ATÉ TU, AUDI?
SÃO PAULO (vergonhoso) – A paúra do mundo financeiro de mentira que derrete pegou a Audi, também. A Casa de Ingolstadt anunciou que está fora da Le Mans Series e da sua versão americana do campeonato de protótipos, a ALMS. Ao contrário da Honda, que não ganhou nada e jogou dinheiro no ralo na F-1, a Audi vinha conquistando um título em cima do outro. O novo carro será usado apenas em Sebring e Le Mans. No DTM, parece que continua. Na GT3, apenas com o R8 para equipes (leia-se “pilotos milionários”) independentes.
A marca tem uma vastíssima tradição nas pistas desde a década de 20, com as motos DKW, passando pelos anos 30 da Auto Union, pelas inovações nos carros de rali com a tração quattro, e pelo sucesso com os protótipos e com os carros de turismo.
Vai tudo para o lixo.
É igualmente ridícula, a decisão.
Ótimo.
Também não vou mais comprar um audi r8
Desse jeito só vai sobrar LADA para que eu compre.
Sei nâo, vai ver que vão concentrar esforços no motor 1.8 turbo, que parace que é o que vai valer para a F1 à partir de 2011 e aí a VW entra para ganhar. A Audi já equipa os carros do Jonathan Palmer com 1.8 turbo, então não vão começar do zero. Cabe lembrar que em todas as categorias que a Audi participou, ela sempre saiu vitoriosa; então de repente esta saída é estratégica.
Um velho ditado da minha avó:
“Em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”.
O “pão” no caso para a F1 serão as mordomias cortadas nas próximas semanas (jantares nababescos, entrevistas coletivas cheias de logotipos atrás dos pilotos, festas, mulherada, etc). Aí vai ter confusão e os caras vão preferir cortar investimentos em tecnologia a perder as mordomias…
Quantoo à Audi, nenhuma surpresa, o que interessa, no fundo, é o vil metal. A F1 não poderia ter aberto os membros inferiores do corpo (este é um blog sério, não usarei termos chulos) para as montadoras. Agora toma o revertério…
Como você disse, Flávio, o negócio é concentrar as corridas na Europa, padronizar uma série de coisas e bola pra frente. Gostaria de um grid com umas 26 baratas alinhadas e mais umas 10 de fora eliminadas no treino de 6ª feira, tipo anos 80/90.
Trabalho em uma empresa que prove produtos e servicos para as montadoras, e como tal, também estamos sendo atingidos pela crise. Contudo, a informacao que temos da AUDI é que foi a única montadora alema que manteve um bom numero de vendas este ano. Tudo bem que as previsoes para o ano que vem sao pessimas, mas ainda acredito que esta decisao tao prematura de se retirar dos protótipos foi mais pra aproveitar a onda e reduzir o impacto negativo de marketing em uma eventual saída no futuro. Pode ser também que eles já queriam sair e aproveitaram a oportunidade. De uma forma ou de outra, a justificativa financeira me parece fachada. O que falta mesmo é a paixao, como já se foi dito por aqui.
E desculpem pelos tils e cedilhas, que nao existem no teclado (layout) que eu uso.
Aconteceu com a crise do petróleo, aconteceu com a crise que rolou nos anos 80 (com ajuda do Bernie Ecclestone) e vai ocorrer de novo. No fim sempre se salvam os amantes do esporte.
Não me refiro à F-1, mas às demais categorias. É a lógica do mercado: enquanto há grana, vai se investindo — em desenvolvimento, em marketing e, no caso de montadoras, na junção dos dois, que é o esporte. O problema é que ninguém prevê uma crise dessas com tanta antecedência. Ninguém compra mais carros, o festival de créditos aos consumidores para comprar seus sonhos individuais acaba, a produção diminiu, o retorno dos investimentos desaparece e… onde apertar o cinto? No menos vital. O retorno em termos de vitórias não vale de nada quando as contas começam a não fechar.
Estão errados? De forma alguma. Se eu tiver problemas de grana, deixo de frequentar o boliche no fim de semana. Errados estavam no início, quando achavam que tudo aquilo era para sempre.
Mais ainda: errados estavam os que acreditaram que ter apoio dessas montadoras seria para sempre. A Honda picou a mula em 92 da F-1 sem avisos. A BMW sumiu do DTM em 91 também do nada. Como escrevi em algum comentário acima, já vi esse filme antes.
Vão e voltam. Mas quem fica, esse mantem a coisa viva.
Minha única ressalva é a esse Gengis Khan moderno chamado Bernie Ecclestone. Assim como Bush acabou com a economia americana num mundo de fantasia de créditos e de invasões a países árabes, esse inglezinho ainda vai detonar com a F-1…
Primeiro o 96, depois a Honda e agora a Audi. O negócio está feio. A crise se aproxima e teremos, aqui no Brasil, um ano muito turbulento, mesmo que o Ilustríssimo Presidente Lula tenha dito que a crise não atravessaria o Atlãnticio para desembarcar no Brasil. As duas marcas supra citadas demonstram que só estavam competindo enquanto havia algum tipo de retorno comercial, sem o dito amor já comentado pelo FG. Há um sinal de que os velhos garagistas voltem a ação com os bons e velhos Cosworth. Ferrari, Mercedes, Renault e BMW estarão lá com motores mais econômicos e corretamente ecológicos. Pelo menso a crise é democrática, pois está atingindo ricos, remediados e pobres. Com certeza o automobilismo brasileiro, já moribundo, vai sofrer com a crise que se avizinha. Não entendi a Audi permanecer no DTM, pois é outra competição que foi sendo esvaziada aos poucos e se tornou monótona. Que voltem os garagistas como nos anos 70. Menos maquiagem e mais ação. Não seria ótimo ter um gride com 24/26 carros. Tenho certeza que haverá consenso entro FOTA e FIA e as coisas serão resolvidas da melhor maneira possível. Queremos corridas disputadas e com gride cheio. Só achei estranho a saída da Honda da F1 e nenhum comentário sobre a F Indy já qjue lá ela é a única montadora presente. Abraços
Eu não sei porquê deveriamos ter preocupação com a saida da Honda. Quem não tem competência ,não se estabeleça. ( Não é o caso da Audi.)
A Audi sair da LMS é um desastre. E olha que ela venceu o campeonato desde 2000. Infelizmente, o DTM enfraqueceu com o tempo e vamos ver como se sairá na GT3 com o R8.
FG, é bom prestar a atenção no WTCC, se a Lada não vai sair também do campeonato.
Chupa Bin Laden, aprende o que é botar terror no mundo. Os americanos sé que fizeram a lição de casa.
Flávio, você pode se auto intitular “dono” de equipe, não é verdade? é claro que o seu carro não dá trezentos no final da reta, você não tem equipe de pista e equipe de treino, você não tem departamento de engenharia, é apenas um carrinho velho e um piloto, tudo bem. Mas aqui prá nós , 1000 pessoas para cuidar de dois carrinhos? que ainda por cima não andam nada? essenciamente para quem assiste uma corrida se resume a um grid e aquilo que está ao alcançe da vista, tem muita frescura, muito departamento inútil, volto a repetir: É muita estrutura para muito pouco, enquanto o dinheiro estava fácil e era virtual, tudo bem, agora que estamos desembarcando no mundo real as empresas estão abrindo os olhos para essas aberrações, um dos únicos executivos de verdade que é o Carlos Goshn é contra a Renault na Formula 1, no que está certíssimo, afinal empurrar 500 milhões de dólares para botar duas baratas para correr é insano e irrecuperável. É comprovadamente dinheiro jogado no lixo, é que não estava fazendo falta e com essa praga de C.E.Os especializados em picas nenhuma, são todos uma fraude!!!! mostram estudos, tabelas e gráficos fajutos justificando esses gastos absurdos e provando que a Formula 1 dá retorno, MENTIRA!!!! Nem automobilismo, nem futebol, nem golfe ( arghhhh) no quadro atual e com esses custos estratosfericamente artificiais e inflados o esporte hoje só serve para manter empregos de funcionários ligadas a publicidade e para lavagem de dinheiro sujo. Hoje prefiro assistir futebol de várzea e se pudesse a superclassic, porque sei que em ambas o espírito que deveria nortear o esporte ainda vive, é você Flávio pagando os pneus da jabiraca e o perna de pau pagando para lavar o próprio uniforme, se faltar luxo e glamour não tem problema, tudo é compensado por algo que já fugiu a muito tempo do esporte: amor por aquilo que se faz.
Ah, os ingratos!! Com toda a sua competência, é verdade, a Audi conquistou respeito nas ruas e nas pistas. E agora, em tempos de vacas magras, vira as costas a aquilo que ajudou a definir sua própria identidade. Morte aos traidores!!
Flavio, acesso uma série de blogs de F1 e automobilismo diariamente mas cada vez mais o seu foi se firmando entre os primeiros. Minha preferência ainda estava com o Fabio Seixas e você estava em segundo, mas com todas as suas análises deste terremoto que está acontecendo nas últimas 24 horas você passou definitivamente para o primeiro lugar … Parabéns
A Honda sair da F1 não significa nada pra mim, mas a Audi fora da ALMS é muito triste! Adoro ver os carros da Audi na pista, apesar da confusão que as regras da ALMS vem fazendo com os carros da P1 e P2 nos últimos anos… Vai fazer muita falta. O engraçado é que o grande concorrente da Audi na P1 em 2009 deveria ser a Acura (Honda). Será que a Honda continua na ALMS? Preferia que a Audi tivesse saído do DTM, que é uma porcaria, pelo menos acabava com aquele campeonato sem vergonha.
Acho que está faltando noção de realidade por aqui. O mercado financeiro de mentira, trouxe perdas verdadeiras. O automobilismo é caro. Portanto, nem equipes independentes nem montadoras estão imunes a qualquer problema como esses. Triste, mas verdade.
Abs
A coisa ta feia…… olha a Indy crescendo de novo…..
Flavio , to preocupado com essa crise mundial que ta ceifando cabecas de equipes mundo afora. Por falar nisso como andam as equipes ladas pelo mundo, ja afundaram!!!
Pelo menos continua no DTM. Quanto aos Protótipos , uma pena.
Só tem um lado bom: Carro de corrida a diesel pra mim não é carro de corrida. Diesel é pra caminhão, barco, pick-up, sei lá.
Só gasolina ou ethanol.
ela vai ficar fora pra desenvolver o R15! não por causa de crise ou algo assim!
Flávio, não é uma decisão ridícula, é o sintoma de uma coisa mundial, uma “paura” sem fim!
Particularmente, é a sensação de estar em meio a um terremoto, não tem para onde correr!
Se gente que não tinha motivo para se preocupar com isso está colocando a barba de molho, o que será dos “pobres mortais”?
Particularmente, nunca passei por tal situação!
O Tom Walkinshaw tá louco pra voltar pra F-1. Pode ser a deixa!
Bem, então ficamos assim: a Honda, que não ganhou nada, está saindo das competições e a Audi, que ganhou tudo, tambem.
E ainda tem gente achando que o ano que vem vai ser melhor que este…
PS: ontem o “Sílvio Santos” deu as caras onde eu trabalho: só para fazer o “pião” rodar…
Primeiro começou com o #96…..acho que era um presságio…..ordem da Alemanha.
ué….o pessoal ta achando ruim fechar as equipes e tudo mais.
não é melhor fechar equipes do que fechar a marca?
é a tática do avestruz, enfia a cabeça num buraco e deixa a bhundha pra fora, bem no alto .
e o último apague a luz…
Será que vai ter mais gente pulando do barco? Engraçado, quando a F1 (ou outra categoria) estão dando dinheiro elas ficam, agora, quando as categorias precisam do dinheiro que elas tem de sobra (claro que tem, e muito…) elas pulam fora. Que vão e não voltem mais.
Sentirei mais falta da AUDI na(s) Le Mans(s?) que da Honda na F1…
Flavio,
Será que estavam brigando pra ver quem iria ficar com o Lada ao fundo?
http://www.youtube.com/watch?v=YZM1oYg8NJc
Na GT3 também não será o R8.
Será que Frank vai ter de volta a companhia de Peter e Eddie ??
Será que a F1 voltará a ser um esporte de garagistas apaixonados de novo?
Bem eu só tenho uma certeza o tio Mosley avisou!
Bando de ridículos!
Se eu tivesse grana pra comprar um carro agora, não compraria Honda nem Audi…
Dae quando a turbulência passar e fica tudo as mil maravilhas de novo, elas vão voltar como se nada tivesse acontecido…
Bem que valeria a pena fazer uma nova enquete no site do Grande Prêmio:
Qual a próxima equipe a abandonar a categoria?
Opções:
1 – Toyota
2 – Williams
3 – BMW-Sauber
4 – Force India
Oi Flávio
Tudo bom?
Gostei muito do trabalho de vocês de ontem para hoje. Muito bom o foco do site e do blog sobre a crise. Trabalho de fôlego. Parabéns!
Abraço grande!
PS: Na Segundona não vai ter para mais ninguém! Lusa!
E vai ficar justamente no DTM, que está ridículo já há alguns anos. A Le Mans Series é muito mais interessante……
Eita povo melindroso!
Em época de crise, deve-se investir. Principalmente em propaganda. Só assim você consegue vender mais.
Mas é mais fácil demitir, fechar equipes e tudo mais.