N’ARRABBIATA (1)
RIO (lindo) – Vamos falar de Mugello. É a primeira vez que a F-1 corre lá, e qualquer coisa que a F-1 fizer na Itália é pouco. Adorei a ideia de três corridas no país neste ano. Depois dessa ainda tem Imola. Eu amo a Itália, se pudesse teria ido a essas três provas.
Na foto acima dá para ver que pela primeira vez tem público num GP. Limitadíssimo. São 2.880 pessoas convidadas da Ferrari, basicamente. A equipe comemora seu milésimo GP, como todos sabem.
Vai ser um fracasso, o carro não anda nada, não andou nada de novo no segundo treino livre hoje, mas o que vale é a festa, creio. Abaixo, os tempos. Como se vê, 1s5 para o líder é uma tristeza.
Mas depois falo da Ferrari. Voltemos a Mugello.
Mugello não é nome de cidade, nem de algum molho para macarrão, não sei direito o que é. Sei que é como chamam a região, a 35 km de Florença, e que desde 1914 a italianada corre de carro por ali. No início havia um enorme circuito de estrada de 66,2 km de extensão e mais de 400 curvas ligando pequenas cidades, aldeias e vilarejos. Imaginem como se matavam naqueles tempos numa pista tão grande. Devia ser bem divertido.
A última corrida stradale aconteceu em 1970. Em 1974 construíram o autódromo e batizaram de Mugello. São 5.245 m de extensão, nove curvas para a direita, seis para a esquerda e um traçado imutável desde a inauguração. Em 1988 a Ferrari comprou a pista para fazer testes e estrepolias com proprietários ricos de carros vermelhos e amarelos. A MotoGP também corre lá e é um evento exuberante e alegre. Aliás, falando nela, ano passado Dovisioso chegou a 356,7 km/h na reta dos boxes com sua Ducati. Os F-1 não chegarão a tanto.
A freada depois dessa reta dá na curva San Donato, único ponto propício para ultrapassagens no circuito. No mais, é uma sequência de curvas rápidas de raio longo que os pilotos adoram — mas que não necessariamente produzirão uma corrida espetacular, e espero que eu esteja errado.
Uma das coisas legais de Mugello é que as curvas têm nome, e não números. Foram batizadas com nomes de antigas fazendas e casas da região, ou mesmo de velhos pilotos dos tempos em que a nonna fazia molho de tomate sem tirar a casca e as sementes — como Materassi e Biondetti. O trecho mais bacana é a sequência das curvas Arrabbiata 1 e 2, que começa descendo e termina subindo, com o pé embaixo e o fiofó fechado. O nome vem de uma antiga estrada que dá acesso ao circuito.
Outra coisa marcante de Mugello é que foi lá que Kimi Raikkonen, exatamente 20 anos atrás, sentou num carro F-1 pela primeira vez. E, na prática, da mesma equipe. Ele fez um teste pela Sauber, que hoje é a Alfa Romeo. Muita gente da época ainda trabalha no time. Kimi, em 2000, tinha meras 23 corridas de automóveis no currículo, e a coisa mais veloz que pilotara até então fora um F-Renault.
No fim do primeiro dia, com dores no pescoço, pediu para parar, caso contrário não conseguiria continuar no dia seguinte. Continuou no dia seguinte. Foi contratado imediatamente, fenômeno que sempre foi — eu acho Raikkonen um fenômeno em tudo. Aliás, subam lá nos tempos. Ele ficou em nono, hoje. O melhor carro com motor Ferrari da sexta-feira.
Kimi é um fenômeno e pronto.
A Renault virou bem hoje com Ricardão em quinto e L’Ocon em sexto, a Mercedes fez 1-2, normal, e a Red Bull cravou 3-4. Pela ordem, com Bottas-Hamilton e Verstappen-Albon. Tudo normal, normal e normal.
Inclusive a Ferrari se arrastando lá atrás, com sua linda pintura grená para lembrar a cor usada nas primeiras corridas do time, em 1950. Vettel, inclusive, teve algum problema de motor que ainda não sei qual foi — talvez sua própria existência…
De manhã, Leclerc chegou a dar alguma esperança aos mais desavisados com um terceiro lugar no primeiro treino livre, mas tudo não passou de ilusionismo.
E para fechar com as notícias do dia, vamos por itens:
- Fez calor pacas hoje, com a temperatura chegando a 29°C. Os pneus, por consequência, estão sofrendo. Mas os pilotos, muito mais. Todos, sem exceção, reclamaram que terão dores no pescoço domingo à noite por causa das características do traçado, com suas curvas longas e rápidas.
- Pérez deu uma barbeirada na saída dos boxes e bateu em Raikkonen. Acabou sendo punido e vai perder uma posição no grid.
- O recorde de Mugello para um carro de F-1, até hoje, pertencia a Rubens Barrichello: 1min18s704 em testes privados da Ferrari em 2004. Já caiu.
- E a última aparição oficial da F-1 em Mugello data de 2012. Fizeram uma sessão coletiva de testes que teve Grosjean, na então Lotus preta (que hoje é a Renault), com o primeiro tempo: 1min21s035.
- A McLaren colocou à venda suas instalações em Woking por 200 milhões de libras. Mas quer ficar por lá mesmo. O negócio que foi apresentado ao mercado é: alguém compra e aluga pra gente. O grupo precisa se capitalizar.
- Por fim, notícia que enche este escriba de orgulho. O GP da Toscana será narrado, na TV Globo, por Everaldo Marques. Evê começou a carreira comigo no Fórmula Jovem Pan, programa que eu tinha na ex-rádio paulistana, e depois foi um dos primeiros redatores do Grande Prêmio lá pelos idos de 2000. Ficou uns três anos no site. Finalmente dominamos a emissora do Jardim Botânico!
Sei que vocês querem notícias de meu informante Gola Profonda, mas calma, calma! Ele só costuma aparecer aos sábados e domingos. Agora vamos aproveitar a sexta-feira.
Que ótimo que vai ter público! Pouquíssimas pessoas, mas já é um começo. Claro que, quem está odiando isso, são os radicais amantes da quarentena eterna.
E quem são esses, bolsominion?
Flavio, pequena correção: 2.000 ingressos foram disponibilizados ao público. Inclusive tem uma história legal sobre a venda desses ingressos: após os primeiros dias de venda, o circuito resolveu dar, por vontade propria, 50% de desconto no preço de todos os ingressos, inclusive de quem ja havia comprado. Nunca vi nada igual…(https://mugellocircuit.com/it/archivio-notizie/1144-il-gp-della-toscana-occasione-di-festa-i-nuovi-prezzi-per-il-primo-gran-premio-di-f1-al-mugello)
Eu, que moro na Itália, já me arrependi de não ter comprado depois de ter visto os treinos! Que circuito!!!
O sorrisão do Kimi continua o mesmo ???
Que texto bem escrito.
Flavio, você viu os documentários que a Amazon fez sobre a F1 e sobre Le Mans?
Le Mans – Race is Everything e Grand Prix Driver. São sensacionais…..
Pista de verdade, com curvas de verdade, e não esquinas … não aquelas coisa toscas que o Tilke faz.
Lindíssimo o traçado. Só achei a entrada dos boxes um pouquinho perigosa. Já imaginou um ali entrando devagar e outro na saída da curva com o pé embaixo ?
Kkkkk
Penne n’arrabiata dei otri è ristoro…
Boa.
Sou fã dos seus textos
Abcs
Tá hilário esse título “N’Arrabiata”, né?
Kkkk
Humor do Flávio Gomes está em alta!
F1 na Globo sem prestígio mesmo, até os medalhões locutores estão fora…
Esse é o Modus Operandi da platinada.
kkkkk gosto quando você coloca a rádio Jovem Pan como ex. Realmente mataram a Pan. Parabéns ao Everaldo Marques.
Olhem só! O meu gatão quando era um gatinho! Muito fofo…
Vou sonhar com ele esta noite, desse jeito.
#IceKiss
Everaldo, na minha modesta opinião, perdeu a chance de estrear bem.
Me refiro à corrida passada com aquele apelo infantilóide de chamar o “Faustão” e a tia não sei quem (ou era a avó? ).
Nesta seara parece que o Sérgio Maurício ainda é o narrador mais equilibrado.
De total acordo. Esses memes é uma idiotice.
A voz e a segurança de Everaldo é ótima, mas precisa limitar a narrar o evento e deixar as firulas de lado.
Pois é, fiquei achando que estava no Multishow…
Puta que pariu!!!! posso montar o seu perfil :
Filho de português com alguma tribo do pacífico, filme predileto : Rambo !!!
O pior do Blog! disparado!
[Curiosidades inúteis]
2O2O – velocidade média do pole-position Hamilton em…
… Monza: 264,362 km/h;
… Silverstone: 251,564 km/h;
… Spa-Francorchamps: 249,026 km/h.
E no GP da Toscana: (por enquanto) no TL2 Bottas atingiu 245,255 km/h! Caramba!
Ferrari comemorando o milésimo GP mas não do jeito que queria!
Mercedes sobrando mas será que a corrida vai ter alguma surpresa?
Pole de Hamilton em Mugello: 251,277 km/h! Eita! Pista de alta velocidade! Quase superou Silverstone!
Caro Flavio .., pra que Woking se Vila Gumercindo dá de 10 ? rs …
Kimi é um fenómeno sim senhor. O finlandês bem que merecia ter um carro muito mais competitivo. Vai deixar muitas saudades na F1.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
Saudações
Os assentamentos etruscos e romanos ( origem de Mugello ) pronuncia : Mugéllo
Diz a tradição que foi a tribo da Ligúria dos Magelli quem primeiro habitou a área, mas certamente, quando lá chegaram, antes da invasão etrusca, outros povos já residiam permanentemente na área. De fato, nas proximidades de Galliano, Barberino di Mugello , Londa e San Piero a Sieve , alguns assentamentos humanos foram encontrados que datam do Paleolítico.
Na verdade, os estudiosos concordam em relacionar o nome desta tribo com a origem do termo “MUGELLO” já utilizado em fontes literárias do século VI para identificar a região.
Abs
Mugello me pareceu pista raiz. A molecada tá sofrendo um pouco lá. É a antítese das áreas de escape gigantescas e inócuas de Paul Ricard. Mete o pé na brita, um abraço pro pizzaiolo. Entra errado na curva, vai dançar tarantela. Sei, piada horrível. Mas com tanta corrida na Itália vou acabar o ano falando italiano.
Eu tô gostando dessa história de pistas novas. Podiam sortear os circuitos pra 2021. Coloca numa urna 30 pistas, sorteia 20. E tinha que ter nessas 30 pelo menos cinco que nunca foram palco de um GP.
Legal a chance do Everaldo! Lembro dos textos dele no GP. Escrevia pacas e narra tão bem quanto. Parabéns pra ele!
Gola tá chapado de Prosecco desde domingo. E está se mantendo bêbado pra não ter ressaca.
Foto fantástica do Kimi. Que é o Relâmpago McQueen da atualidade. Outrora foi o novato, hoje é o veterano. E eu vi essas duas épocas, o povo torcendo o nariz “ai, o Kimi é muito novo, ai, só tem vinte corridas de fórmula, ai não sei o que, ai eu sou um mimimi do caralho” e o cara vem e faz uma história linda na F-1. Vitórias, pódios, um título mundial, o nome entre os maiores pilotos finlandeses (Mika ainda é o maior) e tá nem aí pro que falam dele.
E o cara tem duas versões, tipo Jekyll e Hyde ou Saga e Ares. A normal, monossilábica, pragmática e com um “finlanglês” difícil de entender, e a “festa da firma”, calibrada com duas doses de vodca, que é mais divertida, falante, mas não serve pra pilotar.
Por mim, a Ferrari continuava com essa pintura até o final do ano. Que me perdoe o comendador, que diz que carro bonito é o que anda… Mas essa pintura ficou linda demais! Já quero uma miniatura. Um papercraft já serve.
Seu texto pode não ser para poucos, mas com certeza não serão para todos. Apesar de não ter mensagens criptografadas, existem referências onde haverá aquele que não captará a vossa mensagem.
Bem descontraído e com informações adicionais.
Gostei
Vixi!!!
Enquanto replicava seu comentário reformulei algumas frases e me perdi.
Consegui cometer vários erros de concordância em apenas 5 linhas..
O bom é que, com o vexame eu posso fingir estar homenageando a Ferrari.
Escreva sempre. Ótimo texto.