O QUE FALTA É PAIXÃO

SÃO PAULO (que céu é esse?) – Tudo que se ventilou durante o dia acabou confirmado de madrugada. Com aquela cara de “oh, como sofremos ao tomar essas decisões”, o presidente da Honda anunciou que a empresa está mesmo fora da F-1.

Bem, quem sou eu para questionar decisões de empresas? Cada um sabe onde dói o calo, como se diz. Mas está na cara que o desfecho dessa história apenas reforça as teses de Max Mosley. Fábricas de carros estão cagando para as corridas. São apenas um luxo para satisfazer egos, como patrocinar uma competição de pólo ou montar um stand opulento no Salão do Automóvel.

Não há comprometimento nenhum, porque essas companhias, hoje, não têm propriamente uma direção “humana” — um presidente/dono apaixonado por competições, uma trajetória, uma história nas pistas. Essas corporações têm conselhos de administração, acionistas e executivos engravatados indicados por head-hunters, gente que nunca entrou numa fábrica ou acelerou um carro. Não há paixão por nada. Se Soichiro Honda (acho que era esse o nome dele, o presidente da época de Senna) ainda fosse vivo, talvez essa deserção ridícula não acontecesse. Ele gostava de F-1, gostava de competir.

Digo que a deserção é ridícula porque se é verdade que os custos de uma temporada são altos, também é verdade que pouco representam no faturamento global da empresa (tanto que a Honda abriu mão de patrocínios nos últimos dois anos, uma cagada federal, porque a equipe deixa de ser auto-sustentável).

O fim da equipe significa o desemprego de quase mil pessoas. Na prática, é disso que se trata: demitir. As grandes montadoras encheram o rabo nos últimos anos, vendendo carros que nem água. Não sei se aumentaram os salários de seus operários por isso. Acho que não. Mas os bônus de seus executivos… Ah, esses devem ter sido generosos. Aí vem a crise. E ao primeiro sinal de dificuldades, o que se faz? Demite-se. Uma selvageria. Portanto, a carinha de triste do presidente da Honda não me comove.

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Sérgio
Sérgio
15 anos atrás

A paixão é combustível do sucesso…. Mas é um dos itens que definem um projeto vitorioso…. Sem paixão, não há resultados!!! Mas infelizmente existem outros inúmeros fatores que devem ser preenchidos para que tenhamos um projeto campeão. Veja que a COPERSUCAR foi um projeto ambicioso, na época trabalharm nomes consagrados na construção dos carros, mas sem a parte gestora do negócio, a equipe afundou…… Tenho certeza que não há ninguém neste mundo que faria o que o Emerson Fittipaldi fez na época. Piloto duas vezes campeão, consagrado, uma estrela, disputado por todas as grandes equipes, largou tudo e sentou no COPERSUCAR para dar asas ao seu sonho….. Infelizmente não deu certo. Sou um grande admirador do Emerson, e acho que deveríamos colocar uma estátua no autódromo de Interlagos dele, afinal ele foi o grande campeão brasileiro, e depois que ele desbravou os caminhos para a F1, vireram todos os brasileiros (Piquet e Senna). Mas isso não impediu ele de formar uma equipe fadada ao FRACASSO! Palmas para ele que deu a volta por cima, foi para a INDY e ganhou tudo! Sonho, amor, tesão tem que estar andando juntos com competência, gestão, agressividade, senão……….. A vaca vai pro brejo….. E podem estar certos, daqui alguns anos a HONDA volta para a F1…….. Mas a mesma HONDA não deixará de fabricar carros no Brasil, investir em novas fábricas, produzir carros atuais (tanto o CIVIC quanto o FIT ão modelos mundiais), muito diferente da GM, que produz um VECTRA com motor de CHEVETTE “tunado”, modelo este que só é fabricado no Brasil, ou a VW, que vende um GOLF duas gerações defasado, com um motor de GOL “miorado”….. Ou a FIAT, que também precisa de motores de MONZA para os seus carros…….. É uma questão de competência….. Perde a F1, ganha o consumidor……..

Sérgio
Sérgio
15 anos atrás

Contra argumentando – Amigo Rodrigo Tossato, talvez tenha me expressado mal, ou talvez vce nunca seja capaz de entender… Não disse que o capitalismo é o melhor regime do mundo…. Mas é o mais eficiente!!!! Ninguém inventou nada melhor ainda….. Se vce acha que a extinta URSS foi um primor, talvez não saiba que Stalin matou apenas 6 milhões de Russos, fora os que ele mandou para a Sibéria…… Que quando o “muro” caiu, o leste europeu se encontrava em estado de CALAMIDADE, se comparado com os países europeus liberais….. Nada na vida é perfeito, para isso TRABALHAMOS….. Para melhorar a vida dos outros….. Uma empresa como a HONDA, que por mais chato que isso possa parecer, e eu concordo com todos que é uma grande chatisse a saída da HONDA da F1, está de malas prontas pois com a crise que assola a economia mundial, prefere defender os seus funcionários, prefere manter o desenvolvimento de novos e melhores produtos, ao gastar mais de U$ 400 milhões brincando de carrinho…….. Eu acredito que a medida foi severa, contra os princípios da própria HONDA, que sempre acreditou e investiu pesado no esporte a motor, seja em duas ou em quatro rodas, mas há que se valorizar a coragem dos JAPAS em manter a empresa sadia, afinal não é a primeira vez que a HONDA entra e sai na F1, desde a década de 60 a HONDA se faz presente no meio, mas é preciso muita coragem para estancar um custo ENORME, que é possuir uma equipe de F1, sabendo das críticas fundadas que recairão sobre a fábrica. Até a AUDI está saindo do automobilismo, e ninguém fala nadica de nada. A MERCEDES acaba de anunciar uma redução de 50% nos investimentos na F1. São estas empresas que tomam medidas enérgicas, que sobreviverão a este TSUNAMI que se encontra a economia mundial…… E não confunda EMPRESA com MONARQUIA…… A história pune os que não a conhece…….. A África, meu amigo, é um caso de TIRANIA, EXPLORAÇÃO, que tem 4 séculos de ExPLORAÇÃO tanto de empresas internacionais, mas a causa é a grande CORRUPÇÃO que é gerado pelos próprios AFRICANOS. Os governos e seus ditadores é que permitem que isto aconteça. A 50 anos atrás, a expectativa de vida da população mundial era bem menor do que hoje. Este aumento na expectativa de vida é causada pela revolução farmaceutica (grandes laboratórios desenvolvem cada vez mais remédios melhores, e a preços acessíveis), pela capacidade do mundo gerar alimentos (são mega investimentos em agribusiness), pela melhor distribuição de renda (hoje a renda per capita é muito maior do que a 50 anos)…… Tudo isso gerado pelo capitalismo…… que tem enormes defeitos e distorções, mas ainda é diparado o melhor regime. Infelizmente, a GM e a FORD estão demitindo aos milhares, a CHRYSLER está quebrada, e os contribuintes americanos serão obrigados a pagar a conta, mas isto é capitalismo…….. Gestão austera e boas práticas garantem a obrevivência das empresas…… Aos incompetentes, aos maus gestores….. NADA!

Marinho
Marinho
15 anos atrás

Me lembro que quando o Mark Wbber saiu da Willians ele disse que aquela equipe estava falida e que era um alivio para ele estar fora dela, Sir Frank Willians respondeu que daqui a dez anos eles ainda estariam na F-1, mas Renault, BMW etc eles não estariam! Isso é que é PAIXÃO!!!

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
15 anos atrás

“um presidente/dono apaixonado por competições…”

Certamente, certamente…

Escrevo isto equanto escuto Something dos besouros…

Conde
Conde
15 anos atrás

Texto excelente . Money , money , money : e falta paixão mesmo .

Passamani
Passamani
15 anos atrás

A sua coluna é um tiro no alvu (é alvu mesmo) dessa elitizinha que tomou conta da F1, Dessa F1 de 2 times que ganham sempre, de espionagem, de 2º piloto, de corridinhas desérticas (sem ultrapassagens) e de falta de ética.
Como pode um time testar num dia e no dia seguinte fechar?
FG, falta paixão!

passamani

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Isso ai é praga do Barrica…

cesapar
cesapar
15 anos atrás

O “muxoxo” do presidente da Honda parece esconder um sorrisinho disfarçado. Será que ele lastima de fato? Se a Honda gastasse menos ,sem desperdicio, estaria se mantendo no patamar das empresas que respeitam de fato o esporte. O conceito de trabalhar gastando muito, está baseado em premissas erradas. Se em vez de cair fora, tivessem dito que trabalhariam com orçamento bem restrito, em respeito a seus admiradores,teriam demonstrado muito mais dignidade, e estariam mostrando o caminho, nestes tempos “bicudos”.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Há um impostor aqui. A mensagem do dia 05/12/2008 – 14:41 foi enviada pelo “Corredor X”, que é tão autêntico quanto o presidente da Honda. Moderador Gomes, por favor observe o email para diferenciar. Mas se tiver como esculhambá-lo, ficaria agradecido.

Agora há pouco vi a reportagem sobre a “Tragédia de Brown”. Segundo ele o carro do ano que vem seria competitivo e eu não duvidaria, porque o Wurz vinha testando a gerigonça do KERS há um bom tempo em comparação às outras equipes. Na verdade, parece que McLaren, Ferrari e Renault não estão dando muita bola pra isso. Talvez considerem que o desempenho obtido com uso do KERS ainda não compensa o peso, afinal, o KERS só pode ser usado de vez em quando em uma volta, mas o peso dele estará no carro durante a volta inteira.

Parece que esse presidente da Honda já foi chefiou algum tipo de órgão público. Até porque a estratégia foi ótima:

Estratégia 1: “em tempo de vacas gordas a gente joga dinheiro pela janela. Patrocínio? Que nada… a gente tem grana pra fazer fogueira! Faremos melhor: vamos pintar o carro todo de verde… vai ficar horrível, mas pelo menos vamos passar a falsa impressão de que estamos preocupados com o mundo”.

Estratégia 2: “bom, a gente até conseguiu uma vitoriazinha depois que voltamos à F-1. E mesmo com o Nick Fry (esse nome combina mesmo com ele, heim?!), o novo carro tava até indo bem. Mas como estamos em época de vacas magras, a gente vai agir como estivêssemos em tempo de vacas magras. Vamos jogar tudo no lixo”.

Alguém se lembra aí de algum presidente de qualquer coisa que fez alguma grande k-h-da? Pois é… o Gomes bem que podia voltar com a famosa série

“DEPOIS FOI TRABALHAR NA HONDA”

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Tomo a liberdade de citar neste espaço uma fala do Professor José Luis Quadros Magalhães, da UFMG, numa palestra proferida para a minha turma de direito, em outubro desse ano, aqui na minha cidade (Poços de Caldas MG).

Na mesma esteira argumentativa do Flavio Gomes, ele disse justamente isso, que quando o Enzo criou a Ferrari, era porque ele gostava. O mesmo podemos dizer do Colin Chapman, Frank Williams, Bruce McLaren, etc.

Enfim, o Flavio Gomes, pra variar, dando os seus pitacos com muita propriedade. Parabéns pela coluna warm up dessa semana.

Sugestão: Flavio, vamos montar a Meianov F-1 Racing Team? Já vou avisando que eu não tenho dinheiro, mas tenho muita paixão por F-1, hehehehe.

Carlo Germani
Carlo Germani
15 anos atrás

FG:
Convivi profissionalmente ( máquinas rodoviárias ) ,com o padrão empresarial japones por mais de uma década.
O caráter empresarial japones, é baseado sempre em projetos
de longo prazo e decisões planejadas. A saída da Honda da F1,
de modo impulsivo é muito estranha.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

O curioso de tudo isso é que, pelo menos na mídia, ocorreram especulações de que Alonso poderia correr de Honda….será que ele ficaria desempregadoneste momento, ou se a contratação do espanhol seria fundamental para a continuidade da equipe na F1?

Hélio
Hélio
15 anos atrás

Para Rodrigo Tosato: Caro Rodrigo, a questão não é que antes a Honda podia torrar US$ 400 milhões e agora não pode mais. Antes, o cenário era outro. Era possível investir em divulgação (e a F-1, do ponto de vista de uma empresa como a Honda, não é mais do que isso, um instrumento de divulgação e marketing). Agora, não dá mais. Ou ela investe na F-1 ou fecha fábricas. Não há dúvida sobre o que fazer. Como disse, as corridas podem esperar.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás
Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

O mais incrível disso tudo é descobrir que o velho ditado “O que não mata engorda” é nietzcheniano.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Em tempo, a Honda deve ter gastado os tubos desenvolvendo seu jatinho executivo que foi lançado no ano passado e cujos pedidos devem ter sido cancelados ou as vendas foram bem abaixo do esperado com a crise….

Robinson
Robinson
15 anos atrás

Apaixonado por corridas de carro desde minha infância, o ronco dos motores o cheiro de gasolina , tudo isso e uma Paixão.
Tudo isso está se trasformando em tecnologia , e as Carreras estão cada vez mais burrocraticas.
Falta é TESÂO. Só Bussiness……….
Money ,Money money.
Abraços a todos do blog

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Desculpa, mas pra variar, acho os comentarios do FG incompletos, maniqueistas e radicais, e com uma certa dose de ingenuidade beirando a falta de conhecimento. Para FG, no mundo dos negocios todos os executivos sao pessoas mas, sem alma, que nada sabem e demitem sem nem pensar. Trabalhadores sao honestos, sempre injusticados e vitimas do capitalismo desenfreado.

Talvez quando estiver chegando perto dos 70 ou 80 anos, o FG vai perceber que tem gente boa e ruim em todo canto, trablhador ou empresario. Ah, antes que me acusem de qualquer coisa: sou de esquerda, a favor de distribuicao de renda, odeio racismo, sou a favor de aborto e por ai vai … Mas nao sou bobo!

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Como já disseram acima, o buraco é mais embaixo FG. A Honda sempre foi a japonesa que mais investiu em competições, seja no motociclismo ou no automobilismo.

E dentro da cultura japonesa, desistir de algo sem ter conquistado alguma coisa é um tanto vexaminoso, um daqueles fracassos que renderiam harakiris nos tempos dos samurais.

Dentro do campo das suposições, pode ser que tenha havido alguma barbeiragem interna que provocou um rombo enorme, que exigiu cortes drásticos.

Nesse mundo atual dos hedges e outros tantos malabarismos financeiros, nunca se sabe quem pode levar um enorme tombo do dia para a noite.

Uma saida normal da categoria normalmente seria algo gradual, lento, não uma decisão repentina que pegou todo mundo de surpresa.

Tudo bem que você deixar de faturar 1/3 a menos de uma hora para outra não é fácil, mas não justifica você jogar fora o que investiu até aquele momento e simplesmente desistir, abandonar um projeto.

Há algo de errado na Honda….

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Acabei de cancelar a compra de um civic e optei pelo corolla. Se eles não tem paixão, eu também acabei de perder uma.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
15 anos atrás

Flávio, faço minhas as suas palavras. Parabéns pelo post.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

E como disse o Progenitor de Jenson: Let it burn!!!!!!!!!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Que estória é essa que não há futebol sem flamengo??? Não ganha nada faz séculos e por causa disso o futebol brasileiro, morreu??? Existem outras grandíssimas agremiações no país, com grandes torcidas, como Grêmio, São Paulo(nessa ordem), Internacional, e nem por isso o Brasileirão morreu sem o Corinthians!!! Max Mosley e FG tem razão!!! O mundo não acaba sem Flamengo, Corinthians, Ferrari ou Honda!!! Só se adapta!!!

luis Rossi
luis Rossi
15 anos atrás

Discordo (concordando). Não há executivos esportistas: têm de mostrar resultados. Hoje é assim, e ponto. Mas a Honda investiu pesado em profissionais que teoricamente deveriam saber o que estavam fazendo. Lhes deu todo o suporte financeiro para exercitar sua “esportividade”. Como os caras não acertam a mão de jeito nenhum, a Honda resolveu pula fora. Chegou à conclusão que só dinheiro não adianta. E os sucessivos fracassos estavam arranhando o bom nome da Honda.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
15 anos atrás

Como disse o pai do Button: Deixa queimar essa merda!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

É difícil de entender tamanha falta de planejamento estratégico da Honda, principalmente vindo de japoneses.
Fizeram tudo errado, gastaram errado, contrataram pessoas erradas e algumas pessoas certas no momento errado. Só poderia dar nisso.
Que as saídas fiquem por aí mesmo…

E a MotoGP?? Fica como esta ??

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Me parece que vcs não pegaram o fio da meada, quer dizer que agora não pde mais torrar os U$$ 400 milhões, mas antes podia? e antes da crise estes U$$ 400 milhões não poderiam ter voltado em benefícios para os funcionários???? ou só lembram dos funcionários na crise????
a Honda erra faz tempo, mas achou um jeito de jogar a culpa na crise…a incompetência deles foi impar na F1, mas isto não justifica uma ruptura de contrato unilateral deste jeito…ficou muito fácil esse discurso de: “ou saímos da F1 ou fechamos fábricas”, não tenham dúvida se precisarem o “facão” vai rolar solto, com ou sem F1…

Fill
Fill
15 anos atrás

O pior eh que isso veio de uma empresa de um pais onde se prega o comprometimento, honradez e outros costumes esquecidos no ocidente…. Quem diria hein???

Continuo dizendo que essa desculpinha esfarrapada nao cola! Nao precisam gastar 400 milhoes de dolares por ano na equipe. Com 100 milhoes, entre montadore e patrocinadores da pra fazer um otimo campeonato! Eh so saber alocar os recursos e ter gente competente!

Safados!!! Honda pra mim nao existe! Boicote total!

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

A culpa deve ser do Barrichello…já que ele não desiste a Honda “desistiu”…brincadeiras à parte…o pior de tudo é que isso afeta enormemente minha vida…

Hélio
Hélio
15 anos atrás

É mais simples do que vc imagina, Flávio: quem vai dizer para os funcionários da fábrica que a empresa preferiu fechar aquela unidade e continuar gastando US$ 400 milhões por ano na F-1? Com esse dinheiro, a Honda contrói uma fábrica por ano. E ela gera subsistência para milhares de pessoas (cada fábrica). Outra coisa: não tem sentido matar a empresa para continuar nas corridas. As corridas podem esperar. As corridas sempre foram um negócio. Até para Enzo Ferrari. Era como ele ganhava dinheiro. Era um apaixonado por elas, sim. Da mesma forma como há milhares, milhões, de apaixonados por carros comuns, de rua. A Honda agiu certo. E mais: o presidente da Honda me pareceu, sim, muito sincero em sua tristeza. Cuja veracidadeque nós jamais vamos poder aferir. Mas, pelo menos, podemos lhe dar o benefício da dúvida. Ninguém pode ser julgado culpado antes de provas em contrário.

Andre
Andre
15 anos atrás

Não podia ser diferente. A HONDA não fez diferença nenhuma na F1. Apenas ocupou espaço e acabou com uma equipe razoável que era a BAR. Realmente, eles não são do ramo. A sua saída é mero reflexo disso.

vitão
vitão
15 anos atrás

Dú, como falou um amigo meu na hora do almoço, falta paixão, ninguém tem culhão, não passa de um bando de cagão. Simples assim.

Corredor X
Corredor X
15 anos atrás

Me responda uma coisa, pra fazer aquela merda que estava andando atrás da Force India(vixe) gastavam U$ 400 mi por ano? Sei, cadeia neles, quando um cara sério como o Gil de Ferran pulou fora tava na cara o que estavam fazendo, né Nick?

jose agart
jose agart
15 anos atrás

Porque vc não comenta a atitude da HONDA do BRASIL de reduzir o preço do carro dela e deixar descontentes todos os proprietários que compraram no mes passado a um preço muito maior o NEW CIVIC ?

jose agart
jose agart
15 anos atrás

VC passou ao menos dois anos criticando a qualidade do produto oferecido pela Honda na Formula 1 e agora vem culpar os diretores por tomar uma decisão sensata neste momento dificil da economia mundial ????????????????? Pense, reflita e sente na cadeira do presidente da empresa que tem que mostrar lucro aos acionistas …!

Rufus
Rufus
15 anos atrás

FG,

Discordo um pouco. Acho que eles amam isso tb. Pagam meio bi de doletas por ano para satisfazer as exigencias megalomaniacas do bernie e esse caras que ganham um pouquinho demais, para por um time para correr lá.
E de onde vem essa grana? Bons carros e boas vendas. Se parou de vender, segurem a onda senao vai tudo para o brejo mesmo…
Uma pena

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

E eu que tava todo empolgado com o New Civic. Pois agora eu digo que eu só quero esse carro se for… de graça.

KirK
KirK
15 anos atrás
KirK
KirK
15 anos atrás

FG, so queria comentar no fato de que o atual CEO da Honda Takeo Fukui, de acordo com a BBC, eh sim um fanatico por corridas e competicao, e que ele tentou de tudo pra manter a equipe de F1, so que parece que dessa vez nao teve como ele defender a continuacao da equipe. A Honda esta ameacando fechar varias fabricas, na Inglaterra ja sao duas em ferias coletivas pelos proximos 2 meses, entao ficou impossivel justificar os 500 milhoes de dolares gastos na F1 enquanto todas essa fabricas mundo a fora sao postas em risco – eles realmente tem de preservar as fabricas e os empregos em primeiro lugar. O que realmente eles fizeram de muito errado foi nao ter patrocinio separado como todo mundo faz na F1, o que sugou muito mais dinheiro da matriz nos ultimos anos – e agora essa campanha da Earth Dreams deles virou um Hell of a Nightmare.

Julio Cesar Manfredinni
Julio Cesar Manfredinni
15 anos atrás

Sobre tudo isso que está acontecendo com a Honda um fato me chamou a atenção. Há algumas semanas, vários jornalistas que cobrem a fórmula 1 andaram dizendo que em 2009 a Honda estaria apta a disputar vitórias. Com esse anúncio de hoje uma pergunta não quer calar: de onde esses repórteres tiraram essa história? Inventaram, é claro. Inventaram para aparecer e ganhar a atenção da mídia. Como uma equipe que estava, de fato, falindo, iria lutar por vitórias ano que vem? Isso demonstra que nem tudo o que escutamos da imprensa, por mais famoso que seja o repórter, devemos acreditar. No fim, é tudo especulação. Afinal de contas, de boca de jornalista e de bumbum de bebê só se pode esperar uma coisa: M…

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Respondendo ao Sérgio: não meu amigo, lucro não é fundamental, porque convenhamos nem todos os 6,7 bilhões de humanos na terra vivem neste paraíso capitalista que você menciona…o capitalismo que você defende, o “lucro fundamental” que você defende destruiu a ÁFRICA, acabou com o leste europeu, está acabando com muita gente este ano. Não, não sou um comunista demagogo, sou um cara realista que percebe que o seu: “Lucro fundamental” não é tão fundamental assim, pois os comunistas mandaram o homem para o espaço primeiro, fizeram coisas fabulosas também, idependente de ideologia partidária e politica. O que mata o mundo é isso, é esta necessidade de consumir tudo, ter tudo e se meu vizinho não tem: foda-se, ele que trabalhe e compre. O LUCRO FUNDAMENTAL que você apregoa dizimou este país por muitos anos, lembre-se de nossa colonização. o LUCRO FUNDAMENTAL acabou com o Iraque e fez mais de 600,000 mil vítimas lá até agora. A soberba do capitalismo faz com que mais de 1 bilhão de pessoas viva abaixo da linha da pobreza com menos de U$$ 3,00 diários, garotos de 10 ou 12 anos trabalhem jornadas mirabolantes que nós adultos não aguentaríamos, países como o Afeganistão estão devastados pela LUCRO FUNDAMENTAL do ocidente.O SEU LUCRO FUNDAMENTAL faz com que milhares de pessoas percam o emprego idependente das decisões da Honda. Não tenha a ilusão que a Honda vai salvar algo porque se amanhã o presidente dela acordar pressionado manda fechar um monte de fabricas sem pestanejar. E tudo isso porque algumas pessoas que pensam como você falaram umas para as outras: O LUCRO É FUNDAMENTAL o resto dane-se

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Excelente Post……
Ah, e pode anotar…. A próxima a se mandar será a Toyota….
Uma pena, mas é a realidade….

fabio
fabio
15 anos atrás

A cada momento, um pensamento diferente, pois, se a Honda vinha sofrendo com os seus prejuízos, então o porque de pelo menos não tentar diminuí- los?. Posso garantir que a atitude de sua retirada do circo da Fórmula 1 foi bem mais desastrosa no mundo financeiro/ comercial, do que se tivesse simplesmente anunciado um recuo estratégico de seus inventimentos de X% na sua equipe de Fórmula 1. Hoje se discute no meio da F1 redução de custos, então porque não colocá- los em pratica desde já?. Anuncie, estou trabalhando com um orçamento “X”, e o resto que se dane. Decisão muito perigosa essa dos Japoneses, chega mesmo a cheirar covardia, quando penso que o Sr Frank Williams ainda continua de PÉ, literalmente.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
15 anos atrás

FG, você acredita na possibilidade de que pelo menos a Mugen-Honda assuma o gerenciamento e o desenvolvimento dos motores?

O Hirotoshi Honda, filho do homem e dono da Mugen, é um apaixonado por competições. Inclusive um dos motivos que o levou a F-1 na década de 90 foi justamente o inconformismo pessoal pela saída da Honda.

E seguramente não deve estar nada satisfeito com mais essa debandada.

É importante lembrar que a Mugen- Honda não pertence a Honda.

Aldo
Aldo
15 anos atrás

Sem sacanagem alguma.
Estava fechando negócio em um novo Civic. Desisti como uma forma de repudio a essa atitude deles.

Se eles acham que F1 é só marketing pra eles, e até pode ser, pra mim não.

É paixão também!

Não compro mais nada da Honda!
E o mundo segue adiante, o K é como uma roda, não para!

Afinal, eu também posso mudar de uma hora para outra.

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
15 anos atrás

Menos, menos…

No exercício fiscal de 2007 (publicado em 03/2008), ou seja, no período de pujança, a Honda obteve lucro de US$ 5,9 bilhões (valor publicado aos acionistas). Seria razoável, no período de adversidade, abrir mão de 6,78% desse lucro para financiar uma equipe de F-1 sem resultados? É importante frisar que essa porcentagem é relativa ao lucro de 2007, sendo que é certo que, em 2008, esse lucro será muito menor, se não houver prejuízo.

A Honda Motor Co. Ltd. possui mais de 165.000 funcionários em todo o mundo. É certo colocar esses em risco para bancar uma aventura de marketing? Sim, é fato que os funcionários da Honda Racing F1 (que imagino uns 200 a 250) vão perder seus empregos, mas os profissionais da F-1 são o supra-sumo de suas funções. Assim, achar uma vaga no mercado não será de todo difícil.

Ao contrário do dito pelo Sr. Flavio Gomes, Takeo Fukui passa longe de ser um daqueles engravatados que não conhecem nada de corridas. Ele trabalha para a Honda há 39 anos, sendo que construiu sua carreira nos Departamentos de Engenharia, Pesquisa & Desenvolvimento e na Honda Racing Corporation. Sim, ele alcançou a presidência vindo do braço de competições da Honda.

Dessa forma, a Honda somente se preucupa em ser eficiente, dado o ambiente desfavorável que se desdobra. É preferível acabar com um time de F-1 a arrancar bilhões do governo (de todos os contribuintes) sob a alegação de que empregos precisam ser preservados.

É o que me parece.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Falou tudo FG !

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Somente um detalhe em relação aos “Bônus dos executivos”:

Ganharam uma bolada? Sim. Mas hoje em dia mais 70% dos bônus são ‘pagos’ em ações da própria empresa. Consequentemente esses caras também estão perdendo MUITA grana.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Com as EMPRESAS DEMITINDO MILHARES DE PAIS E MÃES DE FAMILIA PELO MUNDO, como justificar o investimento num esporte de retorno duvidoso como a Formula 1?

Não acho que paixão é uma justificativa!

É apenas a primeira de outras que sairão.

Samuel Miranda
Samuel Miranda
15 anos atrás

quem deve estar chorando de tanto rir é o simpático Aguri Suzuki…