APRENDE, CBA
SÃO PAULO (tão fácil) – O Andre Sberze mandou este vídeo pelo Twitter. São as voltas finais do Desafio Ford Focus na Argentina. Nem preciso falar muito. Basta ver. Prenda a respiração na última volta. Mas cabem algumas palavrinhas à CBA, esta entidade que estará em peso em Interlagos no fim de semana, com credenciais no peito de todo mundo para desfilar pelo paddock numas de “otoridades”. Por que não procuram as montadoras para propor campeonatos de carros de verdade como esse? Por que não fomentar o automobilismo de uma forma simples e barata?
Os argentinos dão de 10 a 0 na gente.
Isto sim que é corrida de macho…. Não são caras de que tem que largar atras de safety car devido a uma chuvinha a toa.
Disputa maravilhosa. Mas que narrador horrível !
c certeza esse pessoal da CBA não gosta de suar a camisa, flávio !! Fazer um campeonato desses dá muito trabalho, isso aqui é uma zona !!!
o #3 tinha que ser punido. O que ele fez ao #43 não pode. Ele jogou sujo. Mas foi legal esse final.
aki nois fais péga nas rua! num preçiza di CBA nem atódrómo!
O Fangio nasceu onde mesmo? Ah…então ta bom! Só que não conhece a argentina é que fica falando mal e entrando na onda da imprensa que prega uma rivalidade idiota. Não é só no automoblismo que eles são melhores não…vários outros esportes são muito melhor organizados e apoiados do que os mesmos no Brasil. A diferença…paixão em primeiro lugar! Depois vem dinheiro e outras coisas…mas o espetáculo está sempre em primeiro lugar!
É que os brasileiros em sua maioria reduzem tudo a futebol, acham que nada na Argentina vale só por causa de uma rivalidade besta…
Muito boa corrida! Imagina com um grid maior…Oito carros é pouquinho.
Realmente de perder o folego. Focus é um carrão, saudades do meu 2006. E a emoção do narrador, este ama o que faz.
sem comentários, um dos melhores pegas que já vi.
Monomarca por monomarca, nós já temos o Trofeo Linea.
Acho que o grande exemplo que o nosso automobilismo poderia tomar do argentino, é a categoria ‘Turismo Nacional’, ‘Clase 1, 2 e 3’. Neste torneio sim, temos disputas de carros de verdade, de diferentes marcas, de diferentes catergorias, com grande preparação, embora sem a participação oficial das fábricas.
Depois que acabam com a disputa de marcas no TC2000, o ‘Turismo Nacional’ é o que tem de mais bacana na argentina.
Alguns anos atras, nos tinhamos no Brasil, categorias assim. Mas a arrogancia e o interesse, fizeram que tudo isso se acabasse. Na Argentina, existem varias categorias, todas elas com os grids cheios, e bons campeonatos, independente de serem monomarcas ou nao. Até a categoria de Fiat 600, tem no minimo 20 carros. Agora ai no Brasil, tá feia a situaçao. Parece que é o fim dos tempos.
Y las chicas por de trás de los pilotos? Hilário. A da esquerda deve ser parente do Schumacher.
Claro que aqui nunca dara certo. A CBA obrigará todos os Pilotos a usarem aquele lixo de alcool que vendem á 2,20 o litro, obrigarão a comprar slicks só com eles, pagando 3mil o jogo, daí entrarão as equipes cobrando 5mil só a assistencia de pista, depois vem o clube organizador cobrando 260 por treino e o autódromo cobrando 120, e a inscrição custará no mínimo 1mil reais. Enquanto todos esses ‘chupins’ não forem extintos, ou deixarem a ganancia de lado, o automobilismo Brasileiro continuará as moscas.
Ótima corrida, mas e aqulas minas no pódium????? coisa ridicula !!!!!
quase tive um infarte assistindo,enquanto assistir stock car me da sono hehe
Não gente… a stock light até que é legal…
CARACA!!!! Muito bom!!! E tem mais, tinha até público, sim pessoas assistindo. Vale ressaltar a comédia das três meninas se matando para aparecer na televisão atrás dos pilotos e susto de uma delas quando começou a “chover champagne” hilário!!!
Espetacular!
Que bom que o 43 ganhou, porque ele tomou um apertão que deu raiva. Aliás, o cara que fez aquilo merece um “drive trough”.
Mas, no vídeo todo apareceram apenas 3 carros. Quantos carros tem o grid?
carro de corrida dá trabalho, faz barulho e é perigoso. Melhor é ampliar o “share of mind” investindo no desenho de maçaneta que não quebra as unhas ou no vanity mirror para as mal amadas neuroticas, oh yeah .
Vale-tudo? Odeio pilotos que precisem fazer o que o peruano fez na reta que é jogar o oponente pra fora da pista e ainda ficar ziguezagueando igual uma barata tonta… Tá cheio de gente assim nos kartódromos indoors que chamam isso de raça… Gosto de disputas respeitando o espaço do oponente. Esses dias fui à um kartódromo indoor e teve batida que o piloto teve de ser removido de ambulância mas, se for ver, seria facilmente evitavel… Eu dou o exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=xBC168h8BNM
Justíssima vitória d Aguilera (pois já vi que se o outro ganhasse ia ficar por isso mesmo e deixaria quem fez certo puto da vida…
Os três carros colados na última volta e o “Galvão” argentino narrando, pensei que o “Galvão” argentino ia infartar.
Mas uma coisa é verdade: não se vê mais provas disputadas assim no Brasil.
Videos FANTASTICOS… para quem ainda não olhou gostaria de deixar esses dois links para todos e para o Flavio Gomes.
Isso sim é automobilismo…
DTM History – The Golden Years
http://www.youtube.com/watch?v=Gw-AxiVqihM&feature=related
btcc tribute
http://www.youtube.com/watch?v=7x49PNIpbws&feature=related
Fantástico!
A disputa é sensacional, mas o autódromo é podre, com áreas de escape com muros de terra e rampas de lançamento, sem contar a quantidade de terra no meio da pista. Se essa corrida fosse no Brasil com certeza iam estar comentando isso.
PQP!!!!!!!!!!!!!
Corridaça!
Enquanto isso no Brasil….
Deprimente….
O vídeo merece um comentário elegante: PQP!!! Acho que essa aí foi ainda mais apertada que a chegada do Mansell e do Senna, na Espanha, em 1986.
Prova muito boa, embora não concorde com a forma como o peruano fechou o garoto na reta: ali foi exagero ! No mais, perfeito.
Lembrem-se que já tivemos provas como estas no Brasil: tivemos no Rio um torneio só com Ford Corcel (com Sidney e Amauri liderando as provas), em SP um torneio em 2 provas só com Maverick 4 cilindros (ganho pelo Moco contra o argentino Carlos Garro). Foram sempre um sucesso.
Os torneios monomarca já citados, Passat e Fiat 147, também sempre foram um sucesso absoluto. A Stock, na epoca do “só Opala 250 S” correndo, também era espetacular.
Embora acho a CBA a grande culpada, mas não podemos reclamar tanto: o Torneio Linea do Massinha está ai mesmo, e a audiencia não tem sido das maiores…nem mesmo o numero de participantes. Porque será ???
A dedicação dos argentinos ao automobilismo é de fato muito maior do que a nossa. Lá eles se esfoçam e investem pra participar, aqui nós só ficamos reclamando, e não investimos, não fazemos nada pra participar.
Espero que criem uma categoria barata, só pra ver quantos irão investir e quantos vão alinhar em todoas as provas…
Antonio
Antonio
Acho que o nosso automobilismo só é melhor que o do Zimbabwe.
a argentina é o berço do AUTOMOBILISMO sulamericano !!!
é faz muito tempo que é assim.
viva los hermanos !!!
Se na espanha El Fodón de las Astúrias já faz o estrago em cima do resto; imagina se fosse uno argentino…
Ihhhh depois o pessoal fala do Maradona porque ele jogou…(*&!@$ nenhuma, é porque ele é argentino e o pessoal de lá valoriza o país…e é isso memo (mano!!!). Temos um país continental com nanismo!!! Chupa Brasil!!!
Que e isto?Sena x Prost no Japao,videogame. Nunca vi nada igual.
As competições na Argentina realmente são melhores e muito mais profissionais que as nossas.
Há várias categorias, além das principais TC , TC2000 e Top Race , todas com apoio das fábricas, dos promotores, da imprensa e do público, que lotam as arquibancadas, pagam ingressos, acompanham tudo (e entendem).
Já assisti uma etapa da TC em Buenos Aires e pude comprovar
…
Simplesmente puro! Animal!!!
Olá Flávio. Sou de Curitiba e corri de Focus Sedan em Eldorado(entre Possadas e Foz). Pista de terra e me admira bastante as competições lá. O Focus é um carro forte e dá pra fazer bastante coisa com ele. Me admiro mais ainda com as competições em terra. Até mesmo em Eldorado é bem legal. Punta-Taco toda hora e às vezes uma puxadinha no freio de mão. Super divertido. Agora,.. fico me imaginando correr em competição mesmo fazendo isso todas as voltas e com o pessoal não dando mole, rs. No ano passado(pouco antes desse meu teste) fizemos o Duelo Brasil x Argentina com karts de locação(em Eldorado e em Setembro a etapa Brasileira). Em Eldorado todos os brasileiros sairam falando muito bem dos Argentinos e do tratamento que eles deram para a gente. Acho que a imprensa daqui coloca uma rivalidade tão grande como se todos os Argentinos tivessem a educação do Maradona. Vale à pena acompanhar e tentar se basear nas competições de lá profissionais que saem muito mais em conta que aqui.
Um abraço
Luiz
Pretendo visitar Eldorado nos próximos dias, não sabia que lá tem autódromo de terra.
Aqui no Paraná o automobilismo se resume a Arrancadas e Cavalos de Aço… rsrsrs.
Uma coisa que me impressiona, além da competitividade das corridas de lá, é que esse narrador sabe os nomes dos pilotos, os apelidos. Já vi ele transmitindo TC2000, e ele grita e se entusiasma e leva muito bem a corrida. Aqui com a Estoque, por exemplo, e com o rodízio de locutores na Gluebo, ninguém sabe de nada, dá a impressão que os caras não sabem de quem estão falando e ficam procurando os nomes dos pilotos na lista. Porra o locutor oficial das corridas não é o Galvão, gostem ou não, (pessoalmente não gosto), então ele deveria fazer as corridas.
Nooooossa!!! O menino mal saiu das fraldas e já está ganhando campeonatos! Final sensacional, muito bom!
O “Galvão” argentino me lembrou um feirante aqui do bairro que anunciava seus produtos do mesmo jeito, gritando o tempo todo, parecia não respirar.
hahahaha
eu sempre digo: Os Aguileras são foda!!
Os carros lá também são muito mais baratos, tornando o acesso ao automobilismo algo mais realizável. Eu mesmo adoraria competir, mas os custos são altíssimos, mesmo nas categorias mais baratas.
Falar da CBA! Mas, falar o que!
Que tá tudo uma merda, todo mundo já sabe…Que teve até ladrão no seu quadro presidencial esse ano, também todo mundo já sabe. Que a incompetencia lá impera, todo mundo já sabe….Que o sr. pres. Pintor, é um tremendo de um revanchista, todo mundo já sabe…. Que ele e sua cupula estão lá só pra usufruir do “social” e do glamour, todo mundo já sabe…Que eles estarão sim em interlagos, todos nós já sabemos…Quem sabe quantas migalhas estarão disponiveis pra essa corja de incompetentes se satisfazerem ….
Vai ter um monte de credencial, mas um monte descomunla de convidados da CBA desfilando dentro dos box nesse fim de semana…
Vai ser até vergonhoso o numeral la presente. E pior algumas duzias de pessoas com todas as despesas e regalias pagas por essa entidade… Que angariou esse din din todo as custas das famosas taxas pagas durante esse ano todo..
Que vergonha disso tudo.. Que coisa triste… A que ponto pode chegar um ser Humano… Será que essa pessoa não tem noção das colisas.. Ou a cara de pau é muito grande…
Só nos resta a FIA dar um basta nessa Situação comica que a CBA de hoje através de seus mandantes nos está impondo….
“si acabou la pista muchacho”
Além do show na pista o narrador é muito divertido, emocionante também.
Agora me digam se o Focus é bom assim mesmo, viram que ele não ergue a roda do lado interno da curva? No nosso brasileiro de marcas, todos os carros erguem (gol, corsa, etc). Quem tem o Focus poderia afirmar que é bom assim de curvas?
Só de 10 a 0? Acho que é de 1000 a 0!!!!
Caro Flávio
Acho que é mais que 10 a 0!
Quem quiser ver e chorar com o que poderíamos ter, assistam ao Velocidade Sur, no Canal Speed. Os “hermanos” têm categoria de tudo (menos fórmula), com grids e arquibancadas cheias!
E a TC 2000? Quantas fábricas?
CBA = Como Bagunçar o Automobilismo
Isso sem contar que a última prova que a F1 realizou na Argentina foi há 12 anos e a 8 a Argentina não tem um piloto na principal categoria do automobilismo,mas temos que lembrar que a Argentina é terra natal de Juan Manuel Fangio,pentacampeão mundial de F1 nos anos 50,mas lá eles tem tantas categorias por causa da baixa carga tributária pois aqui na Terra Brasilis temos a maior carga tributária do mundo,além de ter uma emissora de TV que manda no país,é ela que escolhe desde de técnico da Seleção Brasileira à Presidente da República,e faz de gato e sapato com a “principal categoria do automobilismo brasileiro”
Sem falar dos campeonatos de rally. Alias, já assisti ao vivo o WRC Argentina e, acreditem: em termos de interatividade e emoção coloca a F-1 no chinelo.
Me lembra os Fiat 147 (Attila Sipos, Paternostro, Conil Janjão Freire) cada baita corrida, só andavam desse jeito.
Ou dos Passat (DaMata,Luis andré,Attila,Chichola…) quando era permitido empurrar e faziam uma fila de 10 ou 15 um encostado na lata do outro e quando chagavam na curva 3 o primeiro sempre “sifu” pois quando ele freiava o ultimo da fila ainda estava acelerando, ninguem queria liderar nas primeiras voltas mas também não queria ficar fora do pelotão…bons tempos…grandes pilotos de turismo.
teve uma prova que o Attila estava liderando e a poucos metros da bandeirada, o segundo enfiou o “bico” por dentro e passaria com certeza, mas quando já estava quase meio carro o Attila abriu a porta do carro o cara que ia passar levou um puta susto, tirou o pé e o alemão ganhou a corrida.
O narrador é o Jorge Ramos, que era o narrador número 1 da Fox Sports, mas parece que não tá mais na Fox.
O cara é muito bom.
Que nada Flávio! Legal mesmo é ver a stock car, e narrada pelo Galvão. Este sim, um cara orgulhoso e cheio de enaltecer e enfatizar o que realmente vale a pena…hahaha. Cacá Bueno daria um Banho nesses dois brações. Até o cara da novela faria melhor. Ainda bem que tem os que preferem gastar o tempo assistindo coisa boa.
Brincadeirinha.
sensacional.
e o que é a estabilidade dos Focus hein?
tomara que o Richard Parry-Jones, responsável pelo acerto e suspensão dos Ford nos últimos tempos, tenha a oportunidade de assistir e conferir o que nos proporcionou na parte que lhe cabia.
Flavio, assim eram as corridas da Copa Fusca (antiga Speed), que tinha sempre 5 carros disputando a ponta, sendo 4 carros preparados pelo DellaBarba, dirigidos pelo Zé Augusto, Mariano, Renato e Cortez. Em anos anteriores, era Zé Augusto, Mariano, Claudio Almeida e Emerson Lobinho. Anos antes, a disputa era com Zarrir e Zé Augusto, volta a volta. Em outros, Alberi e Stanley Wessler. É só trazer a prova de volta com algum incentivo, como um premio de largada, por exemplo com reembolso de 80% da inscrição: os carros estão todos guardados, inteiros. Grid chegou a 44 carros. Nem precisa inventar muito. Carros cujo custo nao ultrapassa R$ 30 mil.
Eu que encaminhei o video ao Flávio Gomes, moro em Guarapuava – PR e tenho parentes que residem próximos da fronteira com a Argentina.
Descobri esse video casualmente quando vasculhava no youtube sobre automobilismo argentino. Confesso que fiquei de boca aberta com a volta final.
Lamento que nós brasileiros na maioria das vezes tenhamos uma visão tão bitolada do automobilismo, só valorizando a F1 e a Stock-Car (em nivel nacional) – esta última inclusive considero um arremedo de categoria, com competividade abaixo da F-Truck. Temos muito a aprender com os argentinos, que tem diversas categorias nacionais competitivas e valorizadas, com autodrómos cheios, com pilotos locais respeitados e tratados como ídolos.
E fica aqui também um puxão de orelhas as montadoras que estão no Brasil: será impossível fazer um campeonato de marcas e pilotos atualmente, com tantos Focus, i30, C4 e assemelhados sendo vendidos aos milhares?
Parabéns ao argentinos pelo seu automobilismo!!
Boa tarde Flávio 69, Porra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ( isso que queremos em qualquer corrida).
69, que massa rapaz. quem estava nesse autotromo viu sim que é uma disputa limpa e uma forma de disputar palmo a palmo um caneco. Concordo com você que essa CBA é um bando junto. Eu, ja vi de perto na F1 no paddock como fica esse bando de urubu, na verdade gomes, é uma turma de otários.
Se fosse na stock estariam os três desclassificados por forçarem ultrapassagens e o kk que estaria em 4 ganharia.