UM BOM RESUMO

RIO (eu amava Jacarepaguá) – Hoje pela manhã eu e Victor Martins fizemos um “GP às 10” especial sobre o sepultamento do projeto mirabolante de F-1 em Deodoro, decretado ontem com a quebra do contrato entre a Liberty e o tal Rio Motorsports que versava, também, sobre direitos de TV para o Brasil. Pouco depois, o governador de São Paulo (que também não sei o que tem a ver com o assunto, uma vez que Interlagos pertence à Prefeitura e é com a cidade, e não com o estado, que a F-1 negocia) confirmou o que já havíamos informado segunda-feira à noite: que o GP do Brasil permaneceria no autódromo paulistano por mais cinco anos, com opção de renovação por mais cinco.

Até 2025, portanto, a etapa brasileira do Mundial de F-1 fica em Interlagos, podendo o contrato ser estendido até 2030. O prefeito Bruno Covas disse que a corrida passará a se chamar GP de São Paulo, mas não explicou direito que história é essa, nem se a F-1 está sabendo que o tucanato decidiu por conta própria mudar o nome da prova. Não creio que essa ideia estapafúrdia vá vingar — tem mais cara de bravata bandeirante. O festival de Toscanas, Estírias, Emilias-Romagnas e outras denominações de 2020 não deve se repetir num campeonato sem pandemia — que é o que se espera que aconteça no ano que vem. Assim, cada país com seu GP. A prova de 2021 entrou no calendário como GP do Brasil.

No vídeo, eu e Victor falamos bastante, também, sobre o comportamento da imprensa brasileira no caso desde o dia em que o assustador trio Bolsonaro-Witzel-Crivella assegurou que a F-1 estava saindo de São Paulo para correr em Deodoro. Isso foi em junho de 2019 e a promessa era de um GP no Rio já em 2020.

Foi um vexame a forma como compraram essa mentira e a espalharam sem o menor pudor — com as exceções de sempre, o Grande Prêmio entre elas.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvio Silva
Silvio Silva
3 anos atrás

Não torci contra o Rio, mas daqueles que estavam envolvido na treta. Onde tem essa gentalha envolvida, não há seguramente um pingo de veracidade envolvida.
Juntar esses desgovernos juntos daria coisa boa?
A situação era claramente política, era apenas uma cortina de fumaça e a Liberty entrou nesse barco furado e o Sr. Chasey comprou um bilhete pra trouxa. Bem feito! Quem se envolve com malandro, uma hora leva rasteira.
Voltaram pra SP e pra Globo com o rabinho entre as pernas. E de orelhas murchas. Só rindo mesmo.

Tiago
Tiago
3 anos atrás

Aula de jornalismo.

Flavio, uma dúvida: quem foi o jornalista do Times que disse a frase sobre “porque estes canalhas estão mentindo para mim”? Foi o Gay Talese?

Um abraço!

Tiago Nobre
Tiago Nobre
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Nunca li nada dele. Tens alguma recomendação?

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
3 anos atrás

Show de bola a cobertura do Grande Prêmio como sempre. Além de preservar a área de Deodoro, entendo que também enterra aquela história de transformar Interlagos em um grande empreendimento de centro de convenções se não estou enganado.
Fico feliz e aliviado com a prova em Interlagos, mas concordo que deve ser GP do Brasil e não de São Paulo. Cada uma que estes políticos inventam….

Luis Felipe
Luis Felipe
3 anos atrás

Gostaria de parabenizar a equipe do Grande Prêmio por toda essa história envolvendo Deodoro, floresta do Camboatá, pista imaginária aqui ou acolá, Rio Motorsports, corrida no Brasil e afins.
Há anos leio o Grande Prêmio – acho que a primeira vez que entrei na página foi em 1997 e desde então virei leitor fiel – e jamais, nunca, em tempo algum e em nenhuma circunstância li ou vi algum de seus integrantes divulgar falácias, notícias estilo diz-que-me-diz ou, pior ainda, comportarem-se como imprensa do nariz marrom. E não poderia deixar de ser diferente nesse caso.
Felizmente, o Liberty Media parece ter mudado o curso das coisas após a divulgação de matéria sensacional pelo Grande Prêmio quanto às intenções do bigodudo Chase Carey de levar a F1 ao Rio a todo custo. Acreditem: a mate´ria chegou sim aos ouvidos deles e pegou muito, mas muito mal. Tinha uma boa impressão do americano até então. Agora não tenho mais.
Mais uma vez, obrigado Grande Prêmio pelo jornalismo com maiúscula que vocês há tantos anos nos premiam. Precisamos disso mais do que nunca nesses tempos sombrios em que vivemos.

Emerson
Emerson
3 anos atrás

Esse Dória acha que o Presidente da república de São Paulo!!!

Em tempo: Flávio, como posso enviar fotos para vc? Obrigado.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Emerson
3 anos atrás

“O bem venceu o mal”… hahahaha

Antes da eleição do primeiro turno
Antes dos casos de COVID explodirem novamente
Alguém sabe da GRANA que morreu nessa brincadeira?

Esses políticos devem rir da nossa cara todos os dias, somos muito otários.

Obs.: O Tio Bernie é outro que deve estar morrendo de rir, não deve estar acreditando o quando somos tontos.

Adolfo
Adolfo
3 anos atrás

Pior que o Bolsonaro, só a imitação de Bolsonaro do Flavio Gomes !

O nome que se dá para tudo isso que aconteceu é credibilidade : FG tem, o resto não.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Flavio; o que o Governador tem a ver com isso???? Em principio nada… porém pode haver TUDO. (me surpreende a inocência da grande maioria em alguns momentos onde o nosso poder de analise ficar com a visão turva em relação ao que acontece as nossas vistas). Deve ter rolado GRANA pesada nessa vitória… hahahah.

Não sabemos na integra o teor no novo acordo. Sabemos que a Prova ficará por aqui nos próximos 5 anos, que o “Brasil” perdeu… e que “São Paulo” ganhou… vide o novo nome: “GP de São Paulo” e não “GP da Cidade de São Paulo” (se estiver no contrato é assim que será “oficialmente” chamado pelos nossos Governantes e no site da Formula-1).

“Vencemos”… Mas a que preço? Em que condições? Interlagos pode ser da Cidade, mas através de um Convênio pode ter uma influência do Estado. Mais ou menos como o Parque do Ibirapuera, que em principio é do Estado mas por uma série de convênios existe uma intervenção municipal.

Sendo repetitivo, somos otários. A prova ficou por aqui, já está sendo usada como vitória politica do Doria e do Covas (as vésperas do primeiro turno)… o “bem (Doria/Covas) venceu o mal (Clã Bolsonaro)”.

Muita gente bateu tambor em relação a uma possibilidade de prova no RJ que qualquer criança que sabe fazer conta de “mais” sabia que não poderia acontecer. Uma prova de F-1 se faz com GRANA… e isso não existe no RJ (aqui em SP só tem grana estatal, acho que nenhuma empresa privada assinou o acordo com a F-1 junto com o Estado/Prefeitura).

Já falei em posts anteriores… agora devemos procurar as informações corretas sobre o “quanto custou” essa vitória do “bem contra o mal”… uma coisa é certa, deve ter garantido um bom bônus de final do ano para alguns caras da Liberty.

Para mim, foi uma “Vitoria de Pirro” (para quem não conhece a frase, o google está aí para explicar).

Epaminondas Emerenciano
Epaminondas Emerenciano
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Do Emanuelle Pirro? Ele já não tinha parado de correr?

Costa
Costa
Reply to  Epaminondas Emerenciano
3 anos atrás

Vitória de Pirro foi ele ter desclassificado o Vettel em favor do Hamilton, uma das maiores patacoadas que já vi na F1… Acabou se voltando contra ele, nunca mais foi chamado para ser comissário nem de corrida de tartarugas!!!

murilo
murilo
3 anos atrás

É surreal constatar que ao final da segunda década do século XXI opiniões e discursos falsos sobressaiam à realidade! De mamadeira de piroca à fraude eleitoral americana: é assustador o número de pessoas impactadas com essas mentiras. Parabéns ao Grande Prêmio pela excelente cobertura dos FATOS.

RodrigoBM
RodrigoBM
3 anos atrás

Essa história de mudar o nome do GP tem cara de briguinha de 5ª série entre os péssimos (não sei se pode escrever palavrão aqui) Doria e o inominável.

Wagner
Wagner
3 anos atrás

Nada como um dia após outro.
Mais uma que Jair Bolsonaro perde

Wagner
Wagner
3 anos atrás

Mais uma que Jair Bolsonora perde

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
3 anos atrás

Aproveitando que esse final de semana tem eleição, queria lembrar que foi a gestão da Erundina que trouxe o a F1 pra Interlagos e depois foi na gestão do Haddad que se iniciou a maior reforma depois de 1990, a reformulação da entrada e saída dos box, construção do paddock, construção do novo prédio com centro de imprensa e torre de controle e reforma completa boxes com a nova cobertura (essa ultima, finalizada na gestão do Dória/Covas).

Adler Victor
Adler Victor
3 anos atrás

A mudança de nome pode ser uma garantia legal visando se resguardar de uma possível ação da Rio Motorsport alegando que tinha direitos sobre o GP do Brasil. Se for isso foi brilhante.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Assustador/engraçado, é ver como o site Grande Prêmio, o maior e melhor conteúdo de automobilismo do Brasil, perde tempo em publicar e debater esse assunto de F1 aqui no Brasil. Meu Deus do céu….

Bruno Wenson
Bruno Wenson
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Um site de Automobilismo, site este do Brasil, que tem como base a F1, PERDE TEMPO falando de assunto de F1 NO Brasil?!?!
O que queres ler aqui, beócio?… Fofoquinhas dos pilotos e dirigentes da F1?? Estorinhas dos “”heróis” das pistas??
É o maior e melhor justamente porque trata TAMBÉM desses assuntos de “f1 aqui no Brasil”.
Releia a bobagem que escreveste e depois pede pra apagarem.

Amaral
Amaral
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Ué… Site de automobilismo não pode falar de notícia referente a automobilismo?
Como assim, cara-pálida?
Surtou? Ou tá triste porque aqui foi um dos poucos sites especializados em que a posição sempre foi “isso é falácia, mentira, não vai vingar, tem coisa podre aí” e, isso, claro, vai de encontro ao que propaga a turma (ou seria quadrilha?) que acabou com a corrupção no Brasil e é diferente disso tudo que está aí, em prol de Deus, da pátria e da família, talkei?

Leandro
Leandro
3 anos atrás

A repercussão da notícia de Deodoro não me surpreende, não é de hoje que a imprensa em geral repassa sem filtro informações “oficiais” (assim entendido como advindas de qualquer autoridade). Num tópico mais inofensivo, mas sempre hilário quando vejo, é a velha notícia repetida todo ano (menos 2020, espero) do público de “dois milhões” no Réveillon da Paulista ou “três milhões” na Passeata Gay. Como é o promotor ou a polícia quem chuta o número, eles citam isso meio escondido no texto e dão destaque ao número milionário na manchete. A cascata é repetida por todo mundo, sem parar pra pensar se faz sentido ou fazer umas contas básicas.

Almir Neto
3 anos atrás

Caro Flávio,
Há um pequeno erro no segundo parágrafo.
Onde se lê “extendido”, seria “estendido”.
Sou seu fã e esse alerta só visa a contribuir.
Vida longa a esse blog.
Por favor, não precisa publicar este comentário.
Grande abraço.

Alexandre
Alexandre
3 anos atrás

Jair perdeu mais uma …..( já virou clichê!)

Vitor Viegas
Vitor Viegas
3 anos atrás

Não assisti ao vídeo, confesso que gosto mais de ler do que esses programas de You Tube. Gosto em especial dos textos do escriba deste espaço, torço para que mantenha a teimosia em escrever nestes espaços em extinção chamados blogs.

Quanto ao tema, parabenizo pela coerência em não se curvar à picaretagem do consórcio miliciano. Apenas me admiro pela forma tonta que a Liberty Media se associou aos charlatões.

Amaral
Amaral
Reply to  Vitor Viegas
3 anos atrás

Só acho que a forma de associação não foi tão ingênua assim… Acho que el bigodón sonhou em ganhar uma coca-cola qualquer se essa patacoada fosse adiante. Talvez tenha se arrependido, se se deu conta com quem estava se metendo. Tomara.

Rogério
Rogério
3 anos atrás

Achei legal o nome Grande Prêmio de São Paulo. Já que SP vai pagar uma fortuna em taxa(e o dólar está quase 6 reais).
Dessa forma promove o nome da cidade e do estado. Quando falam em Brasil fica a imagem de Carnaval, praia, Cristo Redentor, Rio e Amazônia.
E ultimamente o Brasil virou pária internacional. Muito em função aos elementos que tomam decisões em Brasília.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
Reply to  Rogério
3 anos atrás

Apoiado Rogério , quem paga tem direitos ….

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

Alguns não pensam bem assim…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rogério
3 anos atrás

Primeiro que, como o texto já disse, o motivo para esses nomes ‘flexíveis’ dos GPs este ano é tão óbvio quanto pontual.

Segundo, seria uma infantilidade imensa, do tipo ‘não vou usar mais a camiseta da seleção por causa da política’. O que pensam – ou não – do Brasil vale para o país como um todo; ninguém na Europa se preocupa se é paulista, carioca ou paraguaio.

Rogério
Rogério
Reply to  Rodrigo
3 anos atrás

A mudança de nome estava sendo negociada desde outubro de 19. Muito antes da pandemia.
O que eu quis dizer foi que o contribuinte paulistano irá pagar o evento e nas chamadas passam o Cristo Redentor, praia, carnaval, Floresta Amazônica.

GIOVANI JARDIM
GIOVANI JARDIM
Reply to  Rogério
3 anos atrás

Isso é bobeira, é igual vacina de São Paulo e vacina do brasil, vacina de Dória e vacina de Bolsonaro.

GIOVANI JARDIM
GIOVANI JARDIM
Reply to  GIOVANI JARDIM
3 anos atrás

*Brasil