DETALHES MÓRBIDOS

SÃO PAULO (que fim de feira…) – Enquanto as notícias pipocam aqui e ali, alguns detalhes que foram surgindo nas últimas horas sobre a saída da Honda da F-1. Começando pela convocação de todos os funcionários em Brackley, depois que a alta direção (leia-se Nick Fry e Ross Brawn) foi avisada, no meio da tarde, de que haveria um anúncio oficial no início da tarde de sexta, horário do Japão. Imediatamente foram chamados aqueles que estavam na fábrica e, às 18h de Londres, foi feita a comunicação a todos de que dali a algumas horas, em Tóquio, a montadora iria revelar que está deixando a categoria.

Mais: a Honda não pretende sequer fornecer motores, ao contrário do que se imaginava quando começaram a eclodir os boatos sobre o fim da equipe. Ao que parece, os japoneses se mandam de mala e cuia. Alguns funcionários, que estavam de férias em outros países, foram avisados pelo telefone. O time será colocado à venda, mas se aparecer alguém disposto a pegar o abacaxi, leva até de graça. Caso contrário, fecham-se as portas, e pronto.

A Honda prometeu a Fry e Brawn suporte financeiro por três meses, caso o time queira continuar testando e desenvolvendo alguma coisa. Depois disso, tchau. Imediatamente Brawn iniciou contatos com a Ferrari, para saber se há alguma possibilidade de arranjar uns motores, agora que os italianos deixaram de fornecer para a Force India (que se associou à McLaren e à Mercedes).

A imprensa inglesa especula, também, que lá perto de Brackley, na sede do Subaru World Rally Team em Banbury, adorável cidadezinha onde muitas vezes jantei em fins de semana de GP da Inglaterra, David Richards puxou o extrato da conta no banco para ver se sobrou algum neste fim de ano. A idéia da Prodrive não foi de todo abandonada. E ele foi chefe da BAR, antecessora da Honda, quando a equipe merecia ser chamada como tal — quando a Honda comprou o time inteiro, a maionese desandou. Se o precinho for bom, em vezes, por que não?

Aqui no Brasil, a Petrobras se prepara para economizar alguns milhõezinhos. O patrocínio e fornecimento de gasolina foram fechados com a Honda, uma montadora. Não com um suposto time independente. Já era. Rasga o contrato e pronto. Se bobear, leva algum de multa.

Segunda-feira, acredita-se, Fry e Brawn voam para Tóquio (com milhas, provavelmente) para conversar com a cúpula hondiana. Vão ouvir o que já sabem: vendam esta merda. Se não tiver ninguém interessado, podem dar para quem quiser. Não brincamos mais.

E é nessas horas que Max Mosley estufa o peito, e com razão. Quando ele dizia, anos atrás, que a F-1 não podia ficar refém das montadoras, que decidem seus destinos no esporte à luz de balanços anuais, estava mais do que certo. Quando ele dizia que era preciso estimular as equipes independentes, ajudá-las, cortar os custos, também.

A Honda é a primeira a desertar. A Toyota pode seguir o mesmo caminho. A Renault, entra ano, sai ano, tem sua permanência colocada em dúvida. E assim caminha a humanidade. Gastam os tubos. Quando chega a conta e é preciso economizar, fecham e foda-se.

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
15 anos atrás

Vejam a noticia:
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/12/08/fiat_nao_pode_continuar_sem_fusao_diz_presidente-586890999.asp
A FIAT (FERRARI) portanto não esta nada bem. Das 6 grandes
montadoras, que podem e talvez sobrevivam a crise econômica mundial, metade não se interressa por F1. Sem uma drástica redução de custos que viabilize a F1 até as equipes grandes não terão condições de continuar correndo.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

Flávio,
Como dizia o sem graça, “rei” da omissão, o mercado dá jeito, mas é o inverso do que ele pregava. Os ricaços nunca dividiram os lucros e agora vão rapar o tacho e cair fora. F%$$$#-se, que vão, e as viúvas moderninhas que chorem, amantes da alta tecnologia, que só tem acesso para operá-las, mas nunca para partilhar de sua essência, agora podem ir se acostumando que a coisa vai ser na base do improviso mesmo, artística, criativa, bem do jeito que Nelsão gostava.

Donkey
Donkey
15 anos atrás

Roberto, você é retardado?

Sua idéia foi tão brilhante que você mudou os rumos da crise mundial. Os Senna nem acreditaram como não tiveram essa idéia tão estupenda antes. Parabéns campeão!

Troféu joinha pra você.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Estranho não é Gomes?

Mal falei para a AUDI entrar na F-1 com o pé direito e ela sai da ALMS!

Caramba!

E eu falei da Subaru! VAmos ver

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Saudade do tempo em que F-3, F2 e F1 eram carros construidos praticamente em oficinas artezanais, por mecânicos e pilotos (que metiam a mão na graxa, sim senhor), imperava a camaradagem, o ESPORTE é que era importante. Aí, uma meia-dúzia de iluminados (com hífen, porque EU quero, não sei se tá certo) achou que era uma boa ganhar MUITA grana com isso, já que atraia muitos espectadores e reunia uma multidão de aficionados.
É o que se vê hoje. Só se fala em dinheiro, dólar pra cá, dólar pra lá, piloto virou milionário, contratos fantásticos, muita publicidade, muito marketing, e o pobre do esporte ficou em segundo plano. Por mim, gostaria era de ver um grid com trinta “carreteras” iguais as do Camilo Cristópharo, Chico Landi, Andreattas, etc…onde se sentia emoção de verdade, e não uma guerra onde se tem que vencer a qualquer preço.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

GOMES

ESQUEÇA A AUDI, ELA SAIU DA ALMS (VOU CHORAR)

QUEM SERÁ A PRÓXIMA!

SERÁ QUE A PRÓXIMA É A SUBARU NO RALLY?
SERÁ QUE TODAS SAIRÃO?
É CRISE GERAL, TUDO PÁRA!

Rufus
Rufus
15 anos atrás

De repente caem as vendas globais em 40%. Coisa inédita (nao no Brasil, claro). Que CEO sensato manteria meio-bi na F1? Ainda mais um investimento sem o retorno de imagem imaginado com esse pouco rendimento. A margem destes caras é apertada, o foco agora é sobreviver.
Torço para que um dia voltem.

Luciano Santos
Luciano Santos
15 anos atrás

Achei que a Petrobrás iria fornecer combustíveis para a Toyota.

Fill
Fill
15 anos atrás

Toro Rosso nao muda o nome… Quer dizer Redbull em italiano heheheh

Mauro, belo comentario! Concordo em quase tudo. So nao concordo em considerar a Ferrari como montadora. Acho que seria algo como um hibrido pq a Ferrari nao usa recursos da FIAT e depende de seus patrocinadores tb para viver, fora que esta a muitos anos na F1. Nao pode ser colocada como a BMW, Toyota, Honda…..

Carlos José
Carlos José
15 anos atrás

Lembrando, a Petrobras pode montar uma equipe, COM DINHEIRO PUBLICO, ja que ela correu para a CAixa Economica, Banco do Brasil e BNDES para pegar empréstimos…a crise pegou a todos!!!

Carlos José
Carlos José
15 anos atrás

QUEIMEM OS CIVICS!!!!!!!!!!
MAS ESTÁ CERTO, HONDA QUER ECONOMIZAR DINHEIRO E FAZER UMA JOGADA DE MARKETING, DIZER QUE ESTÁ CORTANDO NA CARNE PARA MANTER A EMPRESA VIVA!
BARICHELLO TEM AGORA COMPANHIA NA RUA DA AMARGURA DOS DESEMPREGADOS: BUTTON E O RESTO DA EQUIPE.
BRUNO SENNA MAL CONSEGUIU UMA CHANCE DE EMPREGO E ESTÁ TOTALMENTE FORA NOVAMENTE.
QUEREMOS MINARDI DE VOLTA!

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

Se a equipe não for vendida, e não conseguir alinhar no grid na Austrália, contrata o Ross Brawn, para dirigir a tua equipe, e fazer as estratégias de corridas pra ti e o “69”. Pode ser que ganha uma corrida em 2009!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

O GOMES ME VEIO UMA IDÉIA BRILHANTE EM MENTE E POR FAVOR, ME AJUDE A PASSAR ESTA NOTÍCIA ADIANTE, NÃO VOU COBRAR NADA POR ISSO

SE A FAMÍLIA SENNA ENTRAR EM CONTATO COM A AUDI!
O AYRTON SENNA TINHA ESTREITAS LIGAÇÕES COM A AUDI

Peguei um trecho do texto de um site explicando a situação

Uma joint venture entre a Senna Import e a alemã Audi AG, a Audi Senna é a importadora oficial dos veículos e peças de reposição da Audi para todo o mercado brasileiro, detendo expressivo market share em seu segmento.
Atualmente, cerca de 63 mil unidades circulam por nossas avenidas e estradas.

Seria ótimo para a AUDI entrar na F-1 investindo em Bruno Senna e tendo patrocínio da PETROBRÁS.

Têm coisa melhor que isso, só dois disto!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

A CRISE ESTÁ TÃO SÉRIA, MAS AGORA É A HORA DE FAZER GRANDES INVESTIMENTOS.
VOU CRIAR MINHA PRÓPRIA EQUIPE FICTÍCIA DE F-1

RSF TEAM BRAZIL F1

MOTOR
AUDI

PILOTOS
BRUNO SENNA E LUCAS DI GRASSI

SE A PETROBRÁS QUISER INVESTIR EM MIM ESTOU AGUARDANDO PROPOSTAS.

E VOCÊS?
QUE NOME VOCÊ DARIA PARA SUA EQUIPE DE F-1 FICTÍCIA?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

É o dinheiro falando alto!
Estamos no ápice de tudo!

A F-1 vai ficar mais pobre! Culpa do Presidente da Entidade!
Regado a Champanhe, Caviar, Putas.
Chamou a atenção das Grandes Montadoras (dinheiro entrando)
para o investimento na F-1 e esquecendo das pequenas equipes que eram a alma da F-1. A Willians é uma das poucas equipes sobreviventes.
Dêem uma chance das equipes da GP2 colocar uns carros na F-1. Antigamente a F-1 aceitava carros da F-2. Deixem que um país coloque um carro em um prova ou duas. Com pilotos de testes de outras escuderias correrem nela.

Vamos a situação atual.

HONDA – NÃO CORRERÁ EM 2009 E NÃO FORNECERÁ MOTOR
SE ALGUMA EMPRESÁRIO COMPRAR. QUEM FORNECERÁ O MOTOR?

FERRARI – DEVE CONTINUAR, AINDA NÃO ACEITOU A DECISÃO DE PADRONIZAR SEUS MOTORES.

BMW SAUBER – AINDA TÊM DINHEIRO PARA INVESTIR NA F-1

RENAULT – ALGUNS ANOS ATRÁS, SEUS DIRIGENTES DISSERAM QUE TINHA A POSSIBILIDADE DE DEIXAR A CATEGORIA.

WILLIANS – ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DIFICIL. EQUIPE QUE NÃO TÊM INVESTIMENTO DE UMA GRANDE MONTADORA. OBS: UTILIZARÁ MOTOR TOYOTA EM 2009. SE A MONTADORA TOYOTA SAIR DA F-1. QUEM FORNECERÁ O MOTOR?

TOYOTA – PODERÁ DEIXAR A F-1 ASSIM COMO FEZ A HONDA.

MCLAREN – ALÉM DA FORÇA DO MOTOR MERCEDES, TÊM ÓTIMOS PILOTOS, CHOVE DINHEIRO NA ESCUDERIA. (QUE CRISE?)

REDBULL – TAMBÉM CHOVE DINHEIRO E A FORÇA DO MOTOR RENAULT

TORO ROSSO – DEVE MUDAR DE NOME.

FORCE INDIA – O DINHEIRO TAMBÉM FALA ALTO E TERÁ MOTOR MERCEDES.

RESTA SABER SE A PRODRIVE ENTRARÁ NA F-1 ANO QUE VÊM E O RETORNO DA MINARDI.

QUEM SABE NÃO É HORA DA PETROBRÁS COMPRAR A EQUIPE HONDA E INVESTIR NOS PILOTOS BRASILEIRO BRUNO SENNA, LUCAS DI GRASSI E BARRICHELLO E SER MAIS UMA EQUIPE BRASILEIRA NA F-1.
COMO EU JÁ DISSE AQUI ANTES
BARRICHELLO, PILOTO EXPERIENTE QUE PASSARÁ EXPERIÊNCIA PARA BRUNO SENNA E LUCAS DI GRASSI. UM DOS DOIS SERÁ O PILOTO DE TESTES DA EQUIPE.

É HORA DA P… DESSES DIRIGENTES QUE SÓ COMEM DINHEIRO FAZEREM ALGO PARA MUDAR A F-1, PARECE A CBA PÔ!

Nilton
Nilton
15 anos atrás

Tá, mas mesmo com a Honda saindo, a equipe deve continuar, com outro dono… Nesse caso o Rubinho e o Button poderiam continuar na F1… Ou não?

cesapar
cesapar
15 anos atrás

O Cristiano falou; A F1 com motores ARGH turbo , é jóia.

Fabio
Fabio
15 anos atrás

A Honda só fez merda dasde q voltou a F1, conseguiu sepultar a carreira de dois bons pilotos, gastou um horror de grana por nada. Que vá embora!

O Nick Fry eh ridiculo!

E tem gente escrevendo q o Rubinho quebrou a Honda…como pode ser tao babaca. A Honda eh q quebrou o Rubinho E o Button…

Nenn
Nenn
15 anos atrás

Viva o Profeta Max Mosley .
E o que vou fazer de minha manhãs e madrugadas sem F1?

Deus salve a F1

Mário Salustiano
Mário Salustiano
15 anos atrás

FG,

gastei um bom verbo em outro site sobre essa questão, por isso vou ser mais economico aqui,

1.Mosley e Bernie estão muito preocupados???hahaha, coitados eu não sabia que eles não eram tão gananciosos e só pensavam em grana, que na verdade a real preocupação com as montadoras não tinha nada a haver com comprometimento e marketing e sim com a real possibilidade de aumentar a divisão da grana, pois montadoras tem mais poder que independentes

2. não li nenhum comentário acima e não quero ser injusto, até porque aqui a frequencia são de torcedores mais esclarecidos, mas amigos a enxurrada de torcedores ignorantes dos principios do esporte nos ultimos anos é que alimenta toda essa empafia que Bernie tem na hora de falar com um Deus todo poderoso, entra quem ele quer, tanto em circuitos como em equipes e sabe o que ajuda a todo esse poder desvairado, milhões de torcedores ignorantes que engrassam as audiencias televisas ao redor do mundo, ingnorantes que compram uma F1 de m…. e deixam a nós sem voz nem razão para mudar nada, afinal a maioria vence, não é assim numa democracia (antes que me acusem não sou favoravel a ditaduras) mas como escreveu um filosofo (Russell no caso) uma bosta dita pela maioria não deixa de ser uma bosta só porque é democrático, assim a humanidade vem caminhando nos ultimos anos não só no mundo esportivo, mazelas são impostas a sociedade em nome do “mercado” e nós aceitamos docemente pois é democrático

3. por mim gostaria agora que o castelo do baixinho caisse de vez, a Toyota a Renault e a Ferrari deviam aproveitar o exemplo da Honda e cair fora também, aí eu quero ver ele continuar desprezando as independentes

abs

Mário Salustiano

Fill
Fill
15 anos atrás

Flavio, so uma correçao:
Vc disse “vendam esta merda”

Eu diria: “vendam esta merda verde!”

Fill
Fill
15 anos atrás

Muito estranha essa historinha da crise para debandar da F1… A Honda gastou mais de 1 bilhao de dolares em 3 anos pra nada! Simplesmente despejou dinheiro na F1 pra nada! Nunca foram comprometidos com porra nenhuma; apenas com o marketing da montadora com as palhaçadas ecologicas. Ficaram dois anos com isso e viram que nao surtia mais efeito. Para isso teriam que fazer uma coisa que nao sabem: carros de corrida! Por isso sairam. Dinheiro nao eh problema, idependente da crise. As vendas cairam este mes, mas a Honda batera recorde de vendas este ano! Isso foi pura ladainha pra boi dormir… Gostaria que algum jornalista fizesse uma materia mostrando os numeros da montadora no ano passado e como vao fechar este ano. Pq vc nao faz isso Flavio Gomes?
A Honda se afundou no momento em que decidiu comprar a BAR. Qdo cada uma tinha sua parte, estava tudo bem pq a Honda apenas fornecia os motores e a equipe possuia seuas patrocinadores e uma equipe enxuta e competente. A Honda so fez besteira: colocou uma porrada de gente que nao tinha ideia do que estava fazendo em lugares chaves para dizer que a equipe era 100% japonesa… ridiculo! A Honda tinha que ser apenas fornecedora de motores…
E nao vao deixar de ser a unica fornecedora de motores da Indy?
Isso eh tudo ladainha! A Redbull ta ai com duas equipes!
Nao creio que a Toyota saia pq tem visibilidade na F1… Eles nao tem muita vontade de ganhar, mas nao chutam o balde… Possuem patrocinios para ajudar financeiramente e podem enxugar um pouco a equipe, alem de ter dois pilotos que nao possuem salarios elevados…
Seria um sonho se a Petrobras comprasse a equipe por preço de banana e desse uma geral! Primeiro mandando o Fry pro espaço que esse cara eh extremamente incompetente!
A Petrobras poderia fazer algum esquema com o Richards e o Brown.
Petrobras – Ferrari com Rubens e Bruno! heheheheh

Jairo Alvarenga
Jairo Alvarenga
15 anos atrás

Culpa do Sr. Niki Fry, este cara é muito Fraco….

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

Que venham os cigarros, e os remédios. Vão ter que nivelar por baixo, promover as equipes da GP2 para a fórmula 1. Ou cada equipe colocar mais um carro na pista, com patrocinador independente.

Luciano
Luciano
15 anos atrás

Podem arrumar um novo patrão, alguns patrocinadores, diminuir o salário de todo mundo e numa dessa, o Rubens pode até se dar bem. Se topar diminuir os ganhos. já que agora nem o Button tá garantido. Se aparecer comprador, são duas vagas, e não uma como antes.

HC
HC
15 anos atrás

“vão viajar com milhas” é pacabá.

Souza
Souza
15 anos atrás

Algo está errado com uma categoria em que os pilotos tem aviões para ir aos autódromos mas não tem carros para pilotar.

A Honda é a primeira, mas Toyota e Renault podem seguir a idéia de economizar 500 milhoes num ano.

Você consumidor de carros prefere comprar um carro bom barato e econômico ou bancar a vida boa dos pilotos e dirigentes de fornula 1 ?

Eu adoro quando administradores tem bom senso e tomam providências pragmáticas. Parabéns para a Honda

O caminho da formula 1 está equivocado ao meu ver. Aquilo é para entreter . Estão eliminando os pequenos e médios.

A Formula 1 é terreno do Frank Williams e não do Carlos Ghosn, só que estão eliminando os Frank Williams da F1

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Então Mosley vai poder distribuir chibatadas à vontade…

Ainda mais com a idéia do motor 1.8 turbo. Vai ser o que, os AP que o Gomv tanto odeia?

fred
fred
15 anos atrás

GENTE, PARECE COISA DE LOUCO. MARCAM TREINO PARA JEREZ E AINDA CHAMAM O RUBINHO. TUDO CERTO. CALENDÁRIO DE TREINOS. CARRO NOVO. AI COMO DE REPENTE UDA TUDO. ISTO ESTAVA NO SCRIPT? ACHO QUE NÃO. TODO MUNDO ESTAVA VENDO A CRISE COMO ALGO QUE PUDESSE SER PASSADA BATIDA. ACERTA DAQUI E DALI E NO FINAL DÁ PRA TOCAR TODO O PROJETO. ACONTECE QUE O BURACO TÁ FICANDO TÃO GRANDE E FUNDO QUE O ALERTA VERMELHO FICOU MAIS VERMELHO AINDA. ENTÃO VIRAM QUE VAI DURAR E DURAR. ISTO SERVE DE ALERTA PARA TODOS.O MUNDO JÁ NÃO ESTÁ TODO NAS MÃOS DOS RICOS. TODO MUNDO VAI TER QUE CONTRIBUIR. TUDO VAI RENASCER DAS CINZAS PORQUE OS CRITÉRIOS DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS VAI TER QUE SER MUDADO. ACREDITO ATÉ QUE QUANDO PASSAR A TEMPESTADE A BONANZA VIRÁ PARA BENEFICIAR MUITO MAIS PESSOAS E A FORMULA 1 TERÁ NOVAMENTE A FORÇA DOS BONS PILOTOS.

J.S. Vidal
15 anos atrás

Mais um reflexo da crise mundial. Só que quando o esporte perde pelo dinheiro e os interesses financeiros, todo um mundo de torcedores que somente querem amar aquilo que torcem se vem numa sinuca de bico: desistir de ser torcedor ou mudar de time?
Muito legal o seu blog. O meu: http://www.zabazuba.com

RDV
RDV
15 anos atrás

…a culpa eh toda do Flavio Gomes….malhou tanto a Honda, veja no que deu!

Walter S.
Walter S.
15 anos atrás

Petrobras F-1 Racing? Team Brazil?
Já que a Petrobrás já tinha contrato com a equipe…
Já que vamos ter eleição para presidente em 2010, e o PT vai precisar fazer caixa…
Já que esse é um tipo de investimento publicitário coerente com a empresa…
A Petrobrás bem que podia comprar a equipe!

Vamos começar a gastar o pré-sal, gente!
Vamos garantir emprego para os brasileiros (desculpe, Button. Vai pedir pra Shell!)
Vamos mostrar ao mundo que já somos capazes!
Chamem o Ricardo Divilla!

PETROBRÁS TEAM BRAZIL já!!!!

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Já vai tarde. Empacou a carreira do Button, por exemplo, só pra não mencionar o Barrichello. Me impressiona que os executivos-tartaruga japoneses tomaram a decisão tão rapidamente. Taí os CEOs da vida, com qualquer tremor do chão, botam o rabinho no meio das pernas e se escondem no buraco mais próximo. As montadoras japonesas não tinham o mercado americano há alguns anos. Foram lá, lucraram, encheram a burra. Agora esse lucro diminuiu, se cagam todos. Baita executivos, vão pra baixo da saia da mãe de vocês e deixem os homens de verdade na pista.

Umberto (sem H)
Umberto (sem H)
15 anos atrás

Tá, o espaço é F1. Mas… o medo é maior.

“O mundo vai parar? Corram para as colinas.”

Na F1, que se acione o terceiro carro de cada equipe pra dar uma “inflada” no grid com (muito) menos gasto que para introduzir novas equipes de uma hora para outra.

Na “vida real”, parar de fazer “carnê” (consumir, construir, plantar) só vai fazer o que tememos acontecer de vez.

rufles
rufles
15 anos atrás

Ja vai tarde! Se tivesse investido na Williams (com motores) estaria em outro patamar.

Se la vie!.

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Pois é, a F1 está entrando em decadência . Agora essas medidas loucas do Bernie como motor único para todas as equipes vão ganhar muita força .

Que façam de tudo pra salvar a categoria , nossa vida vai ser muito mais chata se ela acabar .

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
15 anos atrás

ANDREA MODA!

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Que todo munto tá quebrado, é verdade. O que eu acho estranho é o que a Honda F-1 tem a ver com os EUA. Desde quando o mercado americano ou o próprio amerciano prestam atenção na F-1? Se for pra pensar assim, a conclusão é que a Honda F-1 nunca teve qualquer importância para o mercado, seja para o bem ou para o mal.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

pra começar, loucura correr dois anos sem patrocínio nenhum! eis a vingança da Natureza!! podiam de raiva agora, fechar contrato com uma Madereira.

Segundo, isso dá medo, nessa idéia de padronizar motores, e de uma marca só…se as montadoras começam a sair, não tem mais pq não botar a idéia em pratica.

Itamar Morais
Itamar Morais
15 anos atrás

Se eu mandasse alguma coisa na F-1, liberaria três carros por equipe no ano que vem e foda-se. Já imaginaram 27 carros classificando em um final de semana???

Jean
Jean
15 anos atrás

Vai tarde.

Lucas
15 anos atrás

n consigo entender pq o mundo todo depende tanto dos estados unidos. td q acontece la, afeta a populacao mundial

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Como fica o emprego daquele monte de engenheiro que foi trabalhar na Honda? Coitados!!

Paulus Guimarães
Paulus Guimarães
15 anos atrás

O Rubinho quebrou a Honda….

rsrsrs.

Belíssimo fim de carreira.

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Tô começando a ficar com pena da “crise”. Tudo agora é jogado nas costas da coitada. A japonesada ficou anos torrando yenes e administrando de uma maneira absolutamente incompetente da equipe Honda. Estavam doidos pra arranjar um bom motivo pra pular fora e evitar mais um vexame no próximo ano, mas a tal “sabedoria nipônica” é tão lerda, que demoraram meses pra descobrir que a “crise” seria uma boa desculpa. Agora, sem Honda, a Toyota vai aproveitar a deixa da “crise’ e deve pular fora também. Mas a F1 sobrevive com ou sem elas. A Petrobrás é que poderia aproveitar e “redirecionar os investimentos publicitários” para o automobilismo regional daqui, né? Aliás, bastaria cortar estes “investimentos’ e jogar aqui a grana que deve receber de indenização da Honda…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Bom, pelo menos o Rubinho não precisa mais ficar justificando sua saida da F-1.
Acabou o empregador, acabou o emprego. È finito…

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Nao concordo que o Mosley esteja certo.
Se nao tivesse criado tantas regras estapafurdias, tanto para o carro, mas especialmente para motores, onde proibiu todo o desenvolvimento tecnologico e obriga os times a extrair o maximo de motores que nao podem contar com quase nada do mais moderno nos motores de rua, a coisa poderia ser diferente.
Eduardo Correa esta certo, Max e Bernie e seu plano de nascarizacao da F1 eh o problema. Para ser bem sincero, nao sei como as montadoras se sujeitam a tanto….

Mauro Pereira
Mauro Pereira
15 anos atrás

To comprando, ofereço uma CG 82. Já tenho duas caixas de ferramentas que uso no kart, acho que dá continuar chegando em último na temporada 2010. É só ligar,( pode ligar a cobrar).
aguardo

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Grid da F 1 dentro de uns 3 anos:
Equipes: ATS, Hesketh, Williams, Fittipaldi, Surtees, Ligier, Arrows, Piquet-Sports, e por aí vai….

artur zampol
artur zampol
15 anos atrás

bom flavio,
este ano, é o quadragesimo aniversario da 1a. saida da honda da formula 1. em 1968, honda e cooper cairam fora, prometendo voltar em 1970. tb o motivo alegado foi problemas financeiros, mas na realidade, foi absoluta falta de resultados……..por incompetencia……….

abraços