Te cuida, Brasil
Daqui a pouco a notícia sai no Grande Prêmio, mais completinha. Mas o negócio é o seguinte: em janeiro colocam a pedra fundamental da construção de um autódromo de US$ 350 milhões na cidade de Barcelona, na Venezuela.
O projeto tem o apoio do presidente Hugo Chávez. O mais legal: o circuito vai se chamar Simón Bolívar. Dá-lhe, Libertador! Os objetivos são os mesmos de todo mundo que tem anunciado a construção de autódromos por aí: trazer a F-1 e a MotoGP. Considerando que a América Latina não tem um só autódromo do nível de Xangai, Sepang & cia. limitada, é bom o Brasil abrir o olho.
Como pontos favoráveis ao projeto venezuelano está o plano de desenvolvimento do leste do país, no Estado de Anzoátegui, com implantação de novo pólo petrolífero e modernização de sua rede ferroviária.
A Venezuela tem bastante gente correndo nos EUA e, na Europa, Pastor Maldonado e Ernesto Viso (o da foto aí embaixo) são seus principais nomes. O automobilismo caseiro se desenvolve em quatro pistas permanentes, nenhuma delas homologada para eventos internacionais.
Na FIA, o país tem em Enzo Spano, amigo de Max Mosley e membro do conselho da entidade, um bom cabo eleitoral.
Ah, quem mandou batizar o circuito com o nome de Bolívar foi Chávez. O cara não é fraco, não.
O fato é que não passa de mais uma das muitas jogadas do Chavez que como todos sabem está arruinando a Venezuela, e ainda por cima tem apoio do “nosso” presidente por meras questões ideologicas e economicas, economicas porque o presidente daqui jamais vai querer uma Venezuela forte, com uma economia progressista, aberta e lucrando rios e rios com o petroleo, então ele apoia esse ditador farsesco porque sabe que com ele o Brasil tem petroleo barato e não terá um outro país evoluido para competir por investimentos na região
O fato é que não passa de mais uma das muitas jogadas do Chavez que como todos sabem está arruinando a Venezuela, e ainda por cima tem apoio do “nosso” presidente por meras questões ideiologicas e economicas, economicas porque o presidente daqui jamais vai querer uma Venezuela forte, com uma economia progressita, aberta e lucarndo rios e rios com o petroleo, então ele apoia esse ditador farsesco porque sabe que com ele o Brasil tera petroleo barato e não terá um outro país evoluido para competir na América do Sul
Dgo, no Rio nao pode ser mesmo, senao seria corrida de lancha e nao F1 :-P
O que importa é o RIO não sediar a F-1. Pode ser até na colombia que ta otimo! menos rio.
Interlagos deveria estar em um patamar junto com Silverstone, Spa, Monaco e Monza, deveria fazer parte da tradição da F1. O traçado é excelente, muito seletivo, vários pontos de ultrapassagens (interlagos é o circuito do mundial de F1 em que mais temos ultrapassagens) e coroou o rei Ayrton Senna.
é isso ai, interlagos tem otimo circuito, mas precisa de um aperfeiçoamento, afinal tem bom capital de giro em sp, grandes empresas na capital, mas até hoje o publico é obrigado a usar banheiro quimico em alguns pontos como no setor G….
Uma das muitas delícias do Google Earth é identificar os autódromos do mundo.
Em alguns, como Interlagos, dá para ver o traçado novo e o velho.
Noutros, como o A1 da Austria, nem tanto, mas a viagem é genial, pela história e pela Geografia da Fórmula 1 e do automobilismo.
A pista do Chaves ainda não está lá e duvido que venha a estar: mais chances de uma nova pista em Sampa do que na República Chavista.
O cretino do Chavez está com uma sorte danada, por ter seus petrodólares. Quero ver a hora que acabarem, o que o imebcil vai fazer. Com grana é fácil…..
Sem o menor nacionalismo, pra mim corrida no Brasil so é bom pra que eu possa ir assistir ao vivo. Se a corrida é na Venezuela ou em Bangladesh, nao importa, acho que dificilmente eu iria ao autodromo.
de qualquer maneira temos que investir no autódromo de Interlagos.
Mantendo seu traçado, deveria ser no resto totalmente rejuvenescido.
Mas não exageremos. A China gastou dinheiro que n~çao recuperará em 10 anos, coisa que o Brasil não pode se dar ao luxo.
Basta haver vontade no esporte, começarmos a pensar não apenas a estimular a publicidade do automobilismo nacional, mas sua lucratividade completa.
detestei essa sua simpatia pelo cretino do Chavez
Quem sabe o mundoi seria melhor controlado por ele e pelo Fidel!
Aqui os trouxas fecham autódromos, esquecem de seus velhos e novos ídolos, despreza toda e qualquer ajuda que se dá ao esporte.
O automobilismo no Brasil existe mesmo? ou é sonho de poucos…..
A Venezuela é um paisinho de %!@$&@#e o Hugo Chavez um idiota. Duvido que la saia realmente um autodromo decente como esses novos da China ou da Turquia. No tocanta a perda do seu GP, o Brasil tem que se cuidar é com o leste europeu e o Oriente Médio.
Pelo que vejo, se a Venezuela emplacar esse autódromo, mesmo que ele não venha a sediar a F1, poderá receber outras categorias, e além do mais, a proximidade com os EUA pode levá-los a sediar uma etapa da IRL ou Champ Car.
Quanto à pista carioca, não se preocupem, ela não vai ser mutilada, o Prefeito está de mãos atadas e sem dinheiro. o máximo que pode fazer é dar declarações estapafúrdias nos jornais cariocas, conclamando o país a apoiar o Pan do Brasil… quem %!@$&@#mateus que o embale.
eu quero q se lasque os problemas da Venezuela, eu quero um autódromo novo e moderno, e pode ser em qualquer lugar do planeta, o q nao quero é ver circuitos travados e chatos….
Concordo com o blogueiro purr.Deveriam acabar com as pistas travadas.Deixo uma pergunta : Existe gp mais chato que o da Hungria?
Já teve até nego falando do autódromo de Caruaru, vale tudo !!!
Mais uma pataquada do ditador Venezuelano. Nao seria melhor ele pensar em resolver os problemas do pais? Parece a mesma historia das olimpiadas no Rio.
Imagina que legal na entrega do trofeu, o trio de “ditadores”, Fidel, Chaves e Lula, o que foi, o que é e o que gostaria de ser (nessa ordem).
Claro que reparei, Panda! Mais um motivo para torcer para dar certo…
Flávio, faço minha estréia no seu Blig. Reparou no traço “setentista” do carro desenhado no pôster do Autódromo Simon Bolívar? Mais uma razão para eu gostar da idéia. Que vingue o autódromo “venezolano”.
LAP
Eu não acretido muito que a Venezuela tenha cacífe para construir um autodromo no nível do autodromo da China, mas demorou para isso acontecer.
Espero que agora a do CBA comece a mexer seus pauzinhos decretando o epítafio de Interlagos ou resurgimento do mesmo como uma fenix saída das cinzas,. porque por mais que eu goste automobilismo Interlagos está na UTI com morte cerebral, só esperando alguém desligar os aparelhos para que ele descanse em paz.
Sem querer menosprezar mas, quem é Venezuela pra competir com Brasil em termos de automobilismo. Que façam então 2 GPs na America do sul. Não tinha o GP da Argentina antes?
Eu ouço, há MILHÕES DE ANOS, que um pessoal tinha adquirido uma área muito grande (perto de campinas acho), para a construção de um autódromo que substituiría o de Interlagos!!isso é verdade ou é conversa pra Boi dormir???
E viva os petrodolares, pena que eles estão em mãos erradas e autoritárias, lamentável
Poderiam criar umas espéci de DTM Sul Americana, com carros de temporadas anteriores (mais baratos) da DTM original, ou ainda uma Stock Car (com os mesmos carros) Sul Americana
Por mais que eu seja saudosista, acho que Interlagos não dá mais para a F1. A iniciativa da pista venezuelana mostra que tá na hora de termos uma nova pista de nível internacional, pois já que Jacarepaguá está sendo mutilada e Interlagos precisa se aposentar.
Que venha a pista de BH pra preencher esta lacuna.
Faltou dizer que só uma seria aprovada aqui na América do Sul, naturalmente, entao várias ficariam sub-aproveitadas. É isso.
Já que tem tanta pisto nova pipocando na América do Sul nos últimos dias e obviamente mesmo que sejam todas nos níveis de qualidade exigidos pela FIA (fora o jabá, of course), uma boa seria criarem uma categoria específica para a regiao, que aproveitasse ao máximo os autódromos disponíveis.
Como eu só vejo corridas pela televisão , pra mim não faz muita diferença onde estejam as pistas . O que eu quero é que acabem com as pistas ‘travadas’ demias, sem pontos de ultrapassagem . Existem boas pistas ‘velhas’ , não restam duvidas . Por outro lado todas as pistas ruins são velhas . As novas são ou boas ou ótimas . Portanto , acho bem vinda a pista da Venezuela , mesmo que o ‘preço’ seja descartar o Brasil .
( e a pista de BHzte , tem chance de vir a sediar F-1 ? )
tá aí, legal a iniciativa!