VEMAG, 56
SÃO PAULO (muito respeito) – O material de época não é muito farto, tampouco preciso. Mas por todas as informações de que dispomos, essa foto mostra as duas primeiras peruinhas DKW Universal que saíram da linha de montagem da Vemag no dia 19 de novembro de 1956, data que marca o início da indústria automobilística nacional.
A era dos carros nacionais, portanto, completa 56 anos hoje. Pena, pecado mesmo, que essa parede aí esteja nesta situação. Pior, até, porque essas imagens são de 2009. Quem quiser saber como estão hoje os restos da fábrica da Vemag, clique aqui e coloque o bonequinho do Google Street Fighter Plus para ver fotos mais atuais.
Pelo menos a fachada da fábrica poderia ser preservada, com a criação de um pequeno memorial. Afinal, é sítio de enorme importância histórica, totalmente desprezado pelo poder público e pela Anfavea, que deveria ter algum cuidado com isso.
Mas não tenho grandes esperanças. Pelo menos o décimo carrinho dessa fila consegui resgatar. Ela ficou pronta no dia 26 de novembro de 1956. E está quase pronta de novo.
Flávio, essa reportagem mostra bem as “ruínas” da Vemag
http://www.youtube.com/watch?v=6FPV2GjMDiA
Abraços
É lamentável como as pessoas valorizam só “o novo”, como o Nelson falou, em detrimento dos antigos, e a falta de respeito com a história. Por falar nisso, FG, no que deu aquele movimento que você inclusive postou por aqui, para sensibilizar a VW a recuperar os dados de seus veículos fabricados??? Abraço.
tem uma reportagem sobre o destino da fabrica
http://www.youtube.com/watch?v=6FPV2GjMDiA&feature=related
Flávio, pelo menos voce tá lutando, não vejo a hora de voce postar as fotos a Miss Universe prontinha. Os DKV, embora tenham sido fabricados até poucos meses após meu nascimento, me fascinam. Mas o governo do estado ou do Município de São Paulo, deviam usar um pouco do dinheiro rouado, digo, recebido através da indústria da multa ou das vistorias, para manter ao menos a fachada do prédio original, mesmo que vire uma estação de metrô.
DKW. W.
Miss Universe é camisa 10!!
Flavio, existe algum carro que ainda é fabricado com motor 2 tempos?
É caro Gomov, prevalece (eu no meio ) a máxima “o Homem é uma eterna criança, o que muda são os preços dos brinquedos….” Quando ficar pronto, vê se pelo menos mostra” pros meninos da rua.”
O resgate da história da indústria automobilística brasileira é uma tarefa árdua, conduzida geralmente por alguns abnegados com recursos próprios. Infelizmente as empresas do período nunca tiveram o zelo de registrar a própria trajetória e muito material se perdeu.
Mas, como sempre restam alguns cacos, remontar as peças que dão contornos fiáveis para a memória é perfeitamente possível. Apenas não esperem isso das grandes organizações e do governo. Os empresários pensam mais no presente e no futuro (e de certo modo eles estão certos) e o governo não reconhece essa necessidade (então que ao menos possam fazer o essencial).
Quando as empresas descobrirem que o resgate da história pode ser altamente benéfico para elas, então esse quadro de letargia pode mudar. Para tanto, é preciso que uma atitude pioneira neste sentido vingue. Aos menos estamos trabalhando para isso.
Podiam fazer o que fizeram na Rua Araújo, só preservaram a fachada: http://goo.gl/maps/NEBZy
Podiam fazer o que fizeram na Rua Araújo, no centro de SP, só preservaram a fachada:
https://maps.google.com.br/maps?q=pra%C3%A7a+da+rep%C3%BAblica&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-23.541721,-46.641254&spn=0.022308,0.042272&sll=-23.558559,-46.644731&sspn=0.022305,0.042272&t=h&hq=pra%C3%A7a+da+rep%C3%BAblica&z=15&layer=c&cbll=-23.545096,-46.644599&panoid=8XLuC_oqRzzTji873TDWOw&cbp=12,57.2,,0,-0.64
Flávio, você faz idéia de quantos modelos da Universal 56-57 ainda existem, entre restaurados e a restaurar?
Da 56, conheço cinco. Da 57, uma.
Obrigado, Flávio, deve ser as mesmas que conheço.
Abraço
o Motor dessas peruas era importado e tinha 900 cc.e era mais elaborado que o 1000, tinha janelas maiores e mais potencia espicifica.
Nunca vi uma dessa ao vivo. Que venha a décima “risadinha”. Quem ri por último, ri melhor, não é assim?
Lamentável o estado do prédio. Pelo tipo da construção, parece que a foto da época foi tirada na rua Guamiranga:
https://maps.google.com/maps?q=R.+Vemag,+1036+-+Vila+Prudente,+S%C3%A3o+Paulo,+04217-050,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-23.594342,-46.586323&spn=0.0041,0.004495&sll=-23.594645,-46.587100&layer=c&cbp=13,191.57,,0,-12.61&cbll=-23.594435,-46.586249&hnear=R.+Vemag,+1036+-+Vila+Prudente,+S%C3%A3o+Paulo,+04217-050,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&t=m&z=17&panoid=bODRzz_wN4mZmTKN-6QolQ
Argh! Nunca me entendo com esse link!
País e povo sem memória!
A coisa está pior que em 2009! O reboque está indo embora, os pichadores tomaram conta de vez. Daqui a pouco estarão levando os tijolos e aí a prefeitura vai dizer que põe a população em risco.
Aqui em Santos está cheio de prédios muito antigos em pior estado, muitos desabam e ninguém faz nada.
Pena!
“… Quero ver o chaveiro do MUG nessa belezinha !!! rsrsrs !!! …”
É uma pena,mas do jeito que deixaram chegar não tem mais o que fazer a não ser conservar uma parede.A mania DO NOVO é uma desgraça.Ainda bem que existem apaixonados que de uns tempos para cá resolveram gostar de carros antigos.Quantos tesouros foram parar nos fornos de Volta Redonda!!!!!
Muito bem Flavio. Meu pai teve uma dessas, a gente chamava de vemaguete, cor café com leite. Para mim junto com o fusca 69, o carro mais bonito do mundo. Lembro da gente indo daqui de Juiz de Fora/MG ate Sao Paulo, acho que era o ano de 76 ou 77. Naquela epoca era uma epopeia fazer essa viagem dessas, ainda mais em uma vemaguete 1200. Enfim parabens pela obra e quando vier a JF com ela deixa eu dar uma volta ok? Grande Abraço
Vemaguet foi o nome adotado pela Vemag para as peruas DKW a partir de 1962. A do seu pai certamente não era do modelo Universal da foto, fabricado em 1956 e 1957, apenas. Apelidada de “risadinha” por causa do formato da grade. O motor do DKW tem 1.000 cc de cilindrada. O único motor 1.200 foi do F102, carro fabricado apenas na Alemanha.