OS GAROTOS (2)
SÃO PAULO (carpe diem) – E a molecada fechou o segundo dia de testes hoje em Abu Dhabi, com Ricciardi de novo em primeiro e tempos ainda melhores que no fim de semana. Um único brasileiro andou na sessão dupla para estreantes, Luiz Razia, na Virgin. O baiano foi apresentado como piloto-reserva no começo do ano, mas só hoje teve o gostinho de experimentar um F-1 — embora o carro virginiano esteja longe de ser o mais agradável de todos para pilotar.
Maldonado trocou a Hispania, para quem testou ontem, pela Williams. Em alguns dias a equipe confirmará oficialmente sua contratação. Ninguém precisa dizer “ooohhhh”, porque essa informação a Revista Warm Up trouxe um tempão atrás. Sérgio Perez fez sua estreia pela Sauber e completou 91 voltas. Tem de andar o máximo que puder, porque será titular ao lado de Kobayashi em 2011 e é verdinho de tudo. Teve piloto tcheco e búlgaro, na pista.
E teve despedida. Hoje foi o último dia da Bridgestone na F-1. Os pneus japoneses chegaram em 1997, dividiram espaço com a Goodyear e com a Michelin por alguns anos, mas foram monopolistas na maior parte do tempo. Existe “monopolista”? Bem, em todo caso, end of story. Amanhã a Pirelli está de volta. E estarão de volta também os principais pilotos. Alguns, muito ansiosos para conhecer de perto a nova borracha. Massa é um deles.
Uma das características dos ótimos pilotos é a capacidade de adapatção, tirando bons resultados de equipamentos não tão bons.
Tamo lançando uma cachaça boa aqui, feita em alambique de cobre e com cana caiana. Massa vai ser o garoto propaganda. O nome da marvada vai ser MeioSegundo.
otima essa CACHAÇA, VAI FAZER SUCESSO, sacanagem ontem eu vi um video do jose simão, uma preguiça entrou em um carro em campinas, se agarrou ao, volante e a alavanca de cambio, os bombeiros vieram resgatá-la e log foram chamando o bicho de rubinho
Aposto minhas fichas no bom baiano Luiz Razia.
caro renan, antigamente, não tinhamos estas frewecuras tecnologicaS,(QUE NÃO SÃO APLICADAS EM CARROS DE RUA), e tinhamos ultrapassagens sim, naquele tempo o piloto fazia a diferença.
obrigado RCRG72 pela sua resposta, comncordo com o que voce escreveu, e vejo que temos quase a mesma opinião sobtre tecnologia, quanto ao alonso, o toureiro foi chifrado por um touro vermelho, ele esta tão decepcionado com esta cor que já encomewndou para a ferrari um caRRO,COR DE ROSA PARA O ANO QUE VEM, afinal o nosso glorioso chico landi correu com uma ferrari verde e amarela de fabrica.
O Choronso é babaca, mas é melhor do que o Massa.
Talvez a diferença de tempos em classificação e corrida diminua. Mas acho que veremos Alonso mais rápido ainda. 3 ou 4 décimos ainda continuaria sendo muita diferença. Por volta em corrida, por exemplo. Os pilotos mais talentosos vão se dar melhor com menos grip aerodinâmico (sem o difusor duplo).
só 3 ou 4 decimos? voce está superestimando o bixiga e menospresando o choronso, tirem asa, tirem apendices aerodinamicos, voltem ao freio de aço, voltem aos pneus com sulcos como os de rua, tudo isso é tecnologia que não se aplica a carros de rua, aí sim vamos verr quem tem coragem de disputar frenagens e fazer as famivgeradas ultrapassagens que andam sumidas à mujito tempo
Se for pra usar apenas as tecnologias de carro de rua que coloquem dois corolla pra cada equipe!!
ali é formula 1!! tem que utilizar o top do top para a produção dos carros!!
acho inclusive que limitar desenvolvimento de motor da nessa merda de formula 1 onde os carros parecem tanques de guerra!! não quebram por nada!!
galileu, eu disse o seguinte. Não acho que Massa vá ser melhor do que Alonso. Disse que se ele diminuisse a diferença para 3 ou 4 décimos, ainda sim seria grande a diferença.
Agora, na minha opinião, com menos grip aerodinâmico, as ultrapassagens serão facilitadas, principalmente em relação aos mais talentosos. Concordo que no passado era mais fácil admirar a tocada dos pilotos mais antigos. Com menos segurança e em altas velocidades, dominavam os carros que, por terem menos aderência davam mais trabalho para serem pilotados.
O Alonso SE menospreza. Ao reclamar que o Petrov ficou na sua frente atrapalhando. Ele não é o fódon? Então que invente ponto de ultrapassagem em cima dos mais fracos.
até que o maldonado não foi tão mal 1:40!! sorte da Willians, tem a grana da gasolineira um piloto mediano
e o rubinho parab desenvolver o projeto do carro novo marcando p.ontos para a equipe
No tempo que a Bridgestone competia com a Michelin e era fornecedora da Ferrari, os japas faziam os compostos especificamente para o gosto do Schummy, tanto que a Mclaren penou no início quando trocou para Bridgestone.
Rubens teve de se adaptar ao gosto do alemão, assim como Massa. É por isso que ano passado o Barrica sofreu o mesmo que Massa este ano.
Como o Barrica foi primeiro piloto este ano, pode palpitar para o carro se ajustar à forma como ele pilota, mas no caso do Massa, fica claro que o desenvolvimento do carro ficou a cargo do Choronso (no começo do ano até que o Massa não tomava tanto pau do espanhol)
Se fosse engenheiro de F1 iria projetar um aquecedor interno dentro das rodas que aproveitasse em parte o calor gerado pelos discos para aquecer os pneus daqueles pilotos que sofrem com este problema, pois se você tenta mudar o estilo de pilotagem para se adaptar ao pneu, com certeza não conseguirá obter o seu desempenho máximo possível.
o adrian newey precxisa te conhecer,boa ideia
Me desbloqueie no twitter por favor. obrigado. @charlesporto
Flávio, na prática, o q muda nos pneus usados nessa temporada para os q virão em 2011? Massa falou q os desse ano eram mais estreitos e q ele n conseguia atingir as temperaturas ideiais de aquecimento dos compostos. Se isso realmente procede, ano q vem dá pra esperar q ele melhore?
wagner, não espere nada deste besta, meu comentario acima diz quase tudo, ele foi da sauber para a ferrari, voltou para a sauber para se adaptar, voltou como piloto de testes da ferrari, voltou ao time principal e mesmo assim não aprendeu nada, só sabe fazer mimimimimimi como o piloto mor, tenha paciencia.sabe porque ele é chamado de bixiga, põe pressão nmela para ver o que acontece
Quero só ver qual vai ser a desculpa. Foi duro ouvir o monte de baboseira sobre o “jeito diferente de aquecer os pneus” de Massa…faça-me o favor. Um absurdo. Quer dizer que os pneus dele nunca atingem a temperatura ideal por conta do approach de curva diferente? Vão contar outra. O pior de tudo é o Galvão metido a entendido no assunto. O cara tomou pau do Alonso e pronto.
É justamente isso q eu nao entendo também……nùnca aqueciam???
tudo conversa para boi dormir, o cara ficava arrumando desculpas, plantava para o gavião, que levava uma bola plor fora para divulgar a falta de competencia do bixiga, não só do alonso, pois com o mesmo carro ficava varias posições atraz, até o rubinho bateu nele.
E o espanhol vai continuar andando na frente. Com pneu, sem pneu, com difusor, sem difusor, com turbo, sem turbo e tolinho é quem acha o contrário. (pachecos)
tocando castanholas, sapateando, chorando e fazendo as mutretas dele, coitado do toureiro, foim chifrado por um touro vermelho. dizem que o justim bieber modificou uma musica para o espanhol; onde ele cantava baby,baby, baby. hoje ele canta: bambi,bambi,bambi.
“Existe “monopolista”?”
Sim. Em Economia, usamos um bocado essa expressão.
exemplo: regime monopolista, sociedade monopolista etc…
Razi já andou com um carro da Super Aguri esse ano
Schumacher é outro que tá lôco pra gostar da borracha!
Treino é Treino , corrida é corrida!!
Mesmo sem ser um parâmetro seguro para comparar os carros, já que a experiência dos pilotos novatos que estão treinando é muito pequena, difere bastante entre os calouros e influencia muito mais o rendimento deles do que em relação aos mais experientes, dá pra notar a grande diferença de desempenho entre os carros da Red Bull e o das outras equipes. Durante o campeonato foi muito menor. Graças aos pilotos!
Não tenho a menor dúvida que as duplas da Ferrari e da Mclaren são muito melhores do que a da Red Bull.
só se elas dividirem o adrian newey entrre elas, e se a red bull deixar, o cara está anos luz à frente dos outros projetistas, ele éum genio maior do que colin chapman.
O outro é o Schummy, que tambem nao se deu bem com os pneus……….!
o shummy não vale, ele estava voltando depois de 4 anos parado, vamoms ver o ano que vem com o carro novo, (traseiro como ele gosta).
Vamos ver agora se o Sr. Massa, para de reclamar, que o carro, sai de frente e que nao esquenta os pneus, essas coisas.
vai ser outro ano de nhennhen, mimim, dizer que tambem é primeiro piloto, é facil, dificil é provar, tanto no .papel quanto na pista, basta ver quem é o melhor salario dentro da equipe, se é que éle continua lá ano que vem, volta pra sauber em troca do japa
e se o pneu não tiver do gosto do Massa??? Se isso acontecer, pelo menos ele terá tempo para inventar outra desculpa!!!
qual será desta vez? não pewrcam os proximos capitulos desta luta pneus friosxbixiga massa, rsrsrsrsrs
” monopneumista” ?
“Oh my God… they killed Fodonso! Those bastards!!” kkkkk
Gostei de South Park como tema.