PAULISTÂNIAS (9)
SÃO PAULO (23 graus, 30 no asfalto) – O “board” — é assim que se diz? — da VW se reuniu ontem para ouvir de Hans-Joachim Stuck, seu guru de automobilismo, o que deve fazer nos próximos anos em termos de esporte. Claro que o “board” — é assim que se diz? — tem lá os caras da Audi e da Porsche, também, e talvez da Skoda. No topo da pauta, a participação da montadora no Mundial de Fórmula 1.
Resumo da reunião: a F-1 não está descartada, em absoluto, mas se for entrar será em 2013, quando muda todo o regulamento de motores; rali será uma prioridade, não só o Dacar, como também o WRC, mas igualmente a partir de 2013, quando mudarem a motorização; a Audi segue firme no DTM, assim como em algumas provas importantes como 24 Horas de Le Mans; e a Nascar é uma possibilidade bem forte.
Isso mesmo. Pela milionésima vez, os alemães tentam se firmar nos EUA. E para isso pensam seriamente em enfiar banheiras com a marca Audi ou VW entre os Dodge, Chevrolet, Ford e Toyota para os rodeios motorizados que mobilizam milhões de torcedores.
E se a decisão tivesse de ser tomada hoje entre F-1 e Nascar, daria Nascar. E o modelo escolhido seria o Jetta.
A pergunta é retórica? Bórd.
entre NASCAR e F1 é claro que a Volks vai escolher a NASCAR, é só lembrar que a TOYOTA abandonou a F1 mas continua na NASCAR que é uma categoria com muito mais retorno finaceiro e exposição no principal mercado do mundo (lá nos EUA ninguém sabe quem diabos foi ayrton senna, assim como no resto do mundo ninguém sabe quem diabos foi Dale Earnardt)
Na Truck Series vão colocar o q?
A bolha da Amarok?
Boa sorte a VW…
Pelo visto, o Jetta e/ou Bora nunca emplacou por lá…
Vão ter mto trabalho por lá, mesmo com a popularidade da Nascar.
Existem conversas com a Indy Car para fornecimento de motores. Por enquanto, apenas conversas, mas essa hipótese não pode ser descartada.
Lembrando que, pra entrar na Nascar, só com motor V8 e com chassi alterado por alguns dos “padronizadores” (patterns). A carroceria seria somente uma bolha.
Resumindo, é BEM mais barato que a F1, que provavelmente usaria o nome Audi para seus motores, e de ponto de partida mais simples. Vai ser VW mesmo.
É que o a VW vende nos EUA tão pouco quanto as marcas premium, como BMW e Mercedes. E o Jetta mexicano é o escolhido deles pra tentar chegar mais perto dos líderes por lá. Sei não, mas acho difícil eles atingirem a meta (deles) de ultrapassar a Toyota como maior fabricante do mundo até o ano de 2018, mesmo com as mancadas em qualidade da japonesada.
jetta é sedan medio, do semento do focus sedan, vectra e cia ltda… passat é sedan grande, do segmento do malibu, fusion e cia ltda…
mesmo sendo sedans grandes, sao ainda pequenos pro padrao americano… rsrs
P.S.: o passat eh o melhor carro que eu ja tive ate hoje… ainda o tenho
EUA é um mercado complicado, o consumidor americano que escolher pelo mais barato, vai levar os japoneses, os que decidirem pagar um pouco mais, vai ficar com as marcas americanas, a VW vai ter muito trabalho pra conseguir abrir espaço neste mercado. De qualquer forma, quem ganha com a VW ampliando sua participação em competições são os fãs de automobilismo.
se nao me engano pra entrar nas Nascar eles teriam que começar pela Truck Series, como fez a Toyota com o Tundra e so entao subir pra Sprint Cup.
Como a Audi nao fabrica pickups,devem usar a marca WV.
Você quis dizer que os “decais imitando grade e faróis” vão ser os do Jetta, não é? Porque os chassis e carrocerias da Nascar estão padronizados desde que entrou em vigor a fórmula do “Car of Tomorrow”. A VW (ou suas marcas) vai fornecer só o motor, que aliás vai ter que ser um V8 como todos os outros.
Ah, é board sim. Você é o chairman do board é o Victor é o CEO (chief executive officer, ou no jargão popular, a bunda da vez) .
Loucura dos alemães!!!
Concordo com o comentário do Rogério. O Passat é muito mais carro que o Jetta e cai bem para os padrões americanos de carrões.
A Audi rendeu-se ao ” sport business “. do Tio Sam … kkkkkkk
Então vamos ver os ‘ DKW´s” nas pistas yankes …..
Pena que , na WRC , teremos que esperar 2013, seria ótimo vermos Cruze/Chevorlet ; BMW; Seat ; Volvo já em 2011…
Pros padrões banheiristicos do mercado norte americano, o Jetta é meio pequeno, da linha VW possivelmente escolheriam o Passat.
Concordo contigo. Acho que o Passat é mais a cara da Nascar do que o Jetta.
O PAssat (alemão, como conhecemos) vai deixar de ser vendido nos USA por problema de custo e de tamanho ( o entre-eixos dele é menos que o do Camry e do Accord, por exemplo) . Será lançado um novo carro, chamado de NMS- new middle sedan, com dimensões mais generosas e menos tecnologia e suspensões mais simples, que será feito na nova fábrica da Lousiana . Será um Jettão (versão americana e brasileira, com suspensão traseira sem o multi-link da européia) alongado, Graças a Deus a VW do Brasil vai continuar a importar o Passat feito em Emden .
FG, você esqueceu de comentar também a SEAT (no WTCC) , a Lamborghini ( no FIA GT) e a Bentley ( que dizem terá um carro diesel em 2.014 com retorno em LE Mans em 2.015, será que o Wolf Barnatto ficaria orgulhoso disso?)
sobre o Passat somente europeu :
http://www.caranddriver.com/news/car/10q3/2011_volkswagen_passat_for_europe-car_news
sobre o PAssat / Jettão :
http://blog.caranddriver.com/2012-volkswagen-new-mid-size-sedan-spy-photos/
e a nova fpabrica será no Tennessee, não na Lousiana
e o Jetta completinho la vai estar 16.600 doletas, mamãe…. que tristeza de andar no meu GOL.