MUITO TRISTE

SÃO PAULO (um crime) – Foram só sete GPs. Um bilhão de reais gastos para construir o autódromo, e agora ele vai virar espaço para venda de carros usados. É o fim do circuito da Turquia, que recebeu a F-1 de 2005 a 2011, e era o melhor dos “tilkódromos”.

Não sei como o povo turco reagiu a essa gastança maluca. Não sei como a F-1 abriu mão dessa corrida. Não sei como os organizadores não buscaram soluções para manter a prova.

Para quem não lembra, os vencedores do GP da Turquia foram Raikkonen com a McLaren (2005), Massa com a Ferrari (em 2006, 2007 e 2008; ali ele conseguiu sua primeira vitória), Button com a Brawn (2009), Hamilton de McLaren (2010) e Vettel de Red Bull (2011).

pistaturquia

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denis
Denis
8 anos atrás

FG, procede a informação de que a corrida da Turquia tenha sido banida do calendário devido ao episódio daqueles representantes de uma região separatista da Turquia tenha entregue o prêmio ao vencedor na última corrida que teve por lá?

Mello
Mello
8 anos atrás

Só não é mais triste do que ver link dos fanfarrões da Empiricus no blog.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Por mim, podem acabar com todos os Tilkódromos. E com as unidades de força. E com os pilotos super-profissionais. Depois da “melhoria” que ele fez em Hockenheim, difícil imaginar que algum dia vá sair algo bom daquela prancheta.

Anderson Prates
8 anos atrás

Flávio o povo turco deve ter reagido da mesma forma que o nosso povo quando gastaram valores equivalentes para construir estádios em Cuiabá, Manaus, Brasília e Natal: batendo palmas e achando tudo maravilhoso.

Jonny'O
8 anos atrás

É a pista da curva 8 né? ……..a unica coisa boa na verdade.

Por mim estas pistas de bilhões deveriam sumir do mapa, é um contra senso tanto luxo pra assistir corrida, no fim grande parte do luxo , camarotes etc etc …só serve mesmo pra putaria, desfiles de egos inflamados, caras e bocas …etc

O automobilismo vai morrendo aos poucos, quanto a suas raízes onde o carro era a coisa mais importante, a competição da técnica pura e simplesmente, agora as categorias são ou monomarcas ou equalizadas (meu Deus!!!) ………. e as pistas agora também padronizadas com asfalto perfeito (isso deixa quase que desnecessário suspensão) com retas e cotovelos , sim , não existe mais curvas!

Por mim essas pistas novas vão desaparecer por completo , tomara, que sirva de aprendizado para as pessoas no futuro, gastar bilhões em pista de corrida onde na atualidade só serve pra evento corporativo????

Eu to é comemorando………..

Sei lá, to ficando rançoso talvez.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jonny'O
8 anos atrás

Sugiro que tente fazer uma curva no limite, num asfalto perfeito, em um veiculo sem suspensão. Se a área de escape for boa você aprende uma coisa ou outra de física, se for murada vai morrer sem saber.

Jonny'O
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Meu Deus….. sem suspensão em comparação as pistas antigas ………….cada um!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

era o melhor traçado dos novos circuitos mesmo! uma pena!

lincoln falcão
lincoln falcão
8 anos atrás

gente burra e irresponsável tem em todo o lugar desse mundo

Squa
Squa
8 anos atrás

A 8. Ahhhhh, a 8!

Luiz
Luiz
8 anos atrás

quando se faz um projeto desta grandeza de alguns milhoes ou bilhoes, se planeja conseguir o valor para se investir seja de origem privada ou publica e estimando que se possa ter retorno em alguns anos…mas quando se percebe durante a vigencia do contrato que o retorno levará mais tempo ou talvez neste caso ter que arcar com prejuízos, o mais dolorosou mas mais racionar é estancar o prejuizo que muitas vezes será dificil de se recuperar . O mesmo com a Vaio, quando a Sony constatou que com para manter a fabricacao de Notes VAIO o prejuizo de U$ 100Milhoes poderia crescer bastante, optaram em interroper a producao e colocar a marca a venda. Algumas empresas ou Paises, preferem colocar o coracao de lado e evitar grandes prejuizos. É uma pena, mas a vida e o mundo funciona assim.

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
8 anos atrás

Êpa! Agora tem Sérgio TrAncoso? Uia…

Quanto ao autódromo turco, uma pena…
Um abraço.

Estevão
Estevão
8 anos atrás

“Não sei como o povo turco reagiu a essa gastança maluca. ”

Eu tb não sei mas o mais provável é que tenha sido muito similar a nossa reação aos gastos com a Copa. Indignação no facebook e nada mais.

JP
JP
8 anos atrás

Flavio, faz um “Gira Mundo” sobre o menino encontrado morto na praia. Você tem o dom de externar os sentimentos diante dessas “coisas” que acontecem pelo mundo.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
8 anos atrás

Esta era uma pista de verdade! Nem outras categorias se interessaram correr por lá? E pensar que temos que aguentar as pistas vagabundas da Russia e Abu Dabi.

ze Ruela
ze Ruela
8 anos atrás

Muito triste, Mas pior sao alguns estadios com valores similares que duraram nao 7 anos, mas quinze dias.. Bem aqui no Brasil. E ao inves de encontrar-se uma destinacao alternativa como no caso do autodromo, estao ou abandonados ou consumindo recursos publicos pra manutencao.
Nao so triste como absurdamente inaceitavel.

Maria Parafuseta
Maria Parafuseta
Reply to  ze Ruela
8 anos atrás

Eu acho que foram trinta dias.

Paulo Pinto
Reply to  Maria Parafuseta
8 anos atrás

Isso vai dar namoro…

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Pena. Era uma excelente pista. E Massa dominava lá.

Boca
Boca
8 anos atrás

Dos vencedores, quatro campeões mundiais e Felipe Massa, sendo que este foi o que mais venceu (três vezes).

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
8 anos atrás

Pelas contas e pelo consumo, o petróleo deve acabar em 2069.

Sandice é ficar gastando 1 bilhão de dólares num palco de queimação de uma matéria prima que deveria ser melhor direcionada para no futuro a humanidade não ficar impossibilitada de usar materiais sintéticos.

Sandice é construir um elefante branco desses num país onde milhares de crianças morrem de fome.

Países que tem problemas sociais internos crônicos deveriam ser proibidos de realizar provas de F1. O Brasil incluído, nem vou mencionar copas e olimpíadas.

Tirar recursos de famintos para colocar nas contas do Eclestone é o fim da picada.

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

Era uma pista muito bacana, nem parecia Tilkódromo.

Cristiano Machado
Cristiano Machado
8 anos atrás

Flavio, não sei se a fonte é segura, mas de acordo com a notícia que eu li no site “formulaspy.com” o circuito seguirá funcionando normalmente, juntamente com a venda de carros usados. Depois, quando você tiver um tempinho, dê uma conferida nesse link que eu deixei aqui e veja se é verdade mesmo.

http://formulaspy.com/formula-1/formula-1-news/istanbul-park-100-ready-to-host-an-f1-race-17928

Grande abraço!

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Money talks.

O Pior de tudo que a pista é (era) muito boa…. e as corridas por lá idem.

Rodrigo Tamiarana
Rodrigo Tamiarana
8 anos atrás

Raikkonen em 2005 de McLaren-Mercedez. Ano que ele disputou o titulo com o Alonso,

Apm
Apm
Reply to  Rodrigo Tamiarana
8 anos atrás

Verdade. Até no GTR 2 era legal

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Aguardando, em vômitos, seu texto pelo ocorrido na Turquia, não no autódromo onde o (crime) foi o de menos. Tenho uma coleção de #giramondos. Esse eu não vou perder. Te desejo sorte e uma boa noite de sono se conseguir. Abraços.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Também sigo no twitter (dica do Flavio gomes) o acompanhamento dos asteroides que passam perto da terra. Depois da imagem do que aconteceu na Turquia com a criança síria, aguardo ansiosamente pelo asteroide que virá a colidir com a terra.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Sergio Trancoso
8 anos atrás

globalização e livres fronteiras só existem para bens e riquezas. não para pessoas.

os (últimos) garotos mortos fazem isso ficar mais evidente, e nos dão uma faceta humana. todo dia morrem vários meninos (áfrica saariana e sub saariana, ásia, oriente médio, brasil…), mas o de hoje foi especialmente triste, e plasticamente comovedor. (o das fotos que correram o mundo parece o meu filho)

mas são pessoas, não são bens ou dinheiro. por isso não têm a menor chance:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/angela-merkel-leva-refugiada-palestina-as-lagrimas-ao-dizer-que-ela-nao-pode-ficar-na-alemanha/

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
8 anos atrás

Deveria ser proibido ter virado uma concessionária de carros de um turco pelo estereótipo.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Crime, é este mundo em que vivemos atualmente, gasta-se bilhões em autodromos e outras bizarrices e ao mesmo tempo vemos imagens de crianças inocentes aparecendo mortas em praias buscando uma chance de sobreviver. E encontram portas fechadas dos países pois não tem condições de ajudá-los…. Espero que o fim esteja próximo de verdade. Não faz mais sentido tudo isso…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
8 anos atrás

Vão chorar as pitangas no colo do tio Bernie….Junto com a Lotus….