Pensam que sou só eu? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005 - 13:58Imprensa, Kombi & cia.

Pensam que sou só eu?

A legião de defensores dos motores VW a ar só cresce. E para vocês não pensarem que sou o único lúcido do mundo, aí vai matéria publicada hoje na capa do caderno Carroetc de O Globo, texto como sempre preciso e sensível do competente Jason Vogel, possivelmente o melhor jornalista de automóveis do Brasil — já há um bom tempo.

A boa notícia é que a VW vai continuar fabricando alguns motores, para o mercado de reposição. Numa quantidade minúscula, mas quem sabe suficiente para não nos deixar mais órfãos do que nos sentimos.

8 comentários

  1. Vinicius disse:

    Queria saber qual o preconceito dos v8???? pois tenho um big block 7.5 (460) que originalmente me rendia 400cv, sim bebia gasolina, mas tem um torque perfeito. cansdado com esse rendimento gastei 3 mil reais coloquei um blower superalimentador que trabalha com 2 bar de pressão, está por volta de 1200 cv… da pra brincar né….
    me custa barato…. por outro lado tenho um small block 302 que me custa 50 mil reais, tem tudo do bom e do melhor, mas me rende só 550 cv sem nenhum tipo de superalimentador…. ai pergunto em questão de evolução que motor proporciona bom rendimento ( mais de 250cv), gasta pouco e não faz mal ao ar que respiramos….. ou os motores vao reduzir cada vez mais e perder toda a potência????????

  2. Mario disse:

    Pois é, a Kombi Clipper voltou a gasolina…E como elas, vão pro lixo rápido. Sobre o Jason, o cara é bom mesmo. Detalhe: O carro de uso dele
    é um Chevrolet 1952. E usa mesmo!

  3. Eduardo S SP disse:

    Retificando o texto

    Mas quanto aos small block, eles foram aprimorados ao longo do tempo (apesar da concepção antiga)

    Inclusive vale passar no BCWS e entrar no artigo sobre os 50 anos do small block

    E atualmente, em nivel de emissões, o small block não é poluente (a causa alega na interrupção da produção do motor a ar) e no caso do motor a ar torna-lo menos poluente exigiria modificações e reduziria em muito a pouca potencia que produz

  4. Eduardo S SP disse:

    Mas quanto aso small block, eles foram sendo aprimorados ao longo do anos, apesar da concpção antiga, e vale a pena passar no BCWS e ler o artigo sobre os 50 anos do small block

    E atualmente, em novel de emissões,o small block não é tão poluente, no caso do motor a ar, torna-lo menso poluente exigiria demais em termos de modificação e tomaria muita da pouca potencia que possui

  5. Eduardo S SP disse:

    Quanto aos V8 big big block, acho uma idiotice pois são motores pesados, e de baixa potencia especifica, tipo 7.0 (427 pl.) que rende apenas 350 cavalos (potencia atingida hoje por motores menores que 5.0) sem contar que gastam muita gasolina

    Mas o fato é que os americanos são patriotas e prezam tradições, e protegem o que gostam, mesmo que não seja atual, como estes motores

  6. Fabio RC disse:

    É, Flávio, só que ele, ao contrário de ti, achou ótima a nova Kombi :-P

    Aliás, esta foi a última vez que comentei esse assunto, cheguei à conclusao que vc tá é tirando uma onda com a nossa cara e a gente nem tinha se dado conta. Quanto vc já deve ter rido da gente com essa gozaçao, hein?! Tá certo, tem volta! :-)

  7. Nilton Lopes disse:

    E tem gente que acha rídiculo defender a continuação de um dos mais valentes e robustos motores já construídos, e o carro idem! Kombinação perfeita de motor e carroceria, o simples fato de serem produzidos quase sem alterações desde 47 até hoje só prova a genialidade do projeto, que pode ser classificada como um exemplo da escola de arquitetura e design Bauhaus, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius por volta de 1919. A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem, sua filosofia definiu um estilo em seus produtos despidos de ornamentos, funcionais e econômicos, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria.
    A forma deve seguir a função, em uma palavra, Kombi.
    Abraço a todos

    Obs: E se a GM fosse forçada a interromper a produção dos V8 Small-block com seu comando no bloco, curso longo e varetas comandando válvulas através de balancins, será que lá na gringa os contra tal medida seriam taxados de malucos anacrônicos também?

  8. Sérgio Maggessi disse:

    ih, as kombis com esse motor vão acabar?
    hahahahahhahahahhahahahhaha
    ahahahahahahaahahhaahahahah
    ahahahahahahahahahahahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>