GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (olhem com outros olhos) – Não sei se teve destaque na grande imprensa, provavelmente não, porque a grande imprensa ou acha essas coisas bregas, ou demagógicas. Nem uma coisa, nem outra.

A visita do presidente Lula ontem ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, para uma festa de Natal com catadores de sucata e moradores de rua, está lindamente relatada no blog do Ricardo Kotscho. Merece a leitura.

Lula foi considerado pela revista americana “Newsweek” a 18ª pessoa mais influente do mundo. No Brasil, sua popularidade nunca foi tão alta. Mas eu ainda escuto, aqui e ali, bobagens monumentais sobre ele. Os argumentos, porém, são cada vez mais escassos. Na maioria das vezes, um “não gosto dele e pronto”.

Bem, pelo menos é uma justificativa honesta. Idiota, mas honesta.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Neves
Rafael Neves
15 anos atrás

Em 33 anos nunca vi e, antes que façam algum comentário sobre a época em que era um bebê, nunca OUVI meu pai comentar sobre um governo tão bom em termos de economia como este de hoje. Claro que ainda existem absurdos em diversas áreas como saúde, educação, segurança… mas são problemas que vem desde a colonização portuguesa e não vão ser 08 anos que vão resolver estes problemas mas, inegavelmente o Lula é um estadista nato! parabéns ao seu governo e esperamos mais reformas e atitudes como reduzir o IPI para carros populares a ZERO.

Abraços FG e feliz 2009

oldparts
oldparts
15 anos atrás

Jailson Silva, gostar de automobilismo não é sinônimo de alienação, omissão e distanciamento. Devem existir espaços mais adequados para foruns políticos do que este aqui.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Para qualquer carioca existe um motivo claro para não gostar do Lula: ele apoiou o safado do Eduardo Paes, que inclusive era seu inimigo.

Mas existe toda uma áurea mística ao redor da imagem do Lula. Ele pode fazer o que for que todos sempre acreditarão na sua boa índole. É algo impressionante, mesmo.

oldparts
oldparts
15 anos atrás

Me senti honrado com uma resposta sua, quase como apertar sua mão. Mas vou continuar vindo aqui por causa de carros, corridas, motores e até pra saber do 69. Abraços até 2009.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Esse tipo de discussão, longe das eleições, para quem não faz política partidária, como acredito que seja o caso de quase totalidade dos blogueiros que postaram, beira a ingenuidade. Aonde chegamos enchendo a bola de políticos?
Em quantos temas neste governo o Brasil evoluiu tanto como nos outros, isto é, zero? Certamente muitos (alguns exemplos, como já mencionado anteriormente, educação, saúde, transporte, segurança…).
Como não podemos mudar o que já passou, só nos resta instigar o Estado a agir de forma eficiente aonde e do modo que a nossa sociedade anseia. Afinal, o que importa é melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Caro Hugo, responder no mesmo tom já seria um ótimo começo. Quando o governo boliviano declarou que não iria cumprir acordos assinados e ameçou estatizar empresas brasileiras, qual foi a postura de nosso governo? Quantas vezes nosso presidente disse, para quem quisesse ouvir, que o Brasil deveria ser mais benevolente com os mais pobres? Pois é, outros países viram (“nossa” postura) e ouviram e, a partir desse momento, passaram a criar pêndengas comerciais, até então inexistentes. Cada um atrás do seu quinhão.

Paulo Franco
15 anos atrás

Próxima vez que vc disser que “não gosta, e pronto” , vou te lembrar dessa tua afirmação.
Que é “uma justificativa honesta. Idiota, mas honesta”.
Paulo Franco

RESPOSTA DO FG:

Você vai mesmo? Jura? Puxa, obrigado.

Di Moreno
15 anos atrás

Rodrigo Tossato,

Vai acontecer com a Dilma o que aconteceu com a Marta em São Paulo…

Se muito consegue ir para o segundo turno, mas ela não tem o carisma do Lula e vai ser esmagada pelas urnas.

de 2010 a 2018 teremos o feio carequinha tomando conta do Brasil!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Piorou!
Taxar a opnião dos outros de idiota é pior do que chamar de idiota. Quando você enquadra a opnião dos outros como IDIOTA, você acaba tornando a sua opnião IDIOTA. Essa é a minha OPNIÃO. Que dentro do contexto do autor também pode ser IDIOTA.
Não se pode julgar opniões. Onde está a liberdade de expressão?
Prefiro ficar com o IDIOTA para pessoa.

Flavio, já que você não quer desfazer seu comentário, porque você não aperfeiçoa.
Roberto

RESPOSTA DO FG:

É difícil aperfeiçoar o que já é perfeito.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Posso estar em completo engano, mas o Flávio não chamou ninguém de idiota, apenas sobre a OPINIÃO da pessoa, a OPINIÃO é idiota e não a pessoa em si, mas em épocas do “politicamente correto” falar que uma opinião é idiota é a mesma coisa que tacar alguém na fogueira…e nós que acreditamos e apoiamos o presidente Lula, somos chamados de burros, anaruistas, comunistas, bandidos, corruptos etc…e por causa de uma opinião do Flávio Gomes fazem todo este estardalhaço? Di Moreno, não sonhe em 2010 iniciaremos mais 04 anos de governo petista, é esperar e ver…

RESPOSTA DO FG:

Ainda bem que tenho blogueiros com paciência de fazer o papel de tecla SAP… Eu já não tenho mais.

Sebastian
Sebastian
15 anos atrás

Flavio,

Permita-me reproduzir, mesmo que em espanhol.
Lendo os comentários de uma notícia sobre os arcordos assinados pelo Brasil e a França na semana passada no jornal “La Nacion” da Argentina, me deparei com o seguinte comentário de um leitor….
As conclusões ficam a cargo de todos aqueles que sabem o modo como argentino comum pensa sobre o Brasil.

“Que tristeza, que amargura, que impotencia, que rabia y que envidia. !!Yo quiero un Presidente como Lula¡¡ Por favor díganme dónde lo puedo votar, sin irme de mi amada Argentina. Pensar que nuestro proyecto de submarino nuclear duerme hace demasiados años en el astillero Domeq García. Mientras que el reactor lo vende INVAP como reactor experimental.”

Di Moreno
15 anos atrás

FG,

Uma atitude do Governo Lula eu não posso deixar de elogiar: a rápida redução do IPI quando a indústria automobilística foi afetada pela crise.

Foi realmente uma medida acertada e espero que vejam que mais reduções de impostos são necessárias para o melhor do País.

Outra interessante foi a redução dos impostos do combustível para não aumentar o preço quando o barril do petróleo chegou a USD 140…

Veja que reduções de impostos são importantes. Hoje em dia o Brasileiro paga um valor altíssimo no combustível pelos impostos. Como o transporte de quase tudo tem influência do valor dos combustíveis, seria interessante reduzir ainda mais os impostos sobre os combustíveis…

Todas essas reduções de impostos foram benéficas para o Brasil e espero que em 2009 mais reduções sejam anunciadas.

AM
AM
15 anos atrás

Tolerância nesta época natalina é uma boa… chamar de idiota que tem opinião contrária a nossa não é legal.

Sugestão; Por que a imensa maioria esclarecida não tenta, humildemente, mostrar a esta minoria o que não estão conseguindo enxergar com tanta clareza?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Prezado Flavio Gomes,
Estou estarrecido com seu comentário.

“Bem, pelo menos é uma justificativa honesta. Idiota, mas honesta.”

Estou triste e decepcionado. Espero que você (posso te chamar assim?) reavalie esse comentário.
Quer dizer que toda pessoa que não gosta do presidente é um IDIOTA?

Meu caro jornalista, piloto e agora comentarista político, tenho um respeito muito grande por você.
Sua coerência, honestidade e equilíbrio sempre pautaram a sua conduta.
Hoje, seu leitor pede que você desfaça esse comentário, no mínimo, infeliz.

Gostaria de falar para você quem é realmente a pessoa do presidente. Talvez, um dia agente possa conversar pessoalmente e talvez você mude de idéia. Talvez….

Um grande abraço de seu leitor IDIOTA.

RESPOSTA DO FG:

Desfazer meu comentário? Tá doido?

Di Moreno
15 anos atrás

João Plata,

as crises que o FHC pegou ocorreram diretamente nos países em desenvolvimento. procure se informar um pouco que você vai ver as diferenças em algo que te atinge diretamente e algo que é grave, mas atinge de forma indireta.

o Lula certamente teve sorte, pois pegou muitos anos com a conjuntura econômica absolutamente favorável, mesmo assim o Brasil cresceu menos que outros emergentes e vocês ainda acham que isso é motivo para festa! melhor seria se tivesse crescido MAIS que os outros emergentes, mas a estrutura do Brasil com um governo pesado e gastão torna isso difícil…

e procure ter alguma educação nos seus comentários. fica vendo o Lula falando palavrão na TV e acha que isso é bonito…

FG,

não é uma cascata neo-liberal… imagine se o governo cortasse gastos desnecessários e pudesse cortar os impostos em 15%. Imagine todo esse dinheiro que seria enterrado no governo (improdutivo) indo diretamente para o comércio e a indústria, aquecendo a economia e gerando empregos. não é uma questão neo-liberal, é uma conta primária de economia…

Em 2010 com o Serra no governo, espero que ele procure diminuir o tamanho do governo Brasileiro que está muito maior do que deveria ser. Com um governo mais enxuto o Brasil conseguiria aumentar muito o seu potencial de crescimento.

Gosto muito do seu Blog, mas as vezes você exagera um pouco na crítica aos que não são Petistas como você. O PT não é um partido perfeito, nenhum é, mas a pior coisa é não enxergar os problemas como os diversos escândalos em que o PT esteve envolvido. Eu por exemplo votei na Marta Suplicy em 2000, fiquei muito arrependido com o governo e a postura arrogante dela e nunca mais votei no PT. O único Petista que teria meu voto hoje é o Eduardo Suplicy. Até o Genuíno que votei anteriormente está atolado até o pescoço de denuncias… é uma pena…

RESPOSTA DO FG:

Ora, ora, meu caro, se a solução para todos os problemas é cortar 15% dos impostos, porque todos os outros governos anteriores a este não o fizeram? E por que nunca foram cobrados por isso? Já disse, lugar de cascata neo-liberal não é aqui.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
15 anos atrás

Caro Anarquista, ainda bem que o presidente é a cara do Brasil, não é mesmo?

Melhor assim do que um presidente sem nenhuma identidade com o povo e a nação que governa.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Bom, já que é para comparar governos vamos lá:

Juros na época do FHC 25% (2002)
Juros na época Lula 13,75% (2008)

Dívida com o FMI: FHC 13 bilhões de dólares
Dívida com o FMI: Lula 00 (foram pagas em 2004)

Taxa de crescimento : FHC em 2002 1,3%
Taxa de crescimento : Lula em 200 3,7%

Taxa de emprego: todo o governo FHC (08 anos) 2,2 milhões
Taxa de emprego : governo Lula em 2008 2,2 Milhões de emprego, em 08 anos 08 milhões de empregos…

Reservas cambiais: governo FHC 30 bilhões de dólares em 2002
Reservas cambiais: Governo Lula em 2008: 200 Bilhões de dólares.

Sinceramente, é até covardia comparar os dois governos, e no mínimo maldade dizer que o governo Lula é estensão do governo FHC, é visível que este país andou, cresceu. Nas crises dos anos 90 o Brasil sofreu por ter dois grandes calcanhares de aquiles, o Real indexado ao dólar e as baixas reservas cambiais…hoje o Brasil não tem estes calcanhares de aquiles. Ainda precisamos da reforma tributária, mas as bases de nossa economia estão muito mais sólidas do que na época de FHC…queira os reacionários ou não…e teremos mais 04 anos de goiverno petista queira ou não…

Alexandre Raymundo
Alexandre Raymundo
15 anos atrás

Achei equivocada sua postura ao dizer “idiota, mas honesta”. Acho essas duas coisas incompativeis e também senti um pouco de intolerância de sua parte. Sou leitor assiduo do seu blog mas nao costumo participar ativamente, e hoje senti que devia. Eu não gosto do Lula e pronto. Não me sinto idiota por isso, sou uma pessoa inteligente, esclarecida e tenho minhas opinioes e conviccoes. Grato. Alexandre Raymundo

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Caraca véi, virou um chat. Ninguém leu ou comentou o artigo do Kotscho. Cruzes. Prá concluir a chatice, fosse essa crise enfrenteda por FHC, ele diria ao povo; o último apague a luz! E rapidamente partiria prá Sorbonne falar a língua do P.

joao plata
joao plata
15 anos atrás

lubacris!!!!
lubacris!!!!
você não existe!! sópode estar brincando!!
o país, na pior crise desde 1929, vai crescer mais de 5% e você vem me falar q o Lula teve sorte???
eu tenho a mais absoluta certeza que se só houvessem crises ridículas como as que FHC enfrentou, o Brasil ia crescer em 2008 7% e ano que vem e os próximos chegaríamos perto dos 10% ao ano!!!
você é tão trouxa que ouviu seu papai falar que Lula não enfrentava crises, por isso seu governo ganhava do PSDB em tudo, e não ficou sabendo dessa crise catastrófica que assola o globo
sua anta preconceituosa!!! por causa de seres como tu e teus aliados fascistas temos um país ainda pobre!!

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Ainda tem muito pra ser feito no Brasil, na minha opinião a parte principal é a educação, pois criança na escola´, é criança longe do tráfico e do crime, mas é inegável como o Brasil esta chamando atenção do mundo por exemplo administrativo.
Moro em Londres atualmente e trabalhando de garçon por aqui é muito fácil ouvir empresários comentando sobre o Brasil, ultimamente falam do nosso País dando ênfase a economia e a politica para as minorias e não só de bundas e carnaval como era antigamente!!!
Aqui o mercado esta em pânico, emprego diminuindo e ano que vem não vai ter crescimento econômico, e no Brasil apesar de crescer menos, em 2009 o Brasil ainda estará crescendo perante uma crise mundial, e crescendo possivelmente mais do que em qualquer outro ano do governo FHC.
ABÇ.

Marco Moreira.
Marco Moreira.
15 anos atrás

Ok, sou idiota porque não gosto do Lula (apesar de reconhecer o bem que está sendo feito aos menos favorecidos) e você é idiota porque não gosta do Corolla.
Quites, ok?
Feliz Natal para todos!

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Parabéns ao Lula por ter conseguido algo que muitos tentaram mas não lograram êxito. Penso que este é um espaço aberto e, sendo assim, pode-se discutir qualquer tipo de assunto, cabendo a cada um dos visitantes optar por ele ou não. Isso chama-se livre arbítrio. Não sou advogado nem de A nem de B, eu só quero é visitar o blog, ver as novidades, dar os meus pitacos quando cabíveis e só. Votei no Lula na 1ª eleição e na 2ª não repeti o voto, mas ele é o Presidente do Brasil e como tal merece todo o respeito, independentemente de errar ou acertar, afinal de contas somos todos falíveis. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de boas novidades, principalmente no automibilismo. Abraços

HUGO
HUGO
15 anos atrás

Política externa – o governo brasileiro não tem o direito de “fazer caridade” com o direito do povo, cedendo às pressões de países vizinhos, e tão pobres como nós, como: Argentina (diversas questões comerciais); Bolívia (gás e Petrobrás); Equador(BNDES); Venezuela (Petróleo); Paraguai (Itaipu).

O que sugere o Jaílson? Guerra contra esses países?

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

“Cascatas neo-liberais” foi ótimo…

Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, mas acho que existe coisa pior, é o cego que quer convencer quem enxerga, de que as coisas que estamos vendo não é “bem assim”…

Mirtes
Mirtes
15 anos atrás

Moro na Alemanha desde 2002 e sempre ouco excelentes comentarios sobre o Lula, seja em conversas entre amigos ou na imprensa.

E impressionante a melhora do nosso pais, nao so internamente bem como inserido no contexto internacional.

Votei em Lula nas duas eleicoes e votaria novamente.

Minha familia toda ainda mora no Brasil e hoje vive em condicoes muito melhores, hoje todos tem casa propria, carro, melhores salarios, plano de saude, viajam mais… engracado que todos ainda trabalham no mesmo cargo de 15 anos atras, o que sera que mudou, hein?

Lubacris
15 anos atrás

muitas pessoas não gostam do Lula pelos diversos escândalos em que o seu partido estava envolvido. é difícil acreditar no “eu não sabia de nada”… acho exagero falar que as pessoas tem preconceito por ele ser nordestino. eu não tenho nada contra os nordestinos, mas meu preconceito com ele é com ser honesto ou não e por falar muita besteira, não tendo uma atitude que um presidente deve ter. infelizmente com o Lula acontece mais ou menos como acontecia com a Dercy Gonçalves em que as pessoas acham “bonito” ela sair falando palavrões e grosserias.

também sou contra diversas políticas do governo, como essa política de cotas para negros. acho um grande ato de racismo, pois já estabelece que eles precisam de uma ajuda para conseguir entrar na faculdade.

quem tem alguma noção de economia sabe que a verdade é que o Brasil cresceu nesses anos APESAR da atuação do Governo que não fez a lição de casa. Deveria ter enxugado a máquina e cortado impostos, quando fez justamente o contrário, punindo o setor produtivo da economia. O Brasil poderia crescer muito mais com um governo enxuto, menos impostos e menos corrupção.

o Blog é incrível quando trata de automobilismo, mas quando vai pra Política fica meio chato, toda vez é a mesma coisa… como jornalista, o FG poderia deixar de lado a panfletagem e escrever também sobre a corrupção e a parte ruim do governo Lula. Falar que o país está crescendo é fácil quando a situação é totalmente favorável. Seria interessante supor como teria sido o Governo Lula nos anos FHC com as diversas crises nos países emergentes e como teria sido o Governo FHC em um período tão favorável da economia como de 2003 até 2008

RESPOSTA DO FG:

Verdade, a situação mundial é das mais favoráveis… Amiguinho, dispenso as reproduções de cascatas neo-liberais neste espaço, como a história do “apesar do governo”, “enxugar a máquina”, “cortar impostos” etc. Aqui não cola.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Lula tem mais virtudes que defeitos, isso é fato, porém fosse um político de outra ideologia a cercar-se de catadores às vésperas do natal, com um discurso inflamado e fatalmente seria taxado aqui de populista.
Aos amigos tudo…

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Caro Oldparts, isto é tudo que os políticos amam: alienação, omissão, distanciamento.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Política externa – o governo brasileiro não tem o direito de “fazer caridade” com o direito do povo, cedendo às pressões de países vizinhos, e tão pobres como nós, como: Argentina (diversas questões comerciais); Bolívia (gás e Petrobrás); Equador(BNDES); Venezuela (Petróleo); Paraguai (Itaipu).

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Corrupção – até quando a sociedade brasileira vai aceitar que representantes seus, envolvidos em grandes escândalos de corrupção, de desvios de dinheiro público, sequer respondam as acusações. No Brasil, os políticos além de não serem punidos por seus crimes, não dão a menor satisfação para o seu eleitor. Pior, muitos ainda são reeleitos.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Educação – quem tem o mínimo, coloca suas crianças no ensino privado, que também é deficiente, pois o público é uma fábrica de analfabetos funcionais.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Transporte – nas regiões metropolitanas, o trânsito é caótico, pois sucessivos governos vêm investindo apenas em rodovias (e muito mal, por sinal)e não cansam de incentivar a compra de automóveis, quando no mundo todo a prioridade é o transporte coletivo de massa (trem, metrô, barcas, etc.).

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Segurança – hoje somos reféns dentro de nossas casas, no Rio isso acontece há pelos 20 anos, fruto da omissão de diversos governos de todas as esferas.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

É óbvio que este governo possui méritos. O maior deles, ter seguido a política econômica do governo anterior. Afinal, em economia não existem milagres, só no marketing (no político, então). O crescimento atual só foi possível graças às mudanças estruturais que vêm ocorrendo desde a implantação do Plano Real, passando pelas “demoniadas”privatizações, a lei de responsabilidade fiscal, maior eficiência na arrecadação de tributos (nunca foram tão competentes em meter a mão no nosso bolso), etc.
Aliás, poderíamos estar numa situação muito melhor se tantas outras reformas não tivessem sido postergadas.
Porém esse tipo de discussão (a popularidade de A, B ou C; o mérito de fulano ou sicrano) só é interessante para os políticos. Para nós, cidadãos comuns que não fazem parte da vida partidária, seria mais proveitoso discutir, criticar e pautar ações governamentais. O que não falta é tema: segurança; transporte, educação, corrupção; política externa, entre outros. Como o assunto é extenso, vou colocar cada um e um post diferente.

Muchacho
Muchacho
15 anos atrás

FG, parabens pelo post, ja disse outra vez que vc escreve muito bem sobre politica, pois demonstra ser alguem politizado, simples assim.
Estou longe de estar satisfeito com o governo Lula, mas reconheco muito avancos, levando-se em conta toda a sabotagem diaria da grande midia, oposicao e pequenos burgueses, como alguns que comentam por aqui.
O que esses pequenos burgueses nao entendem e que Lula e respeitado por ser tao brasileiro, na sua essencia e forma.
O mundo ja se encheu do pensamento unico e de agir como se todos fossemos europeus ou estadunidenses.
Relembro Darci Ribeiro, “o Brasil sera a nova Roma lavada em sangre negro e indio”.
Feliz Natal e Ano Novo pra vc, colegas do blog e familiares.

Tião
Tião
15 anos atrás

Comentario perfeito Flávio.
O governo Lula não é o governo dos meus sonhos, mas é o melhor que este pais já teve desde a redemocratização. Não sei como foi nos governos anteriores a 1964. O periodo da ditadura foi de retrocesso… Talvez Lula seja o melhor presidente que o Brasil republicano já teve.
É a primeira vez que escrevo aqui, mas ja venho acompanhando o blog e teu trabalho na ESPN a algum tempo.
Um ótimo natal e prospero 2009 pra vc e sua família e a todos deste nosso Brasil.

Wagner
Wagner
15 anos atrás

Voce e o Fabio Seixas publicamente tambem não gostam do Barrichello, e pronto….posso chamar essa justificativa de idiota tambem???

RESPOSTA DO FG:

E eu posso saber de onde você tirou isso?

Fernando Carmona
Fernando Carmona
15 anos atrás

Não foi o que prometeu, mas foi muito melhor do que os governos fo Itamar e FHC.
Votei nelee tenho certeza que era a melhor opção para o país.
Não podemos dizer que o governo Lula é ruim, pois as pesquisas dizem o contrário, e o cara merece respeito por isso!
Abraços

Rafael Patrício
Rafael Patrício
15 anos atrás

O que difere esse maravilhoso blog de outros blogs automobilísticos,é o texto informal,e o fato do Flávio escrever sobre outros assuntos,a vida não se resume a carros e corridas,e pelo menos pra mim,é sempre um prazer ler e conhecer o ponto de vista de um jornalista competente.Eu nunca tinha visto o país tão bem,cresci com uma hiperinflação,com o Estado endividado,corrupção militar,censura,e com uma taxa de miseráveis e semi-analfabetos galopante!!!O lula e o governo do PT não são perfeitos,longe disso,mas é inegável a melhora do País,em praticamente todos os setores!!!Hoje em dia o Brasil é um player mundial,um dos Brics,junto com Rússia,Ìndia e China,e temos um presidente(estadista),respeitado nos quatro cantos do mundo!!Concordo com o Alexandre,quem não gosta do Lula são a classe média Paulistana, as “viúvas” do regime militar e os que acham que inteligência,sabedoria e jogo de cintura,só podem ser aprendidos numa faculdade!!Eu já ouvi até neguinho dizendo que não gosta do Lula,porque ele não sabe falar inglês!!!É mole ou quer mais??Feliz natal e ano novo pra você e sua família Flávio.

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Nosso líder é mesmo a cara do Brasil né?

André Souza
André Souza
15 anos atrás

É por essas e outras que você é um dos meus heróis, Flávio. Às vezes dando murros em ponta de faca (quando as lâminas estão apontando para lugares errados), às vezes avançando inutilmente contra moinhos, mas sempre perseguindo o que é correto. Continue orgulhando teus meninos (e, por que não, a nós). Feliz natal e ótimo 2009 para você e sua família.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Aqui em Curitiba não dá PRA ANDAR NA RUA, de tanta gente comprando de tudo…
Mas, mesmo assim, os retrógrados e as viúvas do regime militar ainda vociferam contra o Lula.
Sei que este blog não é de política, nunca toquei no assunto, mas sou Lulista desde criancinha…
E agora, como a Regina Duarte dizia, eu TENHO MEDO.
Tenho medo que, ao acabar o governo espetacular do Lula, tudo volte a ser como antes, com a ZELITE tomando conta e roubando, de novo, este País…
Desculpem o desabafo.
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!!

HUGO
HUGO
15 anos atrás

Ao Idi.

FHC governou um país de 180 milhões de pessoas. Em que lista ele apareceu?

Nenhuma.

Porque deixou um país falido economicamente. As reservas que ele deixou para o governmo seguinte eram de 30 bilhões em DÍVIDAS.

Se hoje o Brasil tem importancia no mundo, o Presidente da França diz públicamente que o Brasil deve participar do G8, e se o país tem 200 bi em reservas, É porque hoje o Brasil tem um presidente DE FATO. Não um marionete disfarçado de intelectual.

Um Presidente (com P maiúsculo) que sai de um encontro de Chefes de Estado e em seguida, se encontra com moradores de rua.

Dá pra imaginar FHC fazendo algo parecido?

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Nunca na história desse país as coisas caminharam tão bem quanto agora. Isso é mais um motivo para brindar.

Camarada Flávio,

Feliz Natal para você e sua família!

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

A declaração do ‘oldparts’ é típica da classe média urbana paulistana. Trabalha que nem um camelo, ganha metade do que merece mas mesmo assim defende os interesses daqueles que não os representam. É claro que o oldparts não quer discutir política: a classe média odeia política.
Quanto ao Lula, concordo com a tese do preconceito. É preconceito contra nordestinos, negros, suburbanos, pobres e todos os que não podem ser classificados como “gente bonita”. Também concordo que esperava muito mais de um governo do Lula do PT, mas também é impossível comparar este governo com os anteriores. O PSDB sabia (e continua sabendo) o que este país precisa, mas não moveu um dedo em direçao a ele; o PT pelo menos esboçou um movimento, ainda que tímido. Não tenho dúvida em afirmar que o governo do PT é melhor que eu vi na minha vida.
Inglaterra por dois anos, elá ninguém chama o Lula de “sapo barbudo”. Chamam-no de estadista.

Abraços a todos

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

pqp…vai começar tudo de novo…rs…
Os que não concordarem, tomam raquetada e os que concordarem, permanecem…

Bem…Não discutirei temas políticos e religiosas…Pois seguirei a máxima:
“Ema,ema,ema….cada um com o seu “pobrema”!!!”
FELIZ NATAL!!!!!

hehhehehehehhe

E se preparem ,pois o R29 está chegando e colocaremos tudo no seu devido lugar!!!!!

hehehehehehhhe

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Valeu, Carmen.

Idi
Idi
15 anos atrás

Essas pesquisas de publicações internacionais (Newsweek, por exemplo) não levam em conta a figura do Lula, como pessoa, mas sim a sua influência como Presidente do Brasil. Vi um comentário outro dia a respeito disso, numa estação de rádio. Colocam o Lula como a 14a. pessoa mais influente do planeta, por ser ele o Presidente de um pais de 190 milhões de pessoas, com reservas internacionais de mais de 200 bilhões de dólares e com a menor inflação entre os emergentes. Não é a pessoa do Lula.

Agora é inegável que aqui no Brasil e popularidade dele é imensa. E, nesse caso, é o carisma pessoal que influi.

Popularidade não é sinónimo de admiração,respeito,confiança….

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Tem mais esse, FG. Muito interessante, também.

Se achar coerente (ou, sei lá o que), taí, pra todo mundo ler:

http://www.viomundo.com.br/opiniao/rodrigo-vianna-a-lista-da-newsweek/