SP TOUR

SÃO PAULO (desligando) – Tem poucas coisas que gosto mais de fazer do que levar os Gominhos ao Canindé. E quando eles arrastam os amiguinhos, é melhor ainda. A gente empresta camisetas da Lusa a todos, entram de graça porque no Canindé criança com camisa da Lusa não paga, e assim essa garotada que não tem o hábito de ir a estádios, porque nem sempre os pais podem levar e tal, fica conhecendo futebol de verdade.

Futebol de verdade é sem cadeirinha na arquibancada, é bunda no concreto, salgadinho de procedência duvidosa, copinho de água que muda de preço do primeiro para o segundo tempo, e xingar jogador e juiz e ser ouvido. Procure xingar um jogador lá do alto do anel superior do Morumbi. Ele nunca vai te ouvir. No Canindé, ouve.

E ganhamos, e foi ótimo.

Aí, na hora de ir embora, resolvi fazer um tour pela cidade com a petizada, cinco moleques entre 10 e 13 anos. Querem ver a cracolândia?, perguntei. Vamos lá, é bom conhecer o mundo real de perto. Eles ficaram meio assim, talvez se contarem aos pais, nunca mais me deixem levá-los ao Canindé, mas se for assim, paciência.

E quando estava chegando na avenida Tiradentes, em vez de tomar a esquerda para seguir pelo Anhangabaú fui à direita para os lados da Estação da Luz.

Conheço bem aquela área, trabalhei no Centro/Campos Elíseos por oito anos. Não era esse cenário aterrador, de hordas de maltrapilhos vagando pelas ruas com cobertores nas costas, se acabando no crack, algo que a Prefeitura e o governo do Estado fingem que não é com eles, e assim essa massa de gente sem esperança e sem futuro só fez crescer nas últimas duas décadas, sem que nenhuma ação concreta fosse tomada. Agora é tarde, lamento dizer.

Passei de carro pelas ruas da cracolândia, menos perigosas do que se imagina, porque os viciados são quase inofensivos em sua noia, só querem fumar em paz, se matar em paz, porque ninguém vai mesmo salvá-los. Mostrei que nem todos que circulam por ali são viciados, que há vida normal, bares, comércio, escolas, crianças jogando bola na rua, expliquei que os viciados são os menos culpados, procurei evitar qualquer demonização das maiores vítimas dessa barbárie que é a droga em São Paulo.

Depois mostrei o edifício Andraus, contei que pegou fogo e que um piloto de helicóptero foi um puta herói no resgate das pessoas no teto, crianças gostam de heróis, e seguindo um pouco mais passei diante da sede da “Folha”, e expliquei que os Campos Elíseos eram chiquérrimos há 40 ou 50 anos, e que quem começou a estragar tudo foi o Maluf com o Minhocão, e fui até o Minhocão, essa aberração arquitetônica e urbanística que acabou com o Centro, e mostrei os lindos prédios que o Minhocão fodeu, e passei pelo Arouche, indiquei as bancas de flores, mostrei O Gato que Ri, o restaurante que a gente ia uma vez a cada seis meses quando sobrava um troquinho do salário do meu pai, e a área perto da Praça da República que é frequentada pela comunidade GLS, e o antigo Caetano de Campos, colégio que virou Secretaria da Educação, e o prédio onde Gil e Caetano moravam quando fugiram da ditadura, e todos estão estudando a ditadura, por isso foi uma puta algazarra no carro.

Aí mostrei o Edifício Itália e o Copan, a avenida São Luís e seus prédios suntuosos, a biblioteca Mário de Andrade, a antiga sede do “Estadão”, onde consegui meu primeiro emprego quando ali já era o “Diário Popular”, e o Edifício Viaduto de João Artacho Jurado, o arquiteto que não era arquiteto, mas era um gênio, com seu monumental salão de festas no terraço, e passamos diante da Câmara dos Vereadores, e havia um acampamento do Movimento dos Sem Teto do Centro bem em frente, e eu falando sem parar, e eles também, e aí me pediram para tomar milkshake, e deu tempo de, no caminho, passar atrás do antigo prédio da Record em Moema e explicar o que aconteceu com o Banco PanAmericano. Não sei se eles entenderam, porque eu mesmo não entendo direito essas tragédias de muitos dígitos.

Na lanchonete, perguntei se tinham gostado do passeio, e eles disseram que foi da hora.

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gleice
Gleice
12 anos atrás

Parabéns por mostrar à garotada como a vida acontece na cidade, além da imagem divulgada pelo Jornal Nacional.

RODRIGO MARTINS
RODRIGO MARTINS
13 anos atrás

PARABENS,BELO TEXTO SOBRE A PAULICEIA E A LUSA.ABRACOS…

paulo touron
paulo touron
13 anos atrás

fala flavio!!

só faltou passar em frente ao impostometro!! pra mostrar pra molecada o que os espera no futuro rs…

Mas falando sério, parabens por mostrar o centro pra eles de uma forma tão incomum, na maioria das vezes as pessoas fogem desse lugar, devido a seus problemas sociais, e dessa forma perdem uma otima oportunidade de conviver com o passado da região e desfrutar de tanta tradição. Fui morador do centro (centrão mesmo) durante 5 anos, e aprendi a gostar (muito) desse lugar, mesmo embora com tantos problemas… Pra quem gosta de musica como nós, é um oasis… só lá encontramos discos verdadeiramente raros!

um abs!

Carlos Galvão
Carlos Galvão
13 anos atrás

Se você leva os guris de 13 anos para ver a Cracolândia, quando meu filho tiver seus 15 anos, vou mandar ele passear com o tio Flávio. Quem sabe não rola um passeio no Bahamas? Afinal, se eu fizer isso, minha esposa me arrebenta.

Elder
Elder
13 anos atrás

Flavião. Sempre estou lendo seus posts. São sensacionais. Parabéns.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Agora deixa a política social e a responsabilidade do estado sobre drogas e drogados, só sobre futebol.
Quem está matando futebol que o Flávio relatou aí em cima e diga-se de passagem o futebol de verdade é a nauseante FIFA. alguns dirão que a FIFA é a responsável pela dimensão universal do futebol, da diversificação, do enriquecimento do esporte etc,etc,etc. Realmente existe muita verdade nisso tudo, mas a sede por grana desenfreada e a pasteurização do esporte levou junto tudo o que há de belo e poético no esporte bretão.
Hoje como a meta é apenas arrumar grana são permitidos empresas, clubes empresas, quadrilhas, máfias e afins. Um dos locais preferidos para “lavagem” de dinheiro do narcotráfico – sem querer voltei ao tema, fazer o que? – e de outros crimes.
Hoje o que interessa é grana e grana, os estádios têm que renegar a sua história e acabar com gerais e as arquibancadas são obrigadas a usarem aqueles porta-bundas ridículos que são fornecidos por empresas “amigas”, e num futuro bem próximo até a água será fornecido pelo “grande irmão” representado pelo presidente da FIFA.
Vão fazer uma copa no Brasil e só para a reforma do Maracanã vão gastar 500 milhões de reais!!!!!!! é muita grana para comprar meia duzia de bolas , dois apitos e umas redes.
Trabalho com consultoria nesse ramo e os numeros não batem e nem fecham, por esse valor daria para construir 25.000 casas populares – o preço de custo médio de uma casa de 40 m² fica em 20.000,00 , não está contabilizado o valor do terreno e infra, mas essas duas também não são contabilizadas no maracanã, pois ele já existe!!!!!

É por essas e outras que o único esporte que dá para assistir ainda é aquele aonde ainda não rola grana, me divirto mais com o time aqui do bairro aonde todo o atleta contribui com 5,00 para a lavagem do uniforme. se bem que tem uns dois “craques” que recebem como pagamento…. aisenção da taxa……… tá valendo mais a pena do que ir engordar estatísticas da FIFA .

paulo
paulo
13 anos atrás

Da esquerda para direita quem são os Gominhos?

alberto gonçales
alberto gonçales
13 anos atrás

é a primeira vez que vejo todos os quatro torcedores da portuguesa numa única foto. kkkk

Marcel Silva Moreno
Marcel Silva Moreno
13 anos atrás

Sensacional, Flávio!

Comentei no meu blog, com tag de “Urbanismo”, “Arquitetura” e “Não ao futebol moderno”.

:P

Curto muito seus textos, pena que não sou muito fã de automobilismo, como disse no meu blog http://marcelmoreno.blogspot.com/2010/11/flavio-gomes-outra-vez-mandando-muito.html

Grande abraço! E força para a Lusa!

Jefferson
Jefferson
13 anos atrás

ótimo comentário do Ricardo Bigliazzi.
Flávio, já que você estava la na região da Luz, você poderia ter levado seus filhos a Pinacoteca do Estado e ao Museu da Língua Portuguesa ( sabado a entrada é franca ). Poderia ter levado a Estação Pinacoteca e se puder, domingo de manha tem concertos da OESP na sala São Paulo por R$ 10. E ainda têm o Mercado Municipal, totalmente reformado e para as crianças tem o Catavento , no Palácio das Indústrias. E tudo isso é para todos, não é exclusivamente para a elite como o Lula gosta de nos dividir. E seria interessante ler sobre o projeto da Nova Luz e a legislação sobre os drogados da cracolândia e você vai ver que inclusive o governo executivo não pode fazer nada se os viciados não quiserem.

Luis Filipe
13 anos atrás

sem palavras ! como diria a molecada: du caraio esse rolê !

Marlon Maestri
Marlon Maestri
13 anos atrás

Olá Flávio

Isso me encanta. Uma família num domingo normal numa cidade anormal. Um adulto desarmado na alma e a pureza da pré adolescência. Legal. Imagem singela. Estes momentos deveriam ser traduzidos para aqueles que entram na pilha do mundo, sem saborear os detalhes, as coisas simples e verdadeiras. Aquilo que realmente deixam marca no coração destes adolescentes. É nessa fase que semeamos o que queremos. Parabéns Flávio. Uma sugestão pra fechar com chave de ouro. A familía numa missa agradecendo e se alimentando da maior das bondades. A palavra de Deus e Dele claro. Abraços Flávio. Continue assim.

Fabio Santiago
Fabio Santiago
13 anos atrás

No Canindé eu fui uma vez pra ver uma final de Copa São Paulo. Não consegui entrar, tava lotado, só tomamos chuva eu e dois primos.
Mas esse ano estreei na Rua Javari (Linense X Pão de Açúcar), e é bem legal comer canoli naquela arquibancada de quatro degraus, a torcida do Elefante fazendo puta barulho e ganhando o jogo.

Lucas Costa
Lucas Costa
13 anos atrás

Bacana!!!! Mostrando o mundo pra galerinha!!
Levou a molecada pro show do Sir Paul McCartney depois?

Tem que mostrar também, que apesar de tudo que pode aparercer de ruim, ainda existe uns velinhos por ai, que conseguem sozinho encantar e levar as lagrimas mais de 60mil pessoas, tudo na maior paz e clima de felicidade.

O mundo é um negocio estranho. Viva a musica!

Adriana
Adriana
13 anos atrás

Legal Flávio!!!!muito bom, além de participar com seus filhos e amiguinhos deles, também mostra a realidade e ensina à eles de um modo que vc sabe bem, diviertindo, o lado bom e ruím da vida, dos quais com certeza, poderão analisar e chegar a conclusão, de que são felizes, pois têm pais e amigos que compartilham com eles o lado bom da vida, o amor,carinho,amizade,lazer,….
Gostei muito…meu marido tb é um pai assim….inclusive é muito seu fã….Parabéns!!!vc escreve muito bem…

Otto Jenkel
Otto Jenkel
13 anos atrás

Quem será que tem mais torcida : a Portuguesa ou o América MG ? Acho ótimo que um time de torcida pequena, mas de tradição, suba. Absurdo é ter de aguentar o Grêmio “Itinerante” Prudente na 1ª divisão…

Kalil
Kalil
13 anos atrás

Verdade Flavio o gostoso é sentar na arquibancada de concreto, quando vou ver meu Bragantino eu fico na lateral, so que aquibancada é de madeira e da para xingar gostoso tanto que as vezes o bandeirinha da aquela olhada

Mozart
Mozart
13 anos atrás

Me lembro de um Corinthians e Portuguesa no Canindé , acho que em 83.
Choveu o tempo inteiro… Sócrates barbarizou…. acabou com o jogo, fez um golaço e deu os passes para os outros dois. Corinthians 3 x 1.
Sócrates foi o melhor jogador que ví jogar, ( tirando o Pelé, é claro )

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

No caso do Andraus e do Joelma, por que não, foram varios os pilotos de helicopteros que se tornaram herois.

Justiça seja feita a esses Anjos dos Céus… segue o jogo…

Gostei da Vitoria da Portuguesa… meu Tio Luis estava precisando de uma coisa boa para levantar o astral dele.

Imperador

Rodrigo Brasileiro
Rodrigo Brasileiro
13 anos atrás

Flávio,
futebol de verdade também é isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=kM0J1CZpwFA

Vejam bem, lutando para não cair para a 3 divisão, veja só 3 DIVISÃO. A torcida do Náutico LOTA o estádio, lota a sede, lota os bares. Mais de 20 mil presentes no estádio. Isso é futebol. Lugar para sentar meus caros? Vejam o video.
O que não existe é clube de empresário que muda de nome e cidade a cada ano, n tem média de 1 torcedores por jogo.
Falta respeito ao futebol meus amigos, falta respeito.

Ombudsman
Ombudsman
13 anos atrás

VIVA A LUIZA ERUNDINA! EXEMPLO PARA SAMPA!

Marcog
13 anos atrás

Como sempre, texto muito agradável de ser lido. O desfecho então, muito bom.

Concordo com o colega que falou sobre pastel. Até hoje sinto saudade das pastelarias de Sto Amaro, onde minha mãe era sempre obrigada a fazer um “pit-stop”.

Deveríamos nos orgulhar e cuidar mais de nossa cidade. Sempre procuramos viajar, e ficar comentando com os amigos sobre as cidades de outros estados ou mesmo de outros países, mas tem muita coisa ainda legal de se ver aqui, apesar de tudo.

Tenho recebido um pessoal de fora (Chicago) com frequência aqui na empresa, e costumo levá-los pra almoçar em restaurantes legais no centro, ou fazer alguns “city tours” como esses após um happy-hour. Eles adoram, e aos poucos me fizeram perceber que nós mesmos, muitas vezes, somos os culpados por tornar SP menos interessante do que ela de fato é.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Esses textos fazem um bem danado. Não tenho filhos mas, quando tiver, espero estar inspirado e poder fazer esses passeios de vez em quando, sempre que puder. Essas coisas ficam na memória.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Vc tem toda a razão, Gomes! Não tem nada demais em mostrar a dura realidade para as crianças, para não dizerem que não sabiam o que estavam fazendo.

Elas viram o quão podre é esta cidade nojenta (nasci aí e odeio). O programa Antena Paulista mostra eventos na Bienal, Ibirapuera, Museu do Ipiranga e o kct… mas as ruas que dão acesso à estas belezas fedem mijo e merda, sem contar os viciados espalhados por aí.

Cracolandia? Se existe alguma, é na cidade toda, no campus da USP principalmente.

Acho que fez muito bem mesmo… quando algum fdp destes oferecer essas porcarias para os teus filhos ou os outros meninos, eles vão se lembrar do que viram e o que eles vão se tornar se aceitarem.

Parabéns!

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
13 anos atrás

“algo que a Prefeitura e o governo do Estado fingem que não é com eles”.
Só acho interessante que o governo federal não entrou na conta.
São todos incompetentes e irresponsáveis em igual medida.
É triste quando alguém coloca a “torcida” por este ou aquele partido político à frente da própria capacidade de julgamento.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

Pô FG sacanagem….

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

Você foi falando os lugares que passou e fui imaginando o caminho quando trabalhava no centro e andava toda esta região a pé. Ótimo! Por falar nisto, lembro que meu pai levou eu e meu irmão para assistir apenas três jogos de futebol. Os três da Portuguesa! Não me lembro da ordem, mas foram: Portuguesa 1 x 1 Juventus no Pacaembu, Portuguesa 1 x 1 Santo André no Canindé (Com mais de 10.000 pagantes) e o famoso Portuguesa 2 x 5 Vasco das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984 no dia 1º de maio, Pacaembu com 50.000 torcedores! (tenho gravado os lances) Jogos que marcaram a minha vida, apesar de nem meu pai, nem meu irmão e nem eu sermos torcedores da Portuguesa! (mas respeitamos como time grande)

Manolo
Manolo
13 anos atrás

Por isso que acesso seu site varias vezes por dia, agora posso dar uma sugestão, leve eles pra andar de bonde e Maria Fumaça no Museu do Imigrante, eu queria levar os meus pra andar de trem (de suburbio mesmo pois viajei muito de Central do Brasil e os trens de passageiros os passaros bicudos deram fim), depois disso quem sabe comer uma massa no Castelões, se levar muito moleque (esses comem pra caramba) leva eles pra comer Pastel e tomar um Caldo de Cana geladinho……..não tem coisa melhor.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Ótimo passei, Flávio. Sempre morei no centro de SP e, quando era pequeno, costumava passar com o meu pai em lugares como o Vale do Anhagabaú, Praça da Bandeira, Largo Paissandú, entre outros. Há cerca de 20 anos, o centro não era tão habitado por viciados em crack. Se eu não me enano, os “moleques de rua” consumiam mais cola de sapateiro. Enfim, é bom mostrar para a garotada a realidade da cidade em que vivem. No próximo “tour”, deveria levá-los para assistir futebol de verdade. rs

JP
JP
13 anos atrás
luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
13 anos atrás

KKKKKKKKKKKKK,
o cara podia ter ficado sem essa.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

Quem são seus filhos na foto ?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luiz Fernando
13 anos atrás

Os dois com a camisa da Portuguesa.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

O melhor de tudo é que a nossa Portuguesa não estragou a jornada, fez relativamente bem seu papel e não deixou a tropa na mão, hehehehehe… esse time tá parecendo o Pequeno Wilber, dos Sobrinhos do Ataíde: toda estropiada, mas ainda viva… é essa coisa de “time do imponderável” que nos faz gostar tanto da Portuguesa, não conseguir ficar longe, ficar p… da vida, mas não abandonar jamais, estar nas arquibancadas da nossa casa, do nosso templo Canindé… a molecada aos poucos aprende isso, os Gominhos não largam mais, os amigos quando ver já tão juntos, hehehehehe… como eu sempre digo: “torcer pela Portuguesa não é um simples ato, é extensão de nossa própria existência”… a gente ganha, a gente perde, é um jogo, mas estão lá nossas paixões, nossas diversões, nossos momentos de extravasamento, nossos amigos… como dizia o hino antigo, muito mais bonito e legal do que o atual, fazemos parte de uma grande família…

Mas é a melhor coisa mesmo tirar a molecada do mundinho fechado e seguro, mostrar a realidade nua e crua, ajuda a tirar muita idéia esquisita e errada que se façam por aí… mas devem ter gostado mesmo é do rolê com o “Wartão”, tour em dois tempos alemão oriental, hehehehehe…

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
13 anos atrás

Muito legal a sua iniciativa Flávio, já fiz algo parecido com minha filha anos atrás, como não suporto estádios de futebol, o passeio rolou na volta do autódromo, local onde sempre tento arrastar sobrinhos, amigos e afins…pelo menos lá acho menos violento. Gosto de mostrar a para minha filha a vida como ela é, sem rodeios e sem contos de fadas…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
13 anos atrás

Os dois são fãs do Lula e militantes do PT. Estou criando bem meus filhos.

vitão
vitão
13 anos atrás

enquanto o colesterol permite, inigualável.

Eduardo Nascimento
Eduardo Nascimento
13 anos atrás

Essas histórias são ótimas, não é? Abraço

Jorge
Jorge
13 anos atrás

Fiquei curioso em saber com que carro você estava. Era um antiguinho?!?!

Rafaaph2011
Rafaaph2011
13 anos atrás

Legal mesmo!!! parabéns e que tenha muitos passeios assim!!! sério mesmo! uma abração Flávio!

Marcelo Pereira
Marcelo Pereira
13 anos atrás

Puta que tesão !!!!!!!!
Não vejo a hora das minhas filhas gêmeas de 2 anos tiverem seus 9/10 para fazer algo parecido, claro que o destino será o Morumbi e não o Canindé, mas o resto gostaria que fosse bem parecido.
PARABÉNS !!!!!

Eduardo Lima
Eduardo Lima
13 anos atrás

Geralmente não gosto muito dos textos poéticos do Flávio Gomes, mas esse foi bacana. Não existe melhor estádio para ver o jogo que o Canindé…

Michel Barros
Michel Barros
13 anos atrás

Parabens pelo interesse de mostrar a realidade pra seus garotos.

Agora a prefeitura e o Estado de Sao Paulo coibem sim, chegam junto pegam alguns, outros escapam dispersam os viciados.

So que nossa legislacao protege o usuario e daqui a pouco eles estao soltos de novo.

O que tem que ser feito e proteger melhor nossa fronteiras, papel do governo federal, reprimir os paises produtores da coca e forcar uma mudanca da legislacao.

Sem isso e chover no molhado, nunca vai mudar nada. Em toda capital brasileira existe um crackolandia, mas que nao e divulgada pela midia.

Enfim, parabens pelo tema, mas pra mim hoje o principal responsavel e o governo federal.

Outro tema legal de ser abordado e o famoso trem fantasma bala, que custara mais de 60 bilhoes de reais e ja escandalos surgindo antes mesmo dele ser construido. Enquanto a maioria das capitais nao possuem um sistema de transporte satisfatorio.

Firmani
Firmani
13 anos atrás

FG, esse parágrafo
“Futebol de verdade é sem cadeirinha na arquibancada, é bunda no concreto, salgadinho de procedência duvidosa, copinho de água que muda de preço do primeiro para o segundo tempo, e xingar jogador e juiz e ser ouvido. Procure xingar um jogador lá do alto do anel superior do Morumbi. Ele nunca vai te ouvir. No Canindé, ouve.”

É a melhor coisa escrita sobre futebol que eu li nesse ano.

Esse é o verdadeiro futebol, num tempo em que só se falam de arenas, padrão FIFA, essas chatices todas. Fora o modorrento “pontos corridos” que faz com que que terceiros decidam campeonatos, sem que os postulantes ao título possam, – vejam vocês -, influenciar.

Parabéns por resumir em poucas palavras e resgatar a alma do verdadeiro futebol.

Victor de Andrade
Victor de Andrade
Reply to  Firmani
13 anos atrás

É verdade… Também torço para a Portuguesa, moro em Cubatão-SP, na Baixada Santista, conheço um sem número de estádios no estado inteiro, mas não perco um jogo no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, o campo da Portuguesa Santista, a mais Briosa.
Apesar de a atual diretoria estar pouco se lixando para o futebol da Briosa, a melhor coisa do mundo é assistir um jogo do alambrado, a 2 metros do campo, com o bandeirinha e os jogadores escutando todos os xingamentos!

Dopandeiro
Dopandeiro
13 anos atrás

Não é à toa que todos os dias, invariavelmente, leio seu blog antes de começar o trabalho. Obrigado por isso. E por todas as outras coisas…

ANSELMO PEREIRA RIBEIRO
ANSELMO PEREIRA RIBEIRO
13 anos atrás

Flávio,

Com este texto, você deveria inaugurar uma novo seção no site: “lições de vida”. Parabéns!!!

Alex Martins
13 anos atrás

Flavio, voce é um cara sensacional!

Lionel de Campos Jorge
13 anos atrás

Aí mostrei o Edifício Itália e o Copan, a avenida São Luís e seus prédios suntuosos, a biblioteca Mário de Andrade, a antiga sede do “Estadão”, onde consegui meu primeiro emprego quando ali já era o “Diário Popular”,
Lindo texto e lindo passeio para a garotada ( Eu sempre falo é a melhor fase tem que curtir ..crescem rapido ..) da proxima vez para no pernil do Estadão ….acho que vão adorar também …

FabioRogers
FabioRogers
13 anos atrás

Por isso outras coisas que sou fã do seu trabalho e de sua pessoa,parabéns!Que a Lusa suba ano que vem!
Abraço!

totiy
totiy
13 anos atrás

da hora esse post

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Sempre tive uma afinidade muito grande com a Lusa, talvez pelas cores iguais ao do meu Fluminense ou talvez porque o meu ídolo de infância tenha sido o Félix que “nasceu” na Lusa e foi campeão de tudo pelo Fluminense – até campeão brasileiro, pois o “torneio” Roberto Gomes Pedrosa em 1970 só não foi declarado ainda campeonato nacional por birra da CBF – achava o Félix o máximo, baixinho, criticado por todos, chamado de frangueiro, velho e acabado e mesmo assim foi campeão de tudo.
Não sei, mas acho que desde cedo me identifiquei com os “marginalizados”, tá no sangue……tomara que a Lusa suba para aprimeira divisão, está fazendo falta. torcida é medida pela qualidade e não pela quantidade, meu time está na bica para ser campeão brasileiro, como estava na bica para cair o ano passado, asituação é bem diferente só o que não muda é a minha paixão pelo time, que é uma coisa meio totalmente irracional, talvez a beleza resida exatamente aí.
Do ponto de vista do tour acho legal a sua postura em relação a prole, é legal sair com a gurizada para esses eventos considerados hoje em dia pouco ortodoxos. Concordo em grau numero e gênero contigo que o mundo é para ser mostrado aso vivo e a cores, o choque com a realidade ensina mais que mil livros sobre o mesmo tema.

Só vou discordar com você quanto aos “coitados” dos viciados, não devemos inocenta-los, é um erro da sociedade tratar o viciado como vítima, ele é o único culpado pela sua situação enquanto viciado. O estado deixa a desejar na sua missão básica, isso é fato mas colocar a culpa toda em cima do mesmo pelo genocidio das drogas é cômodo e interessa mais a ONG’S aproveitadoras e aos próprios viciados. Não quero dizer com isso que devamos executar com um tiro na nuca o viciado, devemos trata-lo , orienta-lo e tentar formulas para tira-lo do vício, mas devemos ao mesmo tempo e insistentemente deixar claro que o maior culpado pela sua degradação é dele mesmo.

Se um careta como eu que jamais cheirei, injetei ou fumei alguma coisa na vida for parado numa blitz após ter ingerido três “mortiferos” chopps vou em cana como um bandido da pior espécie preso em flagrante delito, hipoteticamente se nesse mesmo momento for parado um “nóia” chapado de drogas e escorrendo cocaína pelo nariz esse verme terá o tratamento dispensado como “doente” e vítima da sociedade. E não digam que é mentira, não aconteceu comigo mas tenho relatos de situaçõe semelhantes com outros indivíduos.

A droga é um problema de todos e principalmente da família, é o tecido social rompido o seu maior patrocinador. a desestruturação do lar, familias sem pais, a inversão de valores. Vá a uma favela e veja se as menininhas querem papo com “otário” que é como são chamados os trabalhadores nos “culturais” bailes funks aqui no RJ, querem é dar para o cara da boca, o que manda, anda armado. espanca, mata, ou seja têm o poder. Isso está mudando nas comunidades aonde entraram as UPP’s mas nós da sociedade devemos nos manter alertas e mostrarmos sempre para os nossos filho que por mais trágico que possa parecer, o grande culpado pela situação do viciado é o próprio viciado,

A estrutura familiar é a melhor solução para combater as drogas e os vícios, quando falo em família não estou me referindo a TFP , a igreja , a extrema direita ou a aquele boçal catarinense da RBS ( para os catarinenses seus fãs uma pergunta: ele já fez algum programa dedicado apenas ao filho estuprador de um dos big boss da emissora? o dia em que fizer revejo os meus conceitos sobre o verme ) estou me referindo a essa aproximação com os filhos, saber o que os filhos fazem, quem são seus amigos, por onde andam e principalmente de quem é a palavra final na casa. simples assim…….

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Creio que vc exagerou em muitas coisas, e não concordo em grande parte das suas colocações sobre os viciados, serem culpados ou não pela própria sorte. Não se discute culpas, mas responsabilidades, o que é muito diferente. Não se disse que o Estado os viciou, mas sim que o Estado os ignorou , e que isto é uma condição de Saúde Pública. É como se alguém sofrer um acidente por atravessar a rua com o sinal aberto e ser atropelado. Claro que a culpa é do pedestre, mas nem por isso o atropelador e o Estado deixam de ter as suas devidas responsabilidades. Mas aqui não é forum para essa discussão.
Sobre os 3 chopp que voce , se os tivesse tomado e sendo parado por uma blitz da Lei Seca, iria preso como um bandido, não é verdadeira a colocação. Já fui parado, estava sem alcool, mas meu amigo que também foi em outro carro, teve a carteira cassada e foi multado. Ninguém foi preso, mas o carro precisava de outro motorista para sair dali, o que foi feito por um terceiro amigo. Tudo resolvido, uma multa gorda e uma carteira cassada.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Luis Antonio, a lei é clara sobre dirigir embriagado, é prisão em flagrante mesmo. se ocorreu de outra forma parabéns para o seu amigo porque deu de cara com alguém de bom senso. A legislação não prevê esse tipo de “penalidades ” que você elencou aqui não. O que ocorre é que várias autoridades policiais ( delegados, entenda-se bem pois os policiais são auxiliares da autoridade policial, fique entendido) usando o bom senso e vendo os absurdos que são cometidos com essa lei , abrem brechas par anão ter que colocar no xilindró e sem segurança alguma, pais de familia na companhia de fascinoras.

Quanto ao viciado me permita lhe dizer que o grande culpado lamentavelmente é o viciado mesmo. Fui criado em bairro pobre aonde o maior barato era fumar maconha, transgredir e mais recentemente meter as ventas no pó, aquela figura de antanho do traficante que dava drogas para viciar os meninos e depois vende-la nunca existiu, o traficante de rua não têm tempo para essa “organização” pragmática e altamente desenvolvida, ele vive o momento. o aqui e o agora.
Quem dá droga para as crianças da pefiferia são os amigos e os marginais mais qualificados na iniciação dos mais novos, dizem que o crime vai a onde o estado não vai, digo mais ele começa a ir exatamente aonde a familia deixa de existir.
Sou defensor intrasigente de todos os programas de inclusão social e quem lê o que eu escrevo de vez em quando aqui sabe disso, mas passar a mão no cangote de vagabundo de 15 anos que se você der mole te come vivo não faz o meu feitio, digo sempre a mesma coisa sobre o vício e os erros dos seres humanos:

” SE A EMBALAGEM DE LEITE LONGA VIDA TROUXESSE OS AVISOS E RECOMENDAÇÕES QUE VÊM NOS MAÇOS DE CIGARROS, AS VACAS ESTOURARIAM SEUS HUBRES E NINGUÉM VENDERIA MAIS UM LITRO DE LEITE”

Essa é a verdade nua e crua sobre o fascínio que a droga exerce sobre o ser humano e esperar sempre que o estado resolva tudo é a maneira mais fácil de não ter nada resolvido.