ESTÁ TUDO BEM

SÃO PAULO (ufa)O acidente de Pedrinho Piquet hoje em Goiânia, na Porsche GT3 Cup, foi o mais violento que vi no Brasil nos últimos anos. Talvez em todos os anos.

Pedro está no hospital sem fraturas e com o rosto inchado — é normal, porque nessas cambalhotas quase sempre o capacete, que tem algum movimento, atinge a face com alguma violência.

Foi um acidente sem culpados. O carro que o tocou de lado estava vindo forte e contornando a curva. O azar foi que o Porsche de Piquet travou na grama, e aí levantou voo.

A conclusão possível: esses carros são muito, mas muito seguros. Em outras épocas, o piloto teria morrido. Parabéns ao Dener e ao pessoal da categoria, que sempre se preocupou obsessivamente com a segurança.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Brisola
Mauro Brisola
8 anos atrás

Há uns 15 anos assisti de camarote uma capotagem impressionante, bem parecida. No “curvão” do começo da reta do autódromo de terra em São José dos Pinhais o Arthur Lançoni, então já veteraníssimo das pistas, espalhou muito e acabou tocando a traseira do Voyage no “muro barranco” do começo da reta. Se não me engano naquele caso foram mais de 9 capotadas. O susto foi grande mas ele incrivelmente saiu tonto mas inteiro do carro. Lamento muito não ter imagem daquele acidente. Na época os smartphones ainda não estavam no mercado.

pedro araújo
pedro araújo
8 anos atrás

já citaram aqui, mas seguem os links de duas análises e testemunhos excelentes, pra quem ainda tá procurando culpados:

https://lucmonteiro.wordpress.com/2015/09/20/sem-bruxas/

http://www.flatout.com.br/a-anatomia-de-um-acidente-a-capotagem-espetacular-de-pedro-piquet-na-porsche-cup/

penataba
penataba
8 anos atrás

O menino maluquinho vai pensar duas vezes antes de jogar o carro em cima de outro piloto na próxima oportunidade. Por muita sorte não teve a mão esquerda decepada!

jean louis
8 anos atrás

Acabei de ouvir as explicações do Pedro, classificando como acidente de corrida o que aconteceu,teria furado o pneu do batista no primeiro toque ,e dai o acidente. se isto foi verdade retiro meu comentário sobre o ocorrido. ,Não achei o Nelsão muito convencido da explicação. Vendo o video em detalhes e o braço do Pedro para fora do carro o garoto deu uma sorte enorme.

Arthur
Arthur
8 anos atrás

Não dá pra ver direito mas ao entrarem na curva, se tocam: Piquet fechou demais a curva? Baptista espalhou demais? O que acontece depois é consequencia desse toque pois o pneu dianteiro esquerdo do #27 furou. Sem controle, esparramou pra cima do Pedro e o resto é história. Algum culpado? Não julgaria desse jeito.

carlos
carlos
8 anos atrás

Cabaço esse Pedro Piquet. Contornou a curva anterior por fora, deixando espaço para o outro carro. Na curva seguinte, foi lá fora e fechou a tangência da curva, ignorando que havia um carro por dentro já. Deu no cara, rasgou o pneu dele e o cara ainda tentando evitar a batida, puxando pra dentro, em cima da zebra, perdeu o controle e passou reto, batendo de volta e daí todo mundo já sabe. Cara, esse piá acha que pode tudo, todo o ambiente que o Nelsão criou em torno, equipe melhor, equipamento melhor. É só ver a atitude dele nas corridas, como força as ultrapassagens e tal. Dai cai no meio de macaco velho e acha que vai jogar pra cima e o cara vai afinar. Mais um win or wall. Na espera dos capítulos seguintes, na Europa… tomara que não se mate.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
8 anos atrás

Só conheço bem o Autódromo de Interlagos, pois frequento a F1 à 14 anos seguidos, e logicamente por conta da F1, a pista recebe toda atenção e manutenção que uma categoria como a F1 exige, com áreas de escape asfaltadas, asfalto de primeira, poucas ondulações, o resto, só conheço pela TV, e a impressão que tenho é que os autódromos Brasil a fora, (Exceção a Pista da Mitsubishi em Mogi Guaçu, pois pela TV parece muito bem cuidada), são umas verdadeiras várzeas, asfalto soltando, ou de péssima qualidade, áreas de escape de terra com várias ondulações, que servem de catapultas quando o cara sai da pista, enfim, os carros evoluíram assustadoramente, mas os autódromos são os mesmos de 30 anos atrás…pra falar a verdade acho até um milagre que essas coisas não aconteçam com mais frequência.

Robertom
Robertom
Reply to  Giuliano SPFC
8 anos atrás

Goiânia tem excelente áreas de escape, desde que foi inaugurada em 1974.
A reforma foi bem feita e a considero até mais segura do que Interlagos, que da Junção até o S do Senna é praticamente só muro de concreto sem área de escape (tem um pouquinho de soft-wall).
Lá o problema sempre foi o clima seco, a grama morre e vira um terrão.
E não pode ter asfalto imediatamente ao lado da pista, por que senão esta área de escape vira pista.
Tem que haver uma faixa com menor aderência para limitar a trajetória.

Mello
Mello
8 anos atrás

Mas quem é esse tal de Dener?

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Mello
8 anos atrás

Dener Pires é o dirigente responsável (dirigente técnico) pelo Porsche GT3 Cup.

Mello
Mello
Reply to  Ricardo Cardoso
8 anos atrás

Obrigado, camarada!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Todo esse auê e devido ao sobrenome Piquet. Coisas de corrida e uma pista
sem área de escape decente….. só isso. Bôa recuperação pro menino.

Pedro Medeiros
Pedro Medeiros
8 anos atrás

Esse líquido que está jorrando não é combustível, é fluido de arrefecimento. O tanque de combustível original de qualquer carro de corrida (911 incluído) é substituído por um recipiente reforçado com material esponjoso dentro, chamado de Fuel Cell (não confundir com a célula de combustível de carros a hidrogênio). Antes que um desses arrebente o piloto já está ferido o bastante para ter outros problemas para se preocupar.

Alguns desses tanques:
https://www.google.com.br/search?q=fia+fuel+cell+racing&rlz=1C1PRFC_enBR643BR643&es_sm=93&biw=1440&bih=775&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI2_q64MuIyAIVyh-QCh3jYQhT

Cranio
Cranio
8 anos atrás

Quanto a necessidade de áreas de escape, não seria por causa deste acidente.

Primeiro, o capotamento se iniciou dentro da pista, antes de chegar a grama;

Segundo, porque se houvesse a tal área de escape asfaltada, o risco de incêndio no carro do Piquet seria ainda maior do que foi.

Corridas devem ser disputadas dentro da pista. Basta ver nas curvas anteriores, quantos carros andam do lado de fora da pista.

Francês
Francês
8 anos atrás

Porque esse moleque tá correndo no Brasil? Vai se matar ainda . Aqui é tudo no improviso, Que área de escape boa.
Corridas mortais……..

Robertom
Robertom
Reply to  Francês
8 anos atrás

Vejo um certo complexo de vira-lata…
A categoria é muito bem organizada, os carros são ótimos e a pista e muito boa, para mim mais segura do que Interlagos.

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Deu muita sorte do carro não pegar fogo com sucessivas pancadas perto do tanque de combustível na primeira volta da prova (tanque cheio). Junto a isso um resgate que certamente teria dificuldades de tira-lo das chamas, esse foi o maior perigo!

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Tbm tive a impressao que o Piquet foi um pouco agressivo na entrada da curva e o cara freiou um pouco mais forte e perdeu a tomada da curva, ou foi devolver o totó que tomou…vai saber, como disse o colega ai em cima, nao tem anjinho ai.

Davi
Davi
8 anos atrás

Pois é. Corrida em alta, e os caras não têm noção do perigo. O cara que vem do lado dele perdeu o controle, entrou muito rápido e derrapou, em consequência bateu nele. Só que a batida fez o carro de Piquet capotar, devido a forma como bateu.
Quanto ao autódromo, exceto Interlagos, que tem área de escape asfaltada, este é tão ruim.quanto todos os outros nacionais.
Se você ver o vídeo quadro a quadro, perceba que o fundo do carro já começa a subir na pista e quando atinge uma área de escape não lisa como o asfalto, capota ao invés de escorregar.

Cranio
Cranio
Reply to  Davi
8 anos atrás

Davi, o carro começa a subir antes (no asfalto) porque o carro #27 está empurrando o carro dele pra fora. Quase em “T”…

Por isso discordo do Gomes ao afirmar que foi incidente de corrida. O cara empurrou o Piquet pra fora da pista, ao vir mais rápido do que a curva permitia…

Caso não houvesse o toque, era bem provável que os dois terminassem a curva na grama… Pelo menos foi o que interpretei ao ver o replay.

jean louis
8 anos atrás

Flavio,

lamentavel o que o Ricardo Batista fez ,ele abriu propositalmente a curva para jogar o Pedro para fora da pista ,podia nao esperar esta consequencia ,mas que foi extremamente desleal foi. Isto é que da correr no meio de amadores que acham que são pilotos. Espero que seja punido para valer. Foi um ato criminoso.
As areas de escape estão ema vergonha.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
8 anos atrás

FG, me perdoe, mas achei completamente anormal o modo em que o rosto do Pedro ficou cheio de hematomas. Parece ter havido algo estranho, deformação do capacete ou etc., o capacete deveria absorver as porradas…nunca vi piloto nenhum ficar assim depois de uma porrada…ficou parecendo uma foto de lutador de MMA depois de um combate.

Paul D
Paul D
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Lembrando que o do Burti não voltou ao normal, ainda…

voulembrar
voulembrar
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Lei a Fisica: toda ação tem uma reação!

Christian
Christian
8 anos atrás

Ação e reação ! Piquet bate no carro de Baptista e, intencionalmente o segundo, devolve o toque, com consequências desproporcionais. O toque foi intencional, as imagens deixam isto bem claro.

Saulo Agostinho
Saulo Agostinho
8 anos atrás

Me lembro de um outro capotamento assustador de Reynaldo Campelo de Opala na stock car lá para 1981/82.
Ele e Affonso Giafone se tocaram naquela reta torta entre a curva 4 e a Ferradura, ele rodou e acabou capotando.
Na época, a Bandeirantes fazia a cobertura da stock e tudo foi filmado. Nunca pesquisei no youtube para achar o vídeo.
Da mesma forma, felizmente, Reynaldo saiu sozinho do carro.
Aliás, por onde anda Reynaldo Campelo? Alguem sabe?

Marcos
Marcos
Reply to  Saulo Agostinho
8 anos atrás

Se minha memória não falha nesse pancada do Campelo o tanque de combutível soltou numa das viradas e saiu girando no ar .

Saulo Agostinho
Saulo Agostinho
Reply to  Marcos
8 anos atrás

Marcos,

Foi isso mesmo. Agora que vc citou me veio a lembrança deste detalhe.

Torrão
Torrão
8 anos atrás

O responsável pelo primeiro toque e pelo início de tudo foi o próprio Piquet…. O menino precisa aprender a respeitar e saber que carro fechado também bate e também machuca. Agora deve ter aprendido.

Luciano Leão
Luciano Leão
Reply to  Torrão
8 anos atrás

Realmente, o Pedro precisa aprender a respeitar.: correu 3 ou 4 provas nessa categoria e já venceu. Não está respeitando os mais velhos… Quanto ao seu comentário, mostra que você deve ser muito respeitador e ter uma carreira brilhante no automobilismo…

Angelo
Angelo
8 anos atrás

Há realmente um toque do Pedro no outro piloto e na sequencia o mesmo perde o controle e espalha demais da pista. Ou ele espalhou por querer, mas isso a gente nunca vai saber, então eu prefiro achar que não foi intencional.

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Cara, que porrada…. Ainda bem que não aconteceu quase nada com Pedro.

Boa recuperação para ele.

Para mim, sem culpados. Acidente de corrida, assim como achei do Hulk com o Massa.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Pelamor!
Esse menino nasceu com o “Sêlo Piquet de Imortalidade”!

Gus
Gus
8 anos atrás

Impressionante! O acidente e o nível de segurança dos Porsches modificados para corrida.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

O que se vê entre a coluna e a porta durante as capotagens é a mão de Pedro Piquet?
Se realmente for, ele teve muita sorte de não ter sua mão amputada.

Marcelo Penha
Marcelo Penha
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Estava observando isso também. Apesar da estrutura reforçada do carro, ele teve sorte até demais (ainda bem) de não ter perdido a mão.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
8 anos atrás

Bom dia a todos. Realmente pavoroso. Fico imaginando o filme que passa na cabeça dos familiares naqueles segundos que antecedem a verificação do piloto.

Minha humilde opinião é que Pedro faz a tomada da curva como se o carro 27 não estavivesse ali… Notem que o piloto desse carro 27 após o toque e nas fotos que o Hector enviou dá pra ver isso nitidamente, ele já vem com o carro dançando sem controle porque vemos fumaça saindo dos pneus…

Graças a Deus o garoto está bem mas honestamente não vi intenção no piloto Baptista de causar tudo isso…

Mas acho que chamar para uma conversa séria é necessário e inevitável porque talvez tenha faltado habilidade pra ele lidar melhor com o toque…

Tem muito milionário que paga pra andar nesses foguetes (não sei se esse é o caso do piloto do carro 27) e tem apenas a grana pra isso e esquece que é um brinquedo que pode matar fácil.

lincoln falcão
lincoln falcão
8 anos atrás

piquet pai vendo a cena não me sai da cabeça,,,,deve ter um preparo prévio pra essas cacetadas, sei lá, coisa que nenhum ser humano normal seria capaz de suportar…

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Confirmado, Alonso esta fora da Mclaren!!!

Ao ser questionado se havia fechado contrato com outra equipe o espanhol disparou: “Assinar eu ainda não assinei, mas já acertei tudo bocalmente.”

Sobre o forte acidente de Pedro Piquet, o asturiano foi claro: “Depois da tempestade vem a ambulância”

Sobre a Mclaren, poucas palavras: “O meu time estava à beira do abismo, mas tomou a decisão correta e deu um passo à frente.”

Sobre a nova equipe usar versão B do motor Ferrari: “Eu disconcordo com o que você disse, vamos usar o motor 1B. E não venham com problemática que eu tenho a solucionática. Na RBR vai ser tudo diferente, todo mundo é muito simpático, pessoal é muito hospitalar.”

Rafael Mafra
Rafael Mafra
8 anos atrás

O Aiello passou por situação parecida na ultima etapa de 2000 da DTM, mas capotou menos.

https://www.youtube.com/watch?v=4uMnTcGZXP4

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Tive a impressão que ele perdeu o controle quando travou em cima da zebra e saiu de frente ainda travado atingindo o Pedro. Errou, coisa de corrida, felizmente com consequências menores.

Alexandre
Alexandre
8 anos atrás

Muita sorte do garoto.

Off topic mas nem tanto. Coisas que vc só acha no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701428510-parte-da-carenagem-do-f1-de-nelson-piquet-1979-_JM

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Pode não ter ocorrido maldade, mas achei o Baptista culpado pelo acidente..

Denis
Denis
8 anos atrás

Caramba, pela quantidade de combutível que voou, foi muita sorte não ter pegado fogo. Se tivesse pegado fogo, o desfecho seria outro….

Paulo Barros
Paulo Barros
8 anos atrás

Não gostaria de estar no lugar do Nelsão vendo isso ao vivo. Aterrorizante.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Revi o acidente algumas vezes. Se iniciarmos a análise em 00:26 deste vídeo (que é o momento exatamente antes do corte de câmera que originou a sequência de fotos do twitter comentada aqui) dá para ver que o Pedro Piquet vinha por fora e tentou fazer a tangência da curva sem considerar que o outro carro já estava ali. Talvez tenha tocado levemente por fora o carro 27, ou pelo menos o forçou a subir na zebra interna para evitar o toque. Foi neste momento que este se desequilibrou, travou o freio e saiu reto, levando o carro do Piquet junto. Claramente não foi intencional., carro com as rodas dianteiras travadas não faz curva. Talvez o piloto do carro 27 pudesse ter outra reação e não cravar no freio, mas se o Pedro mantivesse a linha que estava seguindo originalmente, de trajetória mais aberta, nada teria acontecido.

Oi?
Oi?
8 anos atrás

Graças a Deus, nada de mais grave aconteceu.

Dú
8 anos atrás

Carro e autódromo seguros, a importância de uma área de escape plana, tratada, diferente de outros autódromos. Pedro ficou dentro de um liquidificador.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Acidente brabo… O autódromo de Goiânia está bonito, mas tem que ser verificada a necessidade de áreas de escape asfaltadas. Quer dizer, isso se por acaso a CBA se interessar, ou as otoridades responsáveis…

Emmanurl
Emmanurl
8 anos atrás

Acho que foi uma ação intencional do piloto Rucarfo Baptista, ou então é completamente incapacitado para pilotar.
Em qualquer das duas hipóteses deveria ser suspenso por um longo tempo, para refletir bem no que está fazendo.
Poderia ter acabado com a carreira do piloto mais promissor do país, pra não falar a vida.
Fiquei revoltado quando vi as imagens, pois claramente há um toque, tipo totó, no carro do Pedro Piquet, com tanta violência que imediatamente teve início a capotagem.
Seria por que o menino já estava dando um baile nos pilotos na Porsche, e ali, como os carros são identicos, não dá pra dizer que é por que o Pedro tem um equipamento superior?

Caipira
Caipira
Reply to  Emmanurl
8 anos atrás

Ali nao tem madre carmelita. carreras son carreras. durma com os anjinhos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Emmanurl
8 anos atrás

Mas dá pra ver no vídeo que Piquet toca o outro primeiro, meio que forçando pra dentro… aí o cara se perde e escorrega pra cima do Piquet.

Carlos Washington
Reply to  Emmanurl
8 anos atrás

aos 25s do video quem tiver um pouco de coerência vai ver que Piquet pimpolho fecha mais do que devia na curva…jogando o 27 mais na zebra do do que a habilidade do mesmo pode suportar……ai o resto é consequencia…da ação reação, continuo acreditando que a reação do 27 foi mais por falta de braço e convicto que tudo começou numa espremida de corrida.

Carlos Washington
Reply to  Carlos Washington
8 anos atrás

Quase igual….Massa x Hulk

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Carlos Washington
8 anos atrás

Esse Emanuel lá em cima falou besteira…. Sou um acidente de corrida mesmo. Piquet toca no carro do Ricardo, que vai para a zebra e talvez numa freada por causa do toque, perde controle e toca de volta no carro do Piquet. Totalmente coisa de corrida.

A sorte que ele teve foi que ninguém acertou ele do meio quando ficou parado no meio do traçado….

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Carlos Washington
8 anos atrás

Concordo com vc. Poucos comentaram ou viram isto.

Augusto
Augusto
Reply to  Emmanurl
8 anos atrás

A tal “falta de habilidade” do piloto Ricardo Baptista (2x campeão da categoria, por sinal), foi causada pelo furo do pneu no toque do Piquet no carro dele.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
8 anos atrás

Incrível!!! Assusta só de olhar,

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Foi um “Batizado de Fogo” destino de todo bom combatente.
Desejamos rápida recuperação e retorno às pistas.

http://125ecia.blogspot.com.br/

Daniel T.
Daniel T.
8 anos atrás

Realmente segurança no automobilismo é tudo, sempre que tiver mudança em favor da segurança, temos que apoiar. A Vida de um geande piloto foi salva , e provavelmente o próximo brasileiro campeão mundial de F1.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Daniel T.
8 anos atrás

Menos, Daniel T.
Muito menos!!

Daniel T.
Daniel T.
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Prezado Zé Maria, qual vc acha que será o proximo brasileiro campeão de f1?

Hector
Hector
8 anos atrás

Um post neste twitter https://twitter.com/Titus_Magnus mostra uma sequência de fotos aonde se vê o piloto Baptista empurrando Pedro Piquet (não foi um acidente comum de corrida) e o carro começando a capotagem ainda dentro da pista, bem antes da grama, porque foi alavancado pelo carro 27.

Daniel rocha Machado
Daniel rocha Machado
Reply to  Hector
8 anos atrás

N concordo com seu ponto de vista.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Hector
8 anos atrás

O que vejo no vídeo é o carro do Pedro Piquet tocando no outro carro primeiro. O que me parece é que na tentativa de corrigir a trajetória do carro, o piloto Baptista derrapa e toca não intencionalmente o carro do Piquet.
Não vi nenhuma maldade de nenhum dos dois pilotos.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Jonatas
8 anos atrás

Jonatas, o Ricardo vai frear com o carro já na grama ou em cima da zebra depois do toque do Piquet. Também concordo com você.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Hector
8 anos atrás

O Piquet toca o carro 27 primeiro, na entrada da curva, fazendo-o subir na zebra e perder o controle.

Augusto
Augusto
Reply to  Hector
8 anos atrás

Segundo o bem informado Luc Monteiro, que inclusive é narrador da categoria, no toque do PP no Ricardo Baptista, onde o corte do pneu deste carro, razão pela qual houve aquela manobra abrupta para cima do carro #6.
Sem caça às bruxas, por favor…

Hector
Hector
Reply to  Hector
8 anos atrás

Se o toque do Piquet fosse suficiente para fazer o piloto perder o controle e forçar o Piquet para fora no ângulo (muito pouco provável que seja acidental) necessário para jogar Piquet para fora da pista, a NASCAR não teria uma única prova que chegasse a bandeirada. O toque de Piquet é INSUFICIENTE para gerar o descontrole e nenhuma tentativa em corrigir a trajetória do Baptista.
A reação do Baptista foi, pelas leis da física (uma das minhas graduações), ou proposital ou de completa incompetência como piloto para não corrigir a trajetória..

MARIO AQUINO
MARIO AQUINO
Reply to  Hector
8 anos atrás

Ah mas “homem” mais graduado.