N’EIFEL (2)

SÃO PAULO (surprise!) – Eram 11 da manhã e Nico Hülkenberg terminava seu café da manhã em Colônia, a 60 km de Nürburgring, quando tocou o telefone. Do outro lado da linha, Otmar Szafnauer, chefe da Racing India. “Filho, corre pra cá que estamos precisando de você!”, disse o dirigente. Nico se preparava para ir ao autódromo, mesmo, porque iria trabalhar como comentarista da RTL. Pegou um capacete velho, dos tempos da Renault, e menos de duas horas depois estava na pista para, de novo, substituir um dos pilotos da equipe rosa.

Desta vez, quem foi vetado pelo departamento médico foi Lance Stroll, que acordou se sentindo mal e sem condições de guiar um carro de corrida. Não se sabe ainda qual problema teve o jovem canadense, mas o fato é que Nico, a exemplo do que acontecera nos GPs da Inglaterra e dos 70 Anos da F-1, em Silverstone, foi chamado às pressas para ocupar o cockpit da Force Martin. Chegou ao autódromo com sua credencial de jornalista…

E foi o que de mais notável tivemos neste sábado em Nürburgring, que teve um dia bem diferente de ontem, com um solzinho tímido e temperaturas oscilando entre 8 e 10°C. Nico foi direto para a classificação. Durante o terceiro treino livre a equipe informou que Stroll não iria participar das atividades do fim de semana e foi atrás de seu coringa predileto.

Desta vez, Hülkenberg não fez milagre. Acabou ficando na última posição no Q1, o que não é demérito nenhum para quem não tinha feito uma volta sequer no único treino realizado na pista alemã. Foi eliminado junto com Grosjean, Russell, Latifi e Raikkonen — este, uma certa decepção; seu parceiro Giovinazzi, que não é exatamente o melhor piloto do planeta, conseguiu passar ao Q2 pela primeira vez no ano.

Havia uma certa expectativa em Nürburgring, que recebeu 25 mil torcedores nas suas arquibancadas, para uma boa disputa entre Mercedes e Red Bull (leia-se Max Verstappen) pela pole-position. O holandês se deu bem no circuito que, desde 2013, não recebia uma etapa do Mundial. O frio e as características da pista ajudaram no desempenho rubro-taurino.

No Q2, a Mercedes tentou a velha tática de fazer tempo com pneus médios, para largar com eles, mas percebeu que poderia se dar mal se Verstappen tivesse os pneus macios na largada, tracionando melhor. No fim, todos fizeram suas voltas com a borracha mais aderente e ficaram pelo caminho Vettel (sete GPs seguidos fora do Q3, uma tristeza), Gasly, Kvyat, Giovinazzi e Magnussen.

E no fim das contas, tivemos uma surpresa no Q3, mas não foi Verstappinho. Bottas, o Apagado, é que conseguiu brilhar deixando Hamilton para trás para fazer sua terceira pole no ano, 14ª na carreira e a 11ª da Mercedes no ano — todas. Os dois pilotos dos carros pretos dividem novamente a primeira fila, com Valtteri tendo feito 1min25s269 em sua melhor volta, nada menos do que 0s256 à frente de Lewis. É bastante. O inglês ficou meio emburrado com o resultado.

Verstappen e Leclerc dividem a segunda fila. Ótimo trabalho do monegasco, embora sua diferença para a pole tenha sido grande, 0s766. Max ficou 0s293 atrás do finlandês. E se disse um pouco decepcionado. Chegou a sonhar com a pole, mas no fim a força da Mercedes acabou se impondo novamente.

Albon, Ricciardo, Ocon, Norris, Pérez e Sainz Jr. fecharam a turma dos dez primeiros, com destaque para a boa apresentação da Renault e para os interessantes capacetes dos pilotos da McLaren, desenhados por eles mesmos numa campanha para lembrar o dia dedicado à saúde mental.

O GP de Eifel, segundo as previsões, deverá ser disputado amanhã com um tempo mais frio que hoje, talvez até com chuva em algum momento. Tende a ser uma corrida interessante, pela distância menor entre Verstappen e a Mercedes e também porque Hamilton, por mais que ganhe tudo, não é o tipo de cara que se conforma com um segundo lugar. Vai, sim, partir para cima de Bottas desde o início. E no segundo pelotão a disputa entre Leclerc e as duplas da Renault e da McLaren também pode ser interessante.

Hoje não tem muita gracinha no textão porque daqui a pouco entro no ar na TV. Nem mesmo Gola Profonda se animou a mandar suas informações sempre quentes. “É porque tá muito frio”, me disse quando cobrei pelo celular.

Não deu para contestá-lo.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
3 anos atrás

Flavio, acabo de ler seu texto no GP “Hamilton se transforma no maior. Mas cada um tem o seu melhor”. Excelente! Bravo!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : V.Bottas, tem seu talento, mais do que isso superou o fantástico L. hamilton, e como todos nos sabemos e como ocorre em todas as Equipes de F-1, o piloto nª 1, sempre tem privilégios e o melhor carro. Portanto o destaque fica para V.Bottas, amanha com a possibilidade de chuva pode eventualmente ter um pódio invertido vamos aguardar .

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

A F1 anda tão animada que o protagonista dessa corrida deve ser o frio. Ah e o fato do dia foi Stroll botando os fatos para fora.

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Stroll comeu um espetinho de bratwurst de gato estragado para que Nico Roberto Hulk Moreno possa brilhar de novo ! Dá lhe Hulk !!

Luiz Filipe Lopes
Luiz Filipe Lopes
3 anos atrás

Vai ser interessante a largada, se tudo correr bem, com o Verstappen saindo atrás do Bottas, o Leclerc pode impressionar no início, mas infelizmente a Ferrari não aguenta o tranco.

Fabio FC
Fabio FC
3 anos atrás

Gola Profonda, em dificuldades financeiras, disse que, por um cachê simbólico, revelará o que o Flávio Gomes e o Fábio Seixas fizeram juntos em Ímola.

Garagista
Garagista
3 anos atrás

Mais do mesmo, como sempre.

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Eu diria que entraram pedras nas Bottas do Hamilton.

O finlandês nos seus melhores dias já provou mais de uma vez que pode ser mais rápido numa volta lançada. Enfiar mais de dois décimos no Hamilton como o mesmo carro é para poucos.

Andre Araujo
Andre Araujo
Reply to  Tales Bonato
3 anos atrás

O problema é que os melhores dias são muito poucos ao longo do campeonato kkkkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Treino foi bem interessante, deu até uma esperança maior para a briga entre os tres primeiros e uma brigaiada bacana do 4o. Lugar para tras. Se tiver chuva, aí é que vai ficar tudo embolado.

Obs.: O You Tube e o Insta da Mclarem são muito bons, é bem legal esse video “dos capacetes”. Dizem que o Norris e o Sainz fizerem um bem danado para o clima da Mclarem, contribuíram muito mesmo, a contribuição só não foi maior do que o bem estar total gerado na equipe quando da saída do Idiota Veloz Espanhol.

Andre
Andre
3 anos atrás

Promete ser um dos GPs mais chatos da temporada.

Beto
Beto
Reply to  Andre
3 anos atrás

Olhe o lado bom nisso tudo, André! Teremos, enfim, uma disputa acirrada. Uma apertada disputa entre os gepês mais chatos da temporada, que já são muitos!

Andre
Andre
Reply to  Andre
3 anos atrás

E foi.