FERRARI E MCLAREN

PEQUIM (vamos tentar) – São quase dez da noite por aqui e fui dar uma olhada no quadro de medalhas até agora. Ainda saem mais algumas hoje, mas nada que altere o conteúdo desta reflexão, que se eu não colocar no ar neste exato instante, não coloco mais, porque vou acabar esquecendo. Sempre sigo a filosofia chinesa, nessas horas. Confúcio, centenas de anos antes de Cristo, já ensinava ao seu fiel discípulo Gah-Fang-Yotong: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, principalmente se tiveres um desejo incontrolável, porque amanhã pode ser feriado e vai estar tudo fechado”, e dizendo isso mandava o pobre Gah-Fang-Yotong à aldeia, longe pra cacete, para comprar pêssegos em calda. 

China e EUA não têm mais concorrentes em Olimpíadas, são como Ferrari e McLaren, e vão lutar medalha a medalha até o final. Na classificação geral, está 52 x 45 para os americanos. No critério dos ouros, a China lidera: 27 x 16. A terceira colocada, no total de medalhas, é a Austrália com 25. Pelos critérios dourados, a Alemanha aparece em terceiro, oito ouros, 18 medalhas no total. É a BMW Sauber.

A China passou a competir em Olimpíadas apenas em 1984 e já em Los Angeles ficou em quarto, com 32 medalhas, 15 delas de ouro. Foi ano de boicote, a URSS não apareceu, o que fez da Romênia, vejam só, a vice-campeã. Os EUA passearam, com 174 medalhas no total (83 ouros). Os romenos fecharam os Jogos com 53, sendo 20 de ouro. Na Olimpíada anterior, em Moscou, quem boicotou foram os EUA. E a URSS, claro, ganhou fácil, com a Alemanha Oriental em segundo.

Eu curtia a Guerra Fria. A Alemanha Oriental sempre foi uma baita potência olímpica. Em 1976, em Montreal, ficou à frente dos EUA. O mesmo aconteceu em Seul/1988. Muitas de suas conquistas, porém, foram contestadas depois que caiu o Muro. Acusam a gloriosa DDR de abusar do doping. E quem não abusou? Talvez tenham abusado um pouquinho além da conta, mas por que tanto rigor, ora bolas?

Mas voltemos à China, porque o que quero dizer aqui é que aquele duelo entre URSS e EUA acabou, pela boa razão de que a URSS não existe mais, e por isso agora é a vez e a hora dos chineses. Por um bom tempo as Olimpíadas terão essas duas potências batendo de frente no esporte, porque grana faz muita diferença, e é na China e nos EUA que está o dinheiro. Ao resto dos filiados à ONU, sobrarão migalhas.

Só por curiosidade, somei as medalhas já conquistadas em Pequim pelas repúblicas que formavam a URSS. Até agora, seriam 58 no total: 12 de ouro, 18 de prata, 28 de bronze. Um bom resultado, sem dúvida, que colocaria essa URSS virtual em primeiro lugar no total de medalhas, mas apenas em terceiro quando se consideram os ouros como critério de classificação.

Ao final dos Jogos, me lembrem de fazer essa conta de novo, ok? Quanto ao Brasil, com o ouro de Cielo hoje o país passou à 27ª posição, com um ouro e e quatro bronzes. À frente de países cuja qualidade de vida é bem melhor, como Suíça, Finlândia, Suécia, Áustria e Dinamarca. Mas atrás de outros que não são lá grande coisa no cenário geopolítico (tem hífen?) internacional, como Ucrânia, Eslováquia, Geórgia, Zimbábue, Azerbaijão e Mongólia.

Vamos ver no final. Até hoje, a melhor participação brasileira em Olimpíadas, no total de medalhas, foi em 1996, em Atlanta: 15, sendo três de ouro, três de prata e nove de bronze. Em ouros, a melhor foi em Atenas/2004: cinco.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
titiko
titiko
15 anos atrás

o brasil está lindo e maravilhoso, assim como os dirigentes e federações esportivas.

titiko
titiko
15 anos atrás

este é o retrato do esporte brasileiro, dirigentes corruptos e federações desorganizadas, assim como quase tudo no brasil.

Alberto
Alberto
15 anos atrás

Por que não colocar um peso para as medalhas e ver como fica o resultado final?

Ex: ouro x 3, prata x 2 e bronze x 1.

Murillo
Murillo
15 anos atrás

Não acho que os EUA recupere esta difirença e ganhe mais medalhas que a China na Proxima Olimpiadas não, realmente quando a olimpiada é disputada em um país este pais cresce, mas a China já vinha crescendo antes, a ultima olimpiada já tinha sido apertada e a China está crescendo muito em todos os aspectos, por isso acho que em Londres os EUA ficarão mais pra tras ainda.

Wanderson Marçal
15 anos atrás

Flávio, sei que você recebe diversos elogios diariamente, mas esse meu é especial: Flávio você é do caralho! Porra, tu consegue enxergar e falar o óbvio que os outros, a maioria, jornalistas, alienados, não falam. Tu é o cara. Um espelho de jornalista genial. Tua cobertura blogueirística é um exemplo. A única coisa que você deve melhorar, ou melhor, aumentar é as notas dadas ao Barrica no site Grande Prêmio. Pô, chegar com a Honda no final de uma corrida já é um feito tão ou maior que ganhar uma medalha olímpica. Louros a “Butão” e Barrichello.

gustavo
gustavo
15 anos atrás

UM OUTRO QUADRO – adendo
Flávio, considerei o número de medalhas por cada milhão de habitantes.
Abs,
Gustavo.

gildo
gildo
15 anos atrás

Flavio,
teu LADA tá maravilhoso aqui na LF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço,
Gildo

gustavo
gustavo
15 anos atrás

UM OUTRO QUADRO
Flávio, muitos utilizam o quadro de medalhas para mensurar o grau de desenvolvimento de um país. parece ser uma maneira sensata de se analisar o fato. parece…mas será que realmente é?
Em minha modesta opinião, essa leitura deveria ser feita através da divisão do número de medalhas pelo número de habitantes do país em questão.
Afinal, o país mais desenvolvido é aquele que tem a maior renda per capita e não o maior PIB, não é isso?
Veja que interessante a comparação dos dois quadros ( tomei como base o quadro de medalhas do dia 15/08/08 e considerei o total de medalhas de cada país, ou seja, dei o mesmo valor para o ouro, a prata e o bronze , para facilitar o cálculo ).
Quadro I ( PIB )
1º Estados Unidos 48,
2º China 41,
3º Coréia do Sul 19,
4º Austrália 22,
5º Rússia 20,
6º França 20,
7º Alemanha 16,
8º Itália 15,
9º Japão 14,
10º Reino Unido 9,
11º Ucrânia 8,
12º Cuba 8,
13º Holanda 7,
14º Coréia do Norte 5,
15º Eslováquia 4,
16º República Tcheca 4,
17º Zimbábue 4,
18º Azerbaijão 4,
19º Romênia 4,
20º Geórgia 3.
Quadro II ( per capita )
1º Austrália 1,100,
2º Eslováquia 0,727,
3º Cuba 0,701,
4º Geórgia 0,652,
5º Azerbaijão 0,493,
6º Holanda 0,424,
7º República Tcheca 0,392,
8º Coréia do Sul 0,387,
9º França 0,317,
10º Zimbábue 0,312,
11º Itália 0,258,
12º Coréia do Norte 0,214,
13º Ucrânia 0,170,
14º Alemanha 0,195,
15º Romênia 0,181,
16º Estados Unidos 0,168,
178º Rússia 0,140,
18º Japão 0,110,
19º Reino Unido 0,100,
20º China 0,031).
Acabo de decobrir o porquê de minha simpatia pela Austrália e de meu respeito por Cuba. Devo confessar que foi uma grata surpresa.
Abs,
Gustavo.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

O Brasil poderia ser comparado à Honda. O ouro do Cielo é uma espécie de pódio do Barrichello em Silverstone/. Aliás, o Cielo é mosca branca, num país em que o único esporte levado a sério é o futebol (em que pese toda sua desorganização).

Rianov
15 anos atrás

Vale lembra que sempre quando um pais “hospeda” as olimpiadas, seu numero de medalhes cresce. Não que eu esteja diminuindo a China, mas olhem o caso da Espanha, até este momento, ela só conquistou 3 medalhas e sediou as Olimpiadas a “pouco” tempo atras, em 92.

Acho que em Londres o quadro de dominio dos EUA vai ser fácil

Marco Leite
Marco Leite
15 anos atrás

Se nas Olimpíadas tivesse os esportes com menores vendendo drogas, meninas se prostituindo, pais de famílias desempregados, salários indignos entre outros esportes o Brasil ganharia todas as medalhas de OURO. Infelizmente esta nação, se é que podemos chamá-la de nação, a elite fedorenta não tem hino, bandeira, pátria por essa razão também não gostam de esporte.

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

Flavio Gomes.Voce e um abenegado.Vai fundo Campeao!!!Abs Dado Andrade.

Luiz Carlos Cardoso
Luiz Carlos Cardoso
15 anos atrás

Só tem um problema na conta da antiga URSS: no judo teve um pódio com georgia e ucrânia….duas medalhas…na época da URSS só poderia ser uma por categoria né….

TEM QUE FAZER O DESCONTO, quando duas ex-URSS ganharem medalha no mesmo esporte

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Ah, só os alemães e a antiga união soviética se valiam do doping né?
Como se chamava aquela corredora americana que morreu aos quarenta e poucos?

Lance Armstrong, o Robert Scheidt ou Michael Schumacher deles no Tour de France teve câncer no testículos e suas vitórias até hoje são ofuscadas pelo fantasma do doping…

Só espero que o jamaicano Bolt e o fenômeno Phelps estejam “limpos” até o final da carreira e não sejam pegos por futuros novos anti-doping…

Essas coisas maculam o brilho de uma olimpíada e seria mais interessante se todo mundo estivesse competindo “limpo”.

Afinal, só brasileiro consegue ser pego no anti-doping por consumo de maconha…

Labate
Labate
15 anos atrás

Essa dos americanos terem mudado o critério é sacanagem, só porque estão perdendo…Eles são ridiculos…Povo que não aceita a derrota….
Sempre achei o critério de ouros também sacanagem, sempre fui adepto do seguinte criterio

Ouro…5 pts
Prata 3 pts
Bronze 1 pt

nesse meu critério está 181 x 150 para a China

Sergio
Sergio
15 anos atrás

“Eu curtia a guerra fria.” Me poquei de rir com essa frase. Diz tudo que esse blogueiro é. Ótima. Ah, eu também…

Leonidas Filho
Leonidas Filho
15 anos atrás

Ja que esta valendo fazer contas virtuais, já imaginaram se tivéssemos no Brasil um Michael Phelps ganhando este monte de medalhas em que lugar estariamos no quadro geral?

Uma máquina de ganhar medalhas poderia até mascarar um resultado geral, comcordam ?

Alex
Alex
15 anos atrás

China Rules !!!

Ronald
Ronald
15 anos atrás

O Confúcio é um aproveitador!!!! Logo,logo, se continuar desse jeito, seu caro discípulo vai mandar a China e seu estilo de vida à merd e vai zarpar para o Brasil para abri uma escola de artes marciais com a Edinanci…….será que o Confúcio repassou para Gah-Fang-Yotong os direitos autorais de sua obra?

Murillo
Murillo
15 anos atrás

Sempre foi o Ouro que decidiu que estava em primeiro, mas como agora os EUA tão tomando uma surra, ELES estão considerando o Total de medalhas para se considerarem em primeiro no quadro de medalhas, em todos os quadros de todos os países é a China quem está em primeiro, aqui no Brasil só o Lancenet(estranhamente) segue o modelo americano.

lógico
lógico
15 anos atrás

Qual vale mais, a de ouro ou a bronze??? imagine se um país tivesse 100 de bronze e ficasse na frente de outro que tivesse 40 ouro, 25 prata e 24 bronze!!!! É lógico que o ouro vale muito mais, alguém se lembra dos 3°s colocados nos campeonatos de F1????
e a pontuação da F1, neste caso poderia ser igual para o 1°, 2 ° e 3° colocados, vejam só o absurdo.

Fabio N
Fabio N
15 anos atrás

Esse critério de ouros primeiro eu acho mais injusto que o de total de medalhas. Uma de ouro não podem valer mais que mil de prata.

vivi
vivi
15 anos atrás

pois é FG! Eu adoro seu blog, o que você escreve, mas não necessariamente, tenho que concordar com tudo né? Na minha opinião, TODOS os casos de doping são absurdos, e o da Alemanha Oriental é um grande exemplo disso.

Uns dias atrás eu vi um documentário sobre isso: atletas com menos de 40 anos morrendo de câncer ou outras doenças por causa do tanto de testosterona que eles davam pras mulheres. Isso, na minha opinião, é um grande motivo para ser rigoroso, independente de que país for (comunista, capitalista…pouco importa)

cleber
cleber
15 anos atrás

Segundo suas contas e levando em consideração o que você disse em relação à qualidade de vida,dá para se perceber que respeito aos direitos humanos e respeito a direitos em geral não são características dos vencedores dessa competição.Basta observar que estes países nunca vencem nas Para-olimpíadas(tem hifem?).
Será que não têm atletas para-olimpícos(?) ou não os valorizam?

Confúndio
Confúndio
15 anos atrás

Esse tal de Confúcio só pode ser uma paródia de mal gosto da minha pessoa!
Eu, filho de um cafuso com uma chinesa, nascido no Crato, sou um verdadeiro filósofo…

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Ah, Flavio!
Essa conta nós sempre fazemos aqui em casa!
Mas ainda iremos nos recuperar!!!

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Sobre o doping na antiga DDR: hoje em dia há muitos ex-atletas processando ex-técnicos, comitês olímpicos, etc. por conta daqueles tempos. Tem até casos de operações de mudança de sexo. Muita testosterona e seus derivados foi injetada nos atletas, o que os exames da época não detectavam. Ainda hoje há polêmica nesta história de testosterona.
Na Alemanha ocidental, na década de 80 rolava uma piada mais ou menos assim: as atletas “Ossi” (do Leste) podiam passar nos exames anti-doping pois eram feitos com sangue e urina coletados. No caso da urina, se os fiscais somente olhassem por onde saia a urina iriam notar o par de bolas e algum “apêndice” na região…

Leinad  Ojief
Leinad Ojief
15 anos atrás

Não é 1 ouro e 4 bronzes ?

Humberto Fernandes
15 anos atrás

Flavite:
Na dúvida, acelere!
E na dúvida, não ponha hífen. A maior parte das vezes não cabe hífen.

Abraços!

Dú
15 anos atrás

Nos EUA parecem que só fazem a contagem de uma maneira, e pronto.
http://content.usatoday.com/sports/olympics/beijing/medals.aspx