FOTO DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 30 de outubro de 2013 - 1:15Foto do dia

FOTO DO DIA

Já que Helmut Marko é um dos caras mais importantes da Red Bull, que acaba de conquistar o tetra, reproduzo aqui a imagem do sempre ótimo “Motorsport Retro”. Assim ficou o capacete do então piloto atingido por uma pedra “lançada” pelo carro de Emerson Fittipaldi no GP da França de 1972. Marko perdeu a visão de um olho no acidente.

markocasco

25 comentários

  1. Lucas S.A. disse:

    Caraca, primeira vez que eu ligo o nome a pessoa… Horrivel o que aconteceu com esse cara, e ainda condenou Clermont-Ferrand. Tragedia dupla.

  2. Tohmé disse:

    Gomes, depois de anos e anos, ele disse que a pedra não saiu do carro do emerson. Dá um conferida nisso.

  3. Tiago disse:

    Mas a viseira era praticamente de papel, parece um EBF-7! hahaha

  4. Fabio Amparo disse:

    Nem se o Emerson fosse atirado de elite seria tão certeiro.

    Que azar….

  5. Alex disse:

    Eu tenho até hoje a Quatro Rodas que fala sobre essa corrida. Era muito legal nessa época porque todo o texto sobre as corridas era (supostamente) de Emerson Fittipaldi. Em um determinado momento ele descreve a corrida em Clermont Ferrand como “andar em uma montanha russa sob uma chuva de pedras”. Fala também sobre a pedra que seu carro arremessou em Marko e também sobre uma outra pedrada que atingiu o retrovisor de seu Lotus e quebrou-o. Imaginem o que era aquilo. É por essas e outras que acredito ser impossível traçar comparações entre pilotos de hoje e de outras épocas.

  6. alfredo zamborlini junior disse:

    após esse acidente, as viseiras passaram a ser a prova de balas.
    mas o tempo mostrou q não à prova de molas.

  7. Eltontoptec disse:

    Taquipariu véio! Que pedrada da moléstia huh?

  8. Diego - Floripa/SC disse:

    Dessa história eu não sabia, não tem como não lembrar da mola no capacete do Massa, é um perigo real até hoje, mesmo com toda a segurança.

    Já devem ter te mandado este link “trocentas” vezes hoje, ou até já saiu aqui, mas gostei da história que não conhecia: http://www.jalopnik.com.br/este-cara-correu-com-um-dkw-pelo-deserto-cercado-por-leoes/

    Diego

  9. ]Muguello[ disse:

    Pippo Massa saiu no lucro se formos comparar….

  10. Ernesto Longhi disse:

    Foto batidinha para os iniciados. Bom ponto de partida para quem não conhece a história do Dr. Marko (Dr. pela formação jurídica).

  11. ADONIS disse:

    Baralho!! As viseiras atuais suportam este tipo de impacto?

  12. otavio disse:

    Poutz! Antes de ler ia falar que era de um antepassado do Fabio Seixas!!!

  13. Paulo Emilio disse:

    Isto é uma lenda ! Na revista 4 rodas e no Livro Flying on the Ground o Emerson conta que a pedra foi arremessada pelo March de Ronnie Peterson ! Emerson conta também que fez tudo, como o Stewart , 1º e 2º colocados na prova, para evitar os pedregulhos a margem da pista, fugindo de um furo nos pneus, como aconteceu com o Amon, Ickx , Hulme e outros ! É realmente muito mais provável, que o Ronnie Peterson , buscando tirar tudo de seu March , um carro limitado, com seu estilo arrojado, foi quem atirou mais pedras, espalhadas pelos acostamentos, no antigo e sensacional circuito de Clermont Ferrand , um mini Nurburgring !

  14. Jbchaves disse:

    Será por isso que ele detesta pilotos brasileiros?

  15. O destino foi cruel com ele na sua época de piloto, mas acabou recompensado quase 40 anos depois como um poderoso consultor da equipe Red Bull na F1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>