixos. Querem mais barulho? Mudem os escapamentos. De um para dois já representará uma grande mudança.

Mas alterar tudo depois das marcas gastarem tubos para desenvolverem estes motores complexos será um tiro no pé. É esta nova tecnologia que trouxe a Honda de volta e está fazendo sucesso no WEC.

Ah, quando a corrida é boa ninguém lembra de barulho.

Guimartins
Guimartins
9 anos atrás

Aí as equipes gastam as turras pra desenvolver esses carrinhos de fricção e quando começam a entender o funcionamento da coisa (vide Ferrari) muda tudo de novo.

Empresário não gosta de jogar dinheiro fora (ninguém gosta, mas empresários capitalistas sanguinários menos ainda), por isso o WEC tem sido uma alternativa tão interessante. É seguro como investimento, é rápido, dá razoável retorno de mídia e permite o desenvolvimento de novas tecnologias utilizáveis na produção – coisa que a F1 deixou de permitir há mais de uma década.

José Angelo
José Angelo
9 anos atrás

Flavio, tô lendo o “Não sou um anjo”, você já leu? Estou no começo ainda, pouco mais de 100 páginas lidas, mas já deu pra perceber que não é de hoje que o Bernie é astuto pra fazer dinheiro na mesma proporção que só pensa no dinheiro independente dos meios.

Algumas passagens me parecem um pouco exageradas no livro… mas tô gostando de ler. Vale a pena.

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

V8 forever

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Podiam utilizar os V8 de 2013 aprimorados. Mais fácil do que isso impossível. Esta tudo praticamente pronto.

A Mercedes teria no minimo dois anos para aprimorar o seu motor e fazê-lo tão bom quanto o V8 da Renault, digo o mesmo para a Ferrari.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O motor V8 da Mercedes já era bom. Ruim era o carro que consumia pneus em excesso.

Cranio
Cranio
9 anos atrás

Eu acho uma tremenda sacanagem com as fabricantes de motores. Os caras só agora estão chegando no limite desse motor e já recebem esta mensagem…

Mas, pelo menos, as equipes médias e pequenas não precisam se preocupar muito, já que só temos 4 fabricantes de motores (Ferrari, Mercedes, Honda e Renault).

Barulho? Não assistí nenhuma corrida ao vivo e para mim, tanto faz se tem ou não…

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

OOpa, esqueci, e evidentemente tirar os sistemas elétricos, só na combustão !!!

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Que tal manter os V6, aumentar para 2 litros e liberar as rotações ???

Alessandro Silva
Alessandro Silva
9 anos atrás

Não gosto nada do Zé das Medalhas. Mas essa ideia de usar motores semelhantes aos da Indy na Formula 1 me agrada e muito. Não curto essa coisa de carro hibrido. Pra mim carro elétrico é carro elétrico e carro à gasolina é carro à gasolina. tanto na rua quanto na pista. Deixem o apelo ecológico com a Fórmula E. A Fórmula 1 é, sempre foi e tem o dever de continuar sendo uma categoria top. Mas ao mesmo tempo, acho que um motor V8 aspirado é coisa da Nascar. Coisa de americano reacionário. Sou mesmo é fã de motores menores e mais eficientes. A concepção de um 1.6l turbo de 700/800hp é algo que me deixa louco. Lembro que em 1983, a Brabham usava em seu carro um motor BMW 1.5l turbo de quatro cilindros que era tão potente quanto os V8 daquela época. Então, se fizerem mesmo este motor V6 2,2l bi-turbo sem esta parafernália elétrica de recuperação de energia, com limite de giro em 18000 rpm e com reabastecimento, garanto que teremos mais barulho, o inconfundível e delicioso assobio do turbo e um espetáculo como tínhamos antigamente.

Daniel Ramos De Oliveira
Daniel Ramos De Oliveira
9 anos atrás

Flávio Gomes, tava vendo os vídeos dos testes deste ano, e sinceramente achei eles bem mais altos e já tá ficando difícil novamente de ouvir, com exceção dos motores Honda (que parece um helicóptero) os ruídos melhoraram (especialmente Ferrari e Mercedes-Benz), eles tão gritando mais. Mas ainda prefiro os V8, acho que o Bernie deveria aceitar a proposta da Ferrari, e tacar um V8 Turbo com até 1000 cavalos, daí sim a F1 vai ficar top, e barulhenta novamente (hehe).

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
9 anos atrás

Mais uma do Vovô Traquinas. Bernie, para os íntimos, sempre foi assim. MIrabolante e cheio de sacadas, especialmente em aumentar o próprio patrimônio. A ideia até que é boa, mas e o dindim? Um V8 biturbo de 2.2 litros não é apenas um V6 com mais dois cilindros encaixados, mais um turbinho ao lado daquele que já lá e mais umas 600 cilindradas. Não é assim tão simples quanto parece. É uma unidade de força ( arrrghh! ) totalmente nova, desenvolvida a partir do zero. E tudo que é feito a partir do zero na F1 custa um caminhão, ou melhor, dois caminhões de dinheiro. Sem exagero. Acho a ideia do Chegabem, onovo chefão da Ferrari, muito melhor: que se retire aquela naba de MGU-K, ou seja lá que nome tenha aquilo, e coloque-se mais um turbo no lugar. É claro que a configuração de espaço terá de se alterada, mas não é de todo complicado, contanto que se mantenham a litragem e o número de cilindros do projeto original. E parem com essa bobagem de congelamento. Pelamor. É a pior coisa que já inventaram na F1, porque custo que é bom não reduz coisa nenhuma. Basta vocês perguntarem para as equipes o quanto, na ponta do lápis, elas economizaram de uns tempos para cá. Mas, aí concordo com o Flavio Gomes, tudo isso deve servir para uma coisa em especial: aumentar o barulho desse troço, senão não adianta picas.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

Pior foi a matéria do Jornal da Globo, dizendo que o barulho está BEM MAIOR que ano passado! puta mentira!
vergonha alheia essa matéria pra tentar atrair audiência

LUZ PRATA
LUZ PRATA
9 anos atrás

Bom dia Gomes e galera.

Qualquer regulamento de Chassis e Trem de Forca…que SiR Bernie e sua Trupe… inventar para 17…nao vai adiantar Nada…se nao proibirem as Flechas de Prata de participar…elas vao continuar dando PAU GERAL…hahhahahahahaharrrrsss…. outra….que vergonha a performance da Honda hein galera? ?? valeu.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  LUZ PRATA
9 anos atrás

Vergonha! Andou mais que os motores Renault nos primeiros testes da temporada passada. Ainda assim foi a RedBull, equipada com as unidades da fabricante francesa a única equipe a vencer corridas além da Mercedes.
E mais: Pra quem gosta de barulho, o ronco dos motores japoneses impressionaram.
Acho que até barcelona eles resolvem tudo.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alessandro Silva
9 anos atrás

Acorda cumpadi….pense antes de se expressar publicamente…hhhhhaaaaaaaaaaarrrrrrrrrsss…valeu.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  Alessandro Silva
9 anos atrás

LUZ PRATA, Ricciardo não é piloto da RedBull? Não foi ele o único piloto a vencer além de Hamilton e Rosberg? Não era Vettel quem andava falando horrores do carro nos primeiros testes? E não sou só eu que estou falando. Leia isso: http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/conta-giro-v6-turbo-provam-evolucao-e-sao-mais-rapidos-e-barulhentos-em-jerez
Não estou dizendo que a Honda vai disputar o título, mas acho que vão andar como os carros do ano passado andaram em seu primeiro ano. Só isso.
Acho que você é quem deveria pensar antes de de se expressar até sozinho.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alessandro Silva
9 anos atrás

Caro Alessandro me desculpe a rispida resposta que lhe dei anteriormente… outra…va no youtube e veja varios fiminhos do Mclarem/Honda se arrastando pela pista…o barulho chegar a ser Bizarro….hahahaharsrsss Impossivel algo com um barulho escroto desses pode ser considerado um Bom motor/hibrido…valeu.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Desculpe, mas não concordo…
Imagino o puta investimento que os fabricantes tiveram para fazer este conjunto “hiper-tecnológico”, que teria que ser jogado fora com apenas três temporadas de uso. Seria um desperdício de tempo, dinheiro e inteligência.
Tudo isso em nome do barulho, pq esporte a motor tem que ter ronco, é demais. As equipes estão nadando em dinheiro mesmo.
Se fosse permitido no regulamento, um misto com os motores V8 antigos, com os novos V6 Hi-Tech Super Mega Power, sem custo, do tipo dos fabricantes irem buscar os motores V8 em suas sucatas e pôr para funcionar, eu concordaria.
Desperdíçar tanta grana assim, só por causa do ronco, não consigo entender. Nem se tratando de F1

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
9 anos atrás

Só internando o velho. A Honda já deve estar arrependida de entrar nessa bagunça, ainda mais vendo um WEC e WRC tão bem organizados.

Li uma entrevista de algum diretor que voltar ao V8 não quer dizer muita coisa, já que o motor V6 em 100% de acerto pode render mais de 1600cv, coisa que nem o V8 pode atingir, então o correto não seria deixar as equipes mexer no motor para dar mais potência e consequentemente fazer mais barulho?

Sou fã da F1, mas que bagunça que anda a categoria, se não fosse os bilionários querendo lavar dinheiro a categoria já teria acabado faz tempo.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Diego - Floripa/SC
9 anos atrás

Só que com este acerto bebe muito e o combustível é limitado.
Motores de dragster geram zilhões de cv , mas só duram segundos!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Mimimimi, esses motores são demais! Bernie tem birra com Todt, isso vai acabar com a f1.

Lio
Lio
9 anos atrás

Puts que merda pensei que Bernie ja tinha resolvido isso e o barulho ja ia voltar em agora em 2015…que merda mais um ano ??? Bernie ta ficando velho…a BAIXA DO MARKETING ACHO QUE NÃO AGUENTA MAIS UM ANO…

Magnum
Magnum
9 anos atrás

Mas ele vai fu a galera toda, depois que viu a merda que deu esse 1.6 de carrinho bate e volta. O fato é que quem não tá quebrado não tá podendo gastar com motor, pq já gastou pacas nesse, já gastou pacas na liberação de atualizações, a galera não vai gostar. O argumento da potência não serve pq tem engenheiro aí, como disse o GP, que falou que esses v6 dão 1600 hp se liberar geral, não sei como, mas se o cara falou…
Outra, v8 biturbo com 2,2 litros só tem um jeito de fazer barulho bom, giro, rpm, talvez acima de 17000, e a grana pra fazer isso? e a tecnologia pra fazer virar essa merda por 5 corridas? Dá não…

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Magnum
9 anos atrás

Formula clássica: Qualquer nº de cilindros ( se acharem que um H-16 é a resposta,ótimo), TRES Litros aspirado, KERS livre , Mantém-se os 1.6 turbo com traquitanas elétricas para quem achar necessário (i.e. não tiver $$$$ para a transição). Válvulas pop-up padrão para limite da pressão (1,5 bar) Redução drástica de apêndices aerodinâmicos. Freios regenerativos obrigatórios. Se forem motores baseados em blocos de série melhor. Bonus no combustível!
E liberação do pessoal que quer experimentar: turbinas (como na velha Lotus), motores 2t, motores wankel, carros 100% elétricos,

Magnum
Magnum
Reply to  Magnum
9 anos atrás

Só mais uma coisa: acho que o doidim quer ser diametralmente oposto à FE e não quer saber mais de baterias, carregadores, etc… tudo para diferenciar o produto dele, pq, a FE vem crescendo muito e é uma opção de entretenimento e competição mais barata que a F1. Então, deve estar pensando que o retorno a certas origens pode fazer bem, ou seja, queimar gasolina apenas, fritar borracha e fazer barulho, com carros difíceis de dirigir, o que seria uma boa mesmo. O veizim tá meio desesperado com a merda que deu esses alinhamentos com certas tendencias, isso sim…

F.Raeder
F.Raeder
9 anos atrás

Se garantirem barulho de carro de verdade (e não de Uno Mille como foi ano passado) já vai ser o máximo…daí pedir a volta do câmbio manual já seria sonho demais, não?

José Morelli
José Morelli
9 anos atrás

Depois se alguém fala que o Bernie é amador……aí “chove” crítica…….que o cara tenha sido genial para o crescimento da categoria nos anos 80 e 90, BELEZA, maravilha, PARABÉNS……agora não dá mais, chega…..acabou. O velho tá fora da casinha.

Quer amadorismo maior do que deixar o circo pegar fogo e dois anos depois aparecer e dizer que “foi um equívoco” ? O fulano administra a imagem da F1, ganha milhões pra isso e tem a coragem de fazer isso?

Se é um funcionário qualquer que pisa na bola numa empresa, as vezes por nervosismo, é mandado embora. Agora um velhaco aparentemente em processo de alienação causado talvez pelo excesso de dinheiro (uma pessoa que diz as coisas que ele diz pra mim só pode ser alienada da realidade) não tem mais condições de administrar um negócio dessa envergadura.

Chega de incompetência! E de prepotência também!!! Em muitos casos, as duas palavras estão intimamente ligadas.

Lucas
Lucas
Reply to  José Morelli
9 anos atrás

A diferença entre ele e um funcionário que comete um erro e é penalizado é que ele é o DONO do negócio, simples assim. Portanto não adianta comparar alho com bugalhos.