CAÇAPAVA 2?

SÃO PAULO (só faltava essa) – A situação é mesmo preocupante. A Ulbra, que para quem não sabe é um complexo universitário com sede no Rio Grande do Sul, teve todo o acervo de seu museu de carros antigos, um dos maiores do mundo, lacrado pela Justiça. Os detalhes, enviados pelo blogueiro Fernando Bueno, estão aqui. Eu já tinha ouvido falar que as coisas não iam bem com a Ulbra. Não sei exatamente o que está acontecendo. O museu permanece aberto à visitação, mas o acervo não pode ser tocado.

Espero que isso não vire uma segunda versão da tragédia do museu do Roberto Lee, de Caçapava.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Absoluto Leilões
14 anos atrás

Importante: Como todos sabem, os veículos do Museu da ULBRA estarão sendo leiloados, e a ABSOLUTO LEILÕES tem a honra de realizar esses eventos. Os primeiros lotes serão leiloados nos meses de Julho e Agosto. Entre os carros estão raridades como um Rolls Royce e um Jaguar, entre outros. Venho através deste me colocar à disposição através do e-mail [email protected] e informar que os veículos podem ser verificados no site http://www.absolutoleiloes.com.br, assim como as demais informações sobre os leilões.”

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Acho que o tal “squa” se referia à importância do acervo de Passo Fundo e não à idoneidade ou saúde da administração do museu.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Puxa vida, que pena! Eu sou de SP e aproveitei uma viagem a POA para ir até o museu. Sensacional. Acho que poderia morar ali dentro… Espero que, se realmente a Ulbra não conseguir reabrir ou deslacrar a bagaça, que o governo local mantenha o acervo e o museu aberto à visitação. O prédio é lindo, do acerto nem se fala… Seria um crime acabar com aquilo.

Helio Herbert
Helio Herbert
15 anos atrás

È muito justa a indignação do nosso colega Trevisan para com esse anônimo que colocou em duvida a credibilidade do nosso grande incentivador e preservador da memória dos autos de corrida.O colega que atende pela alcunha de squa(com s minusculo mesmo)foi muito infeliz em seu comentário,o que mostra o seu despreparo para tratar de questão tão delicada…
Informe-se mais meu rapaz,leia mais reportagens do genero,participe mais…Certamente aprendera a respeitar os grandes nomes do nosso meio .

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
15 anos atrás

Lugar de pilantra é na cadeia, mas no Brasil , só vão em cana os tres “Pês”: pobre , preto e prostituta.

V. Maghetti
V. Maghetti
15 anos atrás

Embora eu admire o museu da Ulbra e tenha enorme vontade de conhecê-lo, sempre me perguntei de onde saiu a verba, necessariamente enorme, para montar e manter este museu. Infelizmente, parece que minhas dúvidas tinham razão de ser… uma pena, uma pena meeeesmo!!!

samuel romera
samuel romera
15 anos atrás

E pensar que a GM transferiu para eles todo o acervo que estava em São Caetano …

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Dada a explicação que nem deveria, o sr. Trevisan nos dá a tranquilidade de que o #96 esta em ótimas mãos, em “sua morada segura e uma perspectiva de muito longo prazo”.
Sou economista, além de outras coisas para sobreviver, e aprendi que as crises econômicas são ruins para os que não gostam de poupar, mas são benéficas a sociedade por permitir ajustes administrativas e de conduta que antes não eram relevantes, caso ULTRA. Quanto a perda de postos de trabalho, estes são momentâneos e ao longo do processo de reestruturação da economia surgirão mais vagas ainda, beneficiando ainda mais a sociedade, basta estarmos preparado.

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
15 anos atrás

Já fecharam o time de futebol que tinham em Rondônia (tricampeão local, o que não significa muito, mas tiraram o Santa Cruz-PE de uma Copa do Brasil recentemente), e estão em vias de fechar o time de futebol que têm em Canoas-RS.

A situação tá crítica…

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
15 anos atrás

O imbecil que se esconde atrás do pseudônimo Squa não sabe o que está falando. Cada Museu ou colecionador tem seu próprio poder de fogo,idoneidade e seriedade em relação a tudo que faz,business ou identificação com os automóveis. Não tenho nada a ver com os outros,e não fico feliz com a desgraça e incomodação alheia, mas por mim e pelo Museu do Automobilismo Brasileiro eu respondo,e neste momento sou obrigado a fazê-lo.Temos uma situação econômica financeira invejável,somos cumpridores de todos os nossos compromissos empresariais e fiscais /tributários numa Incorporadora e Gestora Imobiliária sem passivo com terceiros. A nossa presença e competência empresarial nos permitiu após décadas de trabalho chegar neste estágio,e manter esse extraordinário acervo de carros de competição. Tem gente que prefere andar com Porsche ou Ferrari Okm,eu prefiro gastar com carros de competição históricos e quando possível andar com eles em autódromos,e principalmente resgatando e preservando a história pela qual sou fissurado. Eu nem deveria dar explicações para esse babaca mas considerei a brincadeirinha de mau gosto e um insulto.Finalizo dizendo que os carros de competição tem aqui em Passo Fundo a sua morada segura e uma perspectiva de muito longo prazo.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

Bom, mas pelo menos a Ulbra não tem um dirigente “babaca” que pára de patrocinar o esporte, não é mesmo??? Afinal, se ele deixar de patrocinar, é um “idiota” que não sabe administrar sua empresa e só pensa no lucro… enfim, melhor patrocinar pela paixão ao esporte (e depois falir…).

Mário Buzian
15 anos atrás

Realmente uma notícia lamentável…Mas perfeitamente compreensível,por conta da falta de pagamento dos funcionários da instituição.
Minha esposa dá aulas em uma escola credenciada à ULBRA,e ela ficou sem receber por três meses…Muitos professores simplesmente dispensaram seus alunos,mas ela continuou o seu papel de educadora,arcando com as despesas do seu bolso,pois os alunos da sua turma pagaram pelo curso,e não tem nada a ver com isso.
Fico só imaginando como ficam os profissionais que trabalham na restauração de carros na oficina,uma equipe extremamente caprichosa e competente,e que dificilmente será recomposta,caso venham a fechar o museu.
Quanto a leilão,acho pouco provável que aconteça no ano que vem,pois sei que existe um prazo legal de um ano para que a ULBRA prove a sua condição de instituição filantrópica,portanto se algo acontecer,será mesmo em 2010 que o bicho pega…
Até lá terei tempo de juntar uns caraminguás,e com certeza participarei desse leilão,tenho especial interesse num Dodge Dart que pertenceu à família da minha esposa,e nele ela aprendeu a dirigir…O carro foi comprado em 1998,restaurado,e pelo que eu saiba,nunca exposto.
Vou aproveitar esse final de semana e ir até lá para ver como estão as coisas,tentar conversar com o Evandro,o Sr. Fernando,diretor do museu,e o Joe,aí eu poderei contar a todos as “novidades”,ok ?
Abração,e um excelente final de semana a todos vocês !!!!

Conde
Conde
15 anos atrás

Tb já tinha lido que tinha muita jogada pessoal e outros interesses por lá .

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Já ouvi falar que os caras da Ulbra são trambiqueiros…e faz anos isto….

Junior
Junior
15 anos atrás

O dono da empresa onde trabalho a uns 2 ou 3 anos comprou um Ford modelo A do museu da Ulbra. O problema é que depois de pagar pelo carro ele descobriu que ele estava penhorado por eles. Ele conseguiu resolver a situação, mas teve muito trabalho para conseguir.
O estimado reitor, enquanto os professores estavam sem receber a 2 meses, apareceu com uma Mercedes Bens sei eu lá que modelo, mas quem entende de Mercedes disse que custa na faixa de 180mil doletas. Tem muita sacanagem rolando por lá…

Gabriel 3 cilindros
Gabriel 3 cilindros
15 anos atrás

Nossa ainda bem que fui em julho la e consegui ver tudo inclusive aquela “replica” do belcar 67 (copia do belcar do meu pai…hahaha) e aquela maravilha de 51 cabriolet.

rapaz ai de cima Squa, deve ser apelido nem fale de passo fundo se nao flavito infarta!!!!

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

A Ulbra é mais um daqueles grupos picaretas e sonegadores que para escapar dos impostos virou instituição “pilantrópica’.
O problema é que a dívida tributária de 1998 até o começo de 2008 não teve perdão.

Isso é mais comum do que parece, existem inúmeros “empresários” e instituições aparentemente respeitáveis que não pagam seus tributos propositalmente para depois renegociá-lo de forma extremamente vantajosa, muitas vezes um calote na prática.

Uns dizem que os débitos da ulbra ultrapassam a casa dos dois bilhões, a instituição jura que são “só” 400 milhões. E ela não é a única universidade picareta do país, existem várias outras, muitas das quais com vários deputados e senadores no bolso.

E essas universidades são só o retrato do “mundo empresarial” brasileiro, se você quer saber….

Dú
15 anos atrás

Squa, Passo Fundo é privado, a chave fica no bolso do dono.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Bem, onde há penhora, há leilão e se haverá leilão desses carros creio que será um dos mais concorridos de que se terá notícia.

Vou raspar meu porquinho e ver o que poderei arrematar.

Victor
Victor
15 anos atrás

A Ulbra não resiste a uma auditoria de cegos e surdos, o tal reitor é pior que o da Universidade de Brasília. Quem é do ramo sabia que a coisa iria estourar.

HM
HM
15 anos atrás

vamos torcer pelos carros, realmente parece que no brasil ninguem é serio, e os carros estao em risco…

Dener
Dener
15 anos atrás

só falta leiloarem os carros..

Flavio
Flavio
15 anos atrás

O museu, é nota 1000, ja estive la e pude comprovar.
O que acontece é que a ULBRA, não ta pagando nem os professores, que estão com os salarios atrasados desde Outubro, e passando por dificuldades com as contas atrasadas.
Pelo que parece o tal do reitor, se deu mal, gastou onde não precisava.
Sei disso porque o pai da minha mulher é professor da ULBRA de Canoas, e a coisa ta feia para aqueles lados…..

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Estranha coincidência…
Ouvi de uma amigo do meio, há coisa de uns 2 ou 3 anos atrás, que a existencia do museu da Ulbra de fato se devia a segundas ou terceiras intenções. Coisa de benefícios fiscais específicos, meio que no limite da lei.
Na época, foi apenas um dos assuntos da conversa, nada com muito peso ou significação. Mas agora, com essa notícia…
Será que a gente é tão mais inocente e crédulo do que parece?
Porque vira e mexe no Brasil somos surpreendidos com notícias assim, de causos e fatos tristes de instituições e pessoas que parecem sérias? Onde se esconde a verdade, ninguem é 100% correto ou inocente?
Ando bem cheio de notícias assim, cansado de ver pra onde minha geração levou esse país que vivemos.

Squa
Squa
15 anos atrás

Já imaginou se inventarem de mexer lá em Passo Fundo?

Café
Café
15 anos atrás

Lamentável notícia.
O museu é espetacular em todos os aspectos e duvido que exista um hospital público ou shopping center no país que tenha um banheiro que chegue a 10% em termo de limpeza que os deste museu.
Nesta viajem voei no DC3 que já não carrega mais turistas, espero que não tenha sido a última chance de visitar este museu.

Café.

Artur
Artur
15 anos atrás

Recentemente o MEC reprovou o curso de Medicina da Ulbra.
Não pode existir Escola de Medicina sem Hospital Universitario.
O HU realmente está deploravel.Precisa investimentos imediatos e nesta area custa uma nota preta.Quando soube da reprovação do curso e seu restabelecimento condicionado a recuperação do HU,imediatamente temi pela sorte do Museu.Afinal não se pode desviar recursos da atividade fim.Lamentavel,como a maior parte das coisas do país.E olha que isso é no RGS,de colonização fortemente europeia e os caras cuidam bem das coisas.Triste

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Putz!

Já pensou um leilão dos carros de lá ???

-Isso (lacração) serve apenas para pressionar o pagamento dos débitos…..